O Laboratório Farmacêutico de Controle de Qualidade, recentemente inaugurado em 30 de maio de 2006, presta serviços na área de controle de qualidade e contribui para o ensino, pesquisa e extensão, realizando análises físico-químicas de insumos farmacêuticos, medicamentos e correlatos.
A missão do LFCQ é a de realizar ensaios, pesquisas aplicadas e estudos na área de medicamentos e os seus respectivos insumos farmacêuticos, empregando procedimentos oficiais assim como desenvolvendo e validando métodos analíticos, a fim de atender com qualidade e presteza as solicitações de seus clientes.
A confiabilidade dos serviços prestados pelo LFCQ fica sob responsabilidade de profissionais farmacêuticos com experiência e qualificação em controle de qualidade de medicamentos. Os auxiliares técnicos são treinados pelos farmacêuticos do laboratório e anualmente são capacitados através de cursos técnicos de controle de qualidade em medicamentos, validação de métodos, sistema de gestão da qualidade, calibração de equipamentos, entre outros.
Atendimento
O serviço de atendimento é prestado pela Central Analítica. Recebimento de amostras (sob consulta) também nos campi da UNISC em Sobradinho - RS) Venâncio Aires -RS e Capão da Canoa - RS.
Central Analítica
Horário: 8h às 12h - 13h30min às 20h (em período de férias dos cursos regulares da UNISC, o horário à tarde é das 13h30min às 18h)
Telefone: (51) 3717-7500
central@unisc.br
Laboratório Farmacêutico de Controle de Qualidade
Horário: 8h às 12h - 13h30min às 17h30min
Telefone: (51) 3717-7673
lfcq@unisc.br
O laboratório está estruturado e equipado para desenvolver todas as atividades pertinentes ao controle de qualidade de medicamentos. Possui equipamentos de alta tecnologia que fornecem dados precisos e exatos, conferindo elevada qualidade nos resultados finais.
O LFCQ está situado no Bloco 35 da UNISC (Sala 3518D) possuindo dois laboratórios onde um fica restrito ao preparo da amostra e outro com os equipamentos para análise.
Relação de equipamentos disponíveis no laboratório
- Cromatógrafo líquido de alta eficiência SCL – 10 AVP (Shimadzu)
- Espectrofotômetro UV-Vis 1601 (Shimadzu)
- Aparelho de dissolução com coletor automático mod. 299 AT-CLA (Nova Ética)
- Friabilômetro DTF-1DR (Pharmatest)
- Durômetro PTB-311E (Pharmatest)
- Desintegrador PTZ-AUTO 2 (Pharmatest)
- Titulador automático 702 SM (Methrom)
- Centrífuga PK 121R (ALC)
- Viscosímetro visco basic plus (Fungilab)
- Potenciômetro MP 220 (Mettler Toledo)
- Balança para determinação de umidade ID200 (Marte)
Visita às unidades laboratoriais
O cliente interessado em conhecer a estrutura laboratorial do setor pode agendar um horário com o atendimento.
O LFCQ tem como compromisso do seu projeto de implantação buscar a certificação da ISO/IEC 17025 de 2005 que apresenta os requisitos gerais para competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração, garantindo desta forma a máxima confiabilidade de seus serviços. A continuidade deste processo se dará pela habilitação concedida pela Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública da ANVISA, fazendo então parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde – REBLAS.
Política da qualidade
Obter a satisfação dos clientes, atendendo por completo suas necessidades e expectativas, por meio do fornecimento de serviços na área analítica, comprometendo toda empresa na realização e busca por melhorias do nosso Sistema de Gestão da Qualidade, em um ambiente de trabalho que promova a satisfação e a realização de todos os colaboradores.
O serviço de coleta de amostras é igualmente prestado pela Central Analítica e é gratuito para até 10 Km de distância da UNISC. Consulte as condições e agende sua coleta com a área de atendimento.
Serviços que podem ser prestados pelo Laboratório Farmacêutico de Controle de Qualidade:
Análise de matérias-primas
- Descrição
- Doseamento
- Ensaios de pureza
- Solubilidade
- Identificação (UV-Vis, CLAE, CCD, Reações químicas)
Análise de formas farmacêuticas sólidas
Cápsulas
- Desintegração
- Dissolução
- Identificação da substância ativa
- Peso médio
- Umidade
- Uniformidade de doses unitárias
Comprimidos
- Desintegração
- Dissolução
- Dureza
- Friabilidade
- Identificação da substância ativa
- Peso médio
- Umidade
- Uniformidade de doses unitárias
Análise de formas farmacêuticas líquidas
Soluções orais, oftálmicas, suspensões orais e injetáveis, injetáveis
- Doseamento
- pH
- Uniformidade de doses unitárias
- Volume médio
Análise de formas farmacêuticas semi-sólidas
Cremes, emulsão, géis, pastas, pomadas
- Doseamento
- pH
- Peso médio
- Uniformidade de doses unitárias
- Viscosidade