O estudo é baseado em lavouras com cultivo de milho

Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Sistema de Reconhecimento de Ervas Daninhas em Lavouras de Milho com Redes Neurais Artificiais” elaborado pelo mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) pela Unisc, Rodrigo Nunes Wessner, com orientação dos professores Rejane Frozza e Rolf Fredi Molz. “A ideia da pesquisa surgiu durante a graduação, através de discussões sobre a aplicabilidade de inteligência artificial no contexto diário de atuação. Após aperfeiçoar alguns pontos, notou-se a necessidade do desenvolvimento, visando a real aplicação da solução.”

Segundo Rodrigo, o desenvolvimento de plantas daninhas sobre um cultivo resulta em altas perdas de produtividade e, em uma plantação de milho, essas perdas também são consideradas. A não uniformidade no crescimento e a tolerância a produtos químicos dificultam o controle do manejo no cultivo. Em muitos casos, nem toda a área de cultivo é coberta pelas espécies invasoras, mas, por falta de tecnologias de pulverização seletiva, o produtor rural necessita realizar a aplicação de controle sobre toda a lavoura, gerando gastos desnecessários e uso excessivo de herbicidas.

“Nesse contexto, o uso de ferramentas tecnológicas, com suporte da Inteligência Artificial (IA), auxilia os produtores rurais na tomada de decisões, melhora a saúde e o ambiente de crescimento da cultura e aumenta a lucratividade. Esse é um dos objetivos da Agricultura 4.0, que busca resolver as necessidades agrícolas utilizando tecnologias computacionais. Assim, a técnica de Redes Neurais Artificiais, subárea da IA, oferece resultados promissores no reconhecimento de plantas invasoras e de milho.”

No decorrer do mestrado, estão sendo evoluídos os métodos e conceitos aplicados por Rodrigo durante a graduação em Ciência da Computação. “Os cenários de análise foram formados por imagens de lavouras de milho da região. O desenvolvimento do sistema, utilizando redes neurais artificiais, já vem sendo amplamente discutido academicamente, sendo também cada vez mais acessível e utilizado em diversas áreas da indústria.”

Por enquanto, a pesquisa vem se desenvolvendo bem e obtendo bons resultados. “A cooperação e orientação dos professores auxiliaram muito a evolução no processo. Assim, espero poder contribuir positivamente para o ambiente acadêmico e comunidade em geral, despertando também o potencial que a nossa região tem em desenvolver e aplicar tecnologias em seu contexto diário.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

rodrifo site

Rodrigo Nunes Wessner