Com uma nova oportunidade de ressocialização, um apenado do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul finalizou um curso de graduação, realizado na modalidade de educação a distância. Em cerimônia realizada na sexta-feira, 4, ele foi o primeiro a concluir o ensino superior com bolsa ofertada pelo governo do Estado, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O acordo de cooperação foi firmado em 2021 e oportunizou cinco vagas para detentos da unidade prisional do município.

Durante a formatura, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, parabenizou o apenado pelo esforço e dedicação. “Nós, enquanto educadores, ouvimos dos alunos que eles saem da Universidade pessoas melhores. Então, se tu está melhor do que quando começou a estudar, nós educadores cumprimos o nosso papel. E eu tenho convicção, vendo nos teus olhos emocionados, que realmente tu estás melhor, tu é um exemplo! Temos que levar isso pro resto do Rio Grande do Sul, pois é nossa obrigação, enquanto sociedade, de olhar para todos.”

Já o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, André Kohl, enfatizou que o projeto é mais do que uma iniciativa educacional, é um marco na história da educação e da reintegração social. “Através da metodologia de educação a distância oferecemos a oportunidade para que apenados possam concluir seus estudos, ressignificando suas vidas e recuperando a sua dignidade. Este projeto é um ato de esperança e transformação. A Unisc é uma universidade comunitária e este conceito vai além da simples oferta da educação de qualidade, ela representa um compromisso profundo com a comunidade em que estamos inseridos. Este modelo de gestão permite que a universidade atue como um verdadeiro agente de transformação social, promovendo o desenvolvimento regional e oferecendo oportunidades a todos. Essa formatura hoje é um símbolo poderoso de resiliência e transformação.”

Presente na formatura, o secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, destacou a importância de parcerias voltadas à educação no sistema prisional. “É, sem dúvida, um marco para nós da administração prisional, porque esse é o primeiro dos nossos estudantes que conclui o curso. Isso é motivo de orgulho para todos. Parabenizamos e agradecemos a Unisc, que foi uma instituição de ensino que abriu as portas e estendeu a mão, e o resultado estamos vendo aqui hoje. Desejo que sirva de exemplo e estímulo para que mais regiões busquem parcerias com instituições de ensino, fazendo com que se multipliquem experiências como a que tivemos aqui.”

A titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo, salientou que o apoio interinstitucional ao longo desse período foi fundamental para o sucesso da ação. “Nós só conseguimos desempenhar esse projeto porque tivemos parceiros, como a universidade, os professores, os servidores que entendem que ofertar novas oportunidades para as pessoas privadas de liberdade não é só importante como é nosso papel. Além de termos tido ao nosso lado o Ministério Público e o Judiciário. Completamos o ciclo do sistema prisional, que vai desde a segurança até o final do tratamento penal. A partir desse momento, passamos a ter um projeto bem sucedido, que poderá ser usado em outras regiões.”

Planos para o futuro

Agora graduado em Gestão Comercial, Antônio* lembra que precisou passar por uma seleção dentro do sistema prisional. Produziu uma redação e ficou em segundo lugar, garantindo a bolsa. Escolheu Gestão Comercial por já ter trabalhado na área e é algo que gosta de fazer. Para o futuro, quando sair do sistema prisional no próximo ano, ele já tem planos de cursar uma pós-graduação. “Quero poder sempre aprimorar os meus conhecimentos. Estou muito feliz.”

*Nome fictício para preservar a identidade da pessoa privada de liberdade.

Saiba mais

As bolsas foram disponibilizadas para os cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Presídio Regional de Santa Cruz do Sul possui uma sala de estudo equipada com computadores e acesso à internet, para que as pessoas privadas de liberdade, sob supervisão de servidores penitenciários, possam acompanhar as disciplinas dos cursos.  A formalização desta parceria ocorreu por intermédio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Polícia Penal.

Texto com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo

Formatura ocorreu na última sexta-feira - Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Planos para o futuro

*Nome fictício para preservar a identidade da pessoa privada de liberdade.

Saiba mais

Formatura ocorreu na última sexta-feira - Fotos: Bruna Lovato/Unisc