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Na última semana, a equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou do 27º Baja SAE Brasil. Os estudantes ficaram em 5º lugar geral, permanecendo no pódio da competição que teve outras 67 equipes participantes. Além do 5º lugar, a equipe ficou em 1º lugar em Manobrabilidade, 2º lugar em Apresentação de Projeto (APR) e recebeu o troféu de Equipe Destaque da Região Sul.  

Ao todo, 13 estudantes e dois professores estiveram na competição que ocorreu na Fatec de São José dos Campos (SP). “Iniciamos a prova mais importante no domingo em 3º lugar geral. Lideramos a maior parte das 4 horas de enduro, mas a quebra de um parafuso da transmissão CVT, nos obrigou a parar. Perdemos três voltas em relação ao vencedor da prova do enduro. O suficiente para nos tirar do bicampeonato nacional e bastaria apenas uma volta a mais para carimbar novamente o passaporte para o mundial”, diz o coordenador da equipe e professor do Departamento de Engenharias, Arquiteturas e Ciências Agrárias da Unisc, Fernando Sansone.

Além de permanecer no pódio da competição, o professor fala que foram surpreendidos pela segunda classificação em APR. “Nunca antes ficamos finalistas de apresentação de projeto”, comemora. 

O próximo desafio do grupo ocorre de 2 a 5 de junho quando a equipe desembarca em Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos, para o Baja SAE International. A vaga foi garantida em 2020, quando a equipe conquistou o título do 26º Baja SAE Brasil.

Saiba mais

O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.

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Na última semana, a equipe Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou do 27º Baja SAE Brasil. Os estudantes ficaram em 5º lugar geral, permanecendo no pódio da competição que teve outras 67 equipes participantes. Além do 5º lugar, a equipe ficou em 1º lugar em Manobrabilidade, 2º lugar em Apresentação de Projeto (APR) e recebeu o troféu de Equipe Destaque da Região Sul.  

Ao todo, 13 estudantes e dois professores estiveram na competição que ocorreu na Fatec de São José dos Campos (SP). “Iniciamos a prova mais importante no domingo em 3º lugar geral. Lideramos a maior parte das 4 horas de enduro, mas a quebra de um parafuso da transmissão CVT, nos obrigou a parar. Perdemos três voltas em relação ao vencedor da prova do enduro. O suficiente para nos tirar do bicampeonato nacional e bastaria apenas uma volta a mais para carimbar novamente o passaporte para o mundial”, diz o coordenador da equipe e professor do Departamento de Engenharias, Arquiteturas e Ciências Agrárias da Unisc, Fernando Sansone.

Além de permanecer no pódio da competição, o professor fala que foram surpreendidos pela segunda classificação em APR. “Nunca antes ficamos finalistas de apresentação de projeto”, comemora. 

O próximo desafio do grupo ocorre de 2 a 5 de junho quando a equipe desembarca em Rochester, em Nova York, nos Estados Unidos, para o Baja SAE International. A vaga foi garantida em 2020, quando a equipe conquistou o título do 26º Baja SAE Brasil.

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O programa Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar a preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off-road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. Além de ser um cartão de visitas para ingresso no mercado de trabalho, percebido pelas empresas.

O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo monoposto tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.

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