Estudantes de Fisioterapia e Educação Física realizaram atendimentos antes e após a corrida
O Curso de Fisioterapia da Universidade Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de disciplinas e módulos curriculares como Recursos Manuais, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Traumato-Ortopédica-Esporte e Prática Fisioterapêutica, participou da 15ª Rústica Estadual e 4ª Meia Maratona de Santa Cruz do Sul. A atividade ocorreu no último domingo, 25.
Participaram do evento 16 estudantes de fisioterapia e dois estudantes do curso de Educação Física, além das professoras Ângela Cristina Ferreira da Silva e Paula Bianchetti, coordenadora e subcoordenadora do curso de Fisioterapia. Os da Fisioterapia realizaram o pós-corrida, com a utilização de técnicas manuais, como: liberação miofascial, massagem esportiva, uso de ventosa, alongamentos e orientações. Da Educação Física, realizaram o levantamento dos atendimentos e alongamentos. Foram atendidas 19 mulheres e 47 homens.
Para a coordenação do Curso de Fisioterapia é um momento ímpar para os estudantes, pois se sentem responsáveis e com competência conseguem atender as demandas. Além de que a pluralidade acadêmica potencializa o trabalho em equipe e o desenvolvimento da formação.
Para a estudante Luiza Regina Gauciniski ter participado de um evento que envolveu diversas pessoas na organização, assim como inúmeros atletas de diferentes idades é, com certeza, uma experiência única para os estudantes. “Reunimos uma ótima equipe para prestar a assistência necessária aos atletas, tendo também o auxílio das professoras e colegas da Educação Física. Foi um dia de desafios, união e novos aprendizados”.
Para o gestor de Eventos Esportivos da Gazeta Grupo de Comunicações e um dos organizadores, Alexandre Cruxen, ter os cursos da Unisc associados a maior corrida dos Vales do Rio Pardo e Taquari e em uma das maiores do Rio Grande do Sul, traz credibilidade, profissionalismo e engrandece o evento. “Recebemos atletas de todo o Estado, fora do Estado e ofertarmos os cuidados pré e pós corridas faz com que os atletas se sintam cuidados. Obrigado a Unisc, professores e alunos”.