Ação ocorreu ao longo do semestre, no Módulo de Vivências
Foram divulgados os resultados de um levantamento de dados primários, realizado por estudantes do 4º e 5º semestres do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), campus de Capão da Canoa, junto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (COMID), em preparação para a Conferência Municipal do Idoso. A proposta foi realizada em duas etapas, a primeira envolveu o levantamento de dados junto à população idosa local, por meio da aplicação de questionários padronizados elaborado pelos alunos e aprovado pelo COMID e a segunda, foi a elaboração de propostas de políticas públicas nos eixos temáticos da Conferência, com base nos dados obtidos e na escuta ativa dos entrevistados.
Durante a ação, foram ouvidas 161 pessoas, e mais de 10 grupos de trabalho atuaram simultaneamente em diferentes territórios do município. Com a condução da professora Karina Meneghetti Brendler, o trabalho obteve resultado positivo para os estudantes, contribuindo para o fortalecimento de competências jurídicas, sociais e políticas, e o desenvolvimento de habilidades como escuta, síntese, argumentação, escrita técnico-legislativa e participação cidadã, além da conscientização quanto à função social do Direito e a atuação em rede com o poder público e a sociedade civil.
Karina ressalta também o envolvimento direto dos estudantes em uma política pública municipal real, com entrega efetiva de dados e proposições à instância deliberativa: “o impacto dessa ação foi significativo não apenas para os alunos, mas também para o município, que passa a contar com um levantamento de campo útil e com propostas viáveis e inovadoras. A atividade reforça a vocação extensionista da Unisc e consolida o curso de Direito como um ator relevante no debate público local”.
Ela finaliza reiterando que os alunos gostaram de visitar os espaços de convivência de idosos, como grupos de terceira idade, grupos de canto, coral, academia de ginástica de idosos e grupo de artesanato, “isso foi uma parte bonita e que eles gostaram de fazer também”. O COMID demonstrou plena satisfação com os resultados e já manifestou interesse em manter a parceria em futuras conferências e ações de políticas públicas intergeracionais.
A aplicação de questionários junto à população idosa de Capão da Canoa foi uma das atividades
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato