Caderno de resumos - Comunicações Individuais

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1801 – 13h30min às 15h30min

1
KEILA DE QUADROS SCHERMACK WILIAN DAL’PONTE A SUBJETIVIDADE E A INTERSUBJETIVIDADE NO ATO DE LER: O LEITOR INSTAURA-SE COMO SUJEITO NA E PELA LINGUAGEM
2
RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA (UNICAMP) ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DAS CONSTRUÇÕES COM SER E ASSUMIR COM OBJETO INTERDITO NO TÓPICO ASSUMIR HOMOSSEXUALIDADE
3
TÂNIA WINCH LISBÔA (IFSUL) SEGREDANDO HISTÓRIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE LEITURA, ESCRITA E AMBIENTES VIRTUAIS.
4
MARCOS DE ARAUJO NASCIMENTO (PUCRS) O PROBLEMA DO HIPERTEXTO: METÁFORA DO PENSAMENTO OU TIPO TEXTUAL?
5
EMERSON GONZAGA DOS SANTOS (UFC) INFLUÊNCIA DE HIPERLINKS NA LEITURA: EVIDÊNCIAS DE UM RASTREADOR OCULAR
6
FERNANDO OLIVEIRA PIEDADE (UNISC)
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC)
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK E ORKUT

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1802 – 13h30min às 15h30min

1
MÁRCIA ELISA VANZIN BOABAID (CAFW/UFSM) QUEM É O INTERLOCUTOR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TERCEIRO E QUARTO CICLOS?
2
MÁRCIA REGINA MELCHIOR (UNISC)
ROSÂNGELA GABRIEL (UNISC)
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA: COMO LEVAR O ALUNO A SUPERÁ-LAS?
3
GRASIELA KIELING BUBLITZ (UNIVATES / COLÉGIO MADRE BÁRBARA) CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA E ALFABETIZAÇÃO
4
SIMONE FERNANDES DE SOUZA FOSCARINI (PUCRS) CONSCIÊNCIA FONÊMICA E PRINCÍPIO ALFABÉTICO: PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS QUE ANTECEDEM A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS
5
FRANCIELI KRAMER PIPER (PUCRS) A FUNDAMENTALIDADE DE UMA BASE ADEQUADA NO ENSINO DA LEITURA
6
LETÍCIA DA SILVA BARBOZA (PUCRS) ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO
7
LOVANI VOLMER (FEEVALE)
ROSEMARI LORENZ MARTINS (FEEVALE)
A PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DE 5º ANO: UM ESTUDO DE CASO

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1803 – 13h30min às 15h30min

1
DAIANE LOPES (UNISC/CAPES)
ONICI FLÔRES (UNISC)
O QUE HÁ POR TRÁS DE UMA HISTÓRIA: AS RELAÇÕES ENTRE ENCANTAMENTO E COGNIÇÃO
2
MAGDA RAQUEL D'AVILA PEREIRA (UFSM) PARA NOSSO PRAZER: LEITURA DELEITE!
3
NAIR DAIANE DE SOUZA SAUAIA VANSILER (CASA DE ESTUDOS GERMÂNICOS) EXPRESSIVIDADE ORAL E COMPREENSÃO EM LEITURA
4
VALÉRIA NEVES KROEFF MAYER (UNISC) A NARRAÇÃO ORAL E SEUS MÚLTIPLOS ENTRELAÇAMENTOS
5
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC)
NEM CERTO, NEM ERRADO, APENAS O DIFERENTE: A ORALIDADE EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO
6
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC) BUMBA – MEU – BOI E MEMÓRIA : UMA CULTURA ORAL DO MARANHÃO
7
SIMONE DE MOURA STURZA (UFSM)
VAIMA REGINA ALVES MOTTA (UFSM)
A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
8
NORBERTO PERKOSKI (UNISC) ENCONTROS COM A POESIA: POETAS DA LITERATURA FRANCESA

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1804 – 13h30min às 15h30min

1
AMANDA BEATRIZ DE ARAÚJO SOUSA (UESPI) A RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA: UM RECURSO ARGUMENTATIVO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA
2
KÁRI LÚCIA FORNECK (UNIVATES) O PRINCÍPIO DA RELEVÂNCIA E A COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS METAFÓRICOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS: UMA ABORDAGEM NA INTERFACE ENTRE PRAGMÁTICA E CIÊNCIAS COGNITIVAS
3
ALINE PEREIRA DE SOUZA (UNESP – ARARAQUARA) A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NAS CRÔNICAS DE MARTHA MEDEIROS ATRAVÉS DE PARÁBOLAS E METÁFORAS: UMA PROPOSTA DE INTERPRETAÇÃO
4

