Doutoranda em Promoção da Saúde pela Unisc pesquisa educação em saúde nas escolas rurais
Publicado por: Bruna Lovato
Publicado em:
A ideia da pesquisa surgiu devido a carência de informações e infraestrutura que existe na zona rural
Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.
Professora e doutoranda da Unisc recebem o Prêmio Mérito Solidário pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul
Publicado por: Bruna Lovato
Publicado em:
premiação destacou profissionais que desempenharam papéis essenciais durante as enchentes que atingiram o estado em maio
Na última quarta-feira, 25, em Porto Alegre, Ana Paula Helfer Schneider, coordenadora do Curso de Farmácia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Rochele Mosmann Menezes, doutoranda no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e preceptora da Residência Multiprofissional em Farmácia do Hospital Santa Cruz, foram reconhecidas com o Prêmio Mérito Solidário pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). A premiação, em celebração ao Dia Internacional do Farmacêutico, destacou profissionais que desempenharam papéis essenciais durante as enchentes que atingiram o estado em maio.
A doutoranda Carina Suzana Pereira Corrêa do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) sob orientação das professoras: Dra. Cézane Priscila Reuter, Co-Orientadora: Profa. Dra. Chana de Medeiros da Silva e colaboração da Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug, foi nomeada como Coordenadora Adjunta do Comitê da Dor do Cabsin (Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa).
Essa nomeação é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação da Carina ao longo de sua carreira acadêmica e profissional. Estamos certos de que sua expertise e compromisso com a saúde integrativa serão uma grande contribuição para as iniciativas do Comitê da Dor.
O Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa é uma organização prestigiosa que promove a integração de práticas de saúde baseadas em evidências e a colaboração entre profissionais da área. A nomeação da Carina reforça nossa crença no impacto positivo da união entre a ciência e a prática integrativa no manejo da dor.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) visam o equilíbrio e bem-estar do indivíduo mediante abordagens naturais e holísticas, como acupuntura e fitoterapia. Essas práticas tratam doenças como desarmonias a serem equilibradas, também servindo para prevenção e manutenção da saúde. O projeto descrito busca implementar e validar ferramentas na atenção básica do SUS no Brasil para padronizar os atendimentos com PICs para reduzir a dor em pacientes com osteoartrite. A metodologia do projeto consiste em seis etapas: revisão de escopo das PICs eficazes, atualização do mapa de evidências da dor, desenvolvimento e validação de um protocolo de tratamento, criação de um aplicativo para pacientes com osteoartrite, avaliação da usabilidade do aplicativo em Santa Cruz do Sul e avaliação de todo o processo e produtos. O objetivo é validar e implementar essas ferramentas para melhorar os atendimentos na atenção básica e identificar pontos fortes ou deficiências no uso das PICs.
Vice-reitora da Unisc é a nova integrante do Conselho Superior da Fapergs
Publicado por: Bruna Lovato
Publicado em:
Andréia Rosane de Moura Valim tomou posse no último dia 6
A professora e vice-reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréia Rosane de Moura Valim, tomou posse como conselheira do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande Sul (Fapergs). A posse ocorreu durante reunião ordinária, no último dia 6, na sede da Fapergs. Andreia, que é farmacêutica com mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Biologia Celular e Molecular, foi indicada pelo Governo do Estado.
NOTA DE AGRADECIMENTO DO PPGPS
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) agradece e parabeniza os docentes e equipe de pesquisadores contemplados com o Edital Pesquisador Gaúcho - 2023 – FAPERGS. Foram contemplados os seguintes projetos:
- DA INFÂNCIA AO JOVEM ADULTO: desfechos em saúde e seus determinantes bioquímicos, genéticos, comportamentais e de aptidão física em uma coorte acompanhada por mais de uma década da Profa. Dra Cezane Priscila Reuter;
- Estudo do potencial antimicrobiano e cicatrizante de biogéis de quitosana associados ao extrato das raízes de Cannabis sativa da Profa. Dra. Chana de Medeiros da Silva;
- Torre de radiação UV-C portátil automatizada na sanitização de ambientes de saúde contra microrganismos multirresistentes da Profa. Dra. Janine Koepp;
- GUARDIÕES DA PRISÃO: Navegando pelas Fronteiras do Burnout entre os Servidores do Sistema Prisional da Profa. Dra. Lia Gonçalves Possuelo
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE: realidade e reflexões e intervenções em escolas da zona rural em municípios do Rio Grande do Sul (RS): FASE II da Profa. Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug;
O PPGPS agradece o envolvimento de todos os docentes pesquisadores e seus alunos de mestrado, doutorado e Pós-doutorado que não foram contemplados e estão empenhados em buscar novos editais.
Doutoranda em Promoção da Saúde pela Unisc participa do Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica
Rochele Mosmann Menezes, acompanhada da residente Paula Trevisan, apresentou sete resumos científicos
Entre os dias 20 e 22 de junho, Sorocaba, em São Paulo, sediou o II Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica. O evento contou com a participação de Rochele Mosmann Menezes, doutoranda do programa de pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e farmacêutica clínica do Hospital Santa Cruz. Rochele, acompanhada da residente Paula Trevisan, apresentou sete resumos científicos, destacando-se com uma pesquisa inovadora.
Um dos resumos apresentados foi relacionado à tese de doutorado de Rochele intitulada “Panorama do gerenciamento de antimicrobianos na atenção primária à saúde no Rio Grande do Sul: desafios e perspectivas”. Este trabalho teve como objetivo analisar o panorama atual do gerenciamento de antimicrobianos na Atenção Primária à Saúde (APS) no Rio Grande do Sul (RS), abordando os desafios e perspectivas do setor.
Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc divulgam manifesto sobre os desastres socioambientais no Estado
Programa reforça o caráter de urgência de pesquisas e estudos que englobam temáticas voltadas à saúde ambiental, humana e dos animais
Professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) elaboraram um manifesto sobre os desastres socioambientais no Estado. O Rio Grande do Sul foi severamente atingido pelas chuvas no mês de maio, deixando mortos, cidades devastadas, famílias sem moradias, entre outros problemas.
Doutoranda e professor do PPGPS/Unisc e Hospital Santa Cruz participam de congresso internacional
Durante o congresso, Eliane e Carneiro apresentaram e trocaram experiências com os demais conferencistas e participantes do evento. Na oportunidade o médico, que também é diretor técnico do HSC, foi eleito como delegado representando o Brasil na ASLACI. Eliane apresentou um trabalho referente a um recorte da sua tese de doutorado, o qual foi premiado com o terceiro lugar entre os melhores trabalhos científicos.
Pró-Saúde realiza ação beneficente em Linha Santa Cruz
A Feira de Saúde atendeu cerca de 60 pessoas que participavam do evento Páscoa do Bem
No último sábado, 23, o Projeto Pró-Saúde reuniu alguns estudantes dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para uma ação beneficente de Páscoa em Linha Santa Cruz. A Feira de Saúde atendeu cerca de 60 pessoas que participavam do evento Páscoa do Bem.
UNISC DE PORTAS ABERTAS: GINCANA REÚNE ESCOLARES
25/08/2023
Já pensou em passar o dia na UNISC conhecendo o Sistema Único de Saúde por meio de brincadeiras? No dia 25 de agosto mais de 130 estudantes, de 12 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier, tiveram essa experiência única.
O Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Drogas (GRUPAD), em parceria com o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado - em Promoção da Saúde (PPGPS) e o Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPSI) convidou alunos e professores, para participar do XIII Fórum de discussão sobre drogas: (re)construindo saberes sobre escola e saúde. O evento ocorre anualmente.
Neste ano, os estudantes foram convidados a participar de uma gincana interativa, com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência e a rede de saúde e assistência social que pode auxiliar nas demandas sociais. A primeira tarefa convidava as equipes a entrar em uma missão. Uma história sobre “uso e abuso de drogas” serviu de base para que os alunos caminhassem pela UNISC em busca de lugares que pudessem ajudar a resolver o “problema”. Os blocos da UNISC foram transformados em locais da cidade e serviços de saúde. Assim, os jovens puderam conhecer a universidade, e mais sobre a rede de saúde.
Na sequência, para promover o conhecimento sobre a rede de saúde do município, foi desenvolvida uma atividade para construção do Mapa da Rede, em que os participantes deveriam encontrar a definição correta para alguns serviços de saúde. Os adolescentes produziram "fanzines” - um tipo de revista artesanal que deveria versar sobre a prevenção ao uso de drogas. Ainda tiveram a oportunidade de jogar o “Caminhos do SUS”, uma tecnologia social criada pelo GRUPAD, com o intuito de promover o conhecimento das redes de saúde e amparo social do município. As atividades foram finalizadas com a premiação dos quatro primeiros lugares e distribuição de KITs e brinquedos para todos os participantes.
O fórum integrou as atividades do projeto “Produção de sentidos acerca da drogadição: panorama do uso de drogas sob o enfoque do adolescente e da família na intersecção do contexto escolar, PSE e CAPSia em Santa Cruz do Sul”, coordenado pela professora Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPS e PPGPSI). Como integrantes do GRUPAD e colaboradores: Letiane de Souza Machado (doutoranda PPGPS), Morgana Pappen (doutoranda PPGPS), Carolina da Silva Pedroso (mestranda PPGPS), e as acadêmicas de psicologia Maria Eduarda Rockenbach Dullius, Laura Silva Geller, Jodéli Fabiana Dreissig, Igor de Oliveira Dias e Isabella Royer Perini.
A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (COMAD), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE). Os principais patrocinadores foram a Afubra, Excelsior, Gepel Papelaria, JR Minerações, Mercur, Unimed e Xalingo.
Tuberculose e HIV são temas de palestra no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB)
Profissionais e acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) - Pró-Saúde, NUPESISP e PPGPS - e o CEMAS, realizaram na tarde do dia 4 de maio, no 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), de Santa Cruz do Sul, uma palestra sobre Tuberculose e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), onde foi explicado sobre as doenças, epidemiologia, população de risco, formas de transmissão, principais sintomas, epidemiologia, diagnóstico e tratamento.
A palestra foi ministrada pela professora Lia Gonçalves Possuelo, enfermeira Micila Chielle, farmacêutico Silvio Augusto Ortolan, biomédica Eduarda Gassen Boeira e aluno de medicina Afonso Menuzzi Zuliani. O objetivo foi compartilhar conhecimento em educação em saúde.
As ações fazem parte de estratégias do governo para redução de casos de tuberculose e HIV. Além de fornecer informações sobre auxílio dos órgãos municipais, como o CEMAS, e incentivar a testagem de rotina para o HIV. Em 2022, o Brasil registrou 78 mil novos casos de tuberculose. O número de óbitos causados pela doença chega a 5 mil. E mais de um milhão de pessoas vivem com HIV no país, estima o Ministério da Saúde.
Doutoranda em Promoção da Saúde participa de Seminário Internacional de Tuberculose em Brasília
Marcela Haupt Bessil, doutoranda em Promoção da Saúde pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), esteve em Brasília participando do Seminário Internacional "Compromissos de Alto Nível para a eliminação da Tuberculose como Problema de Saúde Pública". O evento, realizado na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), ocorreu nos dias 12 e 13 de abril.
A atividade contou com gestores, pesquisadores, representantes da frente parlamentar de combate à tuberculose, sociedade civil e trabalhadores da saúde em diferentes esferas. Além disso, nomes relevantes da área marcaram presença, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Marcela, que é servidora na Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, compartilhou que foram dois dias de discussões com apresentações. “A primeira delas foi do plano Brasil livre da tuberculose. Depois tiveram relatos sobre os desafios das gestões estaduais e municipais, bem como prevenção e rede de atenção. Além disso, aconteceram articulações pela ampliação da proteção social e do acesso ao cuidado em saúde para populações em situação de vulnerabilidade”, explica.
Ainda de acordo com a doutoranda, o Brasil também deve participar da agenda sobre o tema na ONU. Por isso, no evento foi discutido o compromisso de eliminar a tuberculose até 2030. Atualmente, a tuberculose mata 14 pessoas por dia no Brasil, segundo dado recente divulgado pelo Ministério da Saúde. Em 2021, foram mais de 5 mil mortes.
Unisc realiza Seminário Regional de Atualização em Tuberculose
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) e a 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR) organizam o Seminário Regional de Atualização em Tuberculose. O evento ocorre no próximo dia 27, das 13h30 às 17h30, no auditório do bloco 18 da Unisc, e é aberto à comunidade.
“Esse ano retomamos a atividade, com esse seminário de atualização como uma forma de capacitar e de trazer, efetivamente, as atualizações que o Ministério da Saúde tem recomendado em relação ao controle da tuberculose no Brasil”, explica a organizadora das atividades, pesquisadora na área de tuberculose e professora da Unisc, Lia Possuelo.
Durante o seminário, a programação vai contar com o debate dos seguintes temas:
“Atualização no manejo clínico e tratamentos disponíveis para tuberculose e ILTB”. Neste painel colaboram: Aline Goulart (Hospital Sanatório Partenon), Priscila Zago (Hospital Sanatório Partenon) e Sabrina Godoy (Hospital Sanatório Partenon).
“Fluxos e diretrizes para o controle da tuberculose”, ministrado por Rosa Castro.
“Epidemiologia e diagnóstico da tuberculose na 13ª CRS” por Daniela Becker e Lia Possuelo, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS).
Pesquisadores do PPGPS publicam e-book produzido na disciplina de Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar
Foi publicado o nono e-book lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), intitulado “Múltiplos saberes em promoção da saúde”. O livro foi escrito por graduandos, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos, além de egressos e pesquisadores alinhados ao Programa.
Nele, o leitor pode buscar áreas de interesse individualmente com informações atualizadas sobre Promoção da Saúde. Os capítulos trazem temáticas que visam aspectos promotores de saúde e qualidade de vida às populações, por meio de escritas acessíveis que viabilizam maior disseminação e popularização das ciências e pesquisas desenvolvidas no meio universitário.
O e-book, composto por 13 breves capítulos, foi organizado por Guilherme Mocelin, Letícia Welser, Cézane Priscila Reuter Silvia e Isabel Rech Franke.
Para baixar gratuitamente, clique aqui
PPGPS participa do XIV Sul Encontro de Controle de Infecção
Ocorreu nos dias 13 e 14 de abril, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o XIV Sul Encontro de Controle de Infecção. O evento científico busca fomentar as discussões e conversas informais que propiciam trocas de experiências para a identificação de práticas.
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc foi parceiro do encontro. Na abertura, participaram a docente Jane Renner e vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim. Já a doutoranda Eliane Carlosso Krummenauer e o professor Marcelo Carneiro fizeram parte da comissão organizadora.
Alguns dos temas abordados foram: antimicrobial stewardship, higiene das mãos, resistência microbiana, importância do ambiente na prevenção das infecções, controle de infecção em anestesiologia e centro cirúrgico, antissépticos, resistência microbiana além do hospital, prevenção e critérios das IRAS e terapia infusional.
O evento contou com a participação de alunos e profissionais da saúde, bem como estudantes da região que poderam seguir o caminho de controladores de infecção. O Sul Encontro de Controle de Infecções é um dos principais e mais tradicionais eventos sobre o tema no Brasil, sendo realizado desde 1993.
O PPGPS demonstrou compromisso em contribuir para o avanço da ciência e melhoria da saúde da população.
Professoras da Unisc publicam artigo na revista científica Nature
As professoras do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cézane Priscila Reuter e Jane Dagmar Pollo Renner, publicaram um artigo no periódico Nature. O texto faz parte do NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), uma rede mundial de pesquisadores da saúde que fornece informações sobre os principais fatores de risco para doenças não transmissíveis. O estudo tem a participação de grupos de pesquisa do Brasil, incluindo dados de crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul, por meio do projeto “Saúde dos Escolares”, coordenado pelas docentes.
A publicação contou com 2.325 estudos de base populacional, com medidas de altura e peso de 71 milhões de participantes, para relatar o índice de massa corporal (IMC) de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos em 200 países e territórios urbanos e rurais. A análise compreendeu o período de 1990 a 2020.
Os resultados demonstram que, em 1990, crianças e adolescentes que residiam nas cidades eram mais altos do que os que residiam na zona rural, exceto em alguns países de alta renda. Em 2020, a vantagem da altura urbana tornou-se menor na maioria dos países e, em muitos países ocidentais de alta renda, reverteu-se em uma pequena desvantagem. A exceção foi para os meninos na maioria dos países da África subsaariana e em alguns países da Oceania, sul da Ásia e região da Ásia central, Oriente Médio e norte da África. Nesses países, meninos de áreas rurais não ganharam altura ou possivelmente ficaram mais baixos.
Em síntese, o estudo mostrou que, em grande parte do mundo, as vantagens de crescimento e desenvolvimento de viver nas cidades diminuíram no século XXI, enquanto em grande parte da África subsaariana elas se ampliaram.
Os dados são considerados importantes, pois o crescimento e o desenvolvimento saudáveis nessas idades ajudam a consolidar os ganhos e mitigar as inadequações desde a primeira infância e vice-versa, com implicações ao longo da vida para a saúde e o bem-estar. Além disso, juntamente com evidências sobre a eficácia de intervenções e políticas específicas, é possível selecionar e priorizar políticas e programas que promovam a saúde e a equidade em saúde, tanto para a crescente população urbana quanto para as crianças das áreas rurais. Dados globais consistentes também ajudam a comparar países e territórios e aprender lições sobre boas práticas.
Para ler o artigo, acesse:
https://www.nature.com/articles/s41586-023-05772-8
Professoras Cézane e Jane
Projeto do PPGPS da Unisc tem experiência homologada em edital da Organização Pan Americana de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde
O projeto “Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul” foi contemplado no edital “5º Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde” da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Saúde. O trabalho tem como objetivo analisar os processos envolvidos e descrever o percurso da implementação da CIF em um Serviço Especializado de Referência Regional em Reabilitação Física do SUS do Rio Grande do Sul.
Este edital visa contribuir, sistematizar e reconhecer os sucessos da participação social e o engajamento nas políticas e práticas voltadas para a melhoria dos serviços de saúde. Além disso, se propõe a gerar trocas e aprendizado entre os atores sociais envolvidos que fortalecem a ação local e regional, nacional ou internacional. Essas experiências são agrupadas em dois eixos temáticos: Eixo A - Participação e controle social em políticas públicas de saúde, no qual o projeto concorreu; e Eixo B - Participação e engajamento comunitário em práticas de saúde. O laboratório de Inovação irá realizar encontros virtuais até abril de 2023. Para o mês de maio, está previsto um seminário de encerramento.
Participaram do edital projetos representantes de nove países da América Latina, sendo 102 projetos somente do Brasil. A nível estadual, o projeto da CIF ficou entre os sete selecionados. Na elaboração do relato da experiência estão a coordenadora do projeto, Suzane Beatriz Frantz Krug, docente do Departamento de Ciências da Saúde e do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS); a subcoordenadora do projeto Camila Dubow, docente do Departamento de Ciências da Saúde e doutoranda do PPGPS; e as bolsistas de iniciação científica, acadêmicas Ana Carolina Bienert, Luci Helen Alvez Freitas e Vitória Gelsdorf Dumke.
Para mais informações, acesse o link do evento: https://apsredes.org/liscns/
Projeto 'Vale a Vida' é premiado por inovação na III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc
Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) foram premiados na III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da instituição. O prêmio de inovação na área de ciências Humanas foi concedido ao trabalho intitulado "Desqualificação da vida e da saúde mental: rastros da Covid-19", desenvolvido pelas acadêmicas de psicologia Kayla Niandra da Silva, Camyla Piel e Blanka Pereira Finoketti, pela doutoranda Letiane de Souza Machado (PPGPS) e pelas docentes Edna Linhares Garcia (PPGPS e Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGPSI)) e Silvia Coutinho Areosa (PPGPSI).
O projeto “Vale a Vida”, do qual o trabalho é um recorte, disponibilizou a telepsicoterapia como ferramenta de auxílio durante a pandemia. Foram levantados dados demográficos por meio de questionários aplicados no projeto, a partir da pergunta "Desde o início da quarentena algum desses aspectos da sua vida mudou?", com os participantes podendo responder de forma objetiva se "aumentou", "diminuiu", "ficou igual" ou "não se aplica".
Os participantes também classificaram sua saúde mental de acordo com sua percepção, antes e após a quarentena em "muito boa", "boa", "justa", "fraca" e "muito fraca". O estudo contou com 156 participantes e os dados coletados foram tabulados e, subsequentemente, foi realizada a análise descritiva e de percentual dos resultados.
Segundo o estudo, a pandemia reduziu as possibilidades dos indivíduos exercerem a autonomia, o convívio e hábitos do dia a dia, trazendo consequências à saúde desta população. Vindo ao encontro destes resultados, a percepção dos participantes acerca de sua saúde mental antes da pandemia era em sua maioria "boa" ou "muito boa" (46%); já após a quarentena, 84,6% dos participantes perceberam sua saúde mental como "fraca" ou "muito fraca". Dessa forma, entende-se que a saúde mental dos participantes foi intensamente prejudicada pela pandemia e por suas consequências, havendo alterações nos hábitos, rotina e convívio social.
O trabalho destaca a importância de considerar as implicações da doença no cenário social e subjetivo da população, não apenas os efeitos biológicos e estatísticos. A pandemia aumentou não só a precarização dos serviços de saúde pública, como também deixou de herança uma maior demanda por saúde mental. Assim, são necessárias políticas de promoção e prevenção em saúde, visando mitigar as consequências da pandemia, bem como a adoção de ferramentas que deem conta dessas novas demandas, como a telepsicoterapia, servindo de suporte aos serviços públicos.
A premiação na III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia ocorreu em 23 de março de 2023 e as autoras foram contempladas com uma publicação de artigo baseado no resumo. O manuscrito será publicado na Revista Jovens Pesquisadores da Unisc.
Revista Interdisciplinar em Promoção da Saúde é reconhecida com a classificação B2 no Qualis Capes
A Revista Interdisciplinar em Promoção da Saúde (RIPS) recebeu a nova classificação B2 no Qualis Capes. Esse é um reconhecimento do trabalho e da dedicação editorial da revista, que busca sempre oferecer aos leitores e autores um ambiente de qualidade e rigor científico.
O Qualis Capes é um sistema de avaliação de periódicos científicos utilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar a qualidade das publicações científicas. A classificação é feita de acordo com critérios como o impacto na área de conhecimento, o nível de internacionalização, a qualidade editorial e a relevância para o desenvolvimento da ciência no país.
A classificação B2 representa um reconhecimento significativo para a RIPS, pois confirma o compromisso da revista com a excelência editorial e a contribuição para o avanço da pesquisa em promoção da saúde e áreas afins.
A Equipe Editorial da RIPS é formada pelas Editoras Chefe Prof ª Suzane Beatriz Krug e Prof ª Dulciane Nunes Paiva, pelos graduandos em medicina Iagro Cesar de Almeida e Laura Schmidt Rizzi (bolsista PUIC-Revistas), pela mestranda Nathalia Quaiatto Félix (PPGPS - PROSUC I) e pelas doutorandas Letiane de Souza Machado (PPGPS - PROSUC I) e Carina Corrêa (PPGPS - PROSUC II).
Agradecemos a todos os autores, editores e revisores que contribuíram para o sucesso da RIPS.
Acesse nossas edições para conhecer os trabalhos ou consulte as informações para autores e saiba como publicar conosco.
Link da matéria original: https://www.portal.cardiol.br/post/a-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-obesidade-e-o-aumento-de-hipertens%C3%A3o-em-crian%C3%A7as-e-adolescentes
A relação entre obesidade e o aumento de hipertensão em crianças e adolescentes
Atualizado: 3 de mar.
Um projeto de saúde, que acompanha um grupo de jovens no sul do país, acaba de divulgar um novo artigo com dados importantes a respeito da hipertensão infantil.
Em meio à crescente da obesidade, que apresenta cada vez mais dados alarmantes, a comunidade científica vem notando um aumento nos índices de hipertensão em crianças e adolescentes.
“Indivíduos com valores mais altos de Índice de Massa Corporal (IMC), Circunferência da Cintura (CC) e Percentual de Gordura (%GC) no baseline (coleta inicial) apresentaram maior probabilidade de desenvolverem hipertensão após 3 anos, sugerindo a importância da adiposidade neste processo, mesmo em uma população tão jovem”, diz Leticia.
Ex-aluno da promoção da Saúde pela Unisc é aprovado no doutorado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
Graduado em Enfermagem, pesquisador concentra seus estudos sobre o envelhecimento humano
O ex-mestrando Guilherme Mocelin foi aprovado no doutorado de Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As aulas iniciaram no dia 1º de março. O acadêmico, que desde sempre buscou concentrar a sua pesquisa acerca do envelhecimento humano, está feliz com essa nova etapa e espera melhorar a compreensão da sociedade frente à terceira idade. “Entendo que as expectativas de vida têm aumentado significativamente e, por isso, precisamos preparar espaços e comunidades para essas pessoas”, diz.
Graduado em enfermagem pela Unisc, com conclusão do mestrado em Promoção da Saúde no ano passado, Guilherme ampliou em suas últimas pesquisas o tema do trabalho de profissionais idosos na saúde, abrangendo 13 municípios do Rio Grande do Sul.
O resultado da pesquisa também proporcionou o I Encontro de Saúde, Envelhecimento e Trabalho, proposto como um dos produtos técnicos da dissertação de Guilherme. O evento ocorreu em novembro, na Unisc, e contou com palestrantes de renome nacional e internacional.
Pronto para uma nova fase, o acadêmico agradece a Unisc por toda trajetória trilhada na universidade. Em suas palavras: “A instituição tem o peso de uma profissão. E o peso dela é a relação que essa profissão é capaz de desenvolver na sociedade para uma mudança positiva”, reflete Guilherme, grato principalmente ao corpo docente, fundamental para trilhar a área acadêmica.
Mestranda em Promoção da Saúde realiza intercâmbio na Palestina
Fisioterapeuta estudou na Al-Quds University de setembro a dezembro de 2022
A aluna Kamila Mohammad Kamal Mansour do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc),realizou um intercâmbio na Palestina no segundo semestre de 2022. O objetivo da troca foi viver experiências para a fisioterapeuta agregar em seu campo profissional na área da promoção da saúde.
Kamila é descendentes de palestinos e optou pela Palestina porque queria conhecer o seu sistema de saúde educacional. Mesmo que o país esteja em conflito de guerra, isso não trouxe receio para que o intercâmbio fosse realizado no país. De setembro a dezembro de 2022, ela cursou disciplinas na Al-Quds University e se comunicou em inglês e árabe.
Para a estudante, a experiência foi muito válida porque conseguiu fazer networking, além de perceber as potencialidades que um local tem e consequentemente se adaptar. “Como o meu conhecimento pode ajudar e agregar em diferentes cenários”, reflete a aluna que também agradece a Unisc que foi fundamental para ajudar a construir o seu currículo e lhe deu experiências.
Atualmente, a pesquisa da aluna do PPGPS, sob orientação da professora Cézane Reuter, busca investigar o risco cardiovascular em crianças e adolescentes.
Doutoranda em Promoção da Saúde pela Unisc realiza intercâmbio internacional
Um dos objetivos foi conhecer serviços de saúde no Chile
A doutoranda Eliane Carlosso Krummenauer e o professor Marcelo Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizaram um intercâmbio de 15 dias nas cidades de Santiago, Valparaíso e Viña Del Mar, no Chile. O objetivo dessa visita, além de aprimorar o espanhol, foi visitar serviços de saúde e ensino, estreitar laços de parceria acadêmica com pesquisadores da universidade e conhecer os aspectos culturais do país.
A organização do programa foi realizada pela Universidade de Valparaiso, por meio da professora Pola Brenner. Eliane e o professor Marcelo conheceram o Programa Nacional de Infecções Associadas à Assistência à Saúde (Iaas), acreditação em Iaas, hospitais e clínicas de atendimento à saúde, a fim de conhecer os programas locais de Iaas e Programas de Gerenciamento de Antimicrobianos (Proa). Ainda, o curso de pós-graduação em Iaas da Universidade de Valparaiso, bem como a estruturação de laboratórios de microbiologia.
Para a doutoranda, a experiência foi muita rica, pois além de conhecer uma outra realidade de saúde e cultura, a qual possibilitou uma visão ampliada do conhecimento, aconteceram muitas trocas de experiências entre os serviços e instituições. Ainda, oportunizou reconhecer as ações do Proa no Chile, que é tema da tese dela no Brasil. Com essa aproximação, foram firmadas novas colaborações e parcerias internacionais.
Por: Bruna Ortiz Lovato.
Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde da Unisc lança documentário com narrativas do Serviço de Reabilitação Física
O documentário pode ser assistido pela plataforma do Instagram do projeto
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde (GEPS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) lança o documentário “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul”. Trata-se de um dos produtos técnicos do projeto Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul. O projeto foi contemplado na Chamada Decit/SCTIE/MS-CNPq-08/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).
O documentário, gravado na Unisc, foi organizado pela professora e coordenadora do projeto Suzane Beatriz Frantz Krug e pela doutoranda e sub-coordenadora Camila Dubow. Tem caráter de transmissão, onde bolsistas, docentes, profissionais da saúde e usuários do serviço narram a experiência e a trajetória dentro do Serviço de Reabilitação Física (SRFis), entendendo os princípios da CIF que colaboram para o processo de trabalho e promoção da saúde.
Além disso, são abordadas as diferentes formas de funcionamento desse serviço, por meio da triagem e da concessão de órteses e próteses. O produto técnico ampliou os olhares para os bolsistas enquanto promoção da saúde e para o usuário a partir da inserção de métodos de avaliação que estabelecem uma linguagem neutra e universal para comunicação multidisciplinar.
O documentário pode ser assistido pela plataforma do Instagram do projeto @ppsuscifunisc. Ainda, foi também lançado outro produto técnico pelo grupo, um e-book para refletir sobre a abordagem à saúde da pessoa com deficiência.
PPGPS da Unisc participa do Fórum das Comissões de Autoavaliação dos Programas de
Pós-Graduação em Promoção da Saúde
O evento buscou discutir ações essenciais à promoção da área da saúde
No último dia 6, o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou do VI Fórum das Comissões de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. Promovido pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Santa Maria, o evento ocorreu em formato online e foi transmitido ao vivo pelo Youtube (clique aqui).
O fórum buscou discutir ações essenciais à promoção da saúde. Na conversa, professores de diferentes universidades compartilharam experiências e abordaram as práticas de autoavaliação na área.
O diretor da Ulbra Santa Maria, Mauro Luiz Cervi, presidiu a abertura do evento e, em poucas palavras, reforçou a importância do fórum. Após, a coordenadora do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade da Ulbra Santa Maria, Ana Maria Pujol Vieira dos Santos, destacou a relevância do encontro em promover discussões e reflexões em prol da saúde, inclusão e justiça.
Seguindo a fala, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Leides Moura abordou um pouco do caminho percorrido pela docente e demais professores para a criação da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) em 2018. Além disso, reforçou o foco das universidades em ampliar a rede local. “Assim, vai fortalecer a regional e que também pode trazer uma grande força para construir de fato a rede brasileira de promotores da saúde”.
Na sequência, André Viera, professor da Ulbra Santa Maria, falou da agenda Ulbra Promotora da Saúde. Ainda participaram do fórum a coordenadora do programa na Unisc, professora Jane Dagmar Pollo Renner; Maysa Venturoso Gongora Buckeridge (Unifren); a professora Mirian Ueda Yamaguchi (UniCesumar); a docente Elisabete Agrela de Andrade (Unasp) e Marcela Maria Birolim (Uniguairacá).
Uma novidade também foi compartilhada pela coordenadora do programa na Unisc, professora Jane. Segundo ela, o PPGPS está em tratativas para a filiação na Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (Rebraups).
Seminário Científico do PPGPS articula pesquisa, extensão, inserção comunitária e internacionalização
Com o foco na interdisciplinaridade, o evento envolveu as diversas formações
profissionais focadas na promoção da saúde
Nos dias 17 e 18 de novembro de 2022, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com o Mestrado Profissional em Psicologia, realizou o evento “Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde” - IX Seminário Científico do PPGPS, Encontro de Saúde, Envelhecimento e Trabalho, III Encontro Interdisciplinar Internacional em Promoção da Saúde e o XII Fórum de Discussão sobre Drogas: trançando caminhos pela educação em saúde.
Com o foco na interdisciplinaridade, o evento envolveu as diversas formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações. Assim, favorecendo a reflexão, inovação, internacionalização, registro e práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento.
O evento foi presidido pela coordenadora do PPGPS, professora Jane Dagmar Pollo Renner; e pela professora Edna Linhares Garcia. Professores, mestrandos e doutorandos do PPGPS compuseram a comissão organizadora, que também teve apoio do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (GRUPAD).
Ao total, sete mesas redondas, uma palestra de abertura, uma roda de conversa e um círculo de diálogo compuseram a programação do evento, que contou com a participação de 23 palestrantes e 10 moderadores, sendo três estrangeiros: a professora Marlene F. Macaya Sazo (Universidad Catolica Del Maule, Chile), o professor Cristian Álvarez (Universidad Andres Bello, Chile) e a professora Karin Allor Pfeiffer (Michigan State University, Estados Unidos).
A palestra de abertura foi proferida por Patrícia Morsch, assessora regional em envelhecimento saudável do Departamento de Família, Promoção à Saúde e Curso de Vida na sede da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), em Washington (EUA). Também participaram como palestrantes o professor Ângelo José Gonçalves Bos (PPG em Gerontologia Biomédica da PUC-RS), o professor Alexandre Kalache (International Longevity Centre Brazil (ILC-Brazil); Co-director, Age Friendly Institute, Boston; International Federation of Ageing Director Board; HelpAge International Global Ambassador on Ageing), o professor Juvenal Soares Dias da Costa (PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos), a professora Flávia Blikstein (Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP) e a professora Thaís Cidália Vieira Gogonzac (Universidade Estadual de Goiás).
Para encerrar o evento, na noite do dia 18, ocorreu a mostra científica do PPGPS, com apresentação de resumos e artigos, que objetivou socializar trabalhos e estudos de mestrandos, doutorandos, egressos do programa e demais membros acadêmicos.
Ao total, foram apresentados 84 trabalhos, distribuídos em nove salas, compreendendo sete eixos temáticos: 1 - Políticas Públicas, demandas sociais, saúde e territórios; 2 - Saúde do trabalhador e processos organizacionais; 3 - Promoção de saúde e prevenção ao uso de drogas e riscos de suicídios; 4 - Vulnerabilidades e saúde em tempos de pandemia; 5 - Saúde do escolar; 6 - Estilo de vida e promoção da saúde e 7 - Inovação em saúde. Foram premiados seis trabalhos: três na categoria resumo e três na categoria artigo completo.
O evento teve o apoio de empresas da região, como Unimed - Vale do Taquari e Rio Pardo, Xalingo, Prá-Vida, Naturvida, Suavidad, Clip Graffite, Brincasa, Padaria e Confeitaria Santa Delícias, Seu Empório - Queijos e Vinhos, Wein Haus e Supermercado Miller.
Unisc promove o I Encontro de Saúde, Envelhecimento e Trabalho
Evento discutiu os formatos de velhice e de envelhecer com olhar nos novos modelos e de força de trabalho
No último dia 17, ocorreu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o I Encontro de Saúde, Envelhecimento e Trabalho, proposto como um dos produtos técnicos da dissertação do mestrando Guilherme Mocelin, sob a orientação da professora Suzane Beatriz Frantz Krug. O evento foi desenvolvido em parceria com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS), 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região dos Vales (Cerest-Vales).
O evento, além de estimular reflexões sobre os novos formatos de envelhecer da população, também buscou tensionar as singularidades as quais cada pessoa avança no curso da vida. “Os pluralismos e desafios que nos atravessam, ao mesmo tempo que demonstram um importante avançando para o contexto, com o expressivo e crescente número de idoso, nos deixa perante um importante impasse que é: repensar um meio que envelhece e precisa de novos formatos para que sejam capazes de o fazer com saúde, pertencimento social e qualidade de vida”, diz Mocelin.
Ainda, foram abordados assuntos que permitiram um novo olhar dos trabalhadores idosos, com foco do campo da saúde. “Buscou-se colocar a vitrine a temática para que ela seja discutida e pensada sob às populações que envelhecem a passos largos, de modo que um dia, se o curso da vida for respeitado, todos seremos idosos e possivelmente precisaremos trabalhar por causa das condições econômicas que vem sendo traçada.”
O evento contou com palestrantes de renome nacional e internacional que trouxeram importantes reflexões sobre a temática. Os convidados foram a professora Maria de Lourdes Bernartt; professor Ângelo José Gonçalves Bos; professor Alexandre Kalache; professora Hildegard Hedwig Pohl; professora Suzane Beatriz Frantz Krug; psicóloga Patrícia de Souza Fagundes; e o mestrando Guilherme Mocelin.
*Com informações do mestrando Guilherme Mocelin
RIPS participa da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia
Foi apresentado o resumo intitulado "Caracterização do perfil das publicações sobre a Covid-19 na Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde"
A Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde (RIPS) participou da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A RIPS, que há 4 anos integra o grupo de Revistas do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde, contou com a acadêmica de medicina e bolsista Laura Schmidt Rizzi (PUIC-Revistas) para apresentar resumo intitulado "Caracterização do perfil das publicações sobre a Covid-19 na Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde".
A bolsista representou a Equipe Editorial RIPS, que desenvolveu em conjunto o texto. O objetivo do resumo foi caracterizar o perfil das publicações sobre a Covid-19 na RIPS, por meio de um levantamento das estatísticas da revista nesse período. Como principais conclusões, verificou-se um aumento das publicações sobre a Covid-19, abrangendo temas sobre as consequências da pandemia, sendo a prevenção o assunto menos abordado.
Ainda, percebeu-se um predomínio de revisões, devido a possível dificuldade de coleta de dados no período e a necessidade de investigar informações existentes. A temática “saúde mental” e “saúde pública” prevaleceram, podendo ser indicativo do aumento de quadros de ansiedade e depressão, bem como da necessidade de explorar o gerenciamento e assistência em saúde frente às consequências da pandemia.
O resumo contou com a colaboração do graduando em medicina Iagro Cesar de Almeida, a mestranda Nathalia Quaiatto Félix (PPGPS), a doutoranda Letiane de Souza Machado (PPGPS) e as docentes e editoras chefe, Suzane Beatriz Krug e Dulciane Nunes Paiva.
Unisc realiza o II Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional
Programação iniciou na manhã desta quarta, 9, e segue até a tarde desta quinta-feira, 10
Crédito das fotos: Bruna Lovato/Unisc
Começou na manhã desta quarta-feira, 9, o II Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional. O evento segue até esta quinta-feira, 10, e é promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com as Secretarias Estadual de Saúde (SES), de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), e com a Federação dos Conselhos da Comunidade do Rio Grande do Sul. No evento ainda ocorrem a IV Mostra Estadual de Experiências na Saúde Prisional; o XII Encontro Estadual de Conselhos da Comunidade; o II Encontro de Coordenadores da Política Estadual de Saúde Prisional; e o VIII Seminário de Políticas Prisionais e Direitos Humanos.
Na solenidade de abertura, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, enfatizou que a Unisc, enquanto universidade comunitária, é alicerçada na qualidade do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade. “E este tema, Sistema Prisional, está totalmente conectado com o nosso propósito.” Ele lembrou que em maio, a Unisc participou da inauguração de uma sala de Ensino a Distância no Presídio Regional de Santa Cruz. “Temos que dar condições de saúde, de vivência, de educação para pessoas que estão privadas de liberdade.”
O secretário Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, que participou da abertura e de outros debates ao longo do dia enfatizou a importância de estar discutindo o sistema prisional, soluções para ele, mas, acima de tudo, discutindo o envolvimento da sociedade, de como trazê-la, com seus diversos segmentos, para discutir o assunto. "Demonstra o compromisso público de todos nós, Estado e país, especialmente da sociedade compreendendo e entendendo que a pessoa privada de liberdade não tem que ser excluída, mas sim incluída. Somos o que somos no sistema prisional por conta de um processo de exclusão social que aconteceu ao longo de décadas.”
Ele ainda trouxe números com relação à formação da maioria dos detentos argumentando que 38% têm menos de 29 anos, e 62%, menos de 34 anos. “Quando 61% das pessoas privadas de liberdade no Rio Grande do Sul ainda não têm o Ensino Fundamental completo, quando 2% são analfabetas, de quem é a responsabilidade? Será que é só dessas pessoas ou da sociedade quando não investimos na valorização do professor, na educação que é porta de entrada para a mudança na vida de uma pessoa?”
Para ele, estar dentro da academia enfrentando o problema de frente, construindo políticas públicas de saúde, educação e trabalho prisional é mostrar o cumprimento da missão constitucional de promoção dos direitos humanos, da dignidade e construção de igualdade social.
Na abertura, estiveram ainda presentes a presidente da comissão organizadora do evento, professora da Unisc Lia Possuelo; o secretário de Governança e Relações Institucionais de Santa Cruz do Sul, Everton Oltramari; o diretor de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Sandro Abel Souza Barradas; o diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Péricles Nunes; o superintendente da Superintendência dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza; do Comitê Social de Enfrentamento da Tuberculose no RS, Neusa Heinzelmann; a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis; a delegada penitenciária da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo; e o diretor do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, Cristian Colovini.
Saiba mais
O congresso tem mais de 435 inscritos entre profissionais da saúde, segurança, estudantes, controle social e gestores. Ainda, um total de 40 trabalhos com apresentação em formato de pôster, dez trabalhos com apresentação oral, mais de 60 palestrantes/facilitadores/
Durante os dois dias, no Auditório Central da Unisc, acontecerão palestras, mesas redondas, workshops, mostras de experiências de saúde. Além disso, serão expostos artesanatos produzidos por pessoas privadas de liberdade de diversas regiões do Estado, mostra fotográfica, espaço para cuidados como massagem, meditação, floralterapia e oficina gastronômica. A programação completa pode ser conferida no site do Congresso.
Doutoranda em Promoção da Saúde participa de Congresso Brasileiro de Controle de Infecção
Durante o evento, ela participou de várias atividades científicas e ministrou três palestras
A doutoranda Eliane Carlosso Krummenauer, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e enfermeira coordenadora do Serviço de Controle de Infecção do Hospital Santa Cruz (HSC), participou do 18º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, em São Paulo. Durante o evento participou de várias atividades científicas. Entre elas, ministrou três palestras com os temas Controle de infecção em hemodinâmica: reuso de cateteres, riscos e desafios; Vigilância de eventos adversos infecciosos em endoscopia e o Papel da enfermagem no programa de stewardship.
Na ocasião, também colaborou com o lançamento da Rede Brasileira de Enfermeiros para o Enfrentamento da Resistência Antimicrobiana, onde foi discutido, com os demais profissionais, os temas prioritários da rede. Cooperou ainda em reuniões científicas da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção, além da apresentação de dois trabalhos científicos.
O evento contou com a participação de convidados nacionais e internacionais, abordando e discutindo temas como stewardship e resistência microbiana; higiene de mãos; diagnóstico e prevenção de infecções; processamento de produtos para a saúde; pandemia de Covid-19; identificação e medidas de controle de surtos, entre outros.
Pós-doutoranda do PPG em Promoção da Saúde participa de seminário internacional
O evento foi promovido pelo curso de Educação Física da Pontifícia Universidade
Católica de Valparaíso (PUCV), no Chile
No último dia 20 de outubro, Caroline Brand, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participou, de forma remota, da II Jornada de Investigação em Rendimento Físico e Saúde. O evento foi promovido pelo curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso (PUCV), no Chile.
A palestra tinha como tema “Aptidão física e fatores de risco cardiometabólicos em crianças e adolescentes”, e foram apresentadas algumas pesquisas desenvolvidas pelo grupo “Saúde dos Escolares”, sob coordenação da professora do PPGPS Cézane Priscila Reuter.
Mestranda em Promoção da Saúde pela Unisc propõe aplicativo para autocuidado de indivíduos diabéticos
O projeto de pesquisa foi estruturado com o objetivo de entender as interferências que a pandemia trouxe para o quadro de saúde de pessoas com diabetes tipo 2
Dentro da programação da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 28 de outubro, às 19 horas, de forma virtual, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a III Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.
Um dos estudos escolhidos tem como título “Aplicativo para o autocuidado de indivíduos diabéticos: métodos e trajetórias” da mestranda em Promoção da Saúde pela Unisc, Jordana Kich, com orientação das professoras Lia Possuelo e Andreia Rosane de Moura Valim. Jordana conta que a atenção à saúde do indivíduo com diabetes esteve presente na trajetória acadêmica dela desde a graduação. No mestrado, buscou continuar trabalhando com esta temática envolvendo aspectos da atualidade: Covid-19 e o uso de tecnologias.
“Dessa forma, o projeto de pesquisa foi estruturado com o objetivo de entender as interferências que a pandemia trouxe para o quadro de saúde destas pessoas - considerando que os diabéticos são classificados como grupo de risco para desenvolvimento mais grave da doença e também que muitos atendimentos, grupos de encontros e outras atividades foram reduzidas neste cenário - e potencializar o uso de ferramentas tecnológicas na atenção à saúde, com o desenvolvimento de um aplicativo para o autocuidado”, complementa Jordana.
Foram entrevistadas 174 pessoas diabéticas tipo 2, usuárias de serviços públicos ambulatoriais de saúde de Lajeado e de Santa Cruz do Sul, durante o primeiro semestre de 2022. “Foi possível identificar as interferências que a pandemia e o Covid-19 trouxeram para a saúde dos mesmos, a relação destes com o uso de tecnologias e aplicativos, bem como as principais dificuldades em relação ao autocuidado. Estas informações foram incorporadas na metodologia Design Science Research (DSR), auxiliando nas etapas de identificação e conscientização das classes de problemas que o aplicativo buscará solucionar.”
O aplicativo ainda está em construção. É executado em parceria com o Curso de Engenharia de Computação da Unisc, com o estudante Mateus Elias Gündel; com o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) da Unisc, com a professora Rejane Frozza; com a professora do Departamento de Ciências da Saúde da Unisc, Janine Koepp; e com a Corporación Universitaria Empresarial Alexander Von Humboldt (CUE/Colômbia); com os professores Mónica Lorena Tobón Clavijo e Maycon Cardenas.
Inscrições abertas
Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.
Unisc realiza o V Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde
O evento apresenta uma concepção de diferentes olhares sobre as investigações na área da atividade física e saúde
Fotos: Pâmela Lencina/Unisc
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do Curso de Educação Física, realiza o V Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde. As atividades iniciaram na terça-feira, 4, e seguem até quinta-feira, 6. O evento apresenta uma concepção de diferentes olhares sobre as investigações na área da atividade física e saúde, com a temática “Novos tempos para a Atividade Física: uma perspectiva de saúde global".
O objetivo principal é proporcionar um espaço de estudo e discussão, para a compreensão sobre as novas perspectivas e o novo cenário da atividade física para um futuro de seres humanos mais saudáveis e responsáveis pela vida. Também, fortalecer as relações e integrar pesquisadores, professores e estudantes, para a produção do conhecimento científico com impacto relevante. As inscrições podem ser feitas pelo site even3.com.br/ssbafs2022/ .
Programação:
Quarta-feira, 5
13h15 às 14 horas: O papel dos polifenóis no exercício físico, nutrição e metabolismo
13h30 às 14 horas: Credenciamento
14 horas às 15h30: Mesa Redonda VII: Atividade física, comportamento sedentário e o cenário da Educação Física escolar
14 horas às 15h30: Mesa Redonda VIII: Exercício Físico, Nutrição e Metabolismo
16 às 18 horas: Temas Livres
19 horas às 20h30: Mesa Redonda IX: Papel da atividade física na saúde do escolar: como prevenir a obesidade e as doenças cardiometabólicas?
19 horas às 20h30: Mesa Redonda X: Saúde da mulher e do trabalhador: atividade física para a qualidade de vida de portadores de doenças crônicas
Quinta-feira, 6
8h30 às 10 horas: Mesa Redonda XI: Atividade física, cognição e saúde mental
8h30 às 10 horas: Mesa Redonda XII: Ciência e Tecnologia: Medindo a atividade física e o comportamento sedentário
10h30 às 12h30: Cerimônia de encerramento e premiação dos melhores trabalhos: Prática e promoção da atividade física: desafios estruturais, familiares e sociais.
Professor da Unisc e diretor técnico do HSC participa de estudo sobre Covid-19 frente a novas variantes
Marcelo Carneiro participou do trabalho junto a outros 21 pesquisadores de instituições de saúde
O artigo Covid-19 e isolamento: riscos e implicações no cenário de novas variantes, que tem como um dos autores o médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, foi publicado na edição de setembro da revista científica The Brazilian Journal of Infectious Diseases, da Sociedade Brasileira de Doenças Infecciosas (SBI). Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O médico participou do trabalho junto a outros 21 pesquisadores de instituições de saúde de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco.
Em um contexto de recomendações relacionadas à redução do período de isolamento para pessoas que contraíram a Covid-19, o estudo consistiu em uma força-tarefa não sistemática para reavaliar os impactos dessas medidas. Nesse sentido, o trabalho buscou responder questões acerca de variantes do SARS-CoV-2, vacinas contra Covid-19, períodos de isolamento e quarentena, testes para encerrar o período de isolamento e o uso de máscara como forma de evitar o contágio.
O estudo concluiu que as vacinas contra a Covid-19 são eficazes para impedir a ocorrência de quadros graves e morte, mas não são tão eficientes no que se refere à prevenção de infecções pela variante Ômicron. Além disso, segundo o artigo, as estratégias de redução do período de isolamento devem considerar a situação epidemiológica da região geográfica, as características clínicas de cada indivíduo e o uso de máscara para proteção contra o coronavírus. Nesta mesma linha, o estudo atenta para a necessidade de avaliar com cautela o uso de testes para pôr fim ao período de isolamento.
Participação em evento da Anvisa
Marcelo Carneiro também participou de um seminário virtual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última segunda-feira, 29. Ao lado da médica paulista Rosana Richtmann, Carneiro palestrou sobre o gerenciamento do uso de antimicrobianos nos serviços de saúde.
Kimberly Samantha Ebert Lessing,
estagiária curricular do curso de Jornalismo da Unisc
No dia 29 de agosto de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Jenifer Grotto de Souza
Orientador: Dr. Valeriano Antonio Corbellini
No dia 23 de agosto de 2022 ocorreu a defesa do mestrando Deryck Aguiar Ribeiro
Parabéns a todos!!!
No dia 29 de julho de 2022 ocorreu a defesa do mestrando Patrik Nepomuceno
Aluna do PPGPS participa de Workshop sobre o papel do enfermeiro nos Programas de Gestão de Antimicrobianos
A doutoranda Eliane Carlosso Krummenauer, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou, dos dias 6 a 19 de maio e no dia 9 de junho, por meio de
plataforma on-line, de um Workshop sobre o papel do enfermeiro nos Programas de Gestão de Antimicrobianos. O evento foi organizado por membros do grupo de pesquisa PETIRAS – Políticas Públicas, Epidemiologia e Tecnologias em Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Participaram dos encontros, 26 enfermeiros atuantes em 28 instituições dos estados do Amazonas, Rondônia, Pará, Ceará, Bahia,
Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do SulO objetivo dos encontros foi identificar lacunas de pesquisa a serem preenchidas no cenário nacional, selecionar prioridades de investigação e desenvolver propostas para projetos de pesquisa a serem submetidos para busca de financiamento. Fizeram parte da equipe de coordenação do projeto no Brasil, os seguintes docentes: Viviane Cristina de Lima Gusmão (USP), Adriana Maria da Silva Felix (FM-Santa Casa de São Paulo), Caroline Lopes Ciofi Silva (UNICAMP), Ligia Maria Abraão (Américas), Rosely Moralez de Figueiredo (UFSCAR) e Maria Clara Padoveze (USP). Pesquisadores do Reino Unido e especialistas no tema, também contribuíram. Os participantes do workshop atuam tanto em serviços hospitalares, como ambulatoriais, atenção primária e ambientes acadêmicos, bem como conselhos de classe e associação de profissionais, cuja diversidade trouxe uma grande riqueza ao debate. E, com as produções desses eventos, serão publicados os resultados, o desenvolvimento de projetos de pesquisas e a criação de uma rede para o controle da resistência microbiana.
Doutorando da Unisc apresenta trabalho em evento internacional
A doutoranda Paula Lopes Gomide, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) da universidade, participou da 24th IUHPE World Conference on Health Promotion, entre os dias 15 e 19 de maio. O evento acontece a cada três anos, sendo que neste ano ocorreu em Montreal, no Canadá, excepcionalmente de forma online.
A conferência, organizada pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (IUHPE), em parceria com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Montreal (ESPUM), ofereceu uma oportunidade única para o levantamento de pesquisas e estratégias que objetivam o alinhamento de todas as políticas em torno da promoção da Saúde, bem-estar e equidade, temática esta eleita pela organização do evento nesta edição.
A doutoranda do PPGPS apresentou o trabalho “A presença da educação profissional para a promoção da saúde na Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, na mesa-redonda intitulada “Desenvolvimento Sustentável e Ecologia: aplicações e lições aprendidas” de autoria também de Camila Dubow, Guilherme Mocelin, Hildegard Hedwig Pohl, Mariana Portela de Assis, Morgana Pappen e Suzane Beatriz Frantz Krug.
Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da UNISC realiza aula internacional
A disciplina de Promoção da Saúde do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Mestrado e Doutorado (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) teve no dia 19 de maio uma aula internacional. A atividade foi intitulada ‘Saúde pública e privada no Chile: cenários e perspectivas’.
A disciplina é ministrada pelas professoras Edna Linhares Garcia e Suzane Beatriz Frantz Krug, enquanto a atividade especial foi conduzida pela professora Marlenne Macaya Sazo da Universidade Católica del Maule, do Chile.
Marlenne abordou aspectos do sistema público e do sistema privado de saúde, legislações, ações e programas de assistência à saúde desenvolvidos no Chile. A atividade de internacionalização contou com o apoio do setor de Assessoria Internacional da Unisc e teve a participação de alunos e professores de outros cursos de graduação da área da saúde.
Luana Schweikart,
Estagiária de Jornalismo
Supervisionada pelas jornalistas Tatiane Luci Rodrigues MTE 15154 e Bruna Ortiz Lovato, MTB 14152
Doutorandas em Promoção da Saúde contam experiências de intercâmbios internacionais
Com o objetivo de promover uma aproximação entre os estudantes de mestrado e doutorado em Promoção da Saúde com as possibilidades de internacionalização, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) convidou duas doutorandas para apresentarem as experiências de intercâmbio internacional. As doutorandas Letícia Welser e Diene da Silva Schlickmann - já mestras pelo Programa - falaram para os alunos da disciplina de Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar do PPGPS.
Em uma apresentação em Língua Inglesa, a doutoranda Letícia Welser inicialmente falou sobre a pesquisa, realizada ainda durante o mestrado, trazendo resultados com dados de crianças e adolescentes de Santa Cruz do Sul, comparados a uma amostra internacional padronizada, de diversos países.
Letícia contou sobre o intercâmbio de um mês na cidade de Vancouver/Canadá, no intuito de realizar um curso para aprimorar o inglês. Ainda, a visita técnica de 21 dias na Michigan State University, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Na oportunidade, a doutoranda fortaleceu os laços de parceria acadêmica com uma pesquisadora americana e a acompanhou em diversas atividades incluindo aulas de graduação, palestras e na rotina nos laboratórios que lá coordena. “Todos deveriam ter a oportunidade de conhecer outros países, diferentes línguas e culturas. Para mim o meu intercâmbio foi uma experiência maravilhosa e a realização de um grande sonho”, relata Letícia.
Já a doutoranda Diene da Silva Schlickmann, realizou a palestra na Língua Espanhola, explanando sobre a colaboração que teve com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) para a coleta de dados com praticantes de exercícios físicos em centros fitness de Madri/Espanha para a tese de doutorado.
Na oportunidade, a doutoranda falou sobre a experiência e os desafios em realizar uma pesquisa internacional. Diene enfatizou ainda que o intercâmbio foi fundamental para ampliar a compreensão sobre alguns fatores relacionados à pesquisa que desenvolve, além de aprimorar o espanhol.
Segundo Diene a vivência com esse intercâmbio não se restringiu ao meio acadêmico, mas também possibilitou incríveis experiências pessoais e profissionais. “Hoje sou uma pessoa totalmente transformada, com uma visão mais ampliada do conhecimento e mais confiante de mim mesma.”
Kamila Mansour, que está iniciando o mestrado e é aluna da disciplina, observou que ver colegas contando sobre experiências próprias é um grande incentivo. “Ainda, saber que é possível fazer parte da formação no exterior e que isso irá enriquecer e diferenciar nosso currículo, tenho muita vontade de vivenciar isso”. Kamila ainda frisou a importância do apoio e do incentivo do corpo docente do PPGPS para possibilitar estas experiências.
As professoras da disciplina de Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar, Silvia Isabel Rech Franke e Cézane Priscila Reuter, ressaltaram que aproximar os alunos destas experiências é uma maneira de mostrar as possibilidades que o PPGPS oferece para uma vivência de intercâmbio internacional e incentivar novas colaborações e parcerias internacionais.
PESQUISA REALIZADA NO HOSPITAL SANTA CRUZ E PPGPS É PUBLICADA EM REVISTA INTERNACIONAL DE RELEVO
Foi publicado na revista Trials, o protocolo de pesquisa multicêntrica sobre a segurança e eficácia da máscara de mergulho adaptada para ventilação não-invasiva (VNI). Trata-se de estudo pioneiro em pacientes em insuficiência respiratória com ou sem Covid-19 admitidos no Hospital Otávio de Freitas e Hospital do Agreste (Recife-PE) e no Hospital Santa Cruz (HSC) (Santa Cruz do Sul – RS), sendo o HSC o centro coordenador da pesquisa.
A pesquisa é coordenada pela Profa. Dulciane Paiva, do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e do Curso de Fisioterapia da UNISC e tem a colaboração de importantes pesquisadores como as Profa. Patricia Érika de Melo Marinho e Juliana Fernandes do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFPE, Dr. Carlos Fernando Drumond Dornelles (HSC) e as Mestrandas Litiele Evelin Wagner (UFRGS) e Sonia Elvira dos Santos Marinho (UFPE), tendo originado dois trabalhos de cursos de graduação e duas dissertações de mestrado. Conta ainda com a colaboração de bolsistas PUIC, FAPERGS, CNPQ e CNPq IT.
A pesquisa foi premiada no III Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica da Associação Brasileira de Medicina de Emergência em setembro de 2021 e foi destaque no evento da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs 2021) e, nesse ano de 2022, publicada em uma revista internacional de alto impacto e de grande visibilidade mundial, o que garantirá o acesso à comunidade científica global.
Segundo Dulciane, “o reconhecimento da relevância desta pesquisa reside no fato de investigar a viabilidade de uma nova interface para aplicação da VNI que permita maior vedação à face do paciente, conforto e aceitação igual a das máscaras orofaciais já tradicionalmente utilizada, que é a máscara orofacial. Além desse aspecto, a VNI tem sido amplamente utilizada como método para melhorar a aeração pulmonar e evitar a evolução para a intubação do paciente e, a publicação em revista científica de relevo, representa uma grande conquista, fruto de todo esforço e dedicação dos profissionais envolvidos que acreditaram no potencial de uso efetivo do equipamento e nos benefícios que ele acabou trazendo aos pacientes. Um orgulho para a UNISC, para o PPGPS, para o HSC e para a equipe envolvida no estudo.
Brincando e aprendendo sobre o SUS: Educar-se recebe GRUPAD e o jogo “Caminhos do SUS”
No dia 31 de março de 2022 uma das turmas de 9º ano da escola Educar-se pode se divertir e aprender sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) jogando o “Caminhos do SUS”. O jogo surgiu a partir do trabalho do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (GRUPAD), no projeto intitulado “Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul”. Esse grupo, que desenvolve diversas ações na comunidade sobre o tema das drogas na adolescência, sendo coordenado pela Profª Edna Linhares Garcia, docente do Departamento de ciências da saúde, do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul.
O “Caminhos do SUS” é um jogo analógico e de tabuleiro que, de forma lúdica, requer que o jogador adote um planejamento para percorrer os caminhos da rede, construindo conhecimento quanto aos serviços e ao fluxo de atendimentos. O tabuleiro representa a cidade de Santa Cruz do Sul, com diferentes serviços e dispositivos de cuidado intersetoriais. Durante a ação na escola, as alunas de Psicologia e a doutoranda Letiane de Souza Machado do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde - UNISC (PPGPS), que integram o GRUPAD, apresentaram um material expositivo, a fim de explicar o funcionamento do jogo, como o objetivo, as regras e os modos de jogar. Os escolares dividiram-se em grupos e contaram com o apoio das aplicadoras para auxiliar nas possíveis dúvidas.
Para jogar, cada participante recebe uma carta missão, em que é exemplificada uma situação cotidiana, como um familiar que deseja parar de fumar ou um colega com problemas relacionados à saúde mental e à suspeita de violência sexual. A partir disso, o jogador percorre diversos serviços de saúde, de educação, e outros locais, a fim de completar sua missão. Este dispositivo se constitui como um recurso tecnológico de potência no trabalho com adolescentes, contribuindo para a interação e para a aprendizagem. Assim, o jogo busca promover a autonomia do jovem, colocando-o em contato com a própria saúde e educação.
A experiência com a turma foi exitosa, todos alunos colaboraram e cumpriram as propostas do jogo de forma entusiasmada. As cartas “desafio”, que fazem parte do jogo, demandaram que os alunos, de forma coletiva, encenassem situações de emergência do cotidiano, como ligar para o número correto dos bombeiros em caso de incêndio. Por meio deste espaço foi possível aproximar os adolescentes aos serviços de saúde e de assistência social do município, visto que a maior parte dos alunos desconhecia esses locais.
A aplicação do “Caminhos do SUS'' na escola Educar-se foi possibilitada pelo contato com a Diretora Cristiane Iserhard Machado, a Vice-diretora Karen da Costa Sippel, a Orientadora educacional Caroline Kipper de Lara e a Psicóloga Daniela Roberta Haas. Que comentaram "o jogo Caminhos do SUS possibilita que os jovens vivenciem experiências significativas, que os colocam como protagonistas de situações reais e desafiadoras. Através destas situações, os jovens são provocados a se posicionarem e tomarem decisões". O grupo agora se prepara para a próxima prática de jogo na escola, que acontecerá no dia 05 de maio com as turmas do Ensino Médio.
O apoio e fomento financeiro para realização do jogo e das aplicações vieram a partir da FAPERGS em um edital do PPSUS (2017) e do CNPq, além dos parceiros: UNISC, PPGPS, Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas (COMAD), Programa Saúde na Escola (PSE), Secretarias de Educação do Município e do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas.
Unisc realiza monitoramento e faz teste de Covid-19 em 540 estudantes
Mari Ângela Gaedke/Unisc
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciou nessa segunda-feira, 21, a pesquisa Monitoramento da prevalência de SARS-CoV-2 em estudantes do ensino superior presencial da Unisc. O objetivo é monitorar a prevalência de Covid-19 entre os estudantes da universidade, no retorno gradual às atividades presenciais. Até sexta-feira, 25, serão feitos 540 testes rápidos de antígeno.
No ano passado, em setembro e outubro, foram feitas duas etapas do projeto, com a testagem de 1.080 estudantes, sendo que não foram detectados casos positivos. “Como era um momento de baixa circulação viral, optamos por fazer uma nova etapa neste ano, quando a universidade retornou totalmente à presencialidade”, explica a professora e integrante da equipe técnica da pesquisa, Mari Ângela Gaedke.
Por enquanto, ainda não há previsão de quando será feita a quarta etapa. “Tudo depende do resultado que teremos nesta”, avalia. Na segunda, foram realizados 117 testes. Já o resultado final, será divulgado na sexta-feira, no final das testagens.
A pesquisa tem como coordenador o médico Marcelo Carneiro. Integram a equipe técnica a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim, e também os professores Ana Paula Helfer Schneider, Jane Dagmar Pollo Renner, Lia Gonçalves Possuelo, Mari Ângela Gaedke.
Como é feita a testagem
Os alunos sorteados, aleatoriamente, são convidados a participarem da pesquisa que envolverá a realização do teste e aplicação de questionário. A testagem é feita nos três turnos de aulas, proporcionalmente ao número de estudantes matriculados em cada turno.
No momento da coleta, eles são abordados em sala de aula. Em caso de aceite, são convidados a irem até uma sala apropriada onde é feita a testagem.
No dia 25 de fevereiro de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Caroline Bertelli
Intitulada: “TRABALHADORES ACOMETIDOS POR ACIDENTE DE TRABALHO COM MATERIAL BIOLÓGICO: um estudo sobre diferentes atividades ocupacionais ”
Orientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Coorientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Rosângela Marion Da Silva (UFSM) - Examinadora Externo
No dia 25 de fevereiro de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Bruna Rezende Martins
Intitulada: “INSATISFAÇÃO CORPORAL EM UMA COORTE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOMPANHADOS POR TRÊS ANOS: associação com círculo social, fatores sociodemográficos e excesso de peso ”
Orientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Cézane Priscila Reuter (UNISC) – Orientadora
Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Rosylaine de Moura (UFSM) - Examinadora Externo
No dia 24 de fevereiro de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Débora da Silveira Siqueira
Intitulada: “ GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NA REDE DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA E HOSPITALAR DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS ”
Orientador: Dr. Alexandre Rieger
Banca Examinadora:
Dr. Alexandre Rieger (UNISC) – Orientador
Dra. Cézane Priscila Reuter (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Nilva Lucia Rech Stédile (UCS) - Examinadora Externo
No dia 24 de fevereiro de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Rayssa Madalena Feldmann
Intitulada: “Do ato a circulação da palavra: a construção do cuidado a partir dos encontros com os usuários de drogas e profissionais de saúde”
Orientadora: Dra. Edna Linhares Garcia
Banca Examinadora:
Dra. Edna Linhares Garcia (UNISC) – Orientadora
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dr. Moises Romanini (UFRGS) - Examinador Externo
No dia 24 de fevereiro de 2022 ocorreu a defesa da mestranda Jéssica Luiza Beck
Intitulada: “CARACTERIZAÇÃO CLÍNICA E SOCIODEMOGRÁFICA DE CASOS DE SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE NOS MUNICÍPIOS DA 28ª REGIÃO DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL: 2020-2021”
Orientadora: Dra. Lia Gonçalves Possuelo
Coorientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra. Lia Gonçalves Possuelo (UNISC) – Orientadora
Dra. Andréia Rosane de Moura Valim (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra.Tatiana Schäffer Gregianini – Examinadora Externa
DOCENTES DO PPGPS OFERECEM CAPACITAÇÃO A ESTUDANTES PREMIADOS NA FEIRA DE CIÊNCIAS
Estudantes de escolas estaduais, municipais e particulares, autores dos melhores trabalhos científicos da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade promovida pela Unisc de 20 e 22 de outubro de 2021 com parceria de execução com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e com apoio do CNPq, do MCIT, das 3ª, 24ª CRE e da Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul, foram premiados com oficinas organizadas e realizadas na Unisc. As docentes do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e dos Cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, as Profa. Suzane Beatriz Frantz Krug e Profa. Dulciane Paiva, ministraram oficina sobre Primeiros Socorros na Parada Cardíaca e na Obstrução das Vias Aéreas no dia 7 de dezembro.
Os estudantes foram recebidos nos Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar no Bloco 34 e no Laboratório de Simulação de Procedimentos de Enfermagem, no Bloco 35 da UNISC. Segundo Dulciane e Suzane, a experiência foi marcante e os visitantes se mostraram encantados com o assunto abordado. A oficina abordou as manobras para ressuscitação cardiopulmonar e de Heimlich, mais conhecida como manobra para o engasgo. “Foi oportunizado a eles a prática desses protocolos, fugindo da abordagem teórica, possibilitando exercícios práticos de ressuscitação cardiopulmonar em bonecos simuladores”, ressaltaram. Os estudantes também puderam interagir com docentes e bolsistas de iniciação científica dos Cursos de Fisioterapia e Enfermagem. Conforme as professoras, as atividades desenvolvidas na referida oficina inspiraram os estudantes a pensar na área da saúde como escolha para o vestibular e para suas vidas profissionais. Os mesmos mantiveram-se muito interessados e vibraram com as vivências oportunizadas.
Todas as atividades da oficina foram auxiliadas pelos estudantes do Curso de Fisioterapia - Maria Eduarda Lara de Oliveira, Eduarda Silveira, Gabriela Maziero, Tiago Rambo e Jéssica Luiza Pedroso da Silva e os estudantes do Curso de Enfermagem – UNISC, Eduardo Passos e Cristiane Bonadeo Morineo.
Doutoranda do PPGPS ministra workshop em congresso mundial
A doutoranda e mestre egressa do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Juliana da Rosa Wendt, participou do 23º Congresso Mundial de Medicina de Família e Comunidade (23rd WONCA World Conference: together we own the future), ocorrido entre 22 e 27 de novembro. Neste ano, devido à pandemia, o evento, organizado pela Organização Mundial dos Médicos de Família e Comunidade (WONCA – World Organization of Family Doctors), foi realizado de forma on-line, com participação de pesquisadores e médicos de família e comunidade de todo o mundo.
No congresso, a doutoranda, que é médica de família e comunidade e docente, ministrou um workshop, intitulado Creating active learning activities to teach Primary Health Care Family Medicine: a practical workshop, envolvendo a temática do ensino na saúde, tema foco da sua tese de doutorado no PPGPS.
Além disso, também apresentou seis trabalhos relacionados aos resultados da sua pesquisa de mestrado no PPGPS, que tratou do perfil e do trabalho dos médicos de família e comunidade brasileiros, sendo eles: Employment characteristics of specialized brazilian family physicians: an exploratory national study; Family orientation of the primary health care provided by brazilian family physicians: an exploratory study; Geographic distribution of specialized family physicians in Brazil: quantitative descriptive analysis; Populational access to brazilian Primary Health Care services evaluated by attending family physicians: an exploratory national study; Prevalence of alcohol and tobacco consumption among brazilian family physicians: a quantitative descriptive analysis; e Profile of brazilian family physicians regarding the practice of physical activities.
Pós-doutorando em Promoção da Saúde apresenta técnica cirúrgica inovadora de baixo custo
O pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGPS), Silvio Balzan, apresenta nesta sexta-feira, 3 de dezembro, às 17h30, o seu relatório de pós-doutoramento sobre uma inovadora técnica cirúrgica, intitulada Reconstrução vascular com uso de peritônio em cirurgias pancreáticas e retroperitoneais: inovação técnica de baixo custo.
Silvio é médico graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, possui mestrado em cirurgia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, doutorado em Cirurgia Digestiva pela Universidade de São Paulo e doutorado em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, todos na área de cirurgia hepática. Tem especialidade em cirurgia digestiva e fellow em cirurgia hepatobiliar e pancreática na Universidade Paris VII e cirurgia videolaparoscópica avançada na Universidade Paris V e Research Institute against Digestive Cancer.
Para participar, basta acessar o link de acesso: meet.google.com/cqn-kmc-dfy
NITT Unisc registra aplicativo para auxiliar na realização do diagnóstico preventivo da Síndrome Metabólica
A Unisc, através do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro do aplicativo denominado Score Z Calculator. A ferramenta serve para auxiliar na realização do diagnóstico preventivo da Síndrome Metabólica, estimulando a padronização dos fatores de risco a serem utilizados no diagnóstico, o qual, atualmente, é abrangente.
O programa tem como autores a pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (SPI) e do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação, Rejane Frozza; o acadêmico de Ciência da Computação, Roger Fagner Rothmund; a doutoranda em Promoção da Saúde (PPGPS), Ana Paula Sehn; e a pesquisadora e professora do PPGPS e do Departamento de Ciências da Saúde, Cézane Priscila Reuter.
De acordo com a professora Rejane Frozza, a parceria entre a Computação e a Saúde tem resultado em soluções inovadoras para melhorias em processos de cuidado às pessoas e diagnóstico preventivo. “O uso de técnicas de Inteligência Artificial, como os sistemas de apoio à decisão baseado em conhecimento, permite aos profissionais da saúde um processo de interação mais amigável e confiável com a tecnologia e os aplicativos computacionais", destacou.
O desenvolvimento do aplicativo contou com a utilização das tecnologias mais atuais do mercado mobile, em que foram aplicados os padrões de projetos adequados, que garantem um código limpo e de fácil manutenção. “Também, como contribuição à avaliação de usabilidade, criamos conceitos específicos que podem ser aplicados aos aplicativos móveis, o que favorece a experiência do usuário, facilitando a sua aceitação”, enfatizou o acadêmico Roger Fagner Rothmund.
"A proposta desse aplicativo visa aproximar ciência e prática clínica, no sentido de propor uma alternativa padrão para o diagnóstico da síndrome metabólica. Além disso, busca evidenciar a importância do monitoramento e avaliação de forma precoce", ressaltou a doutoranda Ana Paula Sehn. Já a professora Cézane Priscila Reuter, disse que a síndrome metabólica é uma condição bem estabelecida em adultos, mas os critérios de diagnóstico para crianças e adolescentes ainda são controversos. “Dessa forma, a utilização de um escore padronizado consiste em uma ferramenta útil para identificar a presença de risco metabólico desde cedo”, acrescentou.
Informações adicionais sobre a tecnologia estão disponíveis no link: https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/score-z-calculator/
Doutoranda do PPGPS participa de Congresso no Uruguai
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS), Paula Lopes Gomide, participou do X Congresso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud (10º CIICS), nos dias 13, 14 e 15 de outubro. Na oportunidade, apresentou dois estudos, intitulados Trabalho e saúde de pessoas com deficiência em zona rural e Formação profissional para a promoção em saúde: caminhos investigativos.
Neste ano, devido à pandemia, o evento foi realizado de forma on-line, com a participação de pesquisadores e docentes de países da América Latina, México, Canadá e Moçambique. O Congresso, organizado pelas Faculdades de Psicologia, Enfermagem e Medicina da República do Uruguai, apresenta um caráter eminentemente itinerante e promove, desde a sua primeira edição, o desenvolvimento da pesquisa qualitativa em saúde nos países ibero-americanos.
Escore de risco cardiometabólico de crianças e adolescentes é tema de estudo do PPGPS
Trabalho será apresentado no dia 29 de outubro, durante a II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia
Ana Paula Sehn
No dia 29 de outubro, às 19 horas, durante a programação da II Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, ocorre de forma remota a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos programas de pós-graduação Stricto Sensu. A atividade faz parte da II Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, através da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.
Entre os estudos que serão apresentados está a tese intitulada Escore de risco cardiometabólico de crianças e adolescentes: incidência e razão de chances de permanecer com alteração após dois anos, de autoria da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Ana Paula Sehn. Com a orientação das professoras Rejane Frozza, Jane Dagmar Pollo Renner e Cézane Priscila Reuter, o objetivo foi verificar a incidência de alterações no escore de risco cardiometabólico (cMetS) de crianças e adolescentes, bem como as chances de permanecer com alteração após dois anos de acompanhamento.
A pesquisa teve como método um estudo longitudinal com 338 crianças e adolescentes (196 meninas), com idade entre 7 a 17 anos no início do estudo, de escolas públicas e privadas do município de Santa Cruz do Sul-RS. As avaliações ocorreram em 2014/15 (baseline) e 2016/17 (follow-up). Em ambos os períodos o mesmo método de avaliação foi utilizado para determinar o cMetS, que incluiu o somatório dos valores do escore z da pressão arterial sistólica (PAS), circunferência da cintura (CC), aptidão cardiorrespiratória (APCR), triglicerídeos (TG), razão colesterol total (CT) e colesterol de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e glicose, dividido por 6.
O cMetS foi classificado em baixo risco, limítrofe e alto risco, sendo recategorizado em baixo risco e alterado (limítrofe e alto risco). A pressão arterial foi obtida por meio do método auscultatório, em que foram realizadas duas aferições e considerado o menor valor de PAS. A CC foi avaliada na parte mais estreita entre a última costela e a crista ilíaca com uma fita inelástica. Para avaliação da APCR, utilizou-se o teste de corrida/caminhada de 6 minutos. A avaliação do perfil lipídico e glicêmico foi obtida por meio de amostras de sangue com jejum prévio de 12 horas. Os dados foram analisados por meio de frequência absoluta e relativa e regressão logística binária (OR: odds ratio; IC 95%: intervalo de confiança de 95%).
Os resultados obtidos ao longo dos dois anos mostraram que 69,2% dos avaliados permaneceram com baixo risco e 9,8% com cMetS alterado. Com relação às mudanças de classificação após 2 anos, verificou-se que, dos indivíduos com baixo risco no baseline, 7,1% apresentaram alteração. Já entre aqueles que foram classificados com cMetS alterado no baseline, 13,9% passaram para baixo risco. Além disso, indivíduos com cMetS alterado no baseline apresentaram 6,85 (IC 95%= 3,71; 12,63) mais chances de permanecer com alteração após dois anos, em comparação aos indivíduos com baixo risco.
De acordo com o estudo, houve um aumento no número de novos casos, contudo, também se observou uma melhora nos casos alterados após dois anos de acompanhamento. Além do mais, crianças e adolescentes com cMetS alterado no baseline eram mais propensos a permanecerem com alteração após esse período. Diante desses achados, Ana Paula destaca a importância de monitorar o cMetS desde a infância para reduzir o desenvolvimento de desordens metabólicas na vida adulta. “A partir disso, um aplicativo móvel foi desenvolvido visando esse monitoramento, bem como para propor uma padronização no método de avaliação do cMetS nessa faixa etária”, salientou.
O Programa de Pós-Graduação em Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) está com inscrições para a turma de 2022. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em: unisc.br/mestradoedoutorado
PPGPS e AAII promovem evento sobre internacionalização
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), realizou o IV Fórum das comissões de autoavaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em Promoção da Saúde no Brasil, que ocorreu no dia 23 de setembro, de forma virtual (https://youtu.be/SObeYuH6OKo).
Foram 96 participantes e mais de 240 interações de pessoas de todo o Brasil no evento, que contou com a palestra da professora da Universidade de Brasília, Connie McManus, que abordou a temática A importância da internacionalização e cenários nacional e internacional. Na sequência, foi realizada a mesa-redonda A internacionalização a partir da síntese das ações no quadriênio, quando os PPGPS abordaram suas ações de internacionalização no período de 2017 a 2020.
Compuseram a mesa-redonda representantes dos PPGPS da Unisc (Cézane Reuter), do Centro Universitário Adventista de São Paulo, da Universidade Cesumar, da Universidade Luterana do Brasil, da Universidade de Franca e do Centro Universitário Guairacá.
Pela Unisc, também participaram do evento a coordenadora e coordenadora adjunta do PPGPS, Silvia Franke e Jane Renner, respectivamente; a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller; e o mestrando Patrik Nepomuceno.
DOCENTE DO PPGPS TEM DOIS TRABALHOS CIENTÍFICOS PREMIADOS NO CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA ADULTO E PEDIÁTRICA
Dois dos três melhores trabalhos científicos apresentados no III Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrica foram desenvolvidos no Hospital Santa Cruz com os temas Nível de Satisfação do Uso de Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva avaliado pelo Global Perception of Change (PGIC) e Análise Comparativa dos Efeitos Adversos Agudos relacionados à Máscara Orofacial Convencional e Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva. Tais trabalhos foram apresentados pela acadêmica do Curso de Fisioterapia e bolsista da FAPERGS - Eduarda Silveira, em formato on-line, em Porto Alegre/RS. O evento ocorreu entre os dias 16 e 18 de setembro.
Tais trabalhos são oriundos de um ensaio clínico multicêntrico coordenado pela docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Dulciane Paiva, que avalia a efetividade da máscara de mergulho adaptada (máscara Owner) para ventilação não-invasiva no cenário da pandemia pelo SARS-COV-2.
O evento foi uma iniciativa dos núcleos da ABRAMEDE (Associação Brasileira de Medicina de Emergência) nos três estados do sul do país, organizado nesta edição, pela ABRAMEDE-RS. O tema central do congresso foi “Emergência 4.0: Gestão, Inovação e Tecnologia”, fortalecendo a abordagem de forma prática e a realidade do atendimento inicial das diversas formas clínicas da medicina de emergência adulto e pediátrica. Foram debatidas atualizações para médicos emergencistas adulto e pediátrico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipes da assistência pré-hospitalar e intra-hospitalar, acadêmicos da área da saúde além dos demais profissionais envolvidos com o atendimento emergencial que vivem a realidade do dia a dia em hospitais e atendimentos de emergência.
Segundo Dulciane, “o reconhecimento da relevância desta pesquisa reside no fato de investigar a viabilidade de uma nova interface para aplicação da ventilação não-invasiva que permita maior vedação à face do paciente, conforto e aceitação igual a das máscaras orofaciais já tradicionalmente utilizada, que é a máscara orofacial. Além desse aspecto, a ventilação não-invasiva tem sido amplamente utilizada como método para melhorar a aeração pulmonar e evitar a evolução para a intubação do paciente”.
Segundo o Dr. Carlos Fernando Drumond Dornelles, autor do estudo, tal premiação “representa uma grande conquista, fruto de todo esforço e dedicação dos profissionais envolvidos que acreditaram no potencial de uso efetivo do equipamento e os benefícios que ele acabou trazendo aos pacientes. Um orgulho para a UNISC, para o Hospital Santa Cruz e para os profissionais envolvidos no estudo (Fisioterapeutas, médicos, residentes e acadêmicos de fisioterapia).”
Para a estudante Eduarda Silveira, ter participado desse evento: “foi muito importante para o meu crescimento acadêmico e profissional e também um desafio. Com todas as dificuldades da pesquisa no Brasil, ter dois trabalhos reconhecidos em um evento de tamanha visibilidade é, sem dúvida, uma alegria imensa e uma experiência valiosa”.
Como premiação, os referidos trabalhos serão publicados no Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência e os autores receberão a certificação de destaque e as inscrições para os eventos: II Summit ABRAMEDE e VIII Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência 2022.
No dia 24 de setembro de 2021 ocorreu a defesa da mestranda Roberta Finkler Dupont
Intitulada: " AVALIAÇÃO DE DANO MIOCÁRDICO NA RADIOTERAPIA HIPOFRACIONADA EM NEOPLASIA DE MAMA "
Orientadora: Dra. Lia Gonçalves Possuelo
Coorientadora: Dra. Andréia Rosane de Moura Valim
Banca Examinadora:
Dra. Lia Gonçalves Possuelo (UNISC) – Orientadora
Dr. Alexandre Rieger (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Luciana Grazziotin R. Grando (UPF)– Examinador Externo
Parabéns à todos!!
Infectologista do HSC e docente da Unisc atua em nota técnica publicada pela Anvisa
O médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz (HSC), Marcelo Carneiro, integrou a equipe de revisores da nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre Orientações para prevenção e controle da disseminação de microrganismos multirresistentes em serviços de saúde no contexto da pandemia da Covid-19. Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS).
O estudo foi publicado neste mês de agosto pela Anvisa. O objetivo da nota técnica foi apresentar as principais medidas a serem adotadas pelos serviços de saúde para a prevenção e o controle da disseminação de microrganismos multirresistentes no contexto da pandemia da Covid-19 e reforçar a necessidade de adoção dessas medidas por todos os envolvidos, direta ou indiretamente, na assistência aos pacientes.
A resistência microbiana é um grave problema de saúde pública e está associada ao aumento do tempo de internação, dos custos de tratamento e das taxas de morbimortalidade dos pacientes. No último ano, a pandemia da Covid-19 criou condições que favorecem a disseminação de microrganismos resistentes aos antimicrobianos nos serviços de saúde, como aumento no número e no tempo de hospitalização, uso prolongado de dispositivos invasivos e assistência intensiva, redução do número de profissionais de saúde e aumento da carga de trabalho, dificuldades para implementação de medidas de prevenção e controle de infecções e utilização excessiva e empírica de antimicrobianos de amplo espectro, em larga escala, para tratamento de infecções secundárias, fúngicas ou bacterianas.
Fisioterapia desenvolve e doa sistema de reexpansão pulmonar
Um sistema que fornece pressão positiva aos pulmões, conhecido como EPAP em selo d´água, foi desenvolvido por estudantes do curso de Fisioterapia da Unisc e doado ao serviço de reabilitação pós-covid da rede básica de saúde de Santa Cruz do Sul. O dispositivo se baseia em fazer com que o paciente exale todo o ar dos pulmões em uma coluna de água com pressão pré-determinada de acordo com as características clínicas e funcionais de cada paciente.
Dessa forma, o sistema promove a reexpansão dos pulmões, sendo indicada a pacientes após quadro pneumômico ou de injúria pulmonar, como aquela ocasionada pela infecção da Covid-19. O dispositivo é confeccionado com material de baixo custo em substituição às tradicionais máscaras de pressão positiva que são comercializadas e que, muitas vezes, se apresentam com valor elevado.
A professora do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Dulciane Paiva, explica que o projeto envolveu estudantes de graduação, da disciplina de Fisioterapia PneumoFuncional II, na confecção de um EPAP em selo d´água simples, de baixo custo e muito eficiente em melhorar a aeração pulmonar. Segundo ela, as sequelas da covid-19 abrangem danos que vão além do aparelho respiratório, podendo se estender por muitos meses, e ressalta que as chances de sofrer com as sequelas se elevam para aqueles que tiveram a forma grave da enfermidade.
“A perda de funcionalidade e de reserva ventilatória nos pacientes sobreviventes da Covid-19 motivaram a ideia de unir os estudantes em prol de uma ação que poderia ajudar diretamente a nossa comunidade, confeccionando e doando a tais pacientes um sistema efetivo em reexpandir os pulmões e acelerar a recuperação da função pulmonar”, aponta Dulciane. “Tal iniciativa se constitui em um modo efetivo de fazer com que a pesquisa produzida por professores e estudantes extrapole os muros da universidade e resolvam problemas reais apresentados pela comunidade”, destaca a professora.
Parceria
O serviço de reabilitação pós-covid foi inicialmente implantado na ESF Cristal Harmonia e Viver Bem pelos residentes Bárbara Aragones (Fisioterapia), Ricardo Lautert (Educação Física) e Isadora Ferreti (Psicologia), do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz (PRMS-HSC). A iniciativa é fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Saúde e o PRMS-HSC, uma vez que os residentes multiprofissionais também atuam na Rede de Atenção à Saúde do município.
O programa tem como objetivo promover o alívio nos sintomas, recuperar a capacidade funcional e restabelecer o retorno desta população para suas atividades laborais, sociais e esportivas, evitando-se a fragmentação do tratamento e oferecendo início precoce do tratamento pós-covid, garantindo melhores resultados, facilidade de acesso e aderência dos pacientes, respeitando as fases da recuperação da doença e garantindo segurança, especialmente para os idosos que, por terem outras morbidades, se tornam mais vulneráveis.
HSC e Pós em Promoção da Saúde da Unisc participam de Congresso
As residentes fisioterapeutas Kamila Mansour, Mariana Almiron e Sabrina Souza apresentaram os trabalhos científicos intitulados Terapêuticas não-invasivas instituídas no tratamento da Covid-19 em uma unidade respiratória de cuidados intensivos, Inserção e atuação de fisioterapeutas residentes em uma unidade de terapia intensiva respiratória Covid-19: relato de caso e Uso de uma nova interface de ventilação não-invasiva e posição de prona em paciente com Covid-19 grave: relato de caso. Estiveram presentes as bolsistas do CNPq Maria Eduarda Lara de Oliveira e da Fapergs, Eduarda Chaves Silveira, que apresentaram, respectivamente, os temas Perfil laboratorial e clínico e as terapias instituídas em pacientes admitidos em unidade respiratória por insuficiência respiratória aguda com Covid-19 e Características demográficas e clínicas de pacientes admitidos em unidade respiratória por insuficiência respiratória aguda na pandemia da Covid-19.
Todos os trabalhos científicos são orientados pela professora Dulciane Paiva, docente do curso de Fisioterapia e do PPGPS da Unisc. Segundo Dulciane, “o estímulo à participação em eventos científicos de relevo é imprescindível para a adequada formação dos residentes e dos estudantes da graduação”.
Trabalho apresentado por doutoranda do PPGPS é destaque em evento internacional
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Mariana Portela de Assis, participou do 8º Congresso Internacional em Saúde: Determinantes sociais, tecnológicos e ambientais em saúde, promovido pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), de 18 a 21 de maio. Na oportunidade, apresentou, de forma on-line, o trabalho intitulado Perfil sociodemográfico de agricultores do sul do Brasil expostos a agrotóxicos e diagnosticados com neoplasias hematológicas, que foi premiado entre cerca de 980 trabalhos como um dos cinco de destaque do evento.
O objetivo do estudo foi analisar a relação entre as variáveis do perfil sociodemográfico de agricultores expostos a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas e com resultados parciais de sua dissertação de mestrado do mesmo PPGPS. A pesquisa foi orientada pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug e co-orientada pela professora Hildegard Hedwig Pohl, com a colaboração de Taila Francieli da Silva, Marcela Lange e Patrik Nepomuceno.
Para a doutoranda, a participação no congresso foi de suma importância para a divulgação dos resultados de sua pesquisa, sendo esse, um momento de interação com diferentes temas relacionados com a saúde. “Além disso, ter o trabalho entre os destaques do evento demonstra a relevância do tema abordado e é motivação para continuação da pesquisa”, frisou.
Mestrando do PPGPS recebe bolsa de estudos do Governo do Canadá
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Patrik Nepomuceno (foto), orientado pela professora Hildegard Pohl, foi contemplado com bolsa de estudos do Governo do Canadá, por meio do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), para um estágio de pesquisa de seis meses na University of Toronto (UofT), em parceria com a University Health Network (UHN).
Patrik, que é graduado em Fisioterapia pela Unisc, irá desenvolver pesquisas na UofT e Toronto Rehabilitation Institute – Lyndhurst Centre da UHN com pacientes portadores de lesão medular. Durante sua estadia, será orientado pela professora Craven, associada da UofT e pesquisadora sênior da UHN, que já arrecadou mais de 15 milhões de dólares canadenses em financiamentos para pesquisa e possui mais de 200 publicações relacionadas à lesão medular, sendo referência mundial no assunto, e co-orientado pelo professor Matheus Wiest, neurofisiologista com experiência em saúde neuromusculoesquelética e reabilitação e pós-doutorando da UHN.
A UofT é a melhor instituição de ensino superior do Canadá e figura entre as 20 melhores universidades do mundo. Já a UHN é uma rede pública de pesquisa e hospitais de ensino, sendo a maior organização de pesquisa em saúde da América do Norte e está em primeiro lugar no Canadá em financiamento para pesquisa.
PPGPS do Brasil promovem Fórum das comissões de autoavaliação
Os Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) do Brasil são parceiros em diversos eventos realizados sobre temas pertinentes à Promoção da Saúde. No último dia 27 de maio, os PPGPS realizaram, de forma colaborativa, o III Fórum das Comissões de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde no Brasil, que aconteceu de forma virtual (https://www.youtube.com/watch?v=p-B7OOdvQFk), tendo a Universidade Cesumar (Unicesumar) sediado a atividade.
O evento contou com a palestra do professor Robert Verhine, da Universidade Federal da Bahia e coordenador da Área Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que falou sobre o futuro da avaliação da Capes. Na sequência, foi realizada a mesa redonda intitulada O impacto social a partir da síntese das ações no quadriênio, quando os PPGPS abordaram suas ações com impacto social no período de 2017 a 2020.
O PPGPS da Unisc foi representado pela coordenadora e coordenadora adjunta, professoras Silvia Franke e Jane Renner, respectivamente. As docentes abordaram o impacto social do PPGPS por meio de cinco ações desenvolvidas no PPGPS, sendo elas: eventos, projetos de pesquisa, projetos de inovação, projetos de extensão e inserção dos egressos. Além disso, também foi destacada a internacionalização que permeia os eventos e projetos de pesquisa do programa.
O evento contou com 108 inscrições de mestrandos, doutorando, pós-doutorandos, egressos, docentes e funcionários, tendo 88 participantes acompanhando o evento de forma síncrona. Além da Unisc e Unicesumar, também colaboraram no evento os Centros Universitários Adventista de São Paulo e Guairacá, e as Universidades Luterana do Brasil, de Franca, Católica de Brasília, Federal de São Paulo, de São Paulo e de Coimbra.
Aula magna do PPGPS aborda o tema vacinas contra a Covid-19
No dia 30 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) - Mestrado e Doutorado realizou sua aula magna, com o tema Vacinas contra Covid-19: o que precisamos saber da importância e dos tipos de vacinas disponíveis no Brasil e no mundo. A palestra foi ministrada pela professora Cristina Bonorino, que falou sobre a imunidade para o Coronavírus (Sars-CoV-2), como se mede essa imunidade, quais as vacinas disponíveis e suas respostas imunológicas (https://youtu.be/pmTuEX0vTqA).
Cristina Bonorino possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Genética e Biologia Molecular, doutorado em Imunologia e pós-doutorado no National Jewish Center for Immunology no Colorado, na University of Minnesota e University of California at San Diego (UCSD), nos Estados Unidos. Atualmente, é professora titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e coordenadora do Laboratório de Imunoterapia, onde atua em desenvolvimento de vacinas, imunologia tumoral e viral, transplantes e imunoterapia.
Epidemiologista Ethel Maciel fala da luta contra a Tuberculose em tempos de pandemia
Na noite do dia 8 de abril, a renomada pesquisadora e epidemiologista, Ethel Leonor Noia Maciel, presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, abrilhantou a disciplina de Tópicos Avançados em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), com a palestra intitulada No dia mundial (24/03/2021) de Luta contra a Tuberculose: como estamos em tempos de Covid-19?
Em seu relato, esclareceu que, antes da pandemia, a Tuberculose (TB) era a doença infecciosa que mais causava óbitos no mundo, porém, em 2020, foi ultrapassada pela Covid-19. Esses números elevados fazem com que o aprendizado diário com a pandemia possa ser utilizado em outras patologias, como a Tuberculose. Ethel disse que a TB ainda acomete um elevado número de pessoas e, em sua maioria, quando fatal, acaba vitimando aqueles que vivem em países de baixa e média renda. Por isso, destacou a necessidade de tratamento da infecção latente de TB para evitar que se torne doença ativa.
Entretanto, a pandemia interrompeu gravemente as respostas à TB em países de baixa e média renda, revertendo muitos anos de progresso feito contra a Tuberculose, impactando diretamente nos serviços de tratamento e detecção precoce, inclusive no Brasil. As medidas de prevenção da Covid-19 possivelmente apresentam impacto na redução de transmissão da TB. Em contrapartida, os indivíduos doentes podem ter seus casos agravados devido a um atraso no diagnóstico e demora no início do tratamento. A pesquisadora destaca também, que uma das estratégias da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 2035 reduzir a mortalidade por Tuberculose em 95% e a incidência em 90%. Nesse contexto, elencou algumas estratégias para que se possa alcançar estes objetivos no Brasil, bem como reduzir o impacto da Covid-19 nos pacientes acometidos pela TB. Entre eles, estão a realização de testes em massa (buscar pessoas infectadas) para romper a cadeia de transmissão da tuberculose; o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde; a realização de diagnóstico diferencial entre Covid-19 e Tuberculose; o tratamento precoce contra TB (tratamento de infecção latente); a implantação de medidas de prevenção e controle das infecções transmitidas pelo ar, como TB e Covid-19; a implementação de dados de vigilância em tempo real, o que já se mostrou possível com a Covid-19, proporcionando uma melhor resposta dos sistemas e serviços de saúde para todas as doenças e agravos; e o investimento em profissionais de saúde com qualificação para atuar com as duas doenças.
Ethel finalizou sua fala ressaltando que os cenários descritos exigirão um esforço conjunto do governo, da academia e da sociedade em geral, sendo necessário melhorar os testes, o tratamento, a prevenção e a pesquisa da Tuberculose. Para isso, torna-se primordial um investimento maciço e comprometido em pesquisas científicas e transferência imediata de conhecimento para a sociedade.
Equipe do CCIH participa de estudo internacional sobre antimicrobianos
O artigo Programas de manejo antimicrobiano em unidades de terapia intensiva para adultos na América Latina: Implementação, avaliações e impacto sobre resultados, que tem como um dos autores o médico infectologista e diretor técnico do Hospital Santa Cruz, Marcelo Carneiro, foi publicado na edição de março da revista científica Infection Control & Hospital Epidemiology, da Universidade de Cambridge, Inglaterra. Carneiro também é integrante da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital (CCIH) e professor do curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
O médico participou do trabalho junto a outros 16 pesquisadores do Proa-Latam Project Group, que atua na implementação e avaliação de programas para a otimização do uso de antimicrobianos em nível institucional. Também participaram do estudo a farmacêutica clínica Rochele Mosmann Menezes e a enfermeira Eliane Krummenauer, da CCIH do Hospital Santa Cruz, que são alunas bolsistas do PPGPS da Unisc.
Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição, sendo eficaz contra um amplo espectro de micróbios, como bactérias, mofo, fungos e até mesmo vírus. O seu uso transformou a prática médica, convertendo infecções anteriormente fatais em doenças tratáveis, reduzindo a mortalidade em pacientes com sepse grave ou choque séptico.
O estudo que originou o artigo foi realizado durante 12 meses e incluiu pacientes de 77 hospitais selecionados em nove países latino-americanos. Para avaliar os programas de manejo antimicrobiano, representantes de todas as UTIs selecionadas realizaram uma pesquisa de autoavaliação no início e no final do estudo. O impacto de cada programa foi avaliado mensalmente usando como medidas o consumo de antimicrobianos, a adequação de tratamentos antimicrobianos, a mortalidade bruta e os microrganismos multirresistentes em infecções associadas à saúde.
Este foi o primeiro estudo multicêntrico em unidades de terapia intensiva da América Latina a avaliar a adequação da prescrição de antimicrobianos, consumo e indicadores de impacto em relação ao nível de desenvolvimento de programas de manejo. No geral, 76,6% dos centros mostraram uma melhora significativa em suas pontuações ASP.
Projeto da Unisc integra o conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil
O projeto Estratégias de educação permanente em saúde na rede de cuidado à pessoa com deficiência, coordenado pelas professoras Suzane Beatriz Frantz Krug e Camila Dubow, foi certificado como iniciativa exitosa na Campanha Nursing Now Brasil.
A Campanha global desenvolvida em diversos países foi elaborada no Brasil pelo Conselho Federal de Enfermagem e pelo Centro Colaborador da Organização Pan-Americana de Saúde /Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. O objetivo é promover o fortalecimento e capacitação dos profissionais de enfermagem para assumirem papel central no enfrentamento aos desafios da saúde no século XXI, garantindo acesso integral à saúde da população.
O projeto certificado foi realizado em 2017 e 2018, a partir da dissertação de mestrado do PPGPS, de Camila Dubow, orientada pela professora Beatriz Frantz Krug. A proposta foi fomentar estratégias de Educação Permanente em Saúde para implementação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde na região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS, contemplando suas necessidades e contribuindo para transformações no campo da saúde da pessoa com deficiência.
Professoras da Unisc aprovam projetos no Programa Pesquisa para o SUS da FAPERGS
Três docentes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tiveram seus projetos aprovados no Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O edital busca fomentar projetos de pesquisa que possam promover a melhoria da qualidade da atenção à saúde no estado, no contexto do SUS.
Na busca por soluções de problemáticas comuns, o foco do edital foram os temas prioritários para o Rio Grande do Sul. O Programa representa uma grande contribuição para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (CT&IS) e contemplou docentes de diferentes áreas do conhecimento.
Os projetos beneficiados vão receber recursos para fins como: aquisição de equipamentos e materiais permanentes; materiais de consumo necessários ao longo do trabalho; e bolsas que contemplem o desenvolvimento da pesquisa.
Os termos de outorga para a concessão do apoio financeiro ainda serão assinados pelos beneficiados. O recebimento dos recursos ocorre após esta formalização e, então, os projetos podem iniciar sua programação com auxílio administrativo do Escritório de Projetos.
Conheça os projetos aprovados na Unisc:
- Contribuições para gestão estadual de saúde prisional: monitoramento e avaliação, educação permanente e tecnologias em saúde, da professora Lia Gonçalves Possuelo (PPGPS);
- Aprimoramento dos programas de humanização dos serviços de saúde com base nos parâmetros de proteção dos grupos vulneráveis fixados pelo supremo tribunal federal e pela corte interamericana de direitos humanos, da professora Mônia Clarissa Hennig Leal;
- Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um serviço especializado em reabilitação física de referência regional do sistema único de saúde no rio grande do sul, da professora Suzane Beatriz Frantz Krug (PPGPS).
PPGPS integra banca de dissertação do Minter
No dia 18 de fevereiro, o docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Leo Kraether Neto, foi avaliador externo de banca de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da UniCesumar de Maringá (PR), em parceria com a Faculdade Fasipe (Mato Grosso), integrando o Programa de Mestrado Interinstitucional em Promoção da Saúde (Minter).
A Dissertação do aluno Rafael Alves Schwingel, intitulada Avaliação de conhecimento, atitude e prática em saúde bucal de adultos usuários de redes sociais digitais, foi orientada pela professora do PPGPS da Unicesumar do Paraná, Mirian Yamaguchi.
Evento alusivo ao Dezembro Laranja debate o câncer de pele
Desde 2014, o Dezembro Laranja faz parte do cotidiano das pessoas, quando a Sociedade Brasileira de Dermatologia iniciou a campanha envolvendo inúmeras cearas da Medicina, no sentido de buscar sensibilizar a população sobre conscientização e prevenção contra o câncer de pele. Em tempos de pandemia, para que essa data tão importante não passasse em branco, a Liga Acadêmica de Oncologia da Unisc, coordenada pelo professor Silvio Balzan, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) e com a Clínica Saint Gallen - Ações e Terapias em Saúde, propôs uma campanha on-line, via YouTube, com o título Vamos conversar sobre o Câncer de Pele? Orientação, manejo e prevenção!
A atividade contou com a participação da oncologista clínica, Mauren Fronckowiak Salis, do cirurgião-oncologista, Alex Schwengber, e do dermatologista Ismael Rauber Schmitt. Na oportunidade, foi dada ênfase à importância da investigação anual da pele, já que, segundo o Instituto Nacional de Câncer, os tipos de câncer de pele não melanomas correspondem a 30% de todos os tumores malignos registrados, assim como à possibilidade de tratamento dessas lesões quando diagnosticadas.
Outro tipo de câncer de pele que teve destaque nas falas dos palestrantes foi o melanoma, que, apesar de representar 3% das neoplasias malignas da pele, é o mais grave, devido a sua possibilidade de disseminação para outros órgãos, reforçando a importância de avaliar manchas novas, as quais mudam seu padrão de cor, textura etc.
As palestras tiveram um papel importante para traçar o caminho que o paciente deve seguir antes de apresentar lesões e também a partir de um diagnóstico. O conteúdo está disponível em: https://youtu.be/sNjr5jbvk9A
Pesquisa com parceria Internacional recebe prêmio destaque
O trabalho intitulado Nível de estresse e instabilidade genômica em células bucais esfoliadas de praticantes de academia de Madrid, Espanha, apresentado na Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia 2020 da Unisc, pela graduanda de nutrição Eduarda Castilhos, recebeu o prêmio destaque na categoria Pesquisa Ciências Biológicas e Saúde.
O estudo faz parte do projeto perfil de frequentadores de academias, coordenado pela professora Silvia Isabel Rech Franke com a colaboração internacional da Universidade Politécnica de Madrid e do professor Pedro José Benito Peinado. A coleta dos dados foi realizada em três centros de fitness de Madrid, entre maio e julho de 2019, pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Diene da Silva Schlickmann, e pela graduanda de Biomedicina, Gabriela Cristina Uebel.
O projeto contou, ainda, com a participação dos demais bolsistas de iniciação científica do Laboratório de Nutrição Experimental, Thalia Gama da Silva e Renato Weber Colombelli, e da doutora Patrícia Molz, egressa do PPGPS.
A professora Silvia destaca que esse trabalho apresenta dados importantes e que, por meio dos resultados da pesquisa, é possível realizar estratégias voltadas à saúde e bem-estar dos praticantes de academia. “Além disso, uma pesquisa internacional promove a integração entre as universidades e a aproxima os pesquisadores que compartilham informações e ideias para potencializar e atingir a qualidade e visibilidade das pesquisas científicas”, salientou.
Eduarda Castilhos
Docente do PPGPS apresenta projeto de pesquisa no Fórum do Comung
De 10 a 11 de novembro, ocorreu de forma remota o VIII Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), que abrangeu uma programação diversificada, em torno das tendências na educação superior: novos paradigmas.
O evento foi sediado pela Univates e reuniu quase mil pessoas em diversos momentos, com o intuito de apresentar produtos para uma educação de qualidade. Os debates e palestras abrangeram a exposição de novas tecnologias educacionais, a reinvenção do ensino superior, as adaptações no período de pandemia, a inovação, a formação com foco empreendedor e a relação das ICES com a sociedade.
A Unisc esteve representada por diversos docentes, dentre eles a professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Dulciane Paiva, que apresentou o projeto de pesquisa intitulado Máscara de Mergulho Adaptada para Ventilação Não-Invasiva.
A apresentação faz parte de segmento do projeto de pesquisa multicêntrico, com coparticipantes das regiões nordeste, sul e sudeste do Brasil, coordenado pela professora Dulciane Paiva e que avalia a segurança e eficácia da máscara de mergulho adaptada em relação à máscara orofacial convencional para a instituição de ventilação não-invasiva em pacientes com ou sem suspeita ou confirmação de Covid-19. “A exposição possibilitou compartilhar um tipo de produção científica que envolve diretamente ações dos estudantes da graduação e da pós-graduação na resolução de problemas reais apresentados pela comunidade”, destacou a docente.
PPGPS presente em evento promovido pela Unasp
No dia 24 de novembro, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Silvia Isabel Rech Franke, juntamente com a doutoranda Ana Paula Sehn e com as professoras Lia Gonçalves Possuelo e Jane Dagmar Pollo Renner, participaram do II Fórum Comissões de Autoavaliação promovido pela Unasp, com objetivo de promover discussões com os todos os Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Na oportunidade, a doutoranda Ana Paula Sehn apresentou as fichas e instrumentos de avaliação utilizados pelo PPGPS para autoavaliação exigida pela Capes. “Foi um momento de aprendizado e de trocas de experiências entre os Programas de Pós-Graduação”, salientou.
Pós-doutoranda do PPGPS ministra aula sobre estilo de vida saudável
A escola de Ensino Fundamental e Médio Gracinda Augusta Machado, de Imbituba (Santa Catarina), promoveu um ciclo de aulas de Educação Física Não Presenciais. O professor da disciplina, Vanilson Batista Lemes, convidou profissionais para falar sobre temas diversos.
Dentre eles, esteve a pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Caroline Brand, ministrou uma aula sobre Estilo de vida saudável, abordando os benefícios da atividade física, alimentação equilibrada, qualidade do sono, e deslocamento ativo para a saúde.
A aula foi dirigida a toda a comunidade escolar, envolvendo pais, alunos e direção do educandário. A pós-doutoranda ressalta que esse tipo de atividade serve como forma de fazer com que as pesquisas desenvolvidas na área alcancem a comunidade.
Professora do PPGPS ministra palestra em evento internacional
No dia 13 de novembro, a professora Analídia Rodolpho Petry, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde (Geps), participou como palestrante do I Seminário Internacional Virtual de Direito Médico e Promoção da Saúde da Universidade luterana do Brasil Campus Santa Maria (Ulbra).
A docente foi coordenadora do Ambitrans-Unisc e o tema da palestra que proferiu teve como título: Criação e articulação do Ambulatório Multidisciplinar de Atenção a População LGBTQIA+ em um serviço de Saúde de uma Instituição de Ensino Superior. O evento permitiu a troca de informação sobre a temática e teve por objetivo reforçar a importância do desenvolvimento dessa temática em prol de uma atenção em saúde que promova melhor qualidade de vida a todos os indivíduos. Além disso, o evento reafirmou e reforçou a importância do fortalecimento desse projeto dentro das múltiplas áreas do saber.
Palestra internacional discute o tema drogas e drogadição
Profª. Elisabete R
Prof. Paulo Vitória
No ano de 2020, com a pandemia de covid-19, a internet aproximou as comunidades acadêmicas do mundo. E para os Programas de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPsi) da Unisc não foi diferente.
Juntos, promoveram o X Fórum de Discussão sobre Drogas, que foi realizado de forma on-line, no dia 5 de novembro, abordando essa temática numa interlocução Brasil e Portugal, sob a coordenação da professora Edna Linhares Garcia. Para tanto, o Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Grupad) convidou dois professores e pesquisadores portugueses, especialistas no tema. Ainda, para aprofundar o conhecimento sobre as diferenças e semelhanças dos Serviços de Saúde e das Políticas Públicas sobre a droga e drogadição, foram convidadas profissionais de saúde que atuam na rede pública do Santa Cruz de Sul.
A primeira mesa, O fenômeno das drogas na adolescência: interlocuções Porto (Portugal) e Santa Cruz do Sul (Brasil), contou com a presença da professora Elisabete Ramos da Universidade do Porto, que de Portugal socializou sua pesquisa sobre o consumo de substâncias por adolescentes portugueses. Em seguida, as pesquisadoras brasileiras e graduandas do curso de Psicologia da Unisc, Kamilla Mueller Gabe e Denise Vidal (Grupad) apresentaram dados e informações sobre o panorama da droga no Brasil, no Estado e no município, além dos resultados da pesquisa intitulada Narrativas de adolescentes sobre drogas e os Serviços de Saúde Mental CAPSia e CAPSad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul.
Esse encontro internacional possibilitou a discussão das semelhanças e diferenças entre os países, nas suas ações e demandas em saúde do adolescente em relação à droga e à drogadição. A mesa contou com a moderação da professora Analídia Rodolpho Petry (PPGPS-Unisc).
A segunda mesa, Desafios e possibilidades no cuidado da drogadição, dispôs da presença do professor Paulo Vitória, da Universidade Beira Interior (Portugal), que explanou sua pesquisa sobre tabagismo na realidade portuguesa. Para apresentar a realidade de Santa Cruz do Sul, integraram a mesa as profissionais brasileiras Psicóloga Veridiana Limberger, do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPSia), Psicóloga Cátia Paul, do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPSad III), assistente social Anelise Aprato, coordenadora da saúde mental de Santa Cruz do Sul, e a Psicóloga Rayssa Feldmann, mestranda do PPGPS Unisc e integrante do Grupad.
As convidadas discutiram sobre o modo como a saúde enxerga a questão da droga e da drogadição em relação à adolescência e suas estratégias de promoção de saúde, prevenção e tratamento. As trabalhadoras dos serviços de saúde mental comentaram também sobre a rotina dos serviços, enquanto a mestranda apresentou sua pesquisa.
A transmissão vivo no youtube está disponível nos llinks: https://youtu.be/7n3mcZphRbk e https://youtu.be/JEcofRC-iMg
Pesquisador do Canadá ministra aula no PPGPS
O pesquisador vinculado à University Health Network de Toronto (Canadá), Matheus Wiest, ministrou aula na disciplina de Fisiologia do Exercício do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS).
Matheus Wiest é graduado em Educação Física e especialista em Biomecânica pela UFSM. Tem mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grane do Sul, é doutor em Educação Física e Recreação pela University of Alberta (Canadá), possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e atualmente é pós-doutorando da University Health Network.
A aula foi mediada pela professora do PPGPS, Hildegard Pohl, e abordou a importância da contração e plasticidade neuromuscular para a promoção da saúde.
PPGPS: palestra internacional aborda o tema estilo de vida e cognição
No dia 5 de novembro, o professor da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Carlos Cristi-Montero, palestrou sobre o tema Estilo de vida e cognição em crianças e adolescentes, na abertura do evento Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde, do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS).
A palestra foi transmitida pelo YouTube e contou com a presença de mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e docentes de Programas de Pós-graduação da Unisc, de outras instituições do Rio Grande do Sul e de âmbito nacional, além de alunos de diversos cursos de graduação.
O professor Carlos destacou que o desenvolvimento das habilidades cognitivas é um processo inerente ao ser humano, mas que pode ser potencializado ou agravado por comportamentos e hábitos de vida. “Deitar cedo e dormir as horas preconizadas para a idade, reduzir o tempo de assistir televisão e usar o celular de forma consciente (ex: apps educativos), alimentar-se de forma saudável e, por fim, praticar atividade física todos os dias parecem ser hábitos fundamentais para promover melhor desempenho e desenvolvimento do cérebro, melhorar a saúde mental e reduzir o estresse”, frisou.
A mesa de abertura foi composta pelas professoras Silvia Isabel Rech Franke (coordenadora do PPGPS), Silvia Virginia Coutinho Areosa (coordenadora do PPG em Psicologia - Mestrado Profissional), Jane Dagmar Pollo Renner (coordenadora Adjunta do PPGPS) e Cézane Priscila Reuter (Docente do PPGPS). A palestra pode ser acessada pelo https://www.youtube.com/watch?v=LpznEvsT6ME&list=PLxBanqQ7eXkgcUzGPBzOHpjQ3QA7M610o&index=3&t=863s
Professor Carlos Cristi-Montero
Mesa-redonda debate a popularização de pesquisas do PPGPS
Na última semana ocorreu o evento Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde, VII Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc, Encontro Internacional Interdisciplinar em Promoção da Saúde e X Fórum de Discussão sobre Drogas: interlocuções Brasil e Portugal organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS). Durante o evento foi realizada mesa-redonda sobre a popularização de pesquisas do PPGPS, com a participação da doutorada Diene da Silva Schlickmann e das mestrandas Letiane de Souza Machado e Caroline dos Santos, com moderação do mestrando Patrik Nepomuceno.
Na oportunidade, foi exposto o caso do Ciência de Bolso, que é um projeto que visa divulgar e popularizar as pesquisas cientificas realizadas pelo PPGPS, tendo como objetivo divulgar o conhecimento científico por meio de uma linguagem acessível e de fácil compreensão para a população geral. O formato de divulgação desse projeto contribui para uma aproximação da ciência com a população. O projeto consiste em entrevistas ao vivo com mestrandos, doutorandos e egressos do PPGPS, as quais são transmitidas nas redes sociais do PPGPS e, posteriormente, disponibilizadas via youtube e em podcast.
Em nome dos professores do PPGPS, a coordenadora do Programa, professora Silvia Isabel Rech Franke, prestou homenagem e entregou às integrantes e criadoras do Ciência de Bolso um certificado de reconhecimento pela criação do projeto, dada à sua relevância para inserção social das pesquisas. A mesa-redonda pode ser assistida no canal do PPGPS no youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=QL-jE1nZr1E&list=PLxBanqQ7eXkgcUzGPBzOHpjQ3QA7M610o&index=4&t=62s).
Todos os episódios do Ciências de Bolso podem ser conferidos por meio do link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLxBanqQ7eXkjc8WhPCc-YemUTkIDk9FVX
Divulgação científica: docentes do PPGPS no 17º CBIPS
Ocorreu entre os dias 19 e 21 de outubro, o 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), evento bienal organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Brasil, que teve como instituição promotora o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), tendo como colaboradores a Unisc e o PPG em Promoção da Saúde. O evento abrangeu diversas conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos relacionados à promoção da saúde no Brasil e no mundo.
As professoras do PPGPS da Unisc Dulciane Paiva e Lia Possuelo participaram da mesa-redonda intitulada Divulgação do Conhecimento Científico, juntamente com os professores Dóris Cristina Gedrat (Ulbra), Sonia Maria Marques Gomes Bertolini (Unicesumar) e Elias Ferreira Porto (Unasp), tendo como moderador Fábio Marcon Alfieri (Unasp).
O encontro permitiu ampla discussão sobre as formas e a importância da divulgação do conhecimento proveniente das ações de pesquisa realizadas no âmbito da interdisciplinaridade em promoção da Saúde e da vigilância epidemiológica. Também possibilitou a troca de conhecimento e debate sobre modos alternativos e criativos de socializar e dar visibilidade ao conhecimento científico.
E-book Cenários Contemporâneos da Promoção da Saúde
Durante o evento houve o lançamento do e-book Cenários Contemporâneos da Promoção da Saúde, do qual as professoras e editoras-chefes das Revistas de Epidemiologia e Controle de Infecção (RECI) e Interdisciplinar em Promoção da Saúde (RIPS), Lia Gonçalves Possuelo e Dulciane Paiva, respectivamente, e a doutoranda do PPGPS, Letícia Borfe, participaram da publicação do capítulo intitulado Periódicos Relacionados aos Programas Stricto Sensu em Promoção da Saúde: Publicações de Destaque, com a participação conjunta dos professores Dóris Cristina Gedrat, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Promoção da Saúde da Ulbra e Sônia Maria Bertolini, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde da Universidade Unicesumar.
Nesse mesmo livro, as coordenadoras do PPGPS, professoras Silvia Isabel Rech Franke e Jane Dagmar Pollo Renner, publicaram o capítulo intitulado Contribuições dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Promoção da Saúde na Formação Profissional, com a participação conjunta dos demais coordenadores de PPG em promoção da saúde do Brasil, professor Fábio Marcon Alfieri (Unasp), Sônia Maria Bertolini (Unicesumar), Glória Lúcia Alves Figueiredo e Gehysa Guimaraes Alves.
O capítulo intitulado Fontes de dados e metodologias de pesquisa em promoção da saúde teve a participação da professora Suzane Beatriz Frantz Krug; e o capítulo intitulado Tecnologia, inovação tecnológica na Promoção da Saúde teve a participação do Professor Valeriano Antonio Corbellini.
PPGPS presente na 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Unisc
Nos dias 19 a 23 de outubro, aconteceu a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tendo como tema Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira, com atividades coordenadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo foi mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas.
A Unisc esteve representada por diversos grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, dentre eles o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS). Dentre as ações desenvolvidas, a atividade Ciência e Tecnologia: integrando escola, Universidade e comunidade promoveu a palestra intitulada Máscara de mergulho adaptada: novo dispositivo para ventilação de pacientes na pandemia pela Covid-19, apresentado de modo on-line pelas professoras Andreia Rosane de Moura Valim, Dulciane Nunes Paiva e Lia Gonçalves Possuelo.
A apresentação faz parte de segmento do projeto de pesquisa multicêntrico com coparticipantes das regiões nordeste, sul e sudeste do Brasil, coordenado pela professora Dulciane Paiva e intitulado Efetividade da máscara de mergulho adaptada (Máscara Owner) para ventilação não-Invasiva no cenário da pandemia pelo Sars-Cov-2: ensaio clínico randomizado, cujo objetivo é avaliar a segurança e eficácia da máscara Owner em relação à máscara orofacial convencional para a instituição de ventilação não-invasiva em pacientes com ou sem suspeita ou confirmação de COVID-19. O vídeo pode ser encontrado no link https://www.youtube.com/watch?v=HZJ37Zb4Oh0&feature=youtu.be
Seminário virtual sobre interdisciplinaridade na promoção da saúde
Nos dias 5 e 6 de novembro, ocorre através de transmissão on-line pelo youtube, o evento Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde: 7º Seminário Cientifico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS); Encontro internacional Interdisciplinar em Promoção da Saúde; 10º Fórum de Discussão sobre Drogas: interlocuções Brasil e Portugal, promovido pela integração dos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (Mestrado e Doutorado) e Mestrado Profissional em Psicologia.
O VII Seminário Científico do PPGPS e o Encontro Interdisciplinar Internacional em Promoção da Saúde têm concepção interdisciplinar e buscam trazer diferentes olhares na investigação da complexidade e articulação dos objetos de estudo que envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, inovação, internacionalização, registro e práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento.
Além disso, devido à Covid-19 serão contempladas temáticas relativas a tempos de pandemia e isolamento social, assim como seus impactos nos serviços de saúde, na vida individual, em família e na comunidade. Integra-se ao evento, uma mostra científica, com apresentação de resumos e artigos, que objetiva socializar trabalhos e estudos de mestrandos, doutorandos, egressos do programa e demais membros acadêmicos.
O Fórum é financiado pelo PPSUS-Fapergs e mantém parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad) e com o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal - Programa de Saúde na Escola (GTIM-PSE). As mesas-redondas terão início as 13h30 e a solenidade de abertura dos eventos começa às 19 horas via Youtube.
A programação completa está disponível no https://www.unisc.br/site/
Professoras da Unisc no congresso brasileiro interdisciplinar de promoção da saúde
Entre os dias 19 e 21 de outubro, foi realizado o 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), evento bienal organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Brasil. Este ano, a instituição promotora foi o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e contou com a parceria da Unisc.
No dia 21 de outubro, a professora da Unisc, Edna Linhares Garcia, palestrou na mesa-redonda intitulada Contribuições da saúde mental na promoção da saúde, abordando o tema Saúde mental na promoção da saúde: contratualidades e autonomia para o prazer de viver. A atividade contou com as participações das professoras Cleria Maria Lobo Bittar (ANPEPP), Alice Hirdes (Ulbra), Ruth Grossi Milani, Elisabete Agrela de Andrade e Natalia Silva (Unasp).
Também no dia 21, a professora Hildegard Hedwig Pohl da Unisc foi a palestrante da mesa-redonda sobre Exercícios físicos na promoção, prevenção e tratamento de DCNT, falando sobre Sedentarismo e riscos Cardiometabolicos.
O encontro teve a participação das professoras Ana Maria Pujol Vieira dos Santos (Ulbra), Cassiano Merussi Neiva e Natália Cristina Oliveira Vargas e Silva (Unasp).
Mestrandos e doutorandos do PPGPS participam de congresso brasileiro
O 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), evento bienal organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Brasil, contou com a participação de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS). O evento ocorreu de forma virtual e foi promovido pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em parceria com a Unisc.
A doutoranda Karine Zenatti Ely, orientanda da professora Lia Possuelo, apresentou o trabalho Prematuridade em um hospital de referência ao parto de alto risco. O artigo completo será publicado na Revista Saúde e Pesquisa da UNICESUMAR, de Maringá (PR). A mestranda Débora da Silveira Siqueira, orientanda do professor Alexandre Rieger, apresentou seu trabalho no evento, intitulado Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde: um relato de experiência, que aborda a importância da gestão ambiental para a qualidade de vida da população e o impacto para o meio ambiente, focando na implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.
A mestranda Letiane de Souza Machado, orientanda da professora Edna Linhares Garcia, apresentou o trabalho Adolescência e drogadição sob o olhar da educação, que traz importante interface entre a saúde e educação. O mestrando Patrik Nepomuceno, orientando da professora Hildegard Hedwig Pohl, apresentou o trabalho Maior tempo de sono está relacionado a melhor perfil lipídico: estudo com trabalhadores da indústria, que apresenta considerações sobre trabalho e estilo de vida na promoção da saúde.
Palestra aborda a temática pessoas com deficiência e a Covid-19
Entre os dias 19 e 21 de outubro, foi realizado o 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), evento bienal organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Brasil. Este ano, a instituição promotora foi o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), em parceria com a Unisc.
Na oportunidade, a professora do PPGPS, Suzane Beatriz Frantz Krug, palestrou sobre o tema Pessoas com deficiência e a Covid-19, no dia 20 de outubro, na mesa-redonda intitulada O cuidado das DCNTs associado ao COVID-19. A atividade contou com a participação dos professores Luiz Augusto da Silva (Uniguairacá), Jorge Bonito (Universidade de Évora), Fabíola Pansani Maníglia (Unifran) e Natalia C.O.V. Silva (Unasp).
Palestra aborda a tecnologia para a promoção da saúde
A 17a Semana Nacional de Tecnologia promovida pelo CNPq e realizada pela Unisc, ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro. Dentre as ações desenvolvidas, a atividade Ciência e Tecnologia: integrando Escola, Universidade e Comunidade promoveu a palestra intitulada Tecnologia para promoção da saúde: utilização de acelerometria para avaliação dos níveis de atividade física em diferentes populações.
A palestrante, professora Taís Feitosa, abordou a importância do uso da acelerometria como uma ferramenta tecnológica para a determinação de parâmetros comportamentais em diferentes faixas etárias. A atividade foi transmitida via youtube e contou com a participação de alunos, professores e comunidade. A professora Cézane Priscila Reuter e a pós-doutoranda Caroline Brand, do PPGPS, foram as moderadoras.
PPGPS participa de congresso interdisciplinar de Promoção da Saúde
Entre os dias 19 e 21 de outubro, foi realizado o 4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), evento bienal organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde do Brasil. Este ano, a instituição promotora foi o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) e contou com a parceria da Unisc.
O evento ocorreu de forma on-line e teve diversas conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos relacionados à promoção da saúde no Brasil e no mundo. Também foi lançado o livro Cenários contemporâneos da promoção da saúde, com a colaboração de professores do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc mestrado e doutorado (PPGPS).
As coordenadoras do PPGPS da Unisc, professoras Silvia Isabel Rech Franke e Jane Dagmar Pollo Renner, no dia 21, participaram da mesa-redonda intitulada A importância da formação interdisciplinar para o mercado de trabalho - sociedade no 4º CBIPS. Nessa mesa, esteve presente também as professoras Adelaide Faljoni-Alario, coordenadora da área de avaliação interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Sonia Maria Marques Gomes Bertolini (Unicesumar), Marisa Afonso de Andrade Brunherotti (Unifran), Ana Maria Pujol Vieira dos Santos (Ulbra), Kelly Cristina Nogueira Soares (Uniguairacá) e Fábio Marcon Alfieri (Unasp).
Mostra online apresenta trabalhos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Mestrado e Doutorado da Unisc
A Mostra ocorre neste dia 23, de forma gratuita, e será aberta ao público geral.
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS) irão apresentar diversos projetos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Mestrado e Doutorado na Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc. As apresentações ocorrem neste dia 23, às 19h, via YouTube. É possível acompanhar a transmissão ao vivo através do link https://youtu.be/gLzbQMh9Vnc
A Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia cumpre o objetivo de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos acadêmicos da Unisc e de outras instituições de ensino superior. Em 2020, devido a pandemia da Covid-19, o evento migrou para o ambiente virtual, contando com transformações em sua organização e passando a englobar os cursos de Pós-Graduação.
Cada projeto do PGSS possui o dez minutos para se apresentar e segue, respectivamente, a ordem de cursos: Direito, Administração, Sistemas e Processos Industriais, Tecnologia Ambiental, Psicologia, Educação, Letras, Desenvolvimento Regional e Promoção da Saúde.
Confira abaixo os projetos apresentados por cada área do conhecimento:
Margem de apreciação nacional e do legislador e diálogo institucional e interjurisdicional na perspectiva do supremo tribunal federal e da corte interamericana de direitos humanos nas decisões relativas a políticas públicas de proteção às minorias. Desenvolvido por Mônia Clarissa Hennig Leal e Maria Valentina de Moraes; | |
Cocriação de valor como ferramenta nos processos de recrutamento e seleção: análise de semelhanças e diferenças entre empresa nacional e multinacional. Desenvolvido por Telma Cristina Soares Esmerio e Flávio Régio Brambilla; | |
Desenvolvimento de um sistema inteligente para a geração do plano de cuidado personalizado do idoso. Desenvolvido por Pablo Venzke Tessmann e Rejane Frozza; | |
Caracterização de bioprodutos obtidos a partir da biomassa produzida em um sistema algal turf scrubber (ats). Desenvolvido por Maiara Priscilla de Souza, Rosana de Cassia de Souza Schneider e Lisianne Brittes Benitez; | |
Relações raciais na escola: o sofrimento psíquico materno, a partir da negritude e branquitude. Desenvolvido por Fernanda Landim e Silvia Virginia Coutinho Areosa; | |
A Lei n. 11.645/2008 e a experiência formativa de professores na escola - imagens alquímicas da história e da cultura indígena para unus mundus. Desenvolvido por Fátima Rosane Silveira Souza e Ana Luisa Teixeira de Menezes; | |
A prática de leitura compartilhada na educação infantil e o desenvolvimento de habilidades linguístico-cognitivas. Desenvolvido por Aline E. Pereira, Rosângela Gabriel e LauraM. Justice; | |
Contribuições da pesquisa no contexto de pandemia de Covid-19: a experiência do Observatório do Desenvolvimento Regional na região do Vale do Rio Pardo. Desenvolvido por Rogério Leandro Lima da Silveira, Carlos Stavizki Junior e Helena de Moura Vogt; | |
Pesquisa de Soroprevalência de SARS-CoV-2 na Região do Vale do Rio Pardo durante a pandemia. Desenvolvido por Eliane Carlosso Krummenauer, Rochele Mossman Menezes, Clauciane Zell, Bruna Rezende,Caroline Bertelli, Fernanda Iochimns, Bruno Cristiano dos Santos, Patrick Martini, Marlua Pontel, Jonathas Gauciniski, Mari Angela Gaedke, Janine Koepp, Lia Gonçalves Possuelo, Jane Dagmar Pollo Renner, Ana Paula Helfer Schneider, Adilson Ben da Costa, Andrea Rosane deMoura Valim, Lia Possuelo, Suzane Beatriz Frantz Krug, Daiana Klein Weber Carissimi, Ingre Paz, Camilo Darsie, Lea Vargas, Marcelo Carneiro. |
Doutoranda do PPGPS participa de congresso mundial de saúde pública
Paula Lopes Gomide
A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) da Unisc, Paula Lopes Gomide, participou do 16º Congresso Mundial de Saúde Pública, entre os dias 12 e 16 de outubro, na Itália.
Neste ano, o evento foi realizado de forma on-line e contou com a participação de 3.500 pessoas, que representaram mais de 70 nações. O Congresso, organizado pela Federação Mundial das Associações de Saúde Pública, em colaboração com a Associação Europeia de Saúde Pública e Sociedade Italiana de Higiene, Medicina Preventiva e Saúde Pública, convidou a comunidade global da saúde pública a compartilhar experiências e agir, tornando real o compromisso com a saúde em todas as políticas no enfrentamento aos desafios atuais e emergentes.
A doutoranda do PPGPS apresentou três trabalhos: Education for health promotion: the challenges of centrality and decentralization in southern Brazil, Occupational exposure to pesticides and hematological neoplasms in southern Brazil e Sociodemographic profile of people with disabilities in rural areas in southern Brazil.
Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde: conhecimento, transformação e desenvolvimento profissional
A área da saúde é ampla e, cada vez mais, exige conhecimentos aprofundados dos seus profissionais. Por isso, o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc cumpre o objetivo de desenvolver as potencialidades de seus participantes no campo da promoção da saúde e do bem-estar da população.
O Programa está com as inscrições abertas para o processo seletivo das turmas de 2021 até este mês de novembro. As inscrições podem ser realizadas através do link https://www.unisc.br/pg/stricto-sensu.html
Além da qualificação para quem deseja atuar em docência ou pesquisa, os cursos de Mestrado e Doutorado proporcionam crescimentos significativos para o mercado de trabalho. A egressa do Programa, Diene da Silva, contou sobre sua experiência ao longo Mestrado, que possibilitou inclusive vivências internacionais. Confira:
Diene, qual foi a motivação para seguir buscando aprofundamento na sua área de conhecimento?
Bom, eu sou nutricionista. Escolhi esta profissão porque queria entender os desafios da alimentação e como os hábitos alimentares impactam a vida das pessoas. A motivação de ingressar na pós-graduação foi semelhante: eu buscava mais conhecimento e mais capacitação para atuar na minha área. Acredito que o Mestrado é um diferencial no mercado de trabalho.
Alguma experiência do Mestrado transformou a forma como você se relaciona com a sua profissão?
Muitas! Eu tive a oportunidade de realizar uma pesquisa internacional e de apresentar dados do meu estudo em um congresso em Praga, na República tcheca.
O Mestrado me incentivou a refletir mais sobre a área da saúde e sobre o mundo em si. Além da vivência internacional, a constante troca de experiência com outros profissionais de diferentes áreas me possibilitou um amadurecimento muito grande. Sinto que me transformei positivamente tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal.
E por que você considera que se transformou positivamente após o Mestrado?
O envolvimento com o Programa me proporcionou evolução. Eu desenvolvi minhas capacidades e passei a compreender temáticas relevantes sob novas perspectivas. A soma das experiências adquiridas ao longo do curso me auxiliaram a tomar decisões mais assertivas.
Além disso, os conhecimentos do programa me trouxeram a oportunidade de crescer profissionalmente, hoje não sou apenas uma tecnicista na minha área de atuação. Me sinto mais preparada e confiante para os desafios da minha profissão!
Pesquisa avalia o ritmo intestinal durante a pandemia
Uma pesquisa realizada em 2020, através do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), resultado da dissertação da mestranda Amna Muhamad Hamid, sob orientação da professora Silvia Isabel Rech Franke, intitulada Ritmo intestinal e fatores associados, durante o distanciamento social devido à pandemia da Covid-19, e a influência da microbiota na gênese da obesidade, buscou identificar o ritmo de trânsito intestinal durante o distanciamento social por causa da pandemia de Covid-19.
O estudo contou com a participação de 142 adultos de ambos os sexos, com idade entre 18-59 anos, que responderam a um questionário on-line, entre abril a maio de 2020. Pelo questionário, avaliou-se o ritmo intestinal, por meio da Escala de Bristol e fatores associados a sexo, idade, dados antropométricos (peso e estatura auto referidos), prática de atividade física, frequência alimentar e ingestão hídrica. A partir da Escala de consistência de fezes de Bristol, os indivíduos indicaram como estava o seu trânsito intestinal, marcando a opção que mais se assemelhava as suas fezes com maior frequência.
Os resultados mostraram prevalência de trânsito intestinal inadequado para 27,5% dos indivíduos, sendo que as mulheres apresentaram maior prevalência de ritmo intestinal inadequado em relação aos homens. O ritmo intestinal lento foi associado ao consumo frequente de carboidratos simples. Além disso, não houve associação entre o ritmo intestinal e outros fatores associados (faixa etária, prática de exercício físico, estado nutricional, ingestão alimentar e ingestão hídrica).
A defesa da dissertação ocorreu no dia 17 de setembro, pelo google meet, sendo a banca composta pelos professores Fernanda Miraglia, Alexandre Rieger e Silvia Isabel Rech Franke.
No dia 17 de setembro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Amna Muhamad Abder Rauf Muhd Ibrahim Hamid, Intitulada: "Ritmo intestinal e fatores associados, durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, e a influência da microbiota intestinal na gênese da obesidade".
Banca Examinadora:
Dra. Silvia Isabel Rech Franke (UNISC) – Orientadora
Dr. Alexandre Rieger (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Fernanda Miraglia (UniLasale).– Examinadora Externo
Parabéns à todos!!
No dia 09 de junho de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Anelise Pillon Ortiz.
Intitulada: "APLICAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DE SENSO DE COERÊNCIA (SOC-13) E DE VULNERABILIDADE (IVCF-20) EM PACIENTES ONCOLÓGICOS IDOSOS".
Orientador: Dr. Deivis de Campos
Coorientador: Dr. Alexandre Rieger
Banca Examinadora:
Dr. Deivis de Campos (UNISC) – Orientador
Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Irani Iracema de Lima Argimon.– Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 28 de agosto de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Jaquelini Barboza da Silva.
Intitulada: "APLICAÇÃO DE ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO INFRAVERMELHO POR TRANSFORMADA DE FOURIER NA AVALIAÇÃO DE PASI E DLQI EM PACIENTES COM PSORÍASE".
Banca Examinadora:
Dr.Valeriano Antonio Corbellini (UNISC) – Orientador
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Maria Lúcia Scroferneker (UFRGS) Examinador Externo
Parabéns à todos!!
Ciência de Bolso é o novo projeto de divulgação científica no PPGPS
O programa de Pós-graduação em promoção da saúde da Unisc -Mestrado e Doutorado (PPGPS) idealizou um novo um novo trabalho de divulgação científica chamado Ciência de Bolso (CDB). Esse projeto consiste em fazer entrevistas ao vivo com mestrandos, doutorandos e egressos, com transmissão nas redes sociais do PPGPS e, posteriormente, postado no Youtoube e disponibilizado em formato de podcast.
A mestranda Letiane de Souza Machado, criadora e produtora do CDB, explica como foi a construção do nome do projeto. "Queríamos que as pessoas tivessem acesso à ciência de uma forma rápida e prática, que pudessem ser vistas em qualquer momento do dia", salientou. A expressão "de bolso" faz referência ao termo inglês pocket, utilizado para se referir a coisas pequenas ou momentos curtos como os pockets livros e os shows pockets.
A doutoranda Diene da Silva Schlickamnn, apresentadora e produtora do CDB, ressalta justamente a importância da popularização das pesquisas. “Poder mostrar nossas pesquisas à população é uma forma de levar conhecimento científico para a comunidade. Pesquisamos estratégias para melhorar a vida e a saúde das pessoas, então temos o compromisso de democratizar e divulgar nosso conhecimento científico”, ressaltou.
O projeto é idealizado sob a coordenação da professora Silvia Isabel Rech Franke, que disse estar contente com a iniciativa de suas alunas e da importância da pesquisa para a comunidade acadêmica. “A Letiane e a Diene perceberam a necessidade, que tanto enfatizamos, de darmos o merecido retorno à comunidade e levar a mesma o benefício das pesquisas realizadas no PPGPS. Por muitas vezes discutimos como poderíamos divulgar melhor nossas pesquisas, e nossas discentes tornaram nosso sonho realidade. Hoje contamos com a ciência de bolso que socializa a nossa produção científica”, frisou.
Todos os episódios do Ciências de Bolso podem ser conferidos por meio do link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLxBanqQ7eXkjc8WhPCc-YemUTkIDk9FVX
Professor da Unisc ministra palestra para curso de Medicina da PUCRS
Nesta sexta-feira, 11 de setembro, o professor vinculado ao Departamento de Ciências da Vida e ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Deivis de Campos, ministrou uma palestra a convite da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), intitulada O estudo da Anatomia Humana através das obras de Michelangelo Buonarroti.
Na oportunidade, o docente falou sobre seus estudos na área da Anatomia Humana e da História da Arte, trazendo à luz publicações e pesquisas realizadas acerca de obras de renomados artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci, Raphael Sanzio, Sandro Botticelli e Michelangelo Buonarroti.
“É sempre um prazer dividir os conhecimentos sobre anatomia e arte, especialmente no universo acadêmico, tão vasto, rico e transdisciplinar”, frisou o professor Deivis.
No dia 14 de agosto de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Marília Gabriela da Costa.
Intitulada: "POLIMORFISMO NO GENE DA METILENOTETRAHIDROFOLATO REDUTASE (C677T) E NÍVEIS DE HOMOCISTEINA: UMA COMPARAÇÃO EM PACIENTES BRASILEIROS COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ISQUÊMICO".
Orientadora: Dra. Andreia Rosane de Moura Valim
Coorientador: Dr. Deivis de Campos
Banca Examinadora:
Dra.Andreia Rosane de Moura Valim (UNISC) – Orientadora
Dra. Lia Gonçalves Possuelo (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Márcia Inês Goettert (Universidade do Vale do Taquari) - Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
Professoras do PPGPS participam de atividade virtual com alunos da Uisek
As professoras do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Lia Possuelo e Andréia Valim, participaram de uma atividade virtual internacional com os alunos do mestrado em Biotecnologia da Universidad Internacional SEK do Equador (Uisek). O encontro ocorreu no dia 14 de julho, quando as docentes falaram sobre as aplicações do Sequenciamento de nova geração (NGS) para o estudo de doenças infecciosas, com foco na tuberculose.
Além de proporcionar aos alunos uma visão da realidade brasileira no assunto, a atividade possibilitou a criação de novas interações entre os PPGs das duas instituições. "Achei uma excelente oportunidade de divulgar nosso PPG, nossos projetos de pesquisa e extensão e a forma como eles impactam na nossa sociedade. Vejo uma grande possibilidade de estreitar relacionamentos entre os pesquisadores da Unisc e Uisek, para quem sabe consolidar novas parcerias de pesquisa”, destacou a professora Lia Possuelo. "Foi uma experiência muito interessante. Houve uma troca muito rica entre os docentes e estudantes da Uisek com as palestrantes sobre ferramentas moleculares contemporâneas e suas aplicações nas doenças infectocontagiosas", salientou a professora Andréia Valim.
Haverá uma próxima sessão virtual, para que as professoras possam continuar falando sobre o tema e compartilhar um pouco da realidade da Unisc nas análises de testes da Covid-19. "As participações de professores da Unisc em aulas de programas de pós-graduação do exterior demonstram o potencial das pesquisas desenvolvidas na nossa universidade e são uma excelente oportunidade de criarmos redes de colaboração científica com diferentes países por meio do espaço virtual", frisou a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), Cristiana Mueller.
No dia 22 de maio de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Kamila Mesacasa Trentin.
Intitulada: "SEGURANÇA DO PACIENTE: IMPLICAÇÕES DO USO DE ANTIMICROBIANOS EM PACIENTES DE UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTA".
Orientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Coorientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (UNISC) – Orientadora
Dr. Marcelo Carneiro (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Luciana Grazziotin Rossato Grando .– Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 15 de maio de 2020 ocorreu a defesa do mestrando Paulo Roberto Fischer.
Intitulada: "RISCOS OCUPACIONAIS DE TRABALHADORES DE SAÚDE NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU: estudo em uma região de saúde do Rio Grande do Sul".
Orientadora: Dra. Suzane Hedwig Pohl
Coorientadora: Dra. Lia Gonçalves Possuelo
Banca Examinadora:
Dra.Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Rosangela Marion da Silva.– Examinador Externo
Parabéns à todos!!
Com apoio da iniciativa privada, curso de Fisioterapia da Unisc repassa ventilador mecânico ao HSC
Em uma ação conjunta realizada pela Unisc, por meio do curso de Fisioterapia, em parceria com a Philip Morris do Brasil e a Santa Cruz Ambulância, foi repassado ao Hospital Santa Cruz (HSC) um ventilador mecânico, com o objetivo de contribuir para o combate ao novo Coronavírus (Covid-19). O equipamento, que é utilizado para a sobrevivência de pacientes com insuficiência respiratória grave após infecção, foi entregue nesta quarta-feira, 29 de abril, na sala 3423 da Universidade de Santa Cruz do Sul.
“Em um cenário de alto impacto, é possível que faltem ventiladores mecânicos, que têm alto custo e, por isso, várias universidades no país, incluindo a Unisc, vêm reabilitando ventiladores ou desenvolvendo projetos de aparelhos de menor custo que possam ser usados em situações de emergência”, disse a professora do curso de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Dulciane Paiva, responsável pela reabilitação do ventilador mecânico pressórico. Dulciane acredita que a cedência desse ventilador mecânico ao HSC ampliará o número de pacientes atendidos e auxiliará o enfrentamento da Covid-19. “Com todas essas parcerias e o empenho da professora Dulciane em reabilitar o ventilador mecânico, chegou o momento dele voltar a sua casa: o HSC. Ficamos felizes em poder contribuir nesse momento difícil a todos”, destacou a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Ângela Cristina Ferreira da Silva.
O diretor-geral do HSC, Vilmar Thomé, ressaltou que o ventilador mecânico chega em um momento significante para contribuir com as ações que o Hospital vem realizando no sentido de salvar vidas, auxiliando no enfrentamento da Covid-19. O vice-reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, agradeceu a parceria e sublinhou o papel comunitário que a Universidade vem desenvolvendo frente à pandemia, pensamento esse que foi reforçado pelo diretor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff. De sua parte, o gerente de Serviços Técnicos da Philip Morris, Samuel Koch, relatou que a empresa sempre foi parceira da Unisc e que, nesse momento bastante delicado para a população, não poderia deixar de colaborar para com uma atividade que beneficia a comunidade local.Também estiveram presentes a assessora de Projetos do HSC, Luiza Knak, e os supervisores de Suporte Técnico da Philip Morris, Alexandre Fontoura e Rafael Lehmen.
Palestra do PPGPS aborda infeções associadas à atenção em saúde em um mundo globalizado
Ocorreu no dia 3 de abril a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS). O evento ocorreu via google meet e contou com a participação simultânea de discentes dos cursos de mestrado e doutorado e docentes do PPGPS, totalizando mais de 50 pessoas. Tendo como tema Infecciones asociadas a la atención en salud en un mundo globalizado, a atividade foi conduzida pela professara da Universidad Valparaíso do Chile, Pola Brener. Após a palestra, a coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech Franke, solicitou que o professor Marcelo Carneiro e a coordenadora adjunta do PPGPS, Jane Dagmar Pollo Renner, mediassem as perguntas, tendo em vista a relação do tema com da pandemia de Covid-19.
A palestra está disponível no link https://youtu.be/l7pwit2D8sc
Pesquisa do PPGPS analisa perfil sociodemográfico de agricultores expostos a agrotóxicos
Mestranda Mariana Portela de Assis
Uma pesquisa realizada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Mariana Portela de Assis, tendo como orientadora Suzane Beatriz Frantz Krug e como coorientadora Hildegard Hedwig Pohl, analisou a relação entre as variáveis do perfil sociodemográfico, clínico e ocupacional de agricultores expostos a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas. Foram avaliados 72 agricultores em tratamento para neoplasias hematológicas em um centro de oncologia do interior do Rio Grande do Sul, dos quais a maioria foi do sexo feminino, com idade média de 63 anos.
Destaca-se, entre os achados encontrados na pesquisa o baixo nível de escolaridade dos participantes; o longo período de exposição aos agrotóxicos, assim como o início precoce nas atividades agrícolas; a não utilização de EPIs com frequência; e o grande número de agrotóxicos utilizados. Referente ao cultivo, houve uma grande proporção de produtores de tabaco e chamou a atenção a pequena quantidade de produtores de erva-mate, o que pode sugerir que na região onde há o cultivo dessa planta os números de neoplasias hematológicas são menores. Foi encontrada associação entre o cultivo de tabaco, região de saúde de residência dos agricultores e a existência da doença, sugerindo uma possível relação entre elas.
O estudo não teve a pretensão de comprovar a relação direta do uso e exposição a agrotóxicos com a presença de neoplasias hematológicas entre os agricultores. Os múltiplos fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida precisam ser considerados na origem da doença, porém, mostra-se importante atentar para os resultados da pesquisa, que apontam fatores do trabalho que podem contribuir para a presença dessas patologias.
Os pesquisadores envolvidos acreditam que os resultados foram importantes e evidenciaram que novas variáveis precisam ser investigadas e que mais estudos na área são relevantes para seja investigado a associação da exposição aos agrotóxicos com a presença das neoplasias hematológicas.
Pesquisa realizada no PPGPS avalia sondagem nasoenteral e segurança do paciente
Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) avaliou a relação entre os incidentes e dados sociodemográficos e clínicos de pacientes internados em um hospital da 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul por diferentes patologias, em uso de sonda nasoenteral (SNE). O estudo foi realizado pela mestranda Janaína Chiogna Padilha (foto), tendo como orientadora a professora Suzane Beatriz Frantz Krug e como coorientadora a professora Jane Dagmar Pollo Renner. Além dos aspectos clínicos e sociodemográficos, foram avaliados incidentes relacionados aos pacientes hospitalizados que necessitam de suporte para nutrição e administração de medicamentos.
Os resultados permitem apontar a relação do perfil de cuidado exigido pelos pacientes hospitalizados em uso de SNE e a relação com a segurança do paciente, temática bastante relevante nas instituições de saúde. O conhecimento do cuidado que o paciente necessita permite ainda organizar as equipes de trabalho, propiciando assim um cuidado mais qualificado.
A partir de avaliações referentes à segurança, evidenciam-se incidentes recorrentes no âmbito da saúde, que geram problemas, gastos desnecessários e até levam pacientes à óbito. Na pesquisa, foi possível evidenciar incidentes que acometem pacientes hospitalizados em uso de SNE, possibilitando o desenvolvimento de estratégias que possam evitar danos aos pacientes e excelência aos serviços de saúde.
Os pesquisadores envolvidos chamam a atenção para a continuidade de estudos em pacientes hospitalizados em uso de SNE, avaliando a complexidade do cuidado e sua interpelação com os dados sociodemográficos. “Continuar a avaliar incidentes relacionados ao uso de SNE em ambientes hospitalares pode contribuir para o aprimoramento das técnicas de cuidado, proporcionando evolução profissional, qualidade dos serviços e satisfação dos pacientes”, salientaram.
Estudo do PPGPS verificou associações entre o risco cardiometabólico em adolescentes
A mestranda Ana Paula Sehn, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, juntamente com a orientadora, Cézane Priscila Reuter, e a coorientadora, Jane Dagmar Pollo Renner, realizou um estudo para verificar possíveis associações entre risco cardiometabólico em adolescentes com diferentes padrões de sono, estado nutricional e tempo em frente à televisão.
A pesquisa, que faz parte do projeto Saúde dos escolares – Fase IV, contou com dados de 1411 adolescentes de 10 a 17 anos, de sexo feminino e masculino, em escolas de Santa Cruz do Sul. O aumento nos casos de risco cardiometabólico nos últimos anos, especialmente na população infanto-juvenil merece atenção, pois, as doenças associadas estão entre as principais causas de mortalidade atualmente.
Com o estudo, concluiu-se que a alteração do risco cardiometabólico foi mais observada nos adolescentes que possuíam poucas ou muitas horas de sono, elevado tempo de televisão e com sobrepeso ou obesidade. Além disso, segundo a pesquisa, 14,2% dos analisados já apresentam perfil de risco cardiometabólico. Os percentuais são considerados preocupantes a nível de saúde pública, tornando fundamental ações preventivas que incentivem os adolescentes a adotarem um estilo de vida mais saudável para reduzir o número de possíveis doenças cardiovasculares ou complicações cardiometabólicas na vida adulta.
Após defender dissertação sobre o estudo, Ana Paula recebeu o título de mestre, neste dia 20 de fevereiro, com banca avaliativa composta pelos professores, Cézane Priscila Reuter, Silvia Isabel Rech Franke e Javier Brazo Sayavera, da Universidad de la República Uruguay.
Estudo avalia a velocidade da marcha de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca
A mestranda Lilian Regina Lengler Abentroth, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, realizou uma pesquisa sobre a velocidade da marcha de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, avaliando sua associação com a qualidade de vida. Para o estudo, orientado por Dulciane Nunes Paiva, foram analisados 82 pacientes com idades entre 30 e 80 anos.
A velocidade da marcha é reconhecida como uma medida confiável e, também, considerada um fator importante em relação à qualidade de vida das pessoas, por isso, tem se demonstrado uma ótima ferramenta para triagem de pacientes frágeis - no sentido de minimizar resultados desfavoráveis no pós-cirúrgico e de amparar profissionais na execução de uma reabilitação segura.
Os pesquisadores envolvidos no estudo destacaram a importância de avaliar a velocidade da marcha a fim de prevenir o aumento da morbidade no pós-operatório de cirurgias cardíacas. Além disso, o teste de velocidade da marcha é simples e não implica riscos ao paciente. Após defender a dissertação sobre o tema, Lilian recebeu o título de mestre, no dia 19 fevereiro, em uma banca avaliativa composta pelos professores, Dulciane Nunes Paiva, Cézane Priscila Reuter, e Juliana Fernandes de Souza Barbosa, pesquisadora do International Mobility Aging Study (Imias).
No dia 28 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Polliana Radtke dos Santos.
Intitulada: "NOVAS ABORDAGENS NA AVALIAÇÃO MUSCULAR E DE DOR EM TRABALHADORES DA ENFERMAGEM COM LOMBALGIA DE UM HOSPITAL DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL".
Orientadora: Dra. Hildegard Hedwig Pohl
Coorientador: Valeriano Antonio Corbellini
Banca Examinadora:
Dra.Hildegard Hedwig Pohl (UNISC) – Orientadora
Dr. Deivis de Campos (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dr. Flávio Antônio de Souza Castro (UFRGS).– Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 28 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Letícia Welser
Intitulada: "HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO CARDIOMETABÓLICOS ASSOCIADOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.
Orientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Coorientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra.Cézane Priscila Reuter (UNISC) – Orientadora
Dra. Andréia Rosane de Moura Valim (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dr. James Philip Hobkirk (University of Hull/UK) – Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 28 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Janaína Chiogna Padinha.
Intitulada: "SONDAGEM NASOENTERAL E SEGURANÇA DO PACIENTE: relação entre incidentes e dados socioeconômicos, demográficos e clínicos de pacientes em hospital do Rio Grande do Sul - um estudo baseado em protocolo multicêntrico”.
Orientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Coorientadora: Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra.Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Silvia Isabel Rech Franke(PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Rosângela Marion da Silva (UFSM) – Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
No dia 27 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Diene da Silva Schlickmann
Intitulada: "ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HOMENS E MULHERES: perfil, consumo de suplementos alimentares e alterações nos marcadores bioquímicos da função hepática e renal de praticantes de academias de Santa Cruz do Sul/RS".
Orientadora: Dra. Silvia Isabel Rech Franke
Coorientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra.Silvia Isabel Rech Franke (UNISC) – Orientadora
Dra. Cézane Priscila Reuter (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dr. Carlos Ricardo Maneck Malfatti – Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 27 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Mariana Portela de Assis
Intitulada: "PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, CLÍNICO E OCUPACIONAL DE AGRICULTORES EXPOSTOS A AGROTÓXICOS E NEOPLASIAS HEMATOLÓGICAS: um estudo no Rio Grande do Sul”.
Orientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Coorientadora: Dra. Hildegard Hedwig Pohl
Banca Examinadora:
Dra.Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Deise Lisboa Riquinho (UFRGS) – Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
No dia 21 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa do mestrando Antônio Luiz Rocha Fernandes
Intitulada: "EFEITOS DO DISPOSITIVO DE AVANÇO MANDIBULAR SOBRE O PERFIL POLISSONOGRÁFICO, SONOLÊNCIA DIURNA E QUALIDADE DE VIDA EM CONDUTORES DE TRANSPORTE COLETIVO COM SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO”.
Orientadora: Dra. Dulciane Nunes Paiva
Banca Examinadora:
Dra.Dulciane Nunes Paiva (UNISC) – Orientadora
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Kenya Karla Felicíssimo Gonçalves – Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
No dia 20 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Ana Paula Sehn
Intitulada: "RISCO CARDIOMETABÓLICO EM ADOLESCENTES: associação com diferentes padrões de sono, estado nutricional e tempo de televisão”.
Orientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Coorientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra.Cézane Priscila Reuter (UNISC) – Orientadora
Dra. Silvia Isabel Rech Franke (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dr. Javier Brazo Sayavera (Universidad de la República Uruguay) – Examinador Externo
Parabéns à todos!!
No dia 19 de fevereiro de 2020 ocorreu a defesa da mestranda Lilian Regina Lengler Abentroth.
Intitulada: "ASSOCIAÇÃO ENTRE O TESTE DE VELOCIDADE DA MARCHA DE SEIS METROS E A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES SUBMETIDOS À REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA E TROCA VALVAR”.
Orientadora: Dra. Dulciane Nunes Paiva
Banca Examinadora:
Dra.Dulciane Nunes Paiva (UNISC) – Orientadora
Dra. Cézane Priscila Reuter (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Juliana Fernandes de Souza Barbosa (UFPE) – Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
Mestranda do PPGPS ganha bolsa para estudar na Inglaterra
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Jaquelini Barboza, ganhou uma bolsa de estudos da organização global sem fins lucrativos International Psoriasis Council (IPC) e terá um ano de imersão na pesquisa sobre psoríase, sob acompanhamento dos especialistas Christopher Griffiths e Darren Ashcroft, da University of Manchester, na Inglaterra. A dermatologista santa-cruzense foi indicada pelo conselheiro André Vicente Esteves de Carvalho, do Hospital Moinhos de Vento, por carta de recomendação e currículo.
Segundo Jaquelini, a iniciativa consiste em um treinamento mundial para o tratamento de psoríase, coordenado pelos principais pesquisadores da área. O objetivo é educar jovens dermatologistas para o desenvolvimento de inovações na área, principalmente em relação às doenças sistêmicas associadas. “Por ser uma médica brasileira, do interior do Rio Grande do Sul, fiquei bastante feliz por ter sido escolhida, uma vez que existe uma concorrência mundial por uma das quatro bolsas. Então, é uma forma de provar que, muitas vezes, não é necessário estar em grandes centros para ter um reconhecimento”, ressaltou
Neste ano de 2020, a mestranda terá que executar trabalhos direcionados pelos pesquisadores ingleses a distância. Com base no conteúdo elaborado, passará um mês em Manchester para atuar ao lado de ambos e, em outubro, apresentará um estudo na Áustria, em nome do IPC. Para dezembro, o resumo da jornada será exposto no congresso do IPC, em Londres.
Pesquisador em atividade física da América Latina visita grupo de pesquisa do PPGPS da Unisc
O Laboratório de Pesquisa em Saúde (Lapes) do programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) recebeu, no dia 5 de dezembro, o professor Javier Brazo Sayavera, da Universidad de la Republica do Uruguai, que ministrou a palestra Por que é importante estudar a atividade física em crianças e jovens da América Latina?
A atividade ocorreu na disciplina de Seminário de Pesquisa do PPGPS e o professor também participou da coleta de dados da pesquisa Saúde dos Escolares, desenvolvida na Unisc. Além disso, houve um tempo dedicado para colaborações em teses e dissertações dos alunos do PPGPS.
Também esteve presente no evento a professora Anelise Reis Gaya, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e suas alunas de doutorado, que já mantém colaborações com o grupo. O momento foi de extrema importância para o processo de internacionalização, pois o professor é um forte pesquisador em atividade física e esportes em crianças e jovens, sendo atualmente o líder do projeto Global Matrix 3.0 do Uruguai.
Mestrando do PPGPS da Unisc apresenta três trabalhos científicos no Congresso Brasileiro do Sono
Evento ocorreu em Foz do Iguaçu e contou com a presença de palestrantes internacionais
Entre os dias 4 e 7 de dezembro ocorreu o Congresso Brasileiro do Sono, em Foz do Iguaçu. Antônio Rocha, cirurgião-dentista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), esteve presente e realizou a apresentação de três trabalhos científicos desenvolvidos em sua pesquisa de mestrado, sob orientação da professora Dulciane Nunes Paiva.
As temáticas dos trabalhos apresentados foram Sono em condutores de ônibus, Tratamento da Apneia do Sono Grave com aparelho oral e Tratamento de uma paciente com disfunção na ATM. Além disso, Rocha também teve a oportunidade de assistir a diversos palestrantes internacionais, entre eles o professor Gilles Lavigne (Canadá), perito internacional da Odontologia na Medicina do Sono, responsável por centenas de trabalhos realizados nas últimas três décadas nesta área.
Mestranda da Unisc realiza estudo científico sobre a escuta musical para indivíduos autistas
O estudo possui ineditismo na área de musicoterapia, analisando seus benefícios sobre aspectos biológicos e celulares do ser humano
Juliane Fiorezi, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou um estudo no ano de 2018 buscando identificar os efeitos da música no tratamento de autistas, avaliando a influência da música nos aspectos biológicos, celulares e hormonais dos participantes. A pesquisa A escuta musical e seus efeitos sobre os danos celulares da mucosa oral, cortisol salivar e aspectos comportamentais de indivíduos autistas foi resultado de sua dissertação, orientada pela professora Silvia Isabel Rech Franke e coorientada pela docente Jane Dagmar Pollo Renner.
Participaram do estudo 22 crianças e adolescentes autistas, com idade entre três e 17 anos, e que participam do projeto Educação Física adaptada para autistas, desenvolvido na Unisc pela professora Sâmara Bittencourt Berger. Assim, para a avaliação dos efeitos da música nos participantes foram coletadas amostras de células da mucosa oral (bochecha) e de saliva, antes e depois de 30 dias de intervenção por escuta musical. As células, retiradas com uma leve escovada na bochecha, foram avaliadas para verificar se apresentavam danos em sua formação. Já a saliva serviu para apresentar as alterações no cortisol salivar, um hormônio que está diretamente relacionado ao estresse e que influencia o sistema imunológico do ser humano. A seleção de músicas foi desenvolvida por uma musicoterapeuta com formação e experiência na aplicação da música enquanto potencial terapêutico.
Os resultados da pesquisa demonstraram efeitos promissores. Mas para entendê-los, é necessário considerar que o corpo humano e as células estão em constante modificação, sempre na busca de equilíbrio no funcionamento de todos os seus sistemas de regulação. Portanto, as células podem sofrer danos durante o seu desenvolvimento e um processo chamado apoptose é responsável por provocar a eliminação programada e ordenada dessas células, um momento fundamental para a manutenção de todo o funcionamento orgânico.
Nessa pesquisa, concluiu-se que a intervenção por escuta musical contribuiu para diminuir os danos celulares e influenciou no aumento do processo de apoptose (eliminação natural de células danificadas). Além disso, foi possível observar uma redução nos níveis do hormônio cortisol salivar, embora não significativos.
Os pesquisadores também compilaram estudos anteriores que apresentavam os efeitos da musicoterapia (MT) com autistas. Constataram que esse tratamento impacta positivamente no comportamento dos mesmos, sobretudo em questões relacionadas à maior sincronia rítmica, maior ajustamento comportamental com demais participantes do grupo, maior habilidade na atenção seletiva, bem como aspectos cerebrais que influenciam a maior capacidade de interação e comunicação, diminuição nos comportamentos de vitimização e aumento nas habilidades sociais. As técnicas de musicoterapia que provocam esses resultados são aquelas que utilizam o fazer musical, realizando a improvisação ou utilizando a mediação do ritmo musical.
Por mais que diversas pesquisas tenham sido empreendidas no âmbito da música e bioquímica humana, o estudo possuiu ineditismo na área da musicoterapia, pois buscou avaliar o efeito da escuta musical nos aspectos biológicos e celulares do ser humano.
Mestranda do PPGPS Unisc participa do Congresso SULBRAFIR
O evento ocorreu entre 17 e 19 de outubro, em Gramado
Lilian Regina Abentroth, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Mestrado e Doutorado (PGPPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participou, como avaliadora e apresentadora de pôsteres, do Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (SULBRAFIR), que ocorreu entre os dias 17 e 19 de outubro na cidade de Gramado.
Os trabalhos científicos apresentados no evento foram realizados sob orientação da professora Dulciane Paiva. Os títulos Efeitos da eletroestimulação sobre a mobilidade funcional de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e Efeitos da eletroestimulação sobre a velocidade da marcha em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, oriundos das dissertações de mestrado de Thais Benelli e Lilian Regina Abentroth, contaram com a participação das acadêmicas do curso de fisioterapia Márcia Aline Schwantes e Eliziana Eichelberger Lopes; das ex-residentes do PRMS, Bárbara da Costa Flores, Cassiane Braz e Vanessa Konzen; e da residente Litiele Evelin Wagner.
O tema chama a atenção para a importância da fisioterapia em ambiente hospitalar e na reabilitação pós-hospitalização, englobando conhecimentos como a mobilização precoce no paciente crítico, o manejo de ventilação mecânica, escalas de funcionalidade para avaliação do paciente crítico, eletroestimulação em unidade de terapia intensiva, reabilitação cardiopulmonar e estimulação sensório motora em neonatos. Também promove a integração entre a prática, a pesquisa na graduação e na pós-graduação Stricto sensu e no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Santa Cruz.
Mestranda do PPGPS realiza intercâmbio no Canadá e EUA
Karin Pfeiffer, Edward Howley e Letícia Welser
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Letícia Welser, realizou um intercâmbio de dois meses nos Estados Unidos e no Canadá. A viagem iniciou em setembro na cidade de Vancouver (Canadá), com um curso intensivo de Inglês, realizado na Tamwood International Languages. Em outubro, o destino foi os EUA, com visita à Michigan State University (MSU), na East Lansing. Por intermédio de sua orientadora, professora Cézane Reuter, firmou parceria com a pesquisadora Karin Pfeiffer, diretora do Department of Kinesiology eresponsável por pesquisas voltadas à atividade física na população pediátrica na MSU.
A mestranda também visitou a Central Michigan University (CMU), em Mount Pleasant, e assistiu a palestra de um importante escritor da área da Fisiologia do Exercício, Edward Howley, professor emérito da University of Tennessee, a respeito das diretrizes internacionais de exercício físico. Ainda nos EUA, participou por vídeoconferência, fazendo a tradução simultânea da professora Karin, em uma mesa-redonda do VI Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc.
Além das atividades relacionadas ao aprimoramento do inglês, também recebeu contribuições em sua dissertação de Mestrado e fortaleceu laços nos estudos científicos em parceria com a pesquisadora americana. A intercambista destacou o apoio das professoras Jane Pollo Renner, sua co-orientadora, e Silvia Isabel Rech Franke, coordenadora do PPGPS, para que fosse possível a realização dessa atividade internacional. “As experiências e descobertas culturais em um intercâmbio são verdadeiras aulas de mundo, uma vivência inesquecível e fortemente recomendável”, pontuou Letícia.
Gincana do PPGPS envolve escolares em fórum sobre drogas
No dia 11 de outubro, o Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) convidou alunos, professores, gestores e comunidade em geral para participar do IX Fórum de discussão sobre drogas: construindo narrativas. O evento contou com a presença de 130 alunos da rede pública de ensino de 15 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul. Os alunos participaram de uma gincana interativa enquanto a comunidade geral integrou as rodas de conversa e assistiu a conferências e palestras.
A cada ano o evento oferece à comunidade diferentes atividades, com o objetivo de discutir alternativas para prevenção do uso abusivo de drogas na adolescência. O fórum integrou as atividades do Projeto Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental Capsia e Capsad: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul e do Grupo da Pesquisa sobre Álcool e outras Drogas (Grupad), coordenados pela professora Edna Linhares Garcia, vinculada ao PPGPS, à Capes e ao CNPq, por meio do PPSUS. Foram envolvidos na organização e realização do evento 20 alunos de graduação e da pós-graduação, assim como professores da Unisc.
Neste ano, foi promovida uma gincana com os adolescentes visando um encontro de diferentes grupos para dialogar sobre a droga e a drogadição, temática que se faz presente no contexto atual da sociedade. Para a gincana foram elaboradas diversas tarefas, dentre elas um caça ao tesouro sobre uso e abuso de drogas, que levou os participantes a explorarem o campus em busca das pistas. Para promover o conhecimento sobre a rede de saúde do município, foi desenvolvida uma atividade para construção do Mapa da Rede, em que os participantes deveriam encontrar a definição correta para alguns serviços de saúde. Ainda houve atividades relacionadas à alimentação saudável e um quiz sobre a temática. Os adolescentes produziram fanzines” -um tipo de revista produzida de forma artesana.
A ação foi realizada em parceria com o Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), Secretaria municipal de Políticas Públicas (Sepop), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e Lions Clube Raio de Sol – SCS e Programa Saúde na Escola (PSE).
Mestranda do PPGPS em congresso nacional de atividade física e saúde
Markus Vinicius Nahas e Letícia Schneiders
A mestranda do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Letícia de Borba Schneiders, participou do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, de 23 a 26 de outubro, em Bonito (Mato Grosso do Sul), na companhia da professora Anelise Reis Gaya, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com quem já desenvolve estudos e mantém colaboração em sua dissertação.
Além da apresentação de trabalho, estabeleceu parcerias com pesquisadores de renome internacional na área de atividade física, saúde e lazer, como os professores Jorge Motta (Centro de Pesquisa em Atividade Física, Saúde e Lazer - Universidade do Porto/UP, Portugal), Javier Brezo Sayavera (Universidad de la República, Uruguay), que estará em breve na Unisc, e Markus Vinicius Nahas, do qual o grupo de pesquisa utiliza em seu questionário de estilo de vida, questões adaptadas do livro Medidas da Atividade Física, escrito por ele juntamente com o professor Mauro Barros.
Letícia Schneiders também participou de workshops em Estratégias de Promoção da Atividade Física no Contexto Escolar e de Avaliação da atividade física e do comportamento sedentário, ambos realizados pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). A mestranda é orientada pela professora Cézane Priscila Reuter, que tem enaltecido a importância de novas parcerias para o processo de internacionalização do Programa, ressaltando que novas parcerias e o processo de internacionalização fazem parte da avaliação da Capes, fortalecem as pesquisas brasileiras e qualificam os programas de mestrado e doutorado.
E-book lançado pela Unisc aborda protocolos e técnicas laboratoriais de rotina
Foi lançado pela Unisc o e-book intitulado Protocolos e técnicas laboratoriais de rotina: aplicações em biologia molecular, microbiologia, cultivo celular e farmacognosia. Organizado por Valéria Louzada Leal, Betina Brixner, Lia Gonçalves Possuelo, Chana de Medeiros da Silva e Jane Dagmar Pollo Renner, com ilustração de Letícia Clauhs, o livro é constituído por seis capítulos que abordam temas como biossegurança, boas práticas laboratoriais e as aplicações em biologia molecular, microbiologia, cultivo celular e farmacognosia.
A obra aborda temas essenciais para aqueles que atuam em laboratório, como regras básicas de biossegurança, tipos de materiais e equipamentos utilizados em laboratórios e preparo de soluções. Também traz técnicas básicas e avançadas na área de biologia molecular, microbiologia, cultivo de células animais e farmacognosia. Na área de biologia molecular, trata de duas técnicas muito utilizadas, a reação em cadeia da polimerase (PCR), tanto a PCR convencional como a PCR em tempo real, e a técnica de sequenciamento do DNA. No tópico de microbiologia, são abordados temas básicos relacionados às características de bactérias e fungos, bem como os métodos de cultivo, testes de susceptibilidade a drogas e formas de armazenamento dos microrganismos. No tema de cultivo de células animais, são apresentadas as regras básicas que devem ser seguidas para se conseguir cultivar de forma correta as células animais. Já no tópico de farmacognosia são apresentadas as técnicas relacionadas à exploração de extratos vegetais para isolamento e purificação de produtos com atividade biológica. A obra está disponível em http://repositorio.unisc.br:8080/jspui/handle/11624/2569
Mestrados e Doutorados discutem planejamento estratégico
Divulgação
Coordenadores e docentes dos nove Programas de Pós-Graduação (PPG) da Unisc estiveram reunidos nesta quarta-feira, 25 de setembro, com a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para apresentar seus planejamentos estratégicos. Os programas de Mestrado e Doutorado em Direito, Desenvolvimento Regional, Tecnologia Ambiental, Letras, Educação e Promoção da Saúde e os programas de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais, Profissional em Administração e Profissional em Psicologia socializaram seus planos, metas e ações para os próximos anos, a partir da observação das fortalezas e das fraquezas, considerando o ambiente interno ao mesmo tempo em que estudaram suas oportunidades e ameaças, concernentes ao contexto externo.
Entre os temas mais discutidos estiveram a qualificação e a consolidação da pesquisa, a sustentabilidade e as articulações internacionais. A partir da implantação dos planos, as atividades serão monitoradas pelos programas e servirão, também, de base para a construção de um diagnóstico de auto-avaliação, conforme a demanda já anunciada pela Capes. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim, “foi um momento muito rico, em que os docentes que atuam nos PPGs puderam conhecer o planejamento estratégico, fortalecer os vínculos e identificar ações conjuntas. Além disso, esse momento permitiu evoluir rumo a delineamentos para a construção do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, salientou.
Eventos do PPGPS discutem a interdisciplinaridade na promoção da saúde e as drogas
Divulgação
Nos dias 10 e 11 de outubro, ocorreram na Unisc o 6º Seminário Cientifico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc: interdisciplinaridade na promoção da saúde e o 9º Fórum de Discussão sobre Drogas: construindo narrativas.
O primeiro evento teve concepção interdisciplinar e apresentou diferentes olhares na investigação da complexidade e da articulação dos objetos de estudo que envolvem as várias formações profissionais focadas na promoção da saúde e nos processos educativos em saúde das populações, favorecendo a reflexão, a inovação, o registro e as práticas cotidianas de como a pesquisa e as ações interdisciplinares podem superar a fragmentação do conhecimento. O seminário foi coordenado pelas professoras Silvia Isabel Rech Franke e Suzane Beatriz Frantz Krug.
Já o segundo evento é desenvolvido na Unisc desde 2010 a partir da pesquisa A Realidade do Crack em Santa Cruz do Sul, que atualmente se desdobra no estudo Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental: intersecções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul, o qual compõe o PPSUS-Fapergs e mantém parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal – Programa de Saúde na Escola (GTI M-PSE). As coordenadoras do fórum foram as professoras Edna Linhares Garcia e Jane Dagmar Pollo Renner.
A solenidade de abertura dos eventos foi realizada no dia 10 de outubro, no Auditório Central da Unisc. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Tadeu de Paula Souza, proferiu a palestra Estratégias em promoção da saúde mental no SUS: realidade e desafios na atualidade.
Durante os dois dias ocorreram momentos culturais, apresentações de pôsteres (com premiação no último dia) e diversas mesas-redondas sobre os temas Residência Multiprofissional em Saúde no Contexto da Interdisciplinaridade; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde: ações na Rede de Atenção à Saúde; Ações Interdisciplinares na Atenção à Obesidade em Escolares; População LGBTTQ, Gênero e Biotecnologias: estudos brasileiros e americanos, entre outros. Em todas as mesas-redondas participaram egressos, mestrandos e doutorandos, docentes e representantes dos serviços de saúde e de educação da comunidade.
Em paralelo às demais atividades do dia 11 de outubro, foi realizada a gincana com escolares, no Memorial da Unisc, com as seguintes atividades: caça ao tesouro e fanzine, mapa de rede de saúde e quiz, ações lúdicas e premiação às equipes de escolares.
Unisc sedia congresso estadual sobre sistema prisional
A Unisc sediou, nos dias 17 e 18 de outubro, no Auditório Central, o 1º Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no Sistema Prisional. O objetivo do evento foi discutir a implantação da política de saúde no sistema prisional, debater sobre um novo modelo de gestão penitenciária e ampliação das Unidades Básicas de Saúde, entre outros.
O congresso foi dirigido aos servidores do sistema prisional e da área da saúde. Estudantes da Unisc também participam das atividades. “É necessário lançarmos um novo olhar sobre o sistema prisional, refletindo como a cooperação da sociedade pode se dar por meio de novas políticas públicas prisionais com vistas ao acesso à inclusão social da pessoa privada de liberdade, destacou a chefe de gabinete da Susepe, Alessandra Sperling, durante a abertura do encontro.
O congresso contou com a presença de autoridades do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fiocruz/Distrito Federal, Ministério da Cidadania/DF, Ministério Público RS e PR, Conselho Nacional de Justiça, Laboratório de Gestão de Políticas Públicas, Federação dos Conselhos de Comunidade/RS, Conselho da Comunidade de Santa Cruz, Secretaria Estadual de Saúde do RS, de Pelotas, Universidade Nacional de Brasília/DF, Unisinos, Secretaria da Administração Penitenciárias (Seapen) e servidores da Susepe.
O evento foi realizado pela Susepe, Unisc, Conselhos de secretários municipais (Cosems), Federação dos Conselhos da Comunidades do RS. Os palestrantes debateram os seguintes temas: experiências bem-sucedidas dos conselhos da comunidade, perspectivas de cuidados em saúde mental, políticas de saúde no sistema prisional, saúde do trabalhador e trabalho, APACs, educação no sistema prisional, dentre outros. As atividades paralelas ocorreram durante os dias no Centro de Convivência da Unisc e saguão do bloco 3 da Universidade. No total, foram 300 participantes, sendo 31 palestrantes, com oito workshops, cinco mesas-redondas, 44 trabalhos apresentados em formato de pôster e 10 de forma oral, 60 testes rápidos realizados, cinco exposições de produtos do trabalho prisional e 50 atendimentos no espaço do cuidado.
PPGPS desenvolve atividade na Escola Luiz Schroeder
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), em parceria com o curso de Enfermagem, com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Unisc (Geps) e com a Estratégia Saúde da Família (ESF) Cohab/Renascença de Santa Cruz do Sul, desenvolveu, no dia 23 de outubro, uma atividade na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder de Santa Cruz do Sul, dentro da programação da 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia de 2019. A dinâmica envolveu 40 alunos do 6º e 8º anos, além de professores da escola.
Coordenada pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug, a ação denominada Movimentos de integração e equidade em diversos cenários teve como objetivo promover a equidade e reduzir as desigualdades na escola sobre a temática da Pessoa com Deficiência. Por meio de uma dinâmica integrativa, foi realizado um jogo Mitos e Verdades, na forma de tabuleiro gigante.
PPGPS presente em mostra de experiências exitosas
No dia 24 de setembro, a alunas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Karine Ely e Raquel Barcella, juntamente com a bolsista do programa de extensão Pró-Saúde, Cassiandra Joaquim, e com a professora Lia Gonçalves Possuelo, participaram da Mostra de Experiências Exitosas na atenção às pessoas com Tuberculose no Rio Grande do Sul, promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose/RS, Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul/Hospital Sanatório Partenon.
Na oportunidade, as alunas apresentaram as pesquisas e os projetos de extensão relacionados as práticas de educação e saúde que têm sido desenvolvidas na instituição em relação a temática, pois a tuberculose é um problema de saúde pública e trata-se da quarta causa de morte entre as doenças infecciosas no Brasil. As egressas do curso de Farmácia da Unisc, atualmente doutorandas do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Furg, também estiveram presentes.
Evento reúne idosas da academia do Sesc e grupo de pesquisa do PPGPS
Mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorando (PPGPS), juntamente com bolsistas de Iniciação Cientifica do curso de Nutrição, ministraram, no dia 23 de outubro, uma palestra sobre alimentação saudável na terceira idade. A atividade fez parte da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contou com a supervisão da coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech Franke. A palestra reuniu idosas que participam de um grupo no Sesc, no qual realizam diversas atividades com enfoque no exercício físico, sob a orientação da professora Denise Ezequiel.
A palestrante Caroline dos Santos, aluna do PPGPS, enfatizou a importância do café da manhã, consumo de fibras, carboidratos complexos, gorduras e consumo adequado de água. Após a palestra, o grupo foi convidado a degustar o café da manhã preparado pelos alunos, composto por frutas variadas, chás naturais, água saborizada e cuca de frutas. A programação ainda contou com a avaliação de bioimpedância e coleta sanguínea para avaliação da glicose. Os alunos envolvidos ressaltaram a importância de otimizar as oportunidades de saúde e envolver a comunidade a fim de melhorar a autonomia dos sujeitos frente à saúde, proporcionando a melhora da qualidade de vida da população.
Integrantes do PPGPS ministram palestra para turma de Educação Física
Divulgação
Mestrandas e docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado palestraram para a turma da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, do 9° semestre do curso de Educação Física da Unisc. A palestra, realizada no dia 24 de setembro, teve como tema principal a prática de exercícios físicos em academias aliada ao consumo de suplementos alimentares. A mestranda Diene da Silva Schlickmann apresentou seu projeto de pesquisa de dissertação intitulado Avaliação do consumo de suplementos alimentares na estabilidade genômica, estresse oxidativo, nefrotoxicidade e hepatotoxicidade em práticantes de academia do município de Santa Cruz do Sul – RS.
Na oportunidade, Diene demonstrou alguns dados preliminares da pesquisa em relação ao comportamento de praticantes de academias que fazem o uso de suplementos alimentares. A mestranda Caroline dos Santos conduziu a palestra enfatizando a prática de exercícios físicos em academias para a terceira idade. Ela apresentou, ainda, os objetivos do seu projeto de pesquisa de dissertação denominado Usuário de academia na terceira idade: a relação da qualidade de vida com o perfil lipídico, gasto energético, consumo alimentar, composição corporal, sarcopenia e estabilidade genômica.
As professoras da disciplina de Farmacologia Aplicada ao Exercício, Cézane Priscila Reuter e Silvia Isabel Rech Franke (coordenadora das pesquisas apresentadas), ressaltaram que os temas abordados na palestra conduzem os alunos a um momento de reflexão sobre o desenvolvimento dos profissionais de Educação Física na atuação em academias. Para as mestrandas, a apresentação dos dados destas pesquisas é uma forma de propagar a construção do pensamento referente às informações obtidas, além de compartilhar o conhecimento, divulgando as pesquisas realizadas no Programa com temáticas de interesse da Educação Física.
PPGPS presente em Seminário da área interdisciplinar da Capes
Silvia Isabel Rech Franke (Unisc) e Adelaíde Faljoni-Alario (Capes)
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), representado pela coordenadora Silvia Isabel Rech Franke, esteve presente no Seminário de Meio-termo - 2019 da Área Interdisciplinar da Capes, de 1º a 4 de outubro, em Brasília. A abertura oficial foi transmitida em quatro dependências específicas, separadas por Câmaras (de I a IV), em que o PPGPS foi inserido na Câmara de Ciências e Biológicas. A palestra inaugural foi proferida pela diretora de avaliação da Capes, Sônia Bao. Após, foi a vez da fala da coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes, Adelaíde Faljoni-Alario.
Segundo a professora Silvia Franke, nos dias seguintes, os coordenadores dos Programas foram alocados em diferentes grupos de discussão (GD), que aconteceram simultaneamente e tiveram como foco um diálogo sobre os relatórios dos Grupos de Trabalho que já haviam sido disponibilizados previamente pela Capes. A tarefa dos grupos foi sugerir indicadores e informações úteis para o processo de avaliação da Ficha de Avaliação utilizada pela Área. Os facilitadores desses Grupos de Trabalho foram os coordenadores das respectivas Câmaras, que ficaram responsáveis por eleger um relator, o qual apresentou os resultados do trabalho do Grupo de Discussão na última sessão, no dia 4 de outubro.
Ao final do evento, em grande plenária, foram colocados em votação as sugestões dos GD e os pesos atribuídos a cada quesito, sendo aprovada a Nova ficha de avaliação da área Interdisciplinar, que já será utilizada para quadriênio 2017-2020.
Mestranda do PPGPS realiza estágio docente no curso de Fisioterapia
Foto: Divulgação
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado, Lilian Regina Lengler Abentroth, realizou, sob orientação da professora do PPGPS e do curso de Fisioterapia, Dulciane Nunes Paiva, estágio docente na disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional I. A referida disciplina teve duração de um semestre e foi finalizada no dia 2 de julho. Durante as aulas, foram abordados aspectos fisiopatológicos pulmonares, a fim de propiciar aos acadêmicos o embasamento teórico sobre as doenças pulmonares, necessário à aplicação dos recursos fisioterapêuticos, bem como desenvolver no aluno o interesse pelos trabalhos científicos e sua importância para a área da Fisiopatologia Pulmonar e da Fisioterapia Respiratória.
Todo o conteúdo se manteve alinhado e contribuiu para o aperfeiçoamento docente da mestranda, que desenvolve sua dissertação com o tema Associação entre o Teste de Velocidade da Marcha de Seis Metros e a qualidade de vida de pacientes submetidos à revascularização miocárdica e troca valvar. Lilian contribuiu de modo relevante no aperfeiçoamento das aulas, com atualização de exames de imagem e de diretrizes nacionais e internacionais na área pneumológica, além de ter trazido, para a sala de aula, a sua experiência clínica obtida no Programa de Residência em Fisioterapia, com especialidade em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica, Neonatal e Emergência, na Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), obtendo excelente avaliação dos acadêmicos envolvidos.
As atividades docentes coordenadas pela professora Dulciane também contaram com o auxílio da bolsista do Programa de Bolsas de Estudo para Atividades de Ensino (Probae), Eliziana Eichelberger Lopes, que ajudou na dinamização dos trabalhos. O estágio em docência é direcionado para estudantes de pós-graduação stricto sensu(mestrado e doutorado), no qual o pós-graduando participa das atividades de ensino na Instituição, sob a supervisão do seu orientador. Tem como objetivo auxiliar o professor na atualização, na elaboração e na apresentação das aulas; na preparação de material didático-pedagógico; e no desenvolvimento das atividades administrativas da disciplina ao longo do semestre.
Lilian relata que o estágio foi de extrema importância para a sua formação, pois possibilitou a vivência acadêmica e a interação com os alunos, bem como a elaboração de aulas e de materiais que a auxiliaram na construção do conhecimento e na aprendizagem de novos conteúdos. Para ela, foi uma experiência enriquecedora e gratificante.
Mestranda do PPGPS apresenta pesquisa em Congresso Europeu
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), Diene da Silva Schlickmann, participou do 24º Congresso Anual organizado pelo Colégio Europeu de Ciências do Desporto (ECSS), realizado de 3 a 6 de julho, no Centro de Congressos de Praga (República Checa). Na oportunidade, apresentou o trabalho intitulado Relação entre composição corporal e consumo de suplementos dietéticos entre praticantes de academia.
Segundo a mestranda, os resultados apresentados no congresso foram de suma importância para discussões, pois há um grande interesse em identificar o perfil de praticantes de academia e sua relação com o consumo de suplementos desportivos em todo mundo, devido a crescente procura pela prática de exercícios físicos. “Participar de um congresso em nível internacional nos oportuniza expandir conhecimento, alavancar nossas pesquisas, além de criar conexões com professores, alunos e pesquisadores de diferentes países, gerando perspectivas para novos estudos”, ressaltou.
O evento reuniu renomados especialistas representantes do meio acadêmico e pesquisadores, a fim de fornecer uma plataforma para troca de conhecimento, além de informações essenciais para pesquisas na área.
Docente do PPGPS divulga resultado de pesquisa em congresso nacional
Divulgação
O professor do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Marcelo Carneiro, palestrou no 14º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, que ocorreu de 3 a 6 de setembro, em São Paulo. O docente discutiu o tema Os benefícios da clorexidina 2% para controle de infecção no preparo da pele em centro cirúrgico e declarou a superioridade desse antisséptico comparado à ação da iodopovidona frente a cepas de Staphylococcus aureus.
Na oportunidade, Carneiro relatou ainda que o estudo foi realizado devido a parceria da empresa Rioquímica com o Parque Cientifico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc).
Mestrado em Promoção da Saúde realiza visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz
Foto: Divulgação
No dia 6 de setembro, estudantes do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc realizaram uma visita técnica ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Os alunos e as professoras responsáveis pela disciplina de Políticas Públicas foram recebidos pelo vice-diretor do estabelecimento penal, que apresentou ao grupo toda a estrutura da casa. A enfermeira Cleusa explicou o funcionamento da unidade de saúde prisional e a assistente social Graziela Hanemann relatou as atividades realizadas pela equipe técnica da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
Docente da Unisc colabora em obra de escritor italiano
Arquivo pessoal
Em outubro, na Itália, será lançada a obra Giotto si rivela, de autoria do escritor e pesquisador italiano Luciano Buso. O referido autor cita em sua obra o apoio e a colaboração do professor da Unisc, Deivis de Campos, vinculado ao Departamento de Biologia e Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde. A publicação aborda as mensagens e as assinaturas secretas inseridas nas obras de Giotto di Bondone (1266-1337), um dos mais importantes pintores italianos.
“Fiquei bastante lisonjeado em estar nos agradecimentos do livro. Essa colaboração foi essencialmente através de discussões técnicas acerca da metodologia usada por Luciano Buso. Ele desenvolveu um método de estudo que, de fato, evidencia muitos segredos e mensagens que a maioria dos artistas da Renascença utilizava em suas obras”, conta Campos.
Além do livro, a colaboração do docente com o autor italiano também já resultou na produção de alguns artigos científicos na área da história da arte, tendo sido um deles recentemente aceito para publicação na revista científica da área médica Journal of the Royal Society of Medicine. Nesse artigo, é evidenciada uma possível paralisia que Leonardo da Vinci apresentava em sua mão direita.
“No final de 2018, participei de um trabalho de autenticação/reconhecimento de uma obra feita por Rafael Sanzio, de 1513-1518, na qual Luciano Buso também participou. Desde então, começamos a parceria”, salienta Campos. O lançamento do livro Giotto si rivela ocorrerá no dia 19 de outubro, na Basílica de Santa Maria degli Angeli, em Assis, na Itália. Nessa data, o docente da Unisc participará do evento via Skipe.
Ocorreu no dia 26/08/2019 a Jornada Científica do curso de Nutrição que em sua programação contou com a Mesa redonda: Evidências Científicas no campo da Nutrição. Mediadora Dra.Silvia Isabel Rech Franke, participação da egressa do Ppgps Unisc e doutoranda Patrícia Molz Molz e da mestranda do Ppgps Unisc Diene Da Silva.
PPGPS participa de curso internacional em Brasília
Fotos: Divulgação
Nos dias 10 e 11 de junho, a farmacêutica e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Rochele Mosmann Menezes, e o professor do PPGPS, Marcelo Carneiro, participaram do curso Stewardship em Hospitais: melhorando o gerenciamento dos antimicrobianos por meio da educação e da implementação de intervenções eficazes, ofertado pela Anvisa em parceria com a British Society of Antimicrobial Chemotherapy (BSAC).
A atividade, realizada em Brasília (DF), contou com a participação de representantes da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) de todos os estados brasileiros e foi ministrada por especialistas da BSAC com vasta experiência em prática de stewardship em hospitais. Entre eles estavam o consultor farmacêutico e presidente da BSAC, Philip Howard; o consultor farmacêutico Mark Gilchrist; e o consultor médico Gavin Barlo, além de outros profissionais de instituições brasileiras.
Durante o curso foi possível realizar a troca de experiências, abordar estratégias de implementação dos programas de gerenciamento de antimicrobianos e reforçar a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional nestas ações, tanto no contexto intra quanto no extra-hospitalar.
Houve, ainda, o lançamento do Projeto Stewardship Brasil, que será desenvolvido pela Anvisa em parceria com o PPGPS da Unisc e o Hospital Santa Cruz (HSC), sendo o tema de pesquisa da mestranda Rochele Mosmann Menezes. O objetivo é avaliar o panorama do gerenciamento do uso de antimicrobianos em UTI Adulto nos hospitais brasileiros.
PPGPS e HSC participam da 12ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde
Foto: Divulgação
Na noite do dia 28 de maio, na sala 3502, foi realizada uma roda de conversa abordando o tema Controle de Infecção Hospitalar (CIH). O encontro fez parte da programação da 12ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde (SAIS) da Unisc e foi conduzido pela professora do curso de Biomedicina, Aline Schuster; pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e médico da Comissão de Controle de Infecção e Epidemiologia do Hospital Santa Cruz (CCIH/HSC), Marcelo Carneiro; pela mestranda do PPGPS e enfermeira da CCIH/HSC, Eliane Krummenauer; e pelo farmacêutico do HSC, Marciano Glasenapp. Também estiveram presentes a coordenadora adjunta do PPGPS, professora Jane Dagmar Pollo Renner, e acadêmicos de vários cursos.
Na oportunidade, os profissionais debateram assuntos sobre o papel importante da CCIH na promoção da qualidade do atendimento e segurança dos pacientes, desenvolvendo ações que propiciem o aprimoramento dos processos assistenciais, a implantação de medidas de prevenção e a redução de riscos infecciosos aos pacientes.
No dia 06 de junho de 2019, na sala 1002, ocorre a Palestra da Semana de Internacionalização “Pesquisa comparativa entre Brasil e Madri sobre perfil de praticantes de academias e consumo de suplementos”, a mesma foi transmitida por videoconferência e teve como palestrante Prof. Dr. Pedro da UPM (Madri, Espanha). A palestra foi ministrada aos discentes do PPGPS e integrada com o Curso de Biomedicina e outros cursos da área da saúde. A palestra contou também com a participação da Mestranda Diene da Silva Schlickmann que estava em intercambio em Madri fazendo coleta de dados.
PPGPS firma parceria para evento com o Cosems
No dia 6 de junho, a professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Lia Possuelo, acompanhada da coordenadora estadual da Política de Saúde Prisional, Renata Dotta, participaram de uma reunião com o secretário executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Willian Alves, e com a assessora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Gabriela Dalenogare. O objetivo foi firmar parceria para realização do I Congresso Estadual de Políticas Públicas e Participação Social no contexto Prisional, que acontece na Unisc, em 18 e 19 de outubro de 2019.
Professoras do PPGPS participam de evento da Fapergs
Nos dias 25 e 26 de abril, as professoras do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Edna Linhares Garcia e Lia Possuelo, participaram do Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), promovido pela Fapergs. O evento ocorreu em paralelo ao 31º Congresso do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves.
As professoras apresentaram os resultados parciais dos projetos Narrativas de adolescentes sobre drogas e os serviços de saúde mental CAPS e CAPSAD: interseções possíveis no contexto de Santa Cruz do Sul (Edna) e Análise da dinâmica de transmissão e das estratégias de controle da tuberculose no contexto prisional do Rio Grande do Sul (Lia), ambos financiados pelo PPSUS.
PPGPS participa de atividade na 12ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde
Na noite do dia 28 de maio, na sala 3532, foi realizada uma roda de conversa abordando a temática Saúde da criança na atualidade. O encontro fez parte da programação da 12ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde Unisc (SAIS). Na oportunidade, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado, Betina Brixner, juntamente com as docentes do curso de Enfermagem, Ingre Dartora Paz e Anelise Miritz Borges, debateram assuntos sobre políticas públicas de atenção à saúde da criança, cuidados e curiosidades sobre alimentação, amamentação e medicalização da infância e da vida escolar.
Roda de conversa na Unisc debate a temática obesidade metabolicamente saudável
A obesidade metabolicamente saudável tem sido pauta de discussões no meio científico por se tratar de um importante problema de saúde pública e por divergir entre opiniões de especialistas. Diante disso, no dia 28 de maio, foi debatida a temática em uma roda de conversa que contou com a participação de vários alunos, bem como de profissionais que atuam na área da saúde e educação.
O encontro proporcionou a troca de conhecimentos e contribuiu para a formação dos alunos participantes. A atividade foi moderada pela professora do PPGPS, Cézane Priscila Reuter, com a participação da médica Marília Dornelles Bastos, das nutricionistas Fabiana Assmann Poll e Théa Sehnem e da profissional de Educação Física Kelin Cristina Marques, mestre pelo PPGPS.
Parabéns pela excelente entrevista.
Ocorreu no dia 31 de maio de 2019 às13h30min na sala 1002 a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado, tendo como tema "Demandas, desafios e limites do envelhecer no século XXI: Resultados dos estudos IMIAS", ministrada pelo Prof.Dr. Ricardo de Oliveira Guerra da UFRN. A aula contou com a presença de doscentes e discentes do PPGPS, bem como discentes da graduação e público em geral.
O PPGPS agradece a presença de todos!!!!!!
Aluna do Mestrado em Promoção da Saúde participa de simpósio em São Paulo
Divulgação
Nos dias 25 e 26 de abril, a farmacêutica e aluna do Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc, Kamila Mesacasa Trentin, participou do 4º Simpósio Internacional de Qualidade e Segurança do Paciente, do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), em São Paulo. O evento contou com o palestrante Maki Durkin, da Inglaterra, que abordou o tema Uso Racional de Antibióticos, um dos assuntos mais discutidos em nível mundial. Ele afirmou que, se nada for feito até 2050, 10 milhões de pessoas irão morrer pela resistência das bactérias aos antibióticos.
Outros assuntos, como erros mais comuns em prontuários eletrônicos, prevenção de TEV (como implantar um protocolo e medir seu impacto dentro de um hospital), programa para readmissão de pacientes crônicos e segurança do paciente na emergência e na obstetrícia, também foram apresentados.
Segundo Kamila, o simpósio trouxe uma comparação entre atividades desenvolvidas no Brasil e no exterior. “Temos um longo caminho pela frente para nos aproximarmos do Reino-Unido, por exemplo, mas a educação é a palavra-chave para que os profissionais e as instituições de saúde desenvolvam um cuidado mais humanizado, seguro e de qualidade para os pacientes”, salienta.
Para encerrar o simpósio, o palestrante Silvio Celestino, autor do livro O Líder Transformador, falou sobre metodologias de liderança para soluções de problemas.
Pesquisa do PPGPS sobre o perfil de praticantes de academias será reproduzida em Madrid
O Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) firmou parceria de pesquisa com a Universidade Politécnica de Madrid (UPM-Espanha). A Mestranda do PPGPS e bolsista Capes, Diene da Silva Schlickmann, orientada pela professora Silvia Isabel Rech Franke e co-orientada pela professora Jane Dagmar Pollo Renner, reuniu-se, no dia 17 de maio, com o professor Pedro José Benito Peinado, na Faculdade de Cência e Atividade Física e do Esporte da UPM, para apresentar os objetivos da pesquisa que investigará o perfil dos praticantes de academias. O estudo, desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc, já está em andamento no Brasil e é coordenado pela professora Silvia.
A coleta de dados em Madri foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Unisc (CEP) e fará parte da pesquisa Uso de suplementos alimentares na prática esportiva em academias: efeitos sobre a composição corporal, danos renal e hepático, acidose sanguínea, citotoxicidade e estabilidade genômica, que foi contemplada com Bolsa CNPq. O estudo tem sido desenvolvido no Brasil e será agora parcialmente reproduzido na Espanha, entre os meses de maio e junho, com o objetivo de investigar o estilo de vida, os hábitos alimentares e o consumo de suplementos por desportistas praticantes de academias em Madrid.
A mestranda Diene da Silva Schlickmann ressalta que o trabalho é inédito e que o principal objetivo é buscar conhecimentos científicos para melhorar a compreensão sobre o perfil dos praticantes de academias. “Essa troca de experiências entre os grupos de pesquisas Brasil e Espanha será enriquecedora para o estudo”, destacou. A professora e coordenadora do PPGPS, Silvia Isabel Rech Franke, enfatiza que a cooperação entre a Universidade Politécnica de Madrid fortalece a integração entre professores e alunos. “Essa ação amplia e incentiva as ações de pesquisas internacionais, bem como fortalece os trabalhos científicos, constituindo-se de mecanismos que alavancam o processo de internacionalização do PPGPS”, frisou.
No dia 11 de dezembro de 2018 ocorreu a defesa da mestranda Thais Ermelinda Schulz Benelli.
Intitulada: "Efeitos da estimulação elétrica funcional de quadríceps em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: Ensaio clínico randomizado”.
Banca Examinadora:
Dra. Dulciane Nunes de Paiva (UNISC) – Orientadora
Dra. Cézane Priscila Reuter (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Isabella Martins de Albuquerque (UFSM) – Examinadora Externa
Parabéns à todos!!
Médica de Santa Cruz participa de estudo sobre psoríase
Pesquisa do PPGPS propõe novo método para diagnosticar glicose, colesterol e triglicerídios
Rosileidi Pappen Umpierres e Valeriano Corbellini
Um estudo desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) propõe um novo método para o diagnóstico de problemas de saúde, como excesso de glicose, colesterol e triglicerídios. A pesquisa é resultante da dissertação de mestrado de Rosileidi Pappen Umpierres, com a orientação do professor Valeriano Antonio Corbellini e com a co-orientação da professora Hildegard Hedwig Pohl.
Na prática, o método consiste na análise da saliva com luz infravermelha no espectrômetro FT-IR, podendo se tornar uma alternativa mais rápida na prevenção de doenças causadas por altas taxas de açúcar e gordura no sangue. Um programa de computador lê as informações e dá o diagnóstico logo depois da coleta. De sua parte, o paciente precisa apenas depositar um pouco de saliva em um recipiente que é transportado para o equipamento. O professor Valeriano Corbellini, que pesquisa a possibilidade de analisar sangue ou fluidos no equipamento desde 2007, explica que o nome da técnica é Espectroscopia de Absorção Molecular no Infravermelho com Transformada de Fourier. No entanto, ressalta que o método aperfeiçoado na Unisc não substitui as análises de sangue tradicionais, mas traz agilidade para obter o resultado como benefício de seu uso.
Graduada em Odontologia, professora na Unisc e agora mestre em Promoção da Saúde, Rosileidi Pappen Umpierres ressalta que um reagente químico leva até 30 minutos para identificar a avaliação no sangue, enquanto o método por FT-IR faz esse processo de 30 a 40 análises ao mesmo tempo. “A ideia dessa proposta é poder contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços que são oferecidos na saúde pública”, salientou.
Apesar da validação pelo curso de Medicina da Unisc, para que a análise se torne uma alternativa no SUS, por exemplo, o método precisa ser validado pelo Governo Federal. Para tanto, a pesquisa será submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Pesquisadores da Unisc descobrem novo método para medir a glicose
Médica de Santa Cruz participa de estudo sobre psoríase
Egressa do Mestrado em Promoção da Saúde ministra palestra durante Congresso em Campinas
Publicado por: Josemar Santos
A egressa do Mestrado em Promoção da Saúde e do curso de Medicina da Unisc, Ornella Cassol, ministrou uma palestra durante o 2º Congresso Brasileiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, realizado pelo Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), de 29 a 31 de março, em Campinas (SP). Na oportunidade, apresentou o módulo Prática Diária - Casos Clínicos Interativos.
O evento teve como proposta apontar a aplicação dos conhecimentos à prática médica diária, abordando situações especiais, desafios em terapia biológica e manejo, além da apresentação de casos clínicos de forma interativa com os especialistas participantes.
Além de médica Coloproctologista, Ornella Cassol também e professora universitária.
Professora de Medicina e mestranda do PPGPS participa de Congresso em Washington
Publicado por: Josemar Santos
A professora do curso de Medicina e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Jaquelini Barboza, esteve em Washington (EUA), de 1º a 5 de março, para participar do Congresso Americano de Dermatologia. Com sua tese de mestrado em espectroscopia em infravermelho em pacientes com Psoríase, a dermatologista foi a Washington com foco especial nos novos tratamentos relacionados à doença.
No dia 14 de março de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Karine Zenatti Ely.
Intitulada: "DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DAS DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS NA POPULAÇÃO PRIVADA DE LIBERDADE NO RIO GRANDE DO SUL (RS)”.
Orientadora: Dra. Lia Gonçalves Possuelo
Coorientadora: Dra. Andréia Rosane de Moura Valim
...
Banca Examinadora:
Dra. Lia Gonçalves Possuelo (UNISC) – Orientadora
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Rarianne Carvalho Peruhype – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 12 de março de 2019 ocorreu a defesa do mestrando Pablo Reis de Moraes.
Intitulada: "RELAÇÃO ENTRE A DOR REFERIDA POR PACIENTES COM OSTEOARTROSE
DE JOELHO SUBMETIDOS A UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS E O
BIOMARCADOR CTX-II PARA DEGRADAÇÃO DA CARTILAGEM ARTICULAR”.
...
Orientadora: Dra. Andréia Rosane de Moura Valim
Coorientadora: Dra. Hildegard Hedwig Pohl
Banca Examinadora:
Dra. Andréia Rosane de Moura Valim (UNISC) – Orientadora
Dr. Deivis de Campos(PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Andréia Lucia Gonçalves da Silva (UNISC) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Rosileidi Pappen Umpierres.
Intitulada: "QUANTIFICAÇÃO DE GLICOSE SALIVAR POR FT-IR E SUA ASSOCIAÇÃO COM MARCADORES GLICO-LIPÊMICOS EM TRABALHADORES RURAIS E DA AGROINDÚSTRIA”.
Orientador: Dr. Valeriano Antonio Corbellini
Coorientadora: Dra. Hildegard Hedwig Pohl
Banca Examinadora:
Dr. Valeriano Antonio Corbellini (UNISC) – Orientador
Dra. Andreia Rosane de Moura Valim (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Daiane Heidrich (UNIVATES) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa do mestrando William Vinicius Kleinpaul.
Intitulada: "SATISFAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS QUANTO A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA ATENÇÃO BÁSICA NO VALE DO RIO PARDO- RS”.
Orientadora: Dra. Hildegard Hedwig Pohl
Coorientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Banca Examinadora:
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (UNISC) – Orientadora
Dra. Edna Linhares Garcia (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Liane Beatriz Righi (UFSM) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Betina Brixner.
Intitulada: "INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA: epidemiologia e diagnóstico molecular”.
Banca Examinadora:
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (UNISC) – Orientadora
Dra. Lia Gonçalves Possuelo (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Luciana de Souza Nunes (UNIPAMPA) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Sonimar de Souza.
Intitulada: "RISCO METABÓLICO EM ADOLESCENTES: enzimas hepáticas, ácido úrico, hemoglobina e os fatores sociodemográficos associados”.
Orientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Coorientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (UNISC) – Orientadora
Dra. Silvia Isabel Rech Franke (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Anelise Reis Gaya (PPGCMH) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Kelin Cristina Marques.
Intitulada: "ASSOCIAÇÃO DA OBESIDADE METABOLICAMENTE SAUDÁVEL E METABOLICAMENTE NÃO SAUDÁVEL COM ASPECTOS BIOQUÍMICOS, ESTILO DE VIDA E APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA: um estudo com escolares de Santa Cruz do Sul – RS”.
Orientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Coorientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (UNISC) – Orientadora
Dra. Silvia Isabel Rech Franke (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Anelise Reis Gaya (PPGCMH) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 28 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Carine Muniz dos Santos.
Intitulada: "MODULAÇÃO AUTONÔMICA, PARÂMETROS HEMODINÂMICOS E ANTROPOMÉTRICOS EM TRABALHADORES RURAIS"
Banca Examinadora:
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (UNISC) – Orientadora
Dr. Valeriano Antonio Corbellini (PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dr. Jeam Marcel Geremia (UFSM) – Examinador Externo
Parabéns à todos!
No dia 27 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Morgana Pappen.
Intitulada: "DOENÇA DA FOLHA VERDE DO TABACO: estudo comparativo do perfil bioquímico, ocupacional e de saúde de fumicultores nas etapas do processamento do tabaco em um município do Rio Grande do Sul”.
Orientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Coorientadora: Dra. Jane Dagmar Pollo Renner
Banca Examinadora:
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Deise Lisboa Riquinho (UFRGS) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!
No dia 26 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Daiane Raquel Kist.
Intitulada: "SÍNDROME DE BURNOUT: fatores associados e medidas de enfrentamento em enfermeiros de Estratégias de Saúde da Família da 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul”.
Orientadora: Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug
Coorientadora: Dra. Lia Gonçalves Possuelo
Banca Examinadora:
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug (UNISC) – Orientadora
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck (UFSM) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!!
No dia 26 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Fernanda Quevedo Alves.
Intitulada: "RELAÇÃO DA IDADE GESTACIONAL, PESO AO NASCER, PESO DOS PAIS, ALTERAÇÕES GENÉTICAS E METABÓLICAS COM A PRESENÇA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES”.
Orientadora: Dra. Andréia Rosane de Moura Valim
Coorientadora: Dra. Cézane Priscila Reuter
Banca Examinadora:
Dra. Andréia Rosane de Moura Valim (UNISC) – Orientadora
Dra. Jane Dagmar Pollo Renner (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Marilu Fiegenbaum (UFCSPA) – Examinadora Externa
Dra. Pâmela Ferreira Todendi (UFCSPA)
Parabéns a todos!!
No dia 22 de fevereiro de 2019 ocorreu a defesa da mestranda Luana Bertolazzi.
Intitulada: "DIAGNÓSTICO DE DISFONIA VOCAL EM PROFESSORES DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL POR ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO MOLECULAR NO INFRAVERMELHO COM TRANSFORMADA DE FOURIER”.
Banca Examinadora:
Dr. Valeriano Antonio Corbellini (UNISC) – Orientador
Dra. Hildegard Hedwig Pohl (PPGPS/UNISC) – Examinadora Interna
Dra. Mauriceia Cassol (UFCSPA) – Examinadora Externa
Parabéns a todos!!
DEFESA DE DISSERTAÇÃO ALUNA LUIANE FARIA DA ROSA
Ocorreu na sexta-feira dia 18 de janeiro de 2019 a DEFESA DE DISSERTAÇÃO de Luiane Faria da Rosa, intitulada “OS SENTIDOS DO TRABALHO DAS MULHERES NA AGRICULTURA".
Banca Examinadora:
Dra. Edna Linhares Garcia (UNISC) – Orientadora
Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug(PPGPS/UNISC) – Examinador Interno
Dra. Karla Gomes Nunes (PUC Minas) – Examinadora Externa
10/12/2018
Mestranda do PPGPS apresenta trabalho durante evento em Porto Alegre
No dia 7 de dezembro, em evento realizado no Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Karine Zenatti Ely, acompanhada por sua orientadora, Lia Gonçalves Possuelo, apresentou os resultados da pesquisa intitulada Monitoramento e avaliação das doenças infectocontagiosas na população privada de liberdade do Rio Grande do Sul.
Participaram do evento representantes da Coordenação Estadual da Atenção Básica, Coordenação Estadual do Programa de IST/Aids e da Coordenação do Programa Estadual de Tuberculose. A pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência de tuberculose, HIV, sífilis e hepatites virais na população privada de liberdade de 29 instituições penais do Estado com Equipes de Atenção Básica Prisional implantadas.
Evidenciou-se prevalências dessas doenças muito superiores a população geral, o que resulta da alta vulnerabilidade de exposição. As prevalências encontradas no estudo com 1.5704 presos nos regimes fechado, semiaberto e aberto foram: 3,02% de tuberculose; 4,58% de HIV; 9,76% de sífilis; 0,34% de hepatite B e 3,86% de hepatite C. Identificou-se dificuldades inerentes ao trabalho em saúde prisional, as quais podem ser amenizados pela organização nos fluxos de trabalho e educação permanente para os profissionais da saúde e segurança.
03/12/2018
Egressa do PPGPS/Unisc apresenta trabalhos na Coréia do Sul
Divulgação
A mestre e egressa do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Juliana da Rosa Wendt, participou do 22nd WONCA World Conference of Family Doctors (WONCA 2018), conferência mundial dos médicos de família e comunidade. Com o tema Primary Care in the Future: Professional Excellence, o evento foi realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, na cidade de Seul, na Coréia do Sul.
Na cerimônia, a mestre apresentou os trabalhos Brazilian Primary Care Physicians’ Job Satisfaction: a Cross-sectional Exploratory National Study (comunicação oral); A Cross-Sectional Study on Physical Activity among Brazilian Primary Care Physicians; A Cross-sectional Study on Smoking and Alcohol Use among Brazilian Primary Care Physicians; eReasons for Leaving Family Health Strategy Jobs: a Study among Brazilian Primary Care Physicians.
Essas obras, orientadas pela professora Hildegard Hedwig Pohl e coorientadas pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug, ambas do PPGPS, originaram-se a partir da dissertação Medicina de família e comunidade no Brasil: perfil, satisfação com o trabalho e qualidade da Atenção Primária à Saúde. Desenvolvida pela Unisc, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Saúde, a pesquisa teve por objetivos traçar um perfil sociodemográfico e ocupacional dos médicos de família e comunidade brasileiros, da qualidade da Atenção Primária à Saúde por eles prestada e a satisfação destes com o trabalho, verificando a associação entre essas variáveis.
No evento, houve diversas oficinas, palestras e mesas-redondas, que abordaram o tema da promoção da saúde a partir do fortalecimento da Medicina de Família e Comunidade como especialidade e da Atenção Primária à Saúde como norteadora dos sistemas de saúde. Juliana destacou que foi muito relevante a sua participação na conferência, pois possibilitou a integração com pesquisadores de universidades do mundo inteiro sobre a temática da Medicina de Família e Comunidade. A mestre também enfatizou que o evento contribuiu para a divulgação dos trabalhos e dos projetos realizados na Unisc, além do enriquecimento e do aprimoramento das atividades desenvolvidas.
28/11/2018
Unisc inscreve para primeira turma do doutorado em Promoção da Saúde
Estão abertas, até o dia 17 de março de 2019, as inscrições para a primeira turma do doutorado em Promoção da Saúde, ofertado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Podem se inscrever portadores de diploma de mestrado em Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Promoção da Saúde, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Musicoterapia, Estética e Cosmética, Química e Saúde Coletiva.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.unisc.br. A taxa é de R$ 90,00. O curso compreende a produção interdisciplinar do conhecimento em promoção da saúde do indivíduo e de populações, incluindo estudos e pesquisas em contexto sociocultural, de relações humanas, clínicas e de vigilância em saúde.
São ofertadas 10 vagas e o processo seletivo consiste na realização de prova escrita (de caráter eliminatório), análise do Currículo Lattes e defesa presencial do anteprojeto. As matrículas dos selecionados ocorrerão de 8 a 10 de abril e o início das aulas está previsto para maio de 2019. Mais informações, assim como a documentação necessária para a inscrição, podem ser obtidas no Edital de Seleção, disponível na página do curso, em www.unisc.br.
22/11/2018
Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo completa 25 anos
Felipe Nopes
Em 2018, o Polo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo (PMT/VRP) completa 25 anos de atuação na região. Para comemorar essa importante conquista, foi realizada, no dia 21 de novembro, no auditório do bloco 19 da Unisc, uma atividade alusiva à data. O evento contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe; do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; e da gestora do PMT/VRP e coordenadora do Escritório de Projetos da Unisc, Michele Braun, além de docentes, técnicos administrativos e convidados.
A atividade também contou com a participação do coordenador do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Julio César Ferst, que abordou o tema Os polos tecnológicos e a ciência e tecnologia no RS. Logo após, as ex-gestoras do PMT/VRP falaram sobre as suas experiências e como o Polo contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na região.
Na sequência, o coordenador de Pesquisa da Unisc, Adilson Ben da Costa, apresentou o projeto Desenvolvimento e implantação de novas tecnologias para análise foliar e de solos, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SDECT/RS).
O PMT/VRP atua nas áreas de alimentos, meio ambiente, materiais, tecnologia da informação, biotecnologia e saúde. Ao longo de 25 anos, muitos projetos de pesquisa e de extensão foram desenvolvidos, tendo sido financiados pelos governos estadual e federal e por empresas, associações, cooperativas e prefeituras. Com o Governo do Estado, já foram criados mais de 40 projetos, com o apoio da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), através do Programa de Polos Tecnológicos, visto que, atualmente, estão em andamento três projetos.
A Unisc é a unidade gestora do PMT/VRP, que está vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e funciona por meio da infraestrutura física e de pessoal do Escritório de Projetos da Universidade.
13/11/2018
Enfermeira residente tem trabalho premiado em seminário do Mestrado em Promoção da Saúde
Divulgação
A enfermeira residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMU) do Hospital Santa Cruz, Fernanda Iochims, participou do evento Promoção da Saúde em Debate – 8º Fórum de Discussão sobre Drogas: dialogando com adolescentes e 5º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc, realizado nos dias 18 e 19 de outubro, na Universidade.
Sob orientação das professoras Mari Angela Gaedke (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde) e Suzane Beatriz Frantz Krug (Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde – Mestrado) e preceptoria do enfermeiro Anderson Barreto de Moraes, Fernanda apresentou o trabalho intitulado Perfil de Usuários Atendidos em um Serviço de Pronto Atendimento, caracterizando a demanda de atendimentos em um serviço da região. A pesquisa recebeu premiação de Honra ao Mérito, contribuindo para a reflexão acerca das necessidades de saúde da população, além de promover a integração entre a prática, a pesquisa e os cursos de pós-graduação.
30/10/2018
PPGPS Unisc presta homenagem póstuma à professora Miria Burgos
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) fez no dia 31 de outubro, no Anfiteatro do bloco 18, uma homenagem póstuma à professora Miria Suzana Burgos, falecida no dia 19 de novembro de 2017.
Na oportunidade, foi entregue uma placa em reconhecimento por suas inúmeras contribuições ao Programa, ao esposo Leandro Tibiriçá Burgos, aos filhos Rafael, Eduardo e Letícia, às noras Cézane Reuter e Greice Moraes, ao genro Ruan Perrone e aos netos Eduarda, Fernando, João Victor e Pedro. Também foi apresentado um filme com algumas das imagens que registram sua intensa participação no Programa.
Placa
PROFESSORA DRA. MIRIA SUZANA BURGOS
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) reconhece e agradece as inúmeras contribuições da professora Dra. Miria Suzana Burgos, desde a criação deste Programa até os dias de hoje, pois o trabalho iniciado pela Dra. Miria mantem-se vivo e fortalecido por meio da continuidade que foi dada pelos seus admiradores.
“Se a morte física é inevitável, sobrevivemos em nossos descendentes, não só no sangue e nos genes, mas principalmente, quando somos lembrados por eles”.
Autor: Diego Moreira
Miria, você faz parte da nossa história e permanecerá eternamente em nossos corações!
Santa Cruz do Sul, 31 de Outubro de 2018
Coordenação do PPGPS UNISC
*Publicado por Josemar Santos
26/10/2018
Capes aprova doutorado em Promoção da Saúde da Unisc
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a aprovação do doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que agora passa a contar com seis doutorados e oito mestrados. A Capes, agência ligada ao Ministério da Educação (MEC), examina sob padrões rigorosos as propostas de novos cursos de mestrado e de doutorado das universidades de todo o país.
O mestrado em Promoção da Saúde, que ofereceu as condições para a construção da proposta de doutorado, começou a funcionar em 2010, com foco interdisciplinar na área, procurando atender à demanda de profissionais de medicina, odontologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem, farmácia, biomedicina, estética, psicologia, educação física, entre outras. O programa alcançou a nota quatro na última avaliação quadrienal da Capes, conquistando o requisito fundamental para o envio da proposta de doutorado.
“Estamos muito felizes com esta notícia, que confirma a qualidade do trabalho que vem sendo feito em termos de pós-graduação stricto sensu na Unisc, já bastante consolidada, além de oferecer mais uma oportunidade de qualificação aos nossos alunos que, por extensão, se tornarão profissionais da saúde ainda melhores no atendimento à nossa comunidade”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Andréia Valim.
O cronograma de inscrições, bem como do processo seletivo para o doutorado em Promoção da Saúde, será divulgado em breve. No momento, a Unisc está com as inscrições abertas para os seguintes mestrados e doutorados:
Programa |
Prazo de inscrição |
Site |
Mestrado Profissional em Administração |
09/11 |
|
Mestrado e Doutorado em Direito |
05/11 |
|
Mestrado e Doutorado em Educação |
05/11 |
|
Mestrado e Doutorado em Letras |
14/11 |
|
Mestrado em Promoção da Saúde |
14/11 |
|
Mestrado em Sistemas e Processos Industriais |
13/11 |
|
Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental |
05/11 |
Os mestrados e os doutorados da Unisc contam com diferentes naturezas de bolsas de agências públicas de fomento e de financiamentos especiais junto a instituições financeiras.
*Publicado por Felipe Nopes
23/10/2018
4º Encontro Regional de Tuberculose reúne profissionais de saúde na Unisc
Profissionais da saúde dos municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde estão participando do 4º Encontro Regional de Tuberculose, que iniciou nesta segunda-feira, 22, e se estende até esta terça-feira, 23, no Auditório Central da Unisc. A programação inclui paineis, workshops, palestras, apresentação de trabalhos, mostra de experiências e mesa redonda.
Em seu pronunciamento, o secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz, salientou a importância de se realizar ações para prevenir o índice ascendente de tuberculose no Rio Grande do Sul. “A tuberculose, junto com as doenças sexualmente transmissíveis, tem sido uma grande preocupação do governo do Estado. Esperamos que esse evento sirva para melhorarmos nossa luta antituberculose e termos maior resolutividade no enfrentamento a Aids e doenças associadas”, afirmou.
Pessoas que apresentarem sintomas de tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, cansaço, sudorese noturna, febre baixa à tardinha ou à noitinha e emagrecimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer o exame de escarro. Em caso positivo, elas serão encaminhadas para o Ambulatório da Tuberculose e terão acesso a consultas, exames e medicação gratuitos enquanto durar o tratamento. O acompanhamento mensal é feito por pneumologista e infectologista.
A solenidade de abertura contou com a presença do secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz; do secretário de Saúde de Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior; do Superintendente da Susepe, Angelo Carneiro; do presidente da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose, Júlio Croda; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andreia Valim; da professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Lia Possuelo; e da delegada da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.
*Publicado por Josemar Santos
19/10/2018
Encontro Regional sobre Tuberculose inicia nesta segunda-feira na Unisc
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS), realiza de 22 a 23 de outubro, no Auditório Central da Instituição, o 2º Workshop da Rede Sul de Micobactérias, a 2ª Mostra Estadual da Atenção à Saúde Prisional e o 4º Encontro Regional de Tuberculose. Os eventos ocorrem por meio de uma parceria entre Unisc, Secretaria Estadual de Saúde, 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Susepe e Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul.
A abertura oficial ocorre nesta segunda-feira, às 8h30. O objetivo é dar visibilidade as boas práticas e ações das equipes de saúde, dos servidores penitenciários, de trabalhos acadêmicos em geral, bem como compartilhar experiências de gestores da área da saúde e da segurança pública, a fim de incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar a atenção à Tuberculose e coinfecções dentro e fora das prisões.
Recentemente, a Estratégia global e metas para a prevenção, atenção e controle da Tuberculose (TB), Pós-2015, foi aprovada em plenária da Organização Mundial da Saúde (OMS), representando um acordo global para acabar com a Tuberculose como uma pandemia até 2035, com metas estabelecidas de redução da incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes e redução da mortalidade pela doença em 95%.
*Publicado por Josemar Santos
18/10/2018
Promoção da Saúde em Debate na Unisc
São três eventos paralelos: 5º Seminário Científico do PPGPS, 1ª Mostra Regional de Práticas Integrativas e Complementares e 8º Fórum de discussão sobre drogas
O evento Promoção da Saúde em debate: 8º Fórum de discussão sobre drogas: Dialogando com adolescentes, proposto pelo Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Unisc, ocorre nas dependências da Unisc nos dias 18, 19 de outubro.
A atividade será integrada ao 5º Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS) e 1ª Mostra Regional de Práticas Integrativas e Complementares, que reunirá entidades como Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas (Comad), Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal do Programa da Saúde na Escola (GTI-M PSE), 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), professores/pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, empresários, bem como profissionais de diversas áreas envolvidos na promoção da saúde.
Mais informações estão disponíveis em: http://www.unisc.br/site/ppgps/pages/programacao-forum.html
*Publicado por Josemar Santos
18/10/2018
Mestrandas do PPGPS apresentam trabalhos em São Paulo
Mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) apresentaram trabalhos no 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, em Franca (SP), que teve como tema Trinta anos da saúde como direito.
Diene da Silva Schlickmann apresentou o trabalho intitulado: Avaliação da adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de academia de Santa Cruz do Sul-RS, que avaliou a adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de musculação em academias de Santa Cruz do Sul. Janaina Chiogna Padilha apresentou dados da pesquisa Internações hospitalares por neoplasias e o custo financeiro para o Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, com o objetivo de identificar o número de internações hospitalares por neoplasias na 28ª região de saúde do RS e o custo destas para o SUS.
Mariana Portela de Assis divulgou resultados relacionados com a pesquisa Pacientes oncológicos em tratamento quimioterápico oral e contato com agrotóxicos em sua atividade ocupacional. O objetivo foi identificar pacientes em tratamento antineoplásico oral que relataram contato prévio com agrotóxicos durante sua atividade ocupacional. Mariana apresentou, ainda, um relato de experiência sobre Oficinas de trabalho cooperativo voltadas à atenção à saúde da pessoa com deficiência, com o objetivo de relatar sobre oficinas de trabalho cooperativo, focando os processos de trabalho voltados à atenção à saúde das pessoas com deficiência (PcD), a partir da realização de um levantamento de necessidades com as equipes de saúde de municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Raquel Cristine Barcella apresentou a Série histórica da cobertura vacinal de um município de pequeno porte do interior do Rio Grande do Sul, tendo como objetivo analisar a cobertura vacinal de crianças menores de dois anos de idade do município de Vera Cruz e propor estratégias para melhoria dos índices.
Para as mestrandas a participação no congresso foi de suma importância para a divulgação dos seus projetos de pesquisa, sendo esse, um momento de interação com diferentes temas relacionados com a saúde. “Busca-se, através de pesquisas, o conhecimento em relação à promoção da saúde, sendo que a divulgação desses resultados de pesquisa apresentados no congresso amplia os desafios propostos pelo PPGPS”, salientaram.
*Publicado por Josemar Santos
18/10/2018
Resultados de pesquisa sobre perfil de frequentadores de academia de Santa Cruz do Sul são apresentados durante congresso em São Paulo
Os resultados da pesquisa realizada sobre o perfil de frequentadores de academia de Santa Cruz do Sul foram divulgados no 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS), na cidade de Franca (SP). Os dados foram divulgados em formato de pôster para pesquisadores, professores, alunos da graduação e da pós-graduação e profissionais da área da saúde e afins.
Na ocasião, foram apresentados os seguintes temas relacionados com a pesquisa: avaliação da inadequação de cálcio dietético em mulheres praticantes de academias do município de Santa Cruz do Sul; relação entre o consumo de álcool e gordura visceral em praticantes de academia; objetivo do uso de suplementos alimentares por praticantes de academias na cidade de Santa Cruz do Sul; avaliação da adequação do consumo de macronutrientes por praticantes de academia de Santa Cruz do Sul; e insatisfação corporal em praticantes de academias de Santa Cruz do Sul. Os resultados foram apresentados pela mestranda Diene Schlickmann, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS) e pelas bolsistas do Laboratório de Nutrição Experimental, Gabriela Soares e Thalia Gama da Silva.
A coordenadora da pesquisa, professora Silvia Isabel Rech Franke, enfatiza que a divulgação desses resultados no congresso contribuiu para o fortalecimento da pesquisa, além de promover reflexões acerca dos temas apresentados, uma vez que a literatura carece de informações sobre o perfil de praticantes de academia. “Além do mais, foi um momento de divulgar e compartilhar uma pesquisa inédita que busca proporcionar, através dos seus resultados, estratégias para a promoção da saúde”, ressaltou.
*Publicado por Josemar Santos
16/10/2018
PPGPS participa de eventos em Franca (SP)
Divulgação
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado (PPGPS), Silvia Isabel Rech Franke, participou, de 8 a 10 de outubro, em Franca (SP), da mesa Desafios e perspectivas dos Programas de Pós-graduação na área interdisciplinar, durante a 6ª Conferência Regional Latinoamericana de Promoção da Saúde, 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (IIICBIPS) e 3º Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista.
A mesa contou também com a participação da coordenadora da Área Interdisciplinar da Capes, Adelaide Faljoni-Alario, e de outros coordenadores de Programas em Promoção da Saúde.
*Publicado por Josemar Santos
11/10/2018
Integrantes do PPGPS apresentam trabalhos em São Paulo
Divulgação
Docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado participaram da 6ª Conferência Regional Latino-Americana de Promoção da Saúde, do 3º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS) e do 3º Seminário de Promoção da Saúde do Interior Paulista, realizados no período de 8 a 10 de outubro, em Franca, São Paulo. Também participaram do evento os bolsistas do Laboratório de Nutrição Experimental, do curso de Nutrição da Unisc e do PPGPS. Os mestrandos e os bolsistas apresentaram diversos trabalhos resultantes de suas pesquisas.
*Publicado por Felipe Nopes
28/09/2018
Comitiva de canadenses em visita à Unisc
A Unisc está recebendo representantes da Lakehead University do Canadá. A comitiva é composta pelo pró-reitor International, James Aldridge, pelo gestor de Relações Internacionais para a América Latina, Pierre Sved, e pela assistente Internacional de Recrutamento, Amanda Mejía. O objetivo é apresentá-los a Unisc e alguns aspectos importantes da cidade de Santa Cruz do Sul, com o intuito de criar futuras oportunidades de cooperação e atividades em áreas de comum interesse.
A recepção oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira, 28 de setembro, na sala 2535, no prédio da Reitoria. “Sejam todos bem-vindos à nossaUniversidade, é sempre um momento importante receber visitantes de outras instituições, pois um dos direcionamentos estratégicos da Unisc é o fortalecimento da política de internacionalização”, salientou o vice-reitor, Rafael Frederico Henn.
A acolhida contou, ainda, com as presenças dos pró-reitores de graduação, Elenor Schneider, de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, e de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Valim; e dos coordenadores de Pesquisa, Adilson Ben da Costa, de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin, e da AAII, Cristiana Verônica Mueller.
*Publicado por Josemar Santos
22/08/2018
Mestrandas em Promoção da Saúde da Unisc Participam de congresso de cardiologia em Gramado
Foi realizado nos dias 16 a 18 de agosto, em Gramado, o Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (Socergs), no qual a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Sonimar de Souza, apresentou o resumo intitulado Associação da pressão arterial alterada em escolares e fatores de risco cardiovasculares dos pais. Esse estudo integra o grupo de pesquisa Saúde dos Escolares, sob orientação das professoras Cézane Priscila Reuter e Jane Dagmar Pollo Renner, sendo selecionado como segundo melhor tema livre na categoria interdisciplinar.
Além disso, a mestranda Lilian Regina Lengler Abentroth, também do PPGPS, participou do Simpósio de Fisioterapia e apresentou, através de pôster, o resumo intitulado Comportamento da força muscular de quadríceps em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca: estudo piloto, que pertence ao Ensaio Cínico Randomizado da mestranda Thais Ermelinda Schulz Benelli, sob orientação da professora Dulciane Nunes Paiva.
*Publicado por Josemar Santos
13/07/2018
Egressa do curso de Farmácia e do PPGPS recebe título de especialista em Oncologia da Sobrafo
A egressa do curso de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado (PPGPS), Luisa Franciele de Souza Rocha, recebeu o título de especialista em Oncologia da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (Sobrafo). A prova foi realizada em maio, durante o Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, no Rio de Janeiro. O processo seletivo foi constituído por duas etapas eliminatórias, sendo a primeira com a avaliação do Curriculum Vitae e a segunda composta por uma prova objetiva, tendo a candidata sido aprovada com êxito.
Além de oportunizar a possibilidade de ter seus conhecimentos e experiências reconhecidos, através da 8ª edição da Prova de Título de Farmacêutico Especialista em Oncologia, a egressa da Unisc disse esperar que o título se configure em uma oportunidade para ampliar o campo da Farmácia na Oncologia. “Obter um título dessa relevância é maravilhoso, pois qualifica e enaltece o trabalho realizado por nós farmacêuticos com os pacientes oncológicos da nossa região”, salientou.
*Publicado por Josemar
03/07/2018 às 11h 47min
Pesquisa inédita investiga o consumo de suplementos alimentares por frequentadores de academias em Santa Cruz do Sul
O programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado (PPGPS), em parceria com o Laboratório de Nutrição Experimental da Unisc, realiza um estudo sobre o uso de suplementos alimentares por frequentadores de academias em Santa Cruz do Sul. A pesquisa conta com a parceria de 33 academias e pretende avaliar aproximadamente 4 mil frequentadores do município. O objetivo é comparar os efeitos do consumo de suplementos alimentares associado à dieta habitual e ao estilo de vida de frequentadores de academias, verificando os efeitos sobre a composição corporal e as possíveis alterações sobre os marcadores bioquímicos da função renal e hepática.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, professora Silvia Isabel Isabel Rech Franke, a ideia é melhorar o entendimento do impacto da suplementação alimentar em adeptos da prática de exercícios físicos em academias, permitindo entender com mais detalhes essa relação, de forma que possa auxiliar no desenvolvimento de estratégias para o manejo clínico-dietético da suplementação alimentar, minimizando um possível impacto negativo sobre a saúde. “Esse estudo irá fornecer informações para que os profissionais da saúde reconheçam a importância do diagnóstico de possíveis alterações fisiológicas, bem como fazer uma avaliação de um subgrupo para entender o possível potencial de induzir danos oxidativos, renal e hepático associados ao uso de suplementos e à prática de exercícios físicos em academias”, ressaltou.
Quem for frequentador de academia em Santa Cruz do Sul, tiver idade superior a 18 anos e interesse em colaborar com o estudo, pode responder o questionário disponível no site https://laboratorio-de-nutricao-experimental-unisc.webnode.com/pesquisa-1/, ou entrar em contato com os pesquisadores pelo fone (51) 99864-5741.
*Publicado por Josemar Santos
29/06/2018 às 17h 25min
O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, compartilha com imensa alegria as fotos de seus professores e egressos, recebendo o boton de quinquênio na comemoração dos 25 anos da UNISC.
Professora Dra. Edna Linhares Garcia, 25 anos de UNISC; Professora Dra. Silvia Isabel Rech Franke, 20 anos de UNISC; Professora Dra. Lia Gonçalves Possuelo, 10 anos de UNISC; Egressas do PPGPS: Professora Camila Schreiner Pereira, 5 anos de UNISC e Professora Greice Raquel Machado, 5 anos de UNISC.
07/06/2018
PPGPS promove curso de revisão sistemática e meta-análise
Foi realizado nos dias 14 de abril e 5 de maio, na Unisc, o curso de Revisão Sistemática e Meta-análise, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), ministrado pela professora e pesquisadora, Taís Silveira Assmann.
A revisão sistemática é uma revisão de literatura focada em uma pergunta de pesquisa específica, com critérios claros de inclusão e exclusão de estudos. O objetivo é identificar, avaliar, selecionar e sintetizar todas as evidências científicas de qualidade sobre um assunto pré-determinado para responder a uma questão específica de pergunta. Segundo a palestrante, uma revisão sistemática que usa técnica estatística para sintetizar os resultados encontrados é uma meta-análise. “A meta-análise pode fornecer estimativas mais precisas do efeito de uma determinada intervenção, aumentando sua confiabilidade e poder estatístico”, salientou a pesquisadora durante entrevista à bolsita PUIC da Revista Interdisciplinar em Promoção da Saúde RIPS, Milena Vaz de Andrade.
A compreensão de revisões sistemáticas e sua inclusão na prática estão se tornando obrigatórias para todos os profissionais de área da saúde. Nesse sentido, o objetivo do curso foi explicar a necessidade de revisões sistemáticas e meta-análises e expor os aspectos importantes para a realização do estudo. Além disso, visou permitir que o aluno desenvolva uma opinião crítica sobre as revisões sistemáticas, bem como habilidades para formular hipótese e planejar uma revisão sistemática com ou sem meta-análise.
*Publicado por Josemar Santos
15/05/2018
Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde da Unisc
Serão realizados nos dias 22, 23 e 24 de maio, na Unisc, a 11ª Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde e a 10ª Roda de Integração Ensino-Serviço, tendo como tema Inovações na formação e na assistência à saúde. A promoção é da Unisc, por meio dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, e do Programa de Pós-Graduação em Saúde - Mestrado; do Hospital Santa Cruz, da Secretaria Municipal da Saúde; do Governo do Estado; e dos Projetos Pró-Saúde e PET-Saúde GraduaSUS.
*Publicado por Josemar Santos
14/05/2018
1º Encontro de Educação Permanente em Tuberculose e HIV para servidores penitenciários
Com o objetivo de sensibilizar servidores penitenciários sobre a importância da identificação e controle da Tuberculose e HIV/Aids nos estabelecimentos prisionais, ocorreu no dia 7 de maio, no Auditório do Palácio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o 1º Encontro de Educação Permanente em Tuberculose e HIV para Servidores Penitenciários. Na oportunidade, os palestrantes convidados explanaram sobre a preocupação que deve ter com a disseminação de doenças como HIV/Aids e Tuberculose dentro do sistema prisional.
O painel Enfrentamento da Tuberculose e HIV no Sistema Prisional: Desafios para os Servidores Penitenciários foi apresentado pela médica sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e do município de Viamão, Maria Letícia Ikeda; pela coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Rio Grande do Sul, Carla Adriane Jarczewski; e pela enfermeira Hospital Sanatório Partenon, Priscila Tadei Nakata. No período da tarde, o painel Boas Práticas e as Políticas de Saúde no Sistema Prisional ficou a cargo dos integrantes da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), sendo a mesa coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Unisc - Mestrado (PPGPS), Lia Possuelo.
O encontro foi organizado pela Divisão de Saúde Prisional do Departamento de Tratamento Penal, pela Escola do Serviço Penitenciário, pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Unisc, com o apoio da Escola de Saúde Pública, do Ministério Público, do Hospital Sanatório Partenon, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do RS e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Seminários como esse serão realizados em todas as nove Delegacias Penitenciárias Regionais da Susepe. Ao final do ciclo de encontros, os dados serão compilados para elaboração de um plano estadual de combate à Tuberculose e HIV no sistema prisional.
*Publicado por Josemar Santos
01/02/2018
Projeto vinculado ao PPGPS ganha visibilidade internacional
A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu o trabalho realizado junto às instituições penais para o diagnóstico e controle da Tuberculose, por meio de um projeto vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional da Saúde, com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul, com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde.
A Tuberculose (TB), especialmente àquela resistente aos medicamentos, é um desafio de saúde pública em setores civis e penitenciários em todo o mundo. A estratégia Global End TB prevê medidas específicas a serem tomadas pelos Estados membros da OMS em nível mundial para enfrentar o problema. O Escritório Regional da OMS para a Europa desenvolveu o Plano de Ação de Tuberculose para 2016-2020. Esse primeiro compêndio de melhores práticas no controle da TB nas prisões é um documento essencial para a implementação da Estratégia, fornecendo exemplos de tratamento e atendimento seguindo as recomendações propostas para a OMS e seus parceiros.
A experiência do Rio Grande do Sul, coordenada pela professora da Unisc, Lia Possuelo, foi publicada na última semana no compêndio Good practices in the prevention and care of tuberculosis and drugresistant tuberculosis in correctional facilities, que pode ser acessada no link http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/360543/TB-prisons-9789289052917-eng.PDF?ua=1.
Na experiência relatada, algumas das ações do projeto foram descritas, tais como: cuidados centrados no paciente, intensificação de ações de rastreamento e tratamento diretamente observado, que resultou em diagnóstico precoce e interrupção da cadeia de transmissão da doença; organização da rede de saúde, incluindo a assistência, as gestões municipais e estaduais, a Unisc enquanto instituição formadora de recursos humanos para a saúde e o controle social representado pelo Conselho da Comunidade; e intensificação da pesquisa, embasando a tomada de decisão pela gestão local, regional e estadual.
Os resultados do trabalho realizado apontaram para uma redução significativa no número de diagnósticos de Tuberculose no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul que, em 2013, registrou 32 casos da doença, sendo que esse número vem sendo reduzido gradativamente nos anos subsequentes. O número de casos de Tuberculose também diminuiu na população geral neste período, mostrando a relação do cuidado dessa população específica, extrapolando os muros da prisão como fator protetor para toda população.
Esse trabalho já vem sendo desenvolvido em outras instituições penais e recentemente foi contemplado no edital do Programa de Pesquisa para o SUS (Fapergs/Capes/PPSUS-2017) para ampliação das atividades. Diante do sucesso do Projeto Prisões Livres de Tuberculose, o objetivo agora é ampliar as estratégias para todo o Estado do Rio Grande do Sul, expandindo também o rol de doenças infecciosas a serem monitoradas, incluindo HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais.
*Publicado por Josemar Santos
17/01/2019
Docente e mestrandas do PPGPS participam de Simpósio Internacional
A docente do Departamento de Educação Física e Saúde e do Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS), Cézane Priscila Reuter, juntamente com as mestrandas do PPGPS, Letícia Welser e Sonimar de Souza, participaram do 3° Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida & Saúde, realizado de 6 a 8 de dezembro de 2018, em Porto de Galinhas, Pernambuco. Além da apresentação de trabalhos, as pesquisadoras estabeleceram parcerias com pesquisadores de renome internacional na área da saúde da criança e do adolescente, como os professores Lars Bo Andersen (Western Norway University of Applied Sciences, Noruega) e Karin Allor Pfeiffer (Michigan State University, Estados Unidos).
A docente e as mestrandas também participaram de minicurso de redação científica com o professor Alan Nevil (University of Wolverhampton, Inglaterra), editor-chefe do periódico Journal of Sports Sciences. “Como o processo de internacionalização da Pós-Graduação faz parte da avaliação da Capes, a realização de parcerias com pesquisadores internacionais fortalece as pesquisas brasileiras e qualifica os programas de Mestrado e Doutorado”, salientou Cézane Reuter.
22/01/2019
PPGPS e TecnoUnisc realizam curso de férias
Ocorreu no dia 8 de janeiro o curso intitulado Identificação de fungos de interesse clínico, na sala 5318 da Unisc, nos turnos manhã e tarde. O evento, gratuito e aberto à comunidade, contemplou 35 pessoas, entre alunos da Universidade e participantes vinculados a outras instituições. A abertura do curso foi realizada pelo médico infectologista do Hospital Santa Cruz, Marcelo Carneiro, e pelo bioquímico do Laboratório Santa Cruz, Caio Oliveira. Os palestrantes foram as biólogas Bruna Toillier e Valéria Louzada Leal e o professor Alexandre Rieger.
Esse foi o primeiro evento do ano de 2019 promovido pelo Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc) e pelo Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado (PPGPS). “Com esse curso, atingimos a última meta do projetoDesenvolvimento de métodos de diagnóstico e de alternativas terapêuticas para câncer e infecções oportunistas, financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia através do edital PGTEC de 2015”, afirmou a coordenadora do curso, professora Lia Possuelo.
20/10/2017 às 14h 08min
Unisc promove 1º Happy hour with Science
Nesta quarta-feira, dia 25 de outubro, será celebrado o Dia C da Ciência, numa uma iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), com o objetivo de realizar uma mobilização nacional para a pulgação da ciência brasileira.
Neste dia, persas instituições de ensino superior e de pesquisa estarão realizando atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.
A Unisc, por meio da sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, aderiu ao movimento e irá promover algumas ações, entre elas o 1º Happy hour and Science. O encontro inicia às 19 horas, na HBier Garten, e será realizado através da parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Tecnologia Ambiental, Sistemas e Processos Industriais, TecnoUnisc, Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia da Unisc (CPTBio) e a HBier.
Haverá um Quiz com perguntas relacionadas aos projetos desenvolvidos pelos programas de pós-graduação; desafios científicos, valendo brindes aos voluntários; um telão com vídeos relacionados aos projetos, mostrando os ambientes e as pesquisas desenvolvidas na Universidade; e uma breve apresentação dos pesquisadores envolvidos. A atividade contará com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação e de professores dos programas de pós-graduação.
*Publicado por Josemar Santos
06/10/2017 às 19h 22min
Oficina do Projeto InovaSUS
Foi realizada, no dia 4 de outubro, nas dependências da empresa Mercur de Santa Cruz do Sul, a 2ª oficina do projeto premiado no edital InovaSUS Estratégias de educação permanente em saúde na rede de cuidado à pessoa com deficiência, coordenado pela professora Suzane Beatriz Frantz Krug.
A oficina, intitulada Articulação Intersetorial no Cuidado às Pessoas com Deficiência, foi coordenada pelas servidoras da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e integrantes da equipe organizadora do projeto, Camila Dubow e Patricia Marcante, com a colaboração das bolsistas do projeto, Morgana Pappen e Maria Carolina Magedanz.
A oficina teve seu enfoque voltado à integração dos serviços profissionais e da rede de cuidados dirigida à pessoa com deficiência na região. Participaram 40 profissionais das áreas da saúde, da educação e da assistência social de 12 municípios de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde/RS.
*Publicado por Josemar Santos
21/09/2017 às 19h 22min
PPGPS PARTICIPA DO CONGRESSO BRASILEIRO DE INFECTOLOGIA
A mestranda Betina Brixner, do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, juntamente com sua orientadora Dra. Jane Dagmar Pollo Renner, participaram do “XX Congresso Brasileiro de Infectologia”, no Rio de Janeiro – RJ. Neste evento, apresentaram trabalho na modalidade pôster, intitulados “Prevalência de lesões cérvico-vaginais em um centro de saúde escola de um município do interior do estado do RS”, “ Prevalência de tuberculose pulmonar em população carcerária no município de Venâncio Aires – RS” e “Prevalência e fatores de risco associados à doenças infecciosas em uma penitenciária do interior do Rio Grande do Sul – RS”.
04/08/2017 às 15h 30min
Projeto InovaSUS inicia atividades na Unisc
Felipe Nopes
Portadores de deficiência, estudantes, professores e profissionais da área da saúde estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, dia 2 de agosto, na sala 101, bloco 1 da Unisc, para a apresentação do Projeto InovaSUS – Estratégias de Educação Permanente em Saúde na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O evento foi conduzido pela coordenadora do projeto pela Unisc, professora Suzane Frantz Krug, e pela coordenadora do projeto pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Camila Dubow.
O objetivo do encontro foi dar início às atividades e às oficinas do projeto, que devem ocorrer até agosto de 2018, além de fomentar estratégias de Educação Permanente em Saúde destinadas à implementação e à consolidação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no território da 28ª Região de Saúde e da 13ª CRS do Rio Grande do Sul. “Esse momento está sendo muito emocionante. Isso que está acontecendo hoje só foi possível graças à parceria da equipe envolvida no projeto”, salientou a professora Suzane.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia de Moura Valim, destacou que a pesquisa é fruto do empenho de um grupo de pesquisadores. “Esse é um projeto do qual temos muito orgulho. Fica o nosso reconhecimento pela organização desse evento. Que as discussões nas oficinas resultem em ações e propostas que possam ser colocadas em prática”, ressaltou.
Também participaram do encontro a coordenadora da 13º CRS, Mariluci Reis; a coordenadora estadual da Política da Saúde da Pessoa com Deficiência, Cristiane Schuller; a responsável pela Política da Saúde da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz do Sul, Maria Alice Ferreira; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz do Sul (Compede), Tânia Lair Manske.
A promoção do evento é da Unisc, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) – Mestrado e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (Geps), com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), do Núcleo de Saúde da Pessoa com Deficiência, da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e do Ministério da Saúde.
*Publicado por Felipe Nopes
05/05/2017 às 16h 00min
Professora do PPGPS ministra palestra em Lajeado
A professora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Lia Possuelo, ministrou uma palestra nos Encontros Científicos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates (PPGBiotec), em Lajeado. A atividade intitulada Trajetória da pesquisa na integração com serviços de saúde e empresas ocorreu no dia 28 de abril, quando a docente apresentou sua trajetória na integração das pesquisas realizadas na Unisc com os serviços de Saúde, articulação com ações de extensão e, mais recentemente, sua experiência no TecnoUnisc. A coordenadora adjunta do PPGPS da Unisc, Jane Renner, também participou da atividade. Após a palestra, as professoras realizaram uma visita técnica ao Tecnovates.
11/04/2017 às 16h 29min
Aluno Especial Segundo Trimestre 2017
Informamos aos interessados em matricular-se, como aluno especial, no 2º trimestre do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, que as inscrições estão abertas até o dia 18/05/2017.
O Requerimento de Matrícula Aluno Especial disponível no link: http://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgps/2017/form-al-especial.pdf juntamente com os seguintes documentos:
- cópia do RG;
- cópia do CPF;
- cópia do histórico escolar de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- cópia do Diploma do curso de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- Curriculum Lattes;
A documentação deverá ser entregue na secretaria do Programa, Boco 42- sala 4206.
Os alunos especiais poderão efetuar a matrícula em até 3 disciplinas, sendo elas:
3º trimestre:
- Nutrição e Metabolismo – 2créd. Silvia Franke, Daniel Prá e Valeriano Corbellini.
Inicio 06/07/2017
- Politicas Públicas, cultura e saúde – 2 créd. – Edna L. Garcia e Suzane Krug.
Inicio: 04/08/2017
- Fisiologia do Exercício – 2 créd. – Hildegard Pohl e Dulciane Paiva.
Inicio 04/08/2017
Calendário das aulas disponível em http://www.unisc.br/images/cursos/stricto/ppgps/2017/horario2017-b.pdf
As matrículas dos selecionados acontecerão nos dias 04, 05 e 06/07/2017 na Central de Atendimento no Bloco 5 do Campus Universitário.
Para mais informações sobre o Programa, acesse a página da internet: http://www.unisc.br/ppgps/ ou pelo telefone 51 3717- 7603.
26/12/2016 às 08h 29min
ALUNA DO PPGPS PARTICIPA DE INTERCÂMBIO NACIONAL
No período de 31 de outubro a 11 de novembro de 2016, a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Manuela Filter Allgayer, orientanda da Dra. Lia Gonçalves Possuelo, esteve na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) para realização de uma das etapas do seu projeto de mestrado. No Laboratório de Pesquisas em Ciências da Saúde da referida universidade, a mestranda da UNISC desenvolveu análises moleculares de Mycobacterium tuberculosis através da técnica de Restriction Fragment Length Polymorphism (RFLP), com o intuito de traçar cadeias de transmissão da Tuberculose (TB) dentro das penitenciárias do Rio Grande do Sul (RS). A Dra. Lia Possuelo salienta a importância da interlocução entre universidades no âmbito de pesquisas de interesse nacional, sendo a TB ainda um grande problema de saúde pública.
26/12/2016 às 08h 26min
FEPPS RECEBE ALUNA DO PPGPS
Do dia 5 ao dia 08 setembro de 2016 a mestranda Manuela Filter Allgayer do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, orientada pela Dra. Lia Gonçalves Possuelo, esteve no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (CDCT/FEPPS) acompanhando procedimentos e análises moleculares de Mycobacterium tuberculosis, tais como: MIRU, Spoligotyping e RDRio. Segundo Manuela, esta experiência laboratorial contribuiu para dar início as pesquisas relacionadas ao seu projeto de mestrado, intitulado: Conselhos Comunitários x Epidemiologia da Tuberculose (TB) em Penitenciárias do Rio Grande do Sul (RS).
16/12/2016 às 16h 42min
PROFESSOR DO PPGPS PARTICIPA DE BANCA DE MESTRADO NA UFPEL
A professora do PPGPS Lia Possuelo participou da banca de mestrado da aluna Luize Barbosa Antunes do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas em 09 de dezembro de 2016. O título do trabalho avaliado foi “ Do registro das ações em tuberculose a produção de informação na atenção primária à saúde no município de Pelotas/RS orientado pela prof. Dra. Roxana Isabel Gonzales.
23/11/2016 às 16h 10min
Listagem de Selecionados do Processo Seletivo 2017
09/09/2016 às 09h 24min
Inscrição Aluno Especial 2016- Terceiro Quadrimestre
Informamos aos interessados em matricular-se, como aluno especial, no 3º quadrimestre do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, que as inscrições estão abertas até o dia 15/09/2016.
Para se inscrever, o interessado deverá entregar na Secretaria do Programa (UNISC Campus - bloco 42 - sala 4206), até dia 15/09/2016 o Requerimento de Matrícula Aluno Especial disponível no link: images/curso-43/matricula_aluno_especial_fromulario_novo.pdf juntamente com os seguintes documentos:
- cópia do RG;
- cópia do CPF;
- cópia do histórico escolar de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- cópia do Diploma do curso de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- Curriculum Vitae;
Os alunos especiais poderão efetuar a matrícula em até 3 disciplinas, sendo elas:
3º quadrimestre:
Vigilância em Saúde – (2 créditos) - Quinta-Feira a Noite –Prof. Jorge Horta e Lia Possuelo
Estabilidade e Nutrigenômica- (2 créditos) - Sexta-feira à Noite – Prof Silvia Isabel RechFranke e Daniel Prá
Saúde do Trabalhador- (2 créditos) – Sexta –Feira à Tarde – Professora Hildegard Pohl
As matrículas dos selecionados acontecerão no dia 21/09/2016 na Central de Atendimento no Bloco 5 do Campus Universitário.
Para mais informações sobre o Programa, acesse a página da internet: http://www.unisc.br/ppgps ou pelo telefone
51 3717- 7603
11/08/2016 às 10h 15min
II CONGRESSO BRASILEIRO INTERDISCIPLINAR DE PROMOÇÃO DA SAÚDE - II CBIPS
Estão abertas as inscrições para o II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde – II CBIPS.
O II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde – II CBIPS, proposto pelo Programa de Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, em parceria com as demais instituições, será realizado nas dependências da UNISC, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2016.
O evento será integrado ao III Seminário Científico do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde da UNISC e o I WORKSHOP DA REDE SUL DE MICOBACTÉRIAS, reunirá professores/pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, empresários, bem como profissionais de persas áreas envolvidos na promoção da saúde.
Mais informações no site http://www.unisc.br/site/seminario_ppgps/index.html
15/06/2016 às 10h 48min
Alunos do PPGPS participam de Evento Internacional
De 22 a 26 de maio, ocorreu a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), em Curitiba, Paraná. As conferências, que tiveram seu início em 1951, em Paris, configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido em diferentes regiões do mundo. Porém, desde seu início, apenas uma ocorreu na América do Sul, na cidade de Buenos Aires, em 1969. Este ano a conferência aconteceu no Expo Unimed Teatro Positivo na cidade de Curitiba, na qual os participantes discutiram ações inovadoras e efetivas para responder aos desafios apontados pela agenda internacional de promoção da saúde e equidade.
Representando o Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Promoção da Saúde da UNISC, estiveram presentes no evento os mestrandos Robson Rezende Dutra e Sheila Cristina Vargas, os quais apresentaram três trabalhos nas modalidades pôster físico e pôster eletrônico, sob orientação das professoras Suzane Beatriz Frantz Krug, Hildegard Hedwig Pohl, Edna Linhares Garcia, Lia Gonçalves Possuelo e Miria Suzana Burgos.
15/06/2016 às 10h 42min
Coordenadora do PPGPS participou de Mesa Redonda na UNICESUMAR
A professora Silvia Isabel Rech Franke, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Promoção da Saúde- PPGPS- esteve na UNICESUMAR, participando do V Seminário Promoção da Saúde-Educação para Promover Saúde, nos dias 19 e 20 de maio.
Ela integrou a mesa redonda que versava sobre o tem Empoderamento para promover saúde, no dia 19, a tarde.
03/12/2015 às 17h 15min
SELECIONADOS PARA TURMA 2016
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
Lista dos Selecionados Turma 2016
Bolsistas em Ordem de Classificação
Claudia Daniela Barbian - Bolsa Prosup/CAPES
Priscila Tatiana da Silva - Bolsa Prosup/CAPES
Elisa Ines Klinger - Taxa Prosup/CAPES
Luiza Pasa - Taxa Prosup/CAPES
Kely Lisandra Dummel - Taxa Prosup/CAPES
Manuela Filter Allgayer - Taxa Prosup/CAPES
Maiara de Queiroz Fischer - Taxa Prosup/CAPES
Demais candidatos aprovados em ordem alfabética
Adriane Ines Kessler
Andréia de Mello
Andreia Ilda S. Kickhofel
Bibiana Lopes de A. Bastos
Camila Ribeiro Santos
Carolina Barbosa Silva
Cassineli Garske Mergen
Dionata Cristiano Schmidt
Gerusa Bittencourt
Gustavo Jungblut Kniphoff
Juliana Da Rosa Wendt
Kelin Cristina Marques
Kelli Luisa Konflanz
Marina Piccoli Franciosi
Marta Froemming
Michele da Silva Moraes
Morgana Pappen
Neri Saldanha Filho
Rafaela da Silva
Raquel Melchiades Silva
Renata Lemos da Silva
Tainuara S. Weschenfelder
Thais Ermelinda S. Benelli
Observação: Em caso de desistência, novos candidatos serão chamados.
24/08/2015 às 10h 10min
II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE DA UNISC
II SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE DA UNISC
Integração Científica entre os Programas de Pós Graduação Promoção da Saúde (PPGPS - UNISC) e Biologia Celular e Molecular (PPGBCM - UFRGS)
16 de Outubro de 2015
Universidade de Santa Cruz do Sul (salas 101 e 102)
Público Alvo: Alunos de Pós-graduação Stricto Sensu na área da Saúde e Biológicas ou graduandos vinculados à pesquisa na área.
Prazo de Inscrição e Submissão dos Trabalhos: 14/08/2015 até 16/09/2015
*O trabalho deverá ser OBRIGATORIAMENTE apresentado por mestrando, mestre ou doutorando, podendo os graduandos vinculados à pesquisa na área serem coautores dos trabalhos inscritos.
Inscrições e programação no site: http://promocaodasaude.eventize.com.br/
Categoria de inscrição de trabalhos:
Mestrandos: Projeto de pesquisa (1 ano)
Mestrandos: Dados parciais ou finais (2 ano)
Mestres ou Doutorandos
Orientações para Submissão de Trabalhos:
Resumo em português e inglês: 2500 a 3500 caracteres.
O resumo deverá conter: Título, Autores e Afiliação, E-mail do Apresentador, Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão. Palavras Chave: 4 a 6.
Forma de Apresentação: Pôster ou Comunicação Oral* *
Itens para confecção do pôster:
Título, Autores, Afiliação, e-mail do apresentador, Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências.
Dimensão do Pôster: 90 x 110 cm
**OITO trabalhos serão selecionados para comunicação oral. Os itens para apresentação oral serão os mesmos do pôster. Haverá 10 minutos para apresentação oral e 2 minutos para discussão e perguntas.
Inscrições de trabalhos: pelo site http://promocaodasaude.eventize.com.br/
Informações: ppgps@unisc.br ou com Secretaria do PPGPS, Bloco 42, sala 4206.
Telefone: (51) 3717-7603 ou 3717-7602
09/06/2015 às 11h 37min
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ALUNO ESPECIAL
Informamos aos interessados em matricular-se, como aluno especial, no 2º trimestre do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, que as inscrições estão abertas até o dia 15/06/2015.
Para se inscrever, o interessado deverá entregar na Secretaria do Programa (UNISC Campus - bloco 42 - sala 4206), já no primeiro encontro da disciplina (11/06/2015) o Requerimento de Matrícula Aluno Especialdisponível no link:https://www.intra.unisc.br/formularios/proppg/stricto/md401020.pdf juntamente com os seguintes documentos:
- cópia do RG;
- cópia do CPF;
- cópia do histórico escolar de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- cópia do Diploma do curso de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- Curriculum Vitae;
Os alunos especiais poderão efetuar a matrícula em até 3 disciplinas, sendo elas:
2º trimestre:
Nutrição e Metabolismo(2 créditos) – Disciplina específica da Linha 2 (2 VAGAS)
Fisiologia do Exercício (2 créditos) - Disciplina obrigatória específica da Linha 2 (2 VAGAS)
Politícas Públicas, cultura e saúde (2créditos) – Disciplina obrigatória específica da Linha 3 (2 VAGAS)
Cronograma das aulas do 2° trimestre
Junho/ Julho/ Agosto/ Setembro |
Semana Disciplina |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
|
|||||
|
|
INTERVALO 3 SEMANAS FÉRIAS |
|||||||||||||||
Disciplinas Específicas da Linha 2- Fisiologia do Exercício – 2 créd. – Obrigatória Comum (Sexta-feira Noite) Professoras Hildegard Hedwig Pohl e Dulciane Paiva |
X |
X |
26/06 N |
03/07 N |
10/07 N |
07/08 T |
14/08 N |
21/08 N |
28/08 N |
11/09 N |
|
|
|
|
|
||
Disciplinas Específicas da Linha 2 - Nutrição e Metabolismo – 2créd. (Quinta- noite) Professores: Silvia Franke, Daniel Prá e Valeriano Corbellini. |
11/06 N |
18/06 N |
25/06 N |
X |
09/07 N |
06/08 N |
13/08 N |
X |
27/08 N |
10/09 N |
|
|
|
|
|
||
Disciplinas Específicas da Linha 3 - Politicas Públicas, cultura e saúde – 2 créd. – Obrigatória comum (Sexta-feira Tarde) Professoras: Edna L. Garcia e Suzane Krug |
X |
X |
26/06 T |
03/07 T |
10/07 T |
07/08 T |
14/08 T |
21/08 T |
28/08 T |
11/09 T |
|
|
|
|
|
Para mais informações sobre o Programa, acesse a página da internet:http://www.unisc.br/cursos/pos_graduacao/mestrado/ppgps/index.htm
13/02/2015 às 16h 28min
ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ALUNO ESPECIAL
Informamos aos interessados em matricular-se, como aluno especial, no 1º trimestre do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, que as inscrições estão abertas.
Para se inscrever, o interessado deverá entregar na Secretaria do Programa (UNISC Campus - bloco 42 - sala 4206), até o dia 18/02/2015 às 17h, o Requerimento de Matrícula Aluno Especial disponível no link: images/upload/com_arquivo/formulaario_de_rematraicula_aluno_especial.pdf juntamente com os seguintes documentos:
- cópia do RG;
- cópia do CPF;
- cópia do histórico escolar de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- cópia do Diploma do curso de graduação, especializações e Mestrado, se for o caso;
- Curriculum Vitae;
Os alunos especiais poderão efetuar a matrícula em até 3 disciplinas, sendo elas:
1º trimestre:
Epidemiologia (4 créditos) – Disciplina Obrigatória (4 vagas)
Promoção da Saúde (3 créditos) - Disciplina Obrigatória (2 vagas)
Estilo de Vida e Saúde da Família e do Escolar (2créditos) – Disciplina Específica da Linha 1 (1 vaga)
Para mais informações sobre o Programa, acesse a página da internet:http://www.unisc.br/ppgps