MISSÃO
Produzir e socializar conhecimentos de forma interdisciplinar, promovendo o impacto social, a inovação e a excelência acadêmica para formar pesquisadores e profissionais na área da promoção da saúde, contribuindo para o bem-estar e uma vida de qualidade do indivíduo, da família e da comunidade.
VISÃO
Ser um programa de referência nacional e internacional em promoção da saúde, reconhecido pela excelência acadêmica, pela qualidade de suas pesquisas e pela relevância de suas ações na comunidade.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Promover a capacitação e qualificação de pesquisadores e profissionais da área da saúde e afins, para produzir e difundir conhecimentos de forma interdisciplinar, inovadora, no campo da promoção da saúde e bem-estar de indivíduos e populações.
Objetivos específicos
- Aprofundar o nível de análise, reflexão e produção de inovação, no estudo das condições de vida e saúde das populações, possibilitando a minimização das desigualdades entre os grupos sociais e regiões, destacando saúde da família, do escolar e do trabalhador, cultura física, análises da genômica e metabolômica e vigilância em saúde.
- Atender às demandas de egressos de cursos superiores e pós-graduação lato sensu, na área da saúde e afins, para a produção de conhecimentos específicos e interdisciplinares, voltados à promoção da saúde, atendendo às necessidades locais, regionais, nacionais e internacionais das populações.
VALORES
- Ética: A ética designa um conjunto de concepções, valores e ideias que guiam as ações de um grupo social. Na UNISC, a ética é assumida como compromisso de vivenciar a missão, os valores e os compromissos institucionais, visando colocar a educação superior a serviço da coletividade.
- Humanismo: O humanismo abrange o conjunto de concepções e valores próprios do ser humano, aquilo que o diferencia dos demais seres do universo. Na UNISC, o humanismo significa a busca do desenvolvimento integral das potencialidades humanas, o respeito a todas as pessoas e às diferenças entre elas, o compromisso com a efetivação dos direitos humanos, a formação do senso de autonomia pessoal, o desenvolvimento da capacidade de viver em sociedade e de interagir criativamente com os outros, de transformar o meio social, bem como a necessidade de compatibilizar as necessidades humanas com a sustentabilidade ambiental e o desafio de construir um ambiente de paz, solidariedade e justiça social.
- Democracia: Na UNISC, a democracia está intimamