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A iniciativa foi construída entre alunos, professores e direção da Escola junto com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Unisc

A Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul, vai ter uma sexta-feira diferente. No próximo dia 1º, a partir das 19 horas, alunos do 2º ano do Ensino Médio vão oferecer um momento de degustação de alimentos típicos dos imigrantes alemães aos pais, familiares e convidados especiais, organizado por meio do projeto “Saberes e Sabores”. Os pratos preparados pelos estudantes serão uma surpresa aos visitantes e fazem parte das atividades realizadas ao longo de 2023 nos estudos em torno do Patrimônio Cultural Imaterial. A iniciativa foi construída entre alunos, professores e direção da Escola junto com o projeto Organização e Extroversão do Patrimônio Arqueológico do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenado pelos professores Sergio Celio Klamt e Hélio Etges. 

Segundo a professora Dulce Schultz, responsável pela disciplina Patrimônio Cultural na Escola, foi uma jornada construída de forma coletiva entre alunos e docentes. “Foram muitos os conhecimentos compartilhados pelos docentes da Unisc, bem com aqueles vindos dos nossos discentes a partir de suas casas, de conversas e entrevistas feitas com pessoas mais idosas em suas famílias para a coleta de dados e informações e cada um, com suas contribuições, nos trouxe a este momento.” De acordo com ela, a Mostra organizada a partir das atividades realizadas ao longo de 2023 revela que há muito a se conhecer e aprender na própria comunidade e, assim, compreender melhor a cultura legada pelos antepassados. 

Já os professores da Unisc destacam que o desenvolvimento do projeto e a construção de conhecimentos foi um processo gradual em vista do âmbito cultural tomado como referência para a realização dos estudos em torno do assunto proposto e das atividades práticas realizadas, em especial, nos últimos meses do ano. “Conhecer o modo de vida dos antepassados e procurar reavivar a memória coletiva proporciona um resgate de vivências e de contextos culturais que não podem ser ignorados e nem esquecidos”. Para eles, contribuir com o projeto na escola foi uma experiência relevante, porque possibilitou compartilhar conhecimentos da academia com alunos e professores, além de levar outras formas de aprender em sala de aula.

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Atividades ocorrem na Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske

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A iniciativa foi construída entre alunos, professores e direção da Escola junto com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Unisc

A Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske, de Santa Cruz do Sul, vai ter uma sexta-feira diferente. No próximo dia 1º, a partir das 19 horas, alunos do 2º ano do Ensino Médio vão oferecer um momento de degustação de alimentos típicos dos imigrantes alemães aos pais, familiares e convidados especiais, organizado por meio do projeto “Saberes e Sabores”. Os pratos preparados pelos estudantes serão uma surpresa aos visitantes e fazem parte das atividades realizadas ao longo de 2023 nos estudos em torno do Patrimônio Cultural Imaterial. A iniciativa foi construída entre alunos, professores e direção da Escola junto com o projeto Organização e Extroversão do Patrimônio Arqueológico do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (Cepa) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), coordenado pelos professores Sergio Celio Klamt e Hélio Etges. 

Segundo a professora Dulce Schultz, responsável pela disciplina Patrimônio Cultural na Escola, foi uma jornada construída de forma coletiva entre alunos e docentes. “Foram muitos os conhecimentos compartilhados pelos docentes da Unisc, bem com aqueles vindos dos nossos discentes a partir de suas casas, de conversas e entrevistas feitas com pessoas mais idosas em suas famílias para a coleta de dados e informações e cada um, com suas contribuições, nos trouxe a este momento.” De acordo com ela, a Mostra organizada a partir das atividades realizadas ao longo de 2023 revela que há muito a se conhecer e aprender na própria comunidade e, assim, compreender melhor a cultura legada pelos antepassados. 

Já os professores da Unisc destacam que o desenvolvimento do projeto e a construção de conhecimentos foi um processo gradual em vista do âmbito cultural tomado como referência para a realização dos estudos em torno do assunto proposto e das atividades práticas realizadas, em especial, nos últimos meses do ano. “Conhecer o modo de vida dos antepassados e procurar reavivar a memória coletiva proporciona um resgate de vivências e de contextos culturais que não podem ser ignorados e nem esquecidos”. Para eles, contribuir com o projeto na escola foi uma experiência relevante, porque possibilitou compartilhar conhecimentos da academia com alunos e professores, além de levar outras formas de aprender em sala de aula.

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Atividades ocorrem na Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske

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