A relação da Drª. Daniela Mueller de Lara com a Unisc começou em 2004, quando ela ingressou no vestibular para o curso de Engenharia Ambiental. Em 2006, iniciou como técnica em Tratamento de Resíduos Industriais nos laboratórios dos cursos de Engenharia. "Foram nos momentos em que participava das aulas práticas de ensino com os professores da graduação e do mestrado que me apaixonei pelo ensino", recorda.
Daniela lembra também que viveu momentos maravilhosos na Unisc, e que foram esses momentos que a impulsionaram a cursar o Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, que tem por objetivo a geração de novas tecnologias, bem como a formação e a qualificação de recursos humanos através da implementação e da consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Controle e Otimização de Processos Industriais.
Por já ter trabalhado em uma grande indústria em Santa Cruz do Sul, no cargo de supervisora de Produção e Qualidade, Daniela entendeu que o mestrado abriria novas possibilidades, tanto para a indústria, quanto para a área acadêmica. "Posso afirmar que o mestrado foi uma parcela importante para a minha decisão em ser professora. Junto com o mestrado, tive a oportunidade de fazer intercâmbio para a Inglaterra, através da Unisc. Logo após a minha defesa, fiz concurso para professor na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), sendo aprovada em primeiro lugar", comenta.
Ela também reconhece que, hoje, as referências de docentes da Unisc refletem na professora que ela se tornou. "Tenho colegas professores na Uergs que foram meus colegas na Unisc e que compartilham comigo boas experiências em projetos de pesquisa e de extensão e na vida acadêmica na Uergs".
Entre outras lembranças marcantes, está uma em especial: durante a defesa de dissertação, Daniela recorda que um dos seus orientadores falou que ela deveria investir na docência, pois seria uma ótima professora. Foi nesse momento que ela entendeu que ser professor é, também, reconhecer-se e espelhar-se no outro. "Agradeço imensamente ao professor Marco Ferrão por ter falado isso para mim".
Daniela acredita fortemente que Saber é Poder: "É estudar para ampliar o conhecimento, ter bons referenciais, aplicá-los nos ambientes onde perpassamos e ter o poder de discernimento e arguição sobre o mesmo, sem perder a chance de falar o que pensa. Isso pode mudar as pessoas, o meio e a sociedade como um todo."
Se identificou com a história da Daniela? Então acesse unisc.br/ppgspi e conheça mais sobre o Mestrado em Sistemas e Processos Industrias. O programa está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro de 2019.