ISA MARA DA ROSA ALVES
PROFA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (UNISINOS)

DANIELA DEITOS HAAS
MESTRANDA DO PPG EM LINGUÍSTICA APLICADA (UNISINOS)

JÉSSICA BRAUN DE MORAES
BOLSISTA UNIBIC (UNISINOS)

O MAPEAMENTO DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO DE EAD: UMA DESCRIÇÃO DA RELAÇÃO SEMÂNTICA DE ANTONÍMIA
5
ANA ELIZA BARBOSA DE OLIVEIRA BAPTISTA (UNESP – ARARAQUARA) A MODELAGEM LINGUÍSTICO-COMPUTACIONAL DE CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS
6
MÁRCIA ANANDA SOARES SIQUEIRA DE SOUSA (UFCE) OPERAÇÃO SANGUESSUGA, OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA E OPERAÇÃO SEXTO MANDAMENTO: MERAS DESIGNAÇÕES OU VERDADEIRAS CAIXAS DE PANDORA?
7
MARIANA CARNEIRO MENDES (UFMG) A METÁFORA SISTEMÁTICA JOGO DE XADREZ É SISTEMA DE TRÁFICO ORGANIZADO EM "THE WIRE"
8
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPA) EMOTIONAL DOMAINS IN METAPHORICAL REASONING: EVIDENCE FROM VERBAL/VISUAL SIMULATION

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1805 – 13h30min às 15h30min

1
FERNANDO OLIVEIRA PIEDADE (UNISC)
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC)
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA
2
ANGELA LUZIA GARAY FLAIN (UNISC) A TRADUÇÃO E O SEU PAPEL NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA
3
EMANUELE COIMBRA PADILHA (UFSM)
ANDRIZA PUJOL DE ÁVILA
ANGÉLICA ILHA GONÇALVES
CAROLINE MITIDIERI SELVERO
MARIA TEREZA NUNES
CURSO DE ESPANHOL PARA VIAGENS: PRODUÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
4
ADRIANE FROSI (UPF)
FRANCIELE CAPELLARI (UPF)
GISELE BENCK DE MORAES (UPF)
O ERRO E O FEEDBACK CORRETIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO PIBID LETRAS – ESPANHOL
5
LETÍCIA DOMANSKI (IFF – SANTA ROSA)
GRACIELE H. WELTER (IFF – SANTA ROSA)
SUSI MARA DA S. ALVES (IFF – SANTA ROSA)
LEITURA, COMPREENSÃO E CRIATIVIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIAS DO PROEJA EM VENDAS
6
ANDRIZA PUJOL DE AVILA (UFSM)
ANA NELCINDA VIEIRA (UFSM)
AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
7
ANA SOPHIA FABRI (UNIFRA) RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1806 – 13h30min às 15h30min

1
VINICIUS ARAÚJO BEZERRA (UFC) MÉTODOS E PROFESSORES DE FLE: O QUE DIZ A METÁFORA CONCEITUAL SOBRE ESSA RELAÇÃO
2
MÔNICA HOGETOP (URI) O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NO ENSINO DE ESTRUTURAS GRAMATICAIS DA L2 A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS
3
LETÍCIA PRISCILA PACHECO (IFSUL - CAMPUS VENÂNCIO AIRES) O INGLÊS INSTRUMENTAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE
4
FERNANDA BURATTI PORTAL (UNISINOS)
ISA MARA DA ROSA ALVES (UNISINOS)
O ENSINO DA PREPOSIÇÃO IN NO AMBIENTE ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA: AVALIANDO O DESEMPENHO E AS PERCEPÇÕES DO ALUNO
5
RITA ANGÉLICA DE OLIVEIRA LUZ (PUCRS) O INGLÊS INSTRUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE INTERFACES ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO NA DESCRIÇÃO METODOLÓGICA DE AQUISIÇÃO EM LEITURA
6
DÉBORAH RAMOS (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS)
LUCIANE STURM (UPF, PROFESSORA COORDENADORA CAPES/PIBID INGLÊS)
MARCELO JOSÉ DE SOUZA (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS)
RENATA ANDREOLLA (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS)
IDENTIDADE E DIVERSIDADE: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA
7
PRISCILA FABIANE FARIAS (UFSC)
DEISE CALDART ROSCIOLI (IFRS-Campus Sertão/ UFSC)
THE EFFECT OF READING GOAL ON INFERENCE GENERATION WHILE READING POETRY
8
BIANCA GARCIA EBERHARDT (UPF)
FIAMA APARECIDA VANZ (UPF)
LUCIANE STURM (UPF)
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO GOSTO DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1807 – 13h30min às 15h30min

1
DIANA DE AZEREDO (UNISC)
DEMÉTRIO DE AZEREDO SOSTER
DAIANA STOCKEY CARPES
RICARDO DÜREN
RODRIGO BARTZ
VANESSA COSTA DE OLIVEIRA
APROPRIAÇÕES JORNALÍSTICAS NO CAMPO LITERÁRIO: RECONFIGURAÇÕES NARRATIVAS IDENTIFICADAS NA OBRA NÃO-BIOGRÁFICA DE FERNANDO MORAIS
2
ANANDA ETGES (TRAÇOD/UNISC) O EU NA NARRATIVA JORNALÍSTICA: NOTAS SOBRE A REPORTAGEM “O INIMIGO SOU EU”, DE ELIANE BRUM
3
KASSIA NOBRE DOS SANTOS (SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO)
FABIANA QUATRIN PICCININ (UNISC)
QUANDO A FONTE VIRA PERSONAGEM
4
GABRIEL STEINDORFF (UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC)
TRADIÇÃO REINVENTADA: A OUTRA MITOLOGIA EM GOD OF WAR
5
ITIANA DANIELA KROETZ (UNISC - FAPERGS)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC)
O PERFIL DE MULHER NO JORNAL DAS SENHORAS E NOS CONTOS “D. BENEDITA” E “CAPÍTULO DOS CHAPÉUS”, DE MACHADO DE ASSIS
6
KARINA FALCONE MECANISMO K: CONTEXTO E INFERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL JORNALÍSTICA
7
JOSIANE ANDRADE MILITÃO (PUC-MINAS)
SANDRA CAVALCANTE
EMOÇÕES, COGNIÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UM ESTUDO DE CASO DE TEXTOS REPRESENTATIVOS DA “PRIMAVERA BRASILEIRA”
8
LÍLIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES (UFPE) GREVE DA CPTM COMPLICA CHEGADA DO PAULISTA AO TRABALHO": QUE IDENTIDADES SOCIAIS ALUNOS ATRIBUEM AOS PROTAGONISTAS DA NOTÍCIA?

26/09/2013, 5ª-feira, sala 1808 – 13h30min às 15h30min

1
THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO (UFPB)
DANIELLY LOPES DE LIMA (UFPB)
MÁBIA NUNES TOSCANO (UFPB)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB)
MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS ACADÊMICOS X MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS NÃO ACADÊMICOS: A CATEGORIZAÇÃO EM CLASSES HIPERONÍMICAS
2
JOÃO GABRIEL R. M. PADILHA (UNISINOS) A MODALIDADE VERBAL E A LINGUISTICA COGNITIVA: UM ESTUDO DE CORPUS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO
3
CAROLINA MULLER (UNISINOS) FRAMES COMO ELEMENTOS PARA A DESCRIÇÃO DE RELAÇÕES EM ONTOLOGIAS
4
CLEITON FERNANDES DE OLIVEIRA (UFPE) O MODELO COGNITIVO IDEALIZADO NO PROCESSAMENTO METAFÓRICO DA PUBLICIDADE
5
ADRIANO DIAS DE ANDRADE (UFPE) METÁFORA E PROGRESSÃO TÓPICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE HISTÓRIA
6
VINÍCIUS NICÉAS DO NASCIMENTO (UFPE) A SEGUNDA ABOLIÇÃO NO BRASIL: A PROJEÇÃO DE DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO
7
MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM (UFC) ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM LEITURA: IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DOS TIPOS DE ARGUMENTOS EM ARTIGO DE OPINIÃO
8
CATIA REGINA ZÜGE LAMB (IFF – SANTA ROSA)
GRACIELE H. WELTER (IFF – SANTA ROSA)
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO VOCABULÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1801 – 13h30min às 15h30min

1
PATRÍCIA RIBEIRO DO VALLE COUTINHO (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF)
O DISCURSO REPORTADO EM CORPUS DE FALA ESPONTÂNEA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
2
DAISY BATISTA PAIL (ULBRA) F* - ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DE PALAVRAS TABUS
3
KALINE GIRÃO JAMISON (UFC)
LETÍCIA ADRIANA PIRES FERREIRA DOS SANTOS (UFC)
VIOLÊNCIA: A CATEGORIZAÇÃO DE HOMENS E MULHERES CEARENSES
4
SHARA LYLIAN DE CASTRO LOPES (UESPI) ANÁLISE DO DISCURSO DO PROFETA AGEU EM SEU LIVRO: UMA VISÃO RETÓRICA DO PROFÉTICO
5
CARLOS GARCIA RIZZON (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) UMA ALMA ASSINALADA
6
ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA (IFF) IMAGINAÇÃO E REALIDADE: IMAGENS DA INFÂNCIA EM MÁXIMO GÓRKI E GRACILIANO RAMOS
7
ROSELEI BATTISTI (URI/FW) SOLIDÃO, VAZIO EXISTENCIAL E A (IN)SUFICIÊNCIA DAS TEORIAS DO CONTO: UMA LEITURA DE NARRATIVAS CURTAS DE JOÃO GILBERTO NOLL
8
RAQUEL PEREIRA DOS SANTOS (EDUCAR-SE/UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (PPGL-UNISC)
OS PERSONAGENS LEITORES NO CONTO “SÓ”, DE MACHADO DE ASSIS

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1802 – 13h30min às 15h30min

1
CLAUDIA STREY (PUCRS) O SIGNIFICADO COMPLEXO: ESTUDOS SOBRE INFERÊNCIAS EMOCIONAIS
2
ANTÔNIO SUÁREZ ABREU (UNESP)
MARTA MARIA PAGADIGORRIA RIBEIRO (FAM)
ESQUEMAS DE IMAGEM E INTEGRAÇÃO CONCEPTUAL COMO FATORES DE GRAMATICALIZAÇÃO EM SINTAXE.
3
FERNANDA CANEVER (USP) O INFINITIVO FLEXIONADO EM PB E O CARÁTER DINÂMICO DA LÍNGUA
4
GABRIELI DAMADA (UNESP) COLLOCATIONS E CHUNKING: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE ESQUEMAS DE IMAGEM
5
ALINE AVER VANIN (PPGCC – PUCRS)
CAMILA XAVIER NUNES (POSGEA – UFRGS)
REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA MULTIMODALIDADE TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO CONCEPTUAL
6
DÉBORA MATTOS MARQUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)
PROF. DR. ALINE LORANDI
CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E FONOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DO MODELO DE REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL
7
STÉPHANE RODRIGUES DIAS (PUCRS) COMMUNICATIVE RATIONALITY: A BIOSOCIAL LINGUISTIC PERSPECTIVE

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1803 – 13h30min às 15h30min

1
ANA PAULA ANGHINONI RAMOS (UFRGS) COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS POR DEFICIENTES AUDITIVOS COM LINGUAGEM ORAL
2
JOÃO PAULO DA SILVA (USP) A POSIÇÃO DE VISUALIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DEPICTIVA DE CENÁRIOS EM NARRATIVAS SINALIZADAS
3
MALLANY CAMARGO MOLINA (UTFPR – CÂMPUS PONTA GROSSA)
SIUMARA APARECIDA DE LIMA (UTFPR – CÂMPUS PONTA GROSSA)
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA PELO VIÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EJA
4
ALINE BORBA OLIVERIA (FEEVALE)
ROSEMARI LORENZ MARTINS (FEEVALE)
O LAVILI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR
5
LORENNA BOLSANELLO DE CARVALHO (UFMG/CAPES) ORALIDADE E LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS ORAIS
6
ANNELISE AYRES (UFRGS)
BRUNA MACANGNIN SEIMETZ (UFRGS)
CLARICE LEHNEN WOLFF (UFRGS/ PPGLPUCRS)
ELISA MARDER ZAMPIERI (UFRGS)
OFICINAS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: BRINCANDO COM O MUNDO DA IMAGINAÇÃO - POESIAS, MÚSICAS E HISTÓRIAS
7
MARILIA FORGEARINI NUNES (PPGEDU-UFRGS) LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS
8
LOUISE CERVO SPENCER (UFSM) COM A PALAVRA, O PROFESSOR EM FORMAÇÃO: REFLEXÕES DO E SOBRE O AGIR DOCENTE

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1804 – 13h30min às 15h30min

1
DÉBORA ACHE BORSATTI (UNISC/CNPQ)
EUNICE T. PIAZZA GAI (UNISC)
LITERATURA NAS AULAS DE INGLÊS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DAS NARRATIVAS ENQUANTO CONHECIMENTO, CULTURA E SUBJETIVIDADE E ANÁLISE DO ROMANCE “ORGULHO E PRECONCEITO”, DE JANE AUSTEN
2
BEATRIZ ROCHA ARAUJO (UNISC) AUTONARRATIVAS: TECENDO REDES ENTRE OS CONCEITOS DE AUTORIA, COMPLEXIFICAÇÃO E AUTOCONSTITUIÇÃO DO HUMANO
3
CATIUSSA MARTIN (UNISC – FAPERGS)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC)
ALBERT CAMUS E A ESTÉTICA DO ABSURDO: UMA EXPERIÊNCIA INQUIETANTE
4
CARINA KILIAN (UNISC)
JORGE ALBERTO MOLINA (UNISC)
A DOUTRINA CRISTÃ: CONFLUÊNCIAS DE RETÓRICA, SEMIÓTICA E HERMENÊUTICA
5
DAIANE LOPES (UNISC/CAPES)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC)
O QUE ESTE TEXTO QUER [OU NÃO QUER] DIZER?
6
YUR MARIA SPERB (UNISC/CAPES) DEVANEIO, IMAGEM POÉTICA, IMAGINÁRIO E TEXTO-LEITURA
7
PAMELLA TUCUNDUVA DA SILVA (UNISC – BOLSISTA CAPES)
EUNICE PIAZZA GAI (PPGL-UNISC)
NARRATIVAS E CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE DESONRA, DE J. M. COETZEE

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1805 – 13h30min às 15h30min

1
SARAH LÚCIA ALEM BARBIERI RODRIGUES VIEIRA (UNESP) FORMAÇÃO E EXTENSÃO SEMÂNTICA DE PHRASAL VERBS SOB A ÓTICA DA SEMÂNTICA LEXICAL COGNITIVA
2
CINTIA AVILA BLANK (UFPEL) DIFERENÇAS NO PROCESSAMENTO DE PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO ENTRE MULTILÍNGUES ACADÊMICOS E EM CONTEXTO DE IMERSÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA
3
LISANDRA RUTKOSKI RODRIGUES (UCPEL)
MÁRCIA CRISTINA ZIMMER (UCPEL)
PROBLEMATIZANDO A “VANTAGEM BILÍNGUE” NO CONTROLE INIBITÓRIO
4
ROSSANA KRAMER (PUCRS) BILINGUISMO TARDIO E O CONTROLE INIBITÓRIO
5
ANGÉLICA ILHA GONÇALVES (COLÉGIO ESTADUAL MANOEL RIBAS) ESPANHOL E EAD: A PROPOSTA DOS PROFESSORES
6
DULCILENE RODRIGUES DA SILVA BARRETO (SEDUC – CE) A CONCEITUALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1806 – 13h30min às 15h30min

1
DANIELLY LOPES DE LIMA (UFCG / UFPB)
THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO (UFPB)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB)
DIFICULDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL EM DISLÉXICOS
2
FABRÍCIA CAVICHIOLI BRAIDA (IFF – JULIO DE CASTILHOS) INTERFERÊNCIA DO ENQUADRAMENTO DE TRABALHO NAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
3
CARLA CRISTIANE FONSECA BARBOSA (IFF – JULIO DE CASTILHOS) PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
4
KELLI DA ROSA RIBEIRO (PUCRS)
GISLAINE MACHADO JERONIMO (PUCRS)
PROCESSAMENTO DE LEITURA E ESTRATÉGIAS: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE ENVOLVEM O GÊNERO TEXTUAL
5
LUCIANA MARIA CRESTANI (UPF) INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE EM PAUTA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA
6
CAMILA ENGLER BARBOSA FLORES O DESAFIO DA COMPREENSÃO: ENUNCIADOS DE QUESTÕES EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
7
KATIELE NAIARA HIRSCH (UNISC- BOLSISTA CAPES)
ROSANGELA GABRIEL (UNISC)
INDICADORES DA LEITURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS DADOS DA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO
8
MARIA SIRLEIDY DE LIMA CORDEIRO (UFPE) ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIAIS NO ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM NOTÍCIAS SOBRE A MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM SÃO PAULO

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1807 – 13h30min às 15h30min

1
TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES (UNICEUB) REGÊNCIA DO VERBO "COLABORAR": UMA VISÃO COGNITIVA E FUNCIONAL
2
LETÍCIA ADRIANA PIRES FERREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E ESTÁCIO DO CEARÁ) FIGURATIVIDADE: EXPLORANDO ESSE TEMA EM ENUNCIADOS DE ESQUIZOFRÊNICOS
3
PATRIK APARECIDO VEZALI (UFVJM) RELAÇÕES ENTRE FALA E GESTO: A REFERENCIAL MULTIMODAL
4
DAVID EDSON FARAH (USP) A CAUSALIDADE SOB A ÓPTICA COGNITIVISTA: UM ESTUDO ACERCA DOS CONECTORES CAUSAIS SINTÁTICOS DO ALEMÃO
5
ALINE ISAIA SPLETTSTOSSER (UNIRITTER POA)
NOELI RECK MAGGI (UNIRITTER POA)
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS
6
NATÁLIA LUÍSA FERRARI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) A DÊIXIS DISCURSIVA NA INTERAÇÃO ENTRE AFÁSICOS E NÃO AFÁSICOS
7
DOUGLAS MORAES MACHADO (UNIPAMPA) A TEORIA DA CARGA COGNITIVA E O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA CHARGE ANIMADA: UM ESTUDO DE CASO
8
GABRIELA FONTANA ABS DA CRUZ (PUCRS) ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E METACOGNITIVAS NO PROCESSO DE ESCRITURA: UMA REVISÃO TEÓRICA

27/09/2013, 6ª-feira, sala 1808 – 13h30min às 15h30min

1
SIDRIANA SCHEFFER RATTOVA (PUCRS) A RECURSIVIDADE COMO PROPRIEDADE ÚNICA E UNIVERSAL DA LINGUAGEM
2
ANDRÉA DE OLIVEIRA GOMES MARTINS (UFPB/PIBIC/CNPQ)
FÁBIO LÚCIO GOMES BARBOSA (UFPB/CAPES)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB/CNPQ)
AURICÉLIA MOREIRA LEITE (UFPB)
ESTUDO DAS CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS EPISTÊMICAS NA GRAMÁTICA COGNITIVA
3
ALINE BISOTTI DORNELAS (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF)
GRAMÁTICA, COGNIÇÃO E DISCURSO: ASPECTOS DAS CONSTRUÇÕES DE MOVIMENTO FICTIVO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO
4
DIEGO SPADER DE SOUZA (UNISINOS)
ROVE CHISHMAN (UNISINOS)
ALINE NARDES DOS SANTOS (UNISINOS)
ANA LUIZA TREICHEL VIANNA (UNISINOS)
REFLEXÕES SOBRE A MODELAGEM DOS FRAMES DO FUTEBOL PARA O DICIONÁRIO DA COPA 2014
5
SIMONE RODRIGUES PERON (UFJF)
MAUCHA ANDRADE GAMONAL
DANIELA SIMÕES GOMES
BRUNO CARLOS PEREIRA DE SOUZA
DICIONÁRIO ELETRÔNICO MULTILÍNGÜE PARA A COPA 2014 BASEADO EM FRAMES: UMA INTERFACE COM A LINGUÍSTICA COGNITIVA
6
GABRIELA DA SILVA PIRES (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF)
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A CONSTRUÇÃO CONCESSIVA RELATIVIZADORA (CCR) “PARA X Y” E O FRAME COMPARAÇÃO_AVALIATIVA
7
ANNA CAROLINA FERREIRA CARRARA (UFJF) GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES E MORFOLOGIA DERIVACIONAL: O CASO DA CONSTRUÇÃO SUPERLATIVA PREFIXAL
8
IGOR DE OLIVEIRA COSTA (UFJF)
NEUSA SALIM MIRANDA (UFJF)
“PENSE NUMA CACHORRAIADA DOIDA”: CONSTRUÇÕES MORFOLÓGICAS E QUANTIFICAÇÃO NA LP