1 |
KEILA DE QUADROS SCHERMACK
WILIAN DAL’PONTE |
A SUBJETIVIDADE E A INTERSUBJETIVIDADE NO ATO DE LER: O LEITOR INSTAURA-SE COMO SUJEITO NA E PELA LINGUAGEM |
|
2 |
RAFAHEL JEAN PARINTINS LIMA (UNICAMP) |
ASPECTOS SOCIOLINGUÍSTICOS DAS CONSTRUÇÕES COM SER E ASSUMIR COM OBJETO INTERDITO NO TÓPICO ASSUMIR HOMOSSEXUALIDADE |
|
3 |
TÂNIA WINCH LISBÔA (IFSUL) |
SEGREDANDO HISTÓRIAS: UMA POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO ENTRE LEITURA, ESCRITA E AMBIENTES VIRTUAIS. |
|
4 |
MARCOS DE ARAUJO NASCIMENTO (PUCRS) |
O PROBLEMA DO HIPERTEXTO: METÁFORA DO PENSAMENTO OU TIPO TEXTUAL? |
|
5 |
EMERSON GONZAGA DOS SANTOS (UFC) |
INFLUÊNCIA DE HIPERLINKS NA LEITURA: EVIDÊNCIAS DE UM RASTREADOR OCULAR |
|
6 |
FERNANDO OLIVEIRA PIEDADE (UNISC)
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC) |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK E ORKUT |
|
1 |
MÁRCIA ELISA VANZIN BOABAID (CAFW/UFSM) |
QUEM É O INTERLOCUTOR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO TERCEIRO E QUARTO CICLOS? |
|
2 |
MÁRCIA REGINA MELCHIOR (UNISC)
ROSÂNGELA GABRIEL (UNISC) |
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA: COMO LEVAR O ALUNO A SUPERÁ-LAS? |
|
3 |
GRASIELA KIELING BUBLITZ (UNIVATES / COLÉGIO MADRE BÁRBARA) |
CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA E ALFABETIZAÇÃO |
|
4 |
SIMONE FERNANDES DE SOUZA FOSCARINI (PUCRS) |
CONSCIÊNCIA FONÊMICA E PRINCÍPIO ALFABÉTICO: PRÉ-REQUISITOS FUNDAMENTAIS QUE ANTECEDEM A LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS |
|
5 |
FRANCIELI KRAMER PIPER (PUCRS) |
A FUNDAMENTALIDADE DE UMA BASE ADEQUADA NO ENSINO DA LEITURA |
|
6 |
LETÍCIA DA SILVA BARBOZA (PUCRS) |
ALFABETIZAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO |
|
7 |
LOVANI VOLMER (FEEVALE)
ROSEMARI LORENZ MARTINS (FEEVALE) |
A PROFICIÊNCIA LEITORA DE ALUNOS DE 5º ANO: UM ESTUDO DE CASO |
|
1 |
DAIANE LOPES (UNISC/CAPES)
ONICI FLÔRES (UNISC) |
O QUE HÁ POR TRÁS DE UMA HISTÓRIA: AS RELAÇÕES ENTRE ENCANTAMENTO E COGNIÇÃO |
|
2 |
MAGDA RAQUEL D'AVILA PEREIRA (UFSM) |
PARA NOSSO PRAZER: LEITURA DELEITE! |
|
3 |
NAIR DAIANE DE SOUZA SAUAIA VANSILER (CASA DE ESTUDOS GERMÂNICOS) |
EXPRESSIVIDADE ORAL E COMPREENSÃO EM LEITURA |
|
4 |
VALÉRIA NEVES KROEFF MAYER (UNISC) |
A NARRAÇÃO ORAL E SEUS MÚLTIPLOS ENTRELAÇAMENTOS |
|
5 |
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC) |
NEM CERTO, NEM ERRADO, APENAS O DIFERENTE: A ORALIDADE EM VENENOS DE DEUS, REMÉDIOS DO DIABO, DE MIA COUTO |
|
6 |
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC) |
BUMBA – MEU – BOI E MEMÓRIA : UMA CULTURA ORAL DO MARANHÃO |
|
7 |
SIMONE DE MOURA STURZA (UFSM)
VAIMA REGINA ALVES MOTTA (UFSM) |
A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO |
|
8 |
NORBERTO PERKOSKI (UNISC) |
ENCONTROS COM A POESIA: POETAS DA LITERATURA FRANCESA |
|
1 |
AMANDA BEATRIZ DE ARAÚJO SOUSA (UESPI) |
A RECATEGORIZAÇÃO METAFÓRICA: UM RECURSO ARGUMENTATIVO NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO NOTÍCIA |
|
2 |
KÁRI LÚCIA FORNECK (UNIVATES) |
O PRINCÍPIO DA RELEVÂNCIA E A COMPREENSÃO DE ENUNCIADOS METAFÓRICOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS: UMA ABORDAGEM NA INTERFACE ENTRE PRAGMÁTICA E CIÊNCIAS COGNITIVAS |
|
3 |
ALINE PEREIRA DE SOUZA (UNESP – ARARAQUARA) |
A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO NAS CRÔNICAS DE MARTHA MEDEIROS ATRAVÉS DE PARÁBOLAS E METÁFORAS: UMA PROPOSTA DE INTERPRETAÇÃO |
|
4 |
ISA MARA DA ROSA ALVES
PROFA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA (UNISINOS)
DANIELA DEITOS HAAS
MESTRANDA DO PPG EM LINGUÍSTICA APLICADA (UNISINOS)
JÉSSICA BRAUN DE MORAES
BOLSISTA UNIBIC (UNISINOS) |
O MAPEAMENTO DAS EMOÇÕES NO CONTEXTO DE EAD: UMA DESCRIÇÃO DA RELAÇÃO SEMÂNTICA DE ANTONÍMIA |
|
5 |
ANA ELIZA BARBOSA DE OLIVEIRA BAPTISTA (UNESP – ARARAQUARA) |
A MODELAGEM LINGUÍSTICO-COMPUTACIONAL DE CONSTRUÇÕES METAFÓRICAS |
|
6 |
MÁRCIA ANANDA SOARES SIQUEIRA DE SOUSA (UFCE) |
OPERAÇÃO SANGUESSUGA, OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA E OPERAÇÃO SEXTO MANDAMENTO: MERAS DESIGNAÇÕES OU VERDADEIRAS CAIXAS DE PANDORA? |
|
7 |
MARIANA CARNEIRO MENDES (UFMG) |
A METÁFORA SISTEMÁTICA JOGO DE XADREZ É SISTEMA DE TRÁFICO ORGANIZADO EM "THE WIRE" |
|
8 |
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPA) |
EMOTIONAL DOMAINS IN METAPHORICAL REASONING: EVIDENCE FROM VERBAL/VISUAL SIMULATION |
|
1 |
FERNANDO OLIVEIRA PIEDADE
(UNISC)
SILVIA HELENA MUNIZ DA CUNHA (UNISC) |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA ABORDAGEM COMUNICATIVA |
|
2 |
ANGELA LUZIA GARAY FLAIN (UNISC) |
A TRADUÇÃO E O SEU PAPEL NA SALA DE AULA DE ESPANHOL COMO LINGUA ESTRANGEIRA |
|
3 |
EMANUELE COIMBRA PADILHA (UFSM)
ANDRIZA PUJOL DE ÁVILA
ANGÉLICA ILHA GONÇALVES
CAROLINE MITIDIERI SELVERO
MARIA TEREZA NUNES |
CURSO DE ESPANHOL PARA VIAGENS: PRODUÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO |
|
4 |
ADRIANE FROSI (UPF)
FRANCIELE CAPELLARI (UPF)
GISELE BENCK DE MORAES (UPF) |
O ERRO E O FEEDBACK CORRETIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES DO PIBID LETRAS – ESPANHOL |
|
5 |
LETÍCIA DOMANSKI (IFF – SANTA ROSA)
GRACIELE H. WELTER (IFF – SANTA ROSA)
SUSI MARA DA S. ALVES (IFF – SANTA ROSA) |
LEITURA, COMPREENSÃO E CRIATIVIDADE EM LÍNGUA ESPANHOLA: EXPERIÊNCIAS DO PROEJA EM VENDAS |
|
6 |
ANDRIZA PUJOL DE AVILA (UFSM)
ANA NELCINDA VIEIRA (UFSM) |
AVALIAÇÃO E INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA |
|
7 |
ANA SOPHIA FABRI (UNIFRA) |
RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS |
|
1 |
VINICIUS ARAÚJO BEZERRA (UFC) |
MÉTODOS E PROFESSORES DE FLE: O QUE DIZ A METÁFORA CONCEITUAL SOBRE ESSA RELAÇÃO |
|
2 |
MÔNICA HOGETOP (URI) |
O PAPEL DA INSTRUÇÃO EXPLÍCITA NO ENSINO DE ESTRUTURAS GRAMATICAIS DA L2 A PARTIR DA LEITURA DE TEXTOS |
|
3 |
LETÍCIA PRISCILA PACHECO (IFSUL - CAMPUS VENÂNCIO AIRES) |
O INGLÊS INSTRUMENTAL NO ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE |
|
4 |
FERNANDA BURATTI PORTAL (UNISINOS)
ISA MARA DA ROSA ALVES (UNISINOS) |
O ENSINO DA PREPOSIÇÃO IN NO AMBIENTE ONLINE SOB A PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA COGNITIVA: AVALIANDO O DESEMPENHO E AS PERCEPÇÕES DO ALUNO |
|
5 |
RITA ANGÉLICA DE OLIVEIRA LUZ (PUCRS) |
O INGLÊS INSTRUMENTAL: A CONSTRUÇÃO DE INTERFACES ENTRE LINGUAGEM E COGNIÇÃO NA DESCRIÇÃO METODOLÓGICA DE AQUISIÇÃO EM LEITURA |
|
6 |
DÉBORAH RAMOS (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS)
LUCIANE STURM (UPF, PROFESSORA COORDENADORA CAPES/PIBID INGLÊS)
MARCELO JOSÉ DE SOUZA (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS)
RENATA ANDREOLLA (UPF, BOLSISTA CAPES/ PIBID INGLÊS) |
IDENTIDADE E DIVERSIDADE: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS PARA O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA |
|
7 |
PRISCILA FABIANE FARIAS (UFSC)
DEISE CALDART ROSCIOLI (IFRS-Campus Sertão/ UFSC) |
THE EFFECT OF READING GOAL ON INFERENCE GENERATION WHILE READING POETRY |
|
8 |
BIANCA GARCIA EBERHARDT (UPF)
FIAMA APARECIDA VANZ (UPF)
LUCIANE STURM (UPF) |
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NO GOSTO DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA |
|
1 |
DIANA DE AZEREDO (UNISC)
DEMÉTRIO DE AZEREDO SOSTER
DAIANA STOCKEY CARPES
RICARDO DÜREN
RODRIGO BARTZ
VANESSA COSTA DE OLIVEIRA |
APROPRIAÇÕES JORNALÍSTICAS NO CAMPO LITERÁRIO: RECONFIGURAÇÕES NARRATIVAS IDENTIFICADAS NA OBRA NÃO-BIOGRÁFICA DE FERNANDO MORAIS |
|
2 |
ANANDA ETGES (TRAÇOD/UNISC) |
O EU NA NARRATIVA JORNALÍSTICA: NOTAS SOBRE A REPORTAGEM “O INIMIGO SOU EU”, DE ELIANE BRUM |
|
3 |
KASSIA NOBRE DOS SANTOS (SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO)
FABIANA QUATRIN PICCININ (UNISC) |
QUANDO A FONTE VIRA PERSONAGEM |
|
4 |
GABRIEL STEINDORFF (UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC) |
TRADIÇÃO REINVENTADA: A OUTRA MITOLOGIA EM GOD OF WAR |
|
5 |
ITIANA DANIELA KROETZ (UNISC - FAPERGS)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC) |
O PERFIL DE MULHER NO JORNAL DAS SENHORAS E NOS CONTOS “D. BENEDITA” E “CAPÍTULO DOS CHAPÉUS”, DE MACHADO DE ASSIS |
|
6 |
KARINA FALCONE |
MECANISMO K: CONTEXTO E INFERÊNCIA NA PRODUÇÃO TEXTUAL JORNALÍSTICA |
|
7 |
JOSIANE ANDRADE MILITÃO (PUC-MINAS)
SANDRA CAVALCANTE |
EMOÇÕES, COGNIÇÃO E PRODUÇÃO DE SENTIDO: UM ESTUDO DE CASO DE TEXTOS REPRESENTATIVOS DA “PRIMAVERA BRASILEIRA” |
|
8 |
LÍLIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARÃES (UFPE) |
GREVE DA CPTM COMPLICA CHEGADA DO PAULISTA AO TRABALHO": QUE IDENTIDADES SOCIAIS ALUNOS ATRIBUEM AOS PROTAGONISTAS DA NOTÍCIA? |
|
1 |
THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO (UFPB)
DANIELLY LOPES DE LIMA (UFPB)
MÁBIA NUNES TOSCANO (UFPB)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB) |
MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS ACADÊMICOS X MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS NÃO ACADÊMICOS: A CATEGORIZAÇÃO EM CLASSES HIPERONÍMICAS |
|
2 |
JOÃO GABRIEL R. M. PADILHA (UNISINOS) |
A MODALIDADE VERBAL E A LINGUISTICA COGNITIVA: UM ESTUDO DE CORPUS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO |
|
3 |
CAROLINA MULLER (UNISINOS) |
FRAMES COMO ELEMENTOS PARA A DESCRIÇÃO DE RELAÇÕES EM ONTOLOGIAS |
|
4 |
CLEITON FERNANDES DE OLIVEIRA (UFPE) |
O MODELO COGNITIVO IDEALIZADO NO PROCESSAMENTO METAFÓRICO DA PUBLICIDADE |
|
5 |
ADRIANO DIAS DE ANDRADE (UFPE) |
METÁFORA E PROGRESSÃO TÓPICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DE HISTÓRIA |
|
6 |
VINÍCIUS NICÉAS DO NASCIMENTO (UFPE) |
A SEGUNDA ABOLIÇÃO NO BRASIL: A PROJEÇÃO DE DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO |
|
7 |
MEIRE VIRGINIA CABRAL GONDIM (UFC) |
ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM LEITURA: IDENTIFICAÇÃO E COMPREENSÃO DOS TIPOS DE ARGUMENTOS EM ARTIGO DE OPINIÃO |
|
8 |
CATIA REGINA ZÜGE LAMB (IFF – SANTA ROSA)
GRACIELE H. WELTER (IFF – SANTA ROSA) |
A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO DO VOCABULÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR SURDOS |
|
1 |
PATRÍCIA RIBEIRO DO VALLE COUTINHO (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF) |
O DISCURSO REPORTADO EM CORPUS DE FALA ESPONTÂNEA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO |
|
2 |
DAISY BATISTA PAIL (ULBRA) |
F* - ASPECTOS LINGUÍSTICO-COGNITIVOS DE PALAVRAS TABUS |
|
3 |
KALINE GIRÃO JAMISON (UFC)
LETÍCIA ADRIANA PIRES FERREIRA DOS SANTOS (UFC) |
VIOLÊNCIA: A CATEGORIZAÇÃO DE HOMENS E MULHERES CEARENSES |
|
4 |
SHARA LYLIAN DE CASTRO LOPES (UESPI) |
ANÁLISE DO DISCURSO DO PROFETA AGEU EM SEU LIVRO: UMA VISÃO RETÓRICA DO PROFÉTICO |
|
5 |
CARLOS GARCIA RIZZON (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA) |
UMA ALMA ASSINALADA |
|
6 |
ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA (IFF) |
IMAGINAÇÃO E REALIDADE: IMAGENS DA INFÂNCIA EM MÁXIMO GÓRKI E GRACILIANO RAMOS |
|
7 |
ROSELEI BATTISTI (URI/FW) |
SOLIDÃO, VAZIO EXISTENCIAL E A (IN)SUFICIÊNCIA DAS TEORIAS DO CONTO: UMA LEITURA DE NARRATIVAS CURTAS DE JOÃO GILBERTO NOLL |
|
8 |
RAQUEL PEREIRA DOS SANTOS (EDUCAR-SE/UNISC)
EUNICE PIAZZA GAI (PPGL-UNISC) |
OS PERSONAGENS LEITORES NO CONTO “SÓ”, DE MACHADO DE ASSIS |
|
1 |
CLAUDIA STREY (PUCRS) |
O SIGNIFICADO COMPLEXO: ESTUDOS SOBRE INFERÊNCIAS EMOCIONAIS |
|
2 |
ANTÔNIO SUÁREZ ABREU (UNESP)
MARTA MARIA PAGADIGORRIA RIBEIRO (FAM) |
ESQUEMAS DE IMAGEM E INTEGRAÇÃO CONCEPTUAL COMO FATORES DE GRAMATICALIZAÇÃO EM SINTAXE. |
|
3 |
FERNANDA CANEVER (USP) |
O INFINITIVO FLEXIONADO EM PB E O CARÁTER DINÂMICO DA LÍNGUA |
|
4 |
GABRIELI DAMADA (UNESP) |
COLLOCATIONS E CHUNKING: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR MEIO DE ESQUEMAS DE IMAGEM |
|
5 |
ALINE AVER VANIN (PPGCC – PUCRS)
CAMILA XAVIER NUNES (POSGEA – UFRGS) |
REFLEXÕES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA MULTIMODALIDADE TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO CONCEPTUAL |
|
6 |
DÉBORA MATTOS MARQUES (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA)
PROF. DR. ALINE LORANDI |
CONSCIÊNCIA MORFOLÓGICA E FONOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DO MODELO DE REDESCRIÇÃO REPRESENTACIONAL |
|
7 |
STÉPHANE RODRIGUES DIAS (PUCRS) |
COMMUNICATIVE RATIONALITY: A BIOSOCIAL LINGUISTIC PERSPECTIVE |
|
1 |
ANA PAULA ANGHINONI RAMOS (UFRGS) |
COMPREENSÃO DE EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS POR DEFICIENTES AUDITIVOS COM LINGUAGEM ORAL |
|
2 |
JOÃO PAULO DA SILVA (USP) |
A POSIÇÃO DE VISUALIZAÇÃO NA ELABORAÇÃO DEPICTIVA DE CENÁRIOS EM NARRATIVAS SINALIZADAS |
|
3 |
MALLANY CAMARGO MOLINA (UTFPR – CÂMPUS PONTA GROSSA)
SIUMARA APARECIDA DE LIMA (UTFPR – CÂMPUS PONTA GROSSA) |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA PELO VIÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EJA |
|
4 |
ALINE BORBA OLIVERIA (FEEVALE)
ROSEMARI LORENZ MARTINS (FEEVALE) |
O LAVILI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR |
|
5 |
LORENNA BOLSANELLO DE CARVALHO (UFMG/CAPES) |
ORALIDADE E LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE GÊNEROS ORAIS |
|
6 |
ANNELISE AYRES (UFRGS)
BRUNA MACANGNIN SEIMETZ (UFRGS)
CLARICE LEHNEN WOLFF (UFRGS/ PPGLPUCRS)
ELISA MARDER ZAMPIERI (UFRGS) |
OFICINAS COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS: BRINCANDO COM O MUNDO DA IMAGINAÇÃO - POESIAS, MÚSICAS E HISTÓRIAS |
|
7 |
MARILIA FORGEARINI NUNES (PPGEDU-UFRGS) |
LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR: ALGUMAS REFLEXÕES NECESSÁRIAS |
|
8 |
LOUISE CERVO SPENCER (UFSM) |
COM A PALAVRA, O PROFESSOR EM FORMAÇÃO: REFLEXÕES DO E SOBRE O AGIR DOCENTE |
|
1 |
DÉBORA ACHE BORSATTI (UNISC/CNPQ)
EUNICE T. PIAZZA GAI (UNISC) |
LITERATURA NAS AULAS DE INGLÊS: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DAS NARRATIVAS ENQUANTO CONHECIMENTO, CULTURA E SUBJETIVIDADE E ANÁLISE DO ROMANCE “ORGULHO E PRECONCEITO”, DE JANE AUSTEN |
|
2 |
BEATRIZ ROCHA ARAUJO (UNISC) |
AUTONARRATIVAS: TECENDO REDES ENTRE OS CONCEITOS DE AUTORIA, COMPLEXIFICAÇÃO E AUTOCONSTITUIÇÃO DO HUMANO |
|
3 |
CATIUSSA MARTIN (UNISC – FAPERGS)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC) |
ALBERT CAMUS E A ESTÉTICA DO ABSURDO: UMA EXPERIÊNCIA INQUIETANTE |
|
4 |
CARINA KILIAN (UNISC)
JORGE ALBERTO MOLINA (UNISC) |
A DOUTRINA CRISTÃ: CONFLUÊNCIAS DE RETÓRICA, SEMIÓTICA E HERMENÊUTICA |
|
5 |
DAIANE LOPES (UNISC/CAPES)
EUNICE PIAZZA GAI (UNISC) |
O QUE ESTE TEXTO QUER [OU NÃO QUER] DIZER? |
|
6 |
YUR MARIA SPERB (UNISC/CAPES) |
DEVANEIO, IMAGEM POÉTICA, IMAGINÁRIO E TEXTO-LEITURA |
|
7 |
PAMELLA TUCUNDUVA DA SILVA (UNISC – BOLSISTA CAPES)
EUNICE PIAZZA GAI (PPGL-UNISC) |
NARRATIVAS E CONHECIMENTO: UM ESTUDO SOBRE DESONRA, DE J. M. COETZEE |
|
1 |
SARAH LÚCIA ALEM BARBIERI RODRIGUES VIEIRA (UNESP) |
FORMAÇÃO E EXTENSÃO SEMÂNTICA DE PHRASAL VERBS SOB A ÓTICA DA SEMÂNTICA LEXICAL COGNITIVA |
|
2 |
CINTIA AVILA BLANK (UFPEL) |
DIFERENÇAS NO PROCESSAMENTO DE PRIMING GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO ENTRE MULTILÍNGUES ACADÊMICOS E EM CONTEXTO DE IMERSÃO: UMA ANÁLISE DINÂMICA |
|
3 |
LISANDRA RUTKOSKI RODRIGUES (UCPEL)
MÁRCIA CRISTINA ZIMMER (UCPEL) |
PROBLEMATIZANDO A “VANTAGEM BILÍNGUE” NO CONTROLE INIBITÓRIO |
|
4 |
ROSSANA KRAMER (PUCRS) |
BILINGUISMO TARDIO E O CONTROLE INIBITÓRIO |
|
5 |
ANGÉLICA ILHA GONÇALVES (COLÉGIO ESTADUAL MANOEL RIBAS) |
ESPANHOL E EAD: A PROPOSTA DOS PROFESSORES |
|
6 |
DULCILENE RODRIGUES DA SILVA BARRETO (SEDUC – CE) |
A CONCEITUALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA DOS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
|
1 |
DANIELLY LOPES DE LIMA (UFCG / UFPB)
THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO (UFPB)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB) |
DIFICULDADES DE COMPREENSÃO TEXTUAL EM DISLÉXICOS |
|
2 |
FABRÍCIA CAVICHIOLI BRAIDA (IFF – JULIO DE CASTILHOS) |
INTERFERÊNCIA DO ENQUADRAMENTO DE TRABALHO NAS REPRESENTAÇÕES SOBRE O ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
|
3 |
CARLA CRISTIANE FONSECA BARBOSA (IFF – JULIO DE CASTILHOS) |
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO TÉCNICO: GÊNERO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA |
|
4 |
KELLI DA ROSA RIBEIRO (PUCRS)
GISLAINE MACHADO JERONIMO (PUCRS) |
PROCESSAMENTO DE LEITURA E ESTRATÉGIAS: A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE ENVOLVEM O GÊNERO TEXTUAL |
|
5 |
LUCIANA MARIA CRESTANI (UPF) |
INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE EM PAUTA NAS AULAS DE LÍNGUA MATERNA |
|
6 |
CAMILA ENGLER BARBOSA FLORES |
O DESAFIO DA COMPREENSÃO: ENUNCIADOS DE QUESTÕES EM PROVAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
|
7 |
KATIELE NAIARA HIRSCH (UNISC- BOLSISTA CAPES)
ROSANGELA GABRIEL (UNISC) |
INDICADORES DA LEITURA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS DADOS DA REGIÃO DO VALE DO RIO PARDO |
|
8 |
MARIA SIRLEIDY DE LIMA CORDEIRO (UFPE) |
ASPECTOS COGNITIVOS E SOCIAIS NO ENCAPSULAMENTO ANAFÓRICO EM NOTÍCIAS SOBRE A MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES EM SÃO PAULO |
|
1 |
TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES (UNICEUB) |
REGÊNCIA DO VERBO "COLABORAR": UMA VISÃO COGNITIVA E FUNCIONAL |
|
2 |
LETÍCIA ADRIANA PIRES FERREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E ESTÁCIO DO CEARÁ) |
FIGURATIVIDADE: EXPLORANDO ESSE TEMA EM ENUNCIADOS DE ESQUIZOFRÊNICOS |
|
3 |
PATRIK APARECIDO VEZALI (UFVJM) |
RELAÇÕES ENTRE FALA E GESTO: A REFERENCIAL MULTIMODAL |
|
4 |
DAVID EDSON FARAH (USP) |
A CAUSALIDADE SOB A ÓPTICA COGNITIVISTA: UM ESTUDO ACERCA DOS CONECTORES CAUSAIS SINTÁTICOS DO ALEMÃO |
|
5 |
ALINE ISAIA SPLETTSTOSSER (UNIRITTER POA)
NOELI RECK MAGGI (UNIRITTER POA) |
A INTERDISCIPLINARIDADE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS |
|
6 |
NATÁLIA LUÍSA FERRARI (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS) |
A DÊIXIS DISCURSIVA NA INTERAÇÃO ENTRE AFÁSICOS E NÃO AFÁSICOS |
|
7 |
DOUGLAS MORAES MACHADO (UNIPAMPA) |
A TEORIA DA CARGA COGNITIVA E O PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO POR MEIO DA CHARGE ANIMADA: UM ESTUDO DE CASO |
|
8 |
GABRIELA FONTANA ABS DA CRUZ (PUCRS) |
ESTRATÉGIAS COGNITIVAS E METACOGNITIVAS NO PROCESSO DE ESCRITURA: UMA REVISÃO TEÓRICA |
|
1 |
SIDRIANA SCHEFFER RATTOVA (PUCRS) |
A RECURSIVIDADE COMO PROPRIEDADE ÚNICA E UNIVERSAL DA LINGUAGEM |
|
2 |
ANDRÉA DE OLIVEIRA GOMES MARTINS (UFPB/PIBIC/CNPQ)
FÁBIO LÚCIO GOMES BARBOSA (UFPB/CAPES)
JAN EDSON RODRIGUES LEITE (UFPB/CNPQ)
AURICÉLIA MOREIRA LEITE (UFPB) |
ESTUDO DAS CONSTRUÇÕES CONDICIONAIS EPISTÊMICAS NA GRAMÁTICA COGNITIVA |
|
3 |
ALINE BISOTTI DORNELAS (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF) |
GRAMÁTICA, COGNIÇÃO E DISCURSO: ASPECTOS DAS CONSTRUÇÕES DE MOVIMENTO FICTIVO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO |
|
4 |
DIEGO SPADER DE SOUZA (UNISINOS)
ROVE CHISHMAN (UNISINOS)
ALINE NARDES DOS SANTOS (UNISINOS)
ANA LUIZA TREICHEL VIANNA (UNISINOS) |
REFLEXÕES SOBRE A MODELAGEM DOS FRAMES DO FUTEBOL PARA O DICIONÁRIO DA COPA 2014 |
|
5 |
SIMONE RODRIGUES PERON (UFJF)
MAUCHA ANDRADE GAMONAL
DANIELA SIMÕES GOMES
BRUNO CARLOS PEREIRA DE SOUZA |
DICIONÁRIO ELETRÔNICO MULTILÍNGÜE PARA A COPA 2014 BASEADO EM FRAMES: UMA INTERFACE COM A LINGUÍSTICA COGNITIVA |
|
6 |
GABRIELA DA SILVA PIRES (UFJF)
LUIZ FERNANDO MATOS ROCHA (UFJF) |
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE A CONSTRUÇÃO CONCESSIVA RELATIVIZADORA (CCR) “PARA X Y” E O FRAME COMPARAÇÃO_AVALIATIVA |
|
7 |
ANNA CAROLINA FERREIRA CARRARA (UFJF) |
GRAMÁTICA DAS CONSTRUÇÕES E MORFOLOGIA DERIVACIONAL: O CASO DA CONSTRUÇÃO SUPERLATIVA PREFIXAL |
|
8 |
IGOR DE OLIVEIRA COSTA (UFJF)
NEUSA SALIM MIRANDA (UFJF) |
“PENSE NUMA CACHORRAIADA DOIDA”: CONSTRUÇÕES MORFOLÓGICAS E QUANTIFICAÇÃO NA LP |
|