Área de Concentração
Promoção da Saúde
Compreende a produção interdisciplinar do conhecimento em promoção da saúde do indivíduo e de populações, incluindo estudos e pesquisas em contexto sociocultural, de relações humanas, clínicas e de vigilância em saúde. Fundamenta-se no conceito ampliado de saúde e de seus determinantes socioeconômicos, epidemiológicos e culturais. Inclui estudos na área da biodinâmica humana, da saúde da família, do escolar e do trabalhador, de métodos diagnósticos e clínicos, de ações de vigilância ambiental, epidemiológica e sanitária, objetivando subsidiar intervenções e reduzir a morbimortalidade, qualificando o desenvolvimento humano e promovendo a saúde e o bem-estar.
Linhas de Pesquisa
- Estilo de vida e saúde da família, do escolar e do trabalhador: Aborda o contexto sociocultural de vida do indivíduo e de populações, onde se dão as relações humanas e se estabelecem as situações de risco e vulnerabilidade. Inclui, sob a ótica de aspectos epidemiológicos e de educação em saúde, a nutrição, a saúde mental, a atividade física e o lazer, em especial, no âmbito da família, da escola e do trabalho, visando à promoção da saúde.
- Biodinâmica Humana: Aborda o contexto da atenção à saúde do indivíduo de populações, compreendendo métodos de avaliação clínica, marcadores genéticos, nutricionais, bioquímicos e atividade física. Estuda a atenção a agravos hipocinéticos, crônico-degenerativos e a reabilitação, visando à promoção da saúde.
- Vigilância em Saúde: Aborda o contexto da vigilância ambiental, epidemiológica, sanitária e saúde do trabalhador, capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde dos indivíduos e das populações e intervir nos problemas sanitários, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços, visando à promoção da saúde.