Com 25 anos de história, a Associação de Judô de Santa Cruz do Sul (Ajusc) se consagra como a melhor entidade de judô do interior do Rio Grande do Sul
A Associação de Judô de Santa Cruz do Sul (Ajusc), que tem o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), trouxe diversas vitórias em competições no Rio Grande do Sul. No dia 26 de julho, a equipe brilhou no Campeonato do Interior, promovido pela Federação Gaúcha de Judô, na cidade de Dom Feliciano. Com 35 atletas inscritos, a Ajusc conquistou 29 medalhas de ouro, 12 de prata e 7 de bronze, sagrando-se como campeã geral da competição, que contava com 16 entidades participantes e mais de 400 atletas. O título rendeu à equipe o reconhecimento como a melhor entidade de judô do interior do Estado.
A Ajusc também teve atuação de destaque nos Jogos Universitários Gaúchos, no dia 2 de agosto em Porto Alegre, colocando-se entre as três melhores equipes universitárias do Estado e garantindo vaga para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontecerão em outubro, em Natal (RN). Mesmo com uma equipe reduzida, composta por apenas seis atletas, o desempenho foi notável: uma medalha de ouro, por Jardany Carvalho, que classificou-se para a fase final dos JUBs, e será a responsável por levar o nome de Santa Cruz do Sul à competição nacional, três de prata por Bruno Marques, Camila Silva e Natieli Azevedo, uma de bronze por Diego Moreira e uma colocação em 5º lugar por Luis Moraes.
Além das conquistas esportivas, a Ajusc desempenha um papel social de grande relevância por meio do projeto Atletas Cidadãos do Futuro, que atende mais de 500 crianças de diversos bairros da cidade. A iniciativa, realizada em parceria com a Unisc, é reconhecida por sua longevidade e impacto social.
Judô que forma campeões e cidadãos
Com um histórico de superação e resultados expressivos, a Ajusc segue sendo uma das maiores forças do judô no Estado, especialmente no interior. “Nossa missão principal é formar cidadãos por meio do esporte e da educação. Mas esta conquista esportiva é muito especial. Ela consagra anos de trabalho e coloca o nome da Ajusc-Unisc entre os maiores do judô gaúcho.” relata Geremias Marques, coordenador do projeto.
Para o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, “a Unisc acredita que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação. Por isso, apoiamos iniciativas da Ajusc, como o projeto Atletas Cidadãos do Futuro, que vai além da formação de atletas. São mais de 500 crianças beneficiadas por essa iniciativa, aprendendo não só sobre judô, mas sobre a importância de valores que levarão para a vida toda. Parabenizo todos os atletas, a equipe técnica e, em especial, o coordenador Geremias Marques, por essa conquista. A Ajusc é um exemplo inspirador e um projeto que nos enche de orgulho. Continuaremos a fortalecer essa parceria, pois acreditamos no esporte, na educação e no poder que eles têm de mudar a vida das pessoas."
Além da Ajusc, a Universidade apoia diversas entidades esportivas e projetos, como o Cestinha (basquete), entre outros, além de apoio a inúmeros estudantes atletas com a concessão de bolsas de estudos.
Texto e foto: Estagiária Évelin Nyland
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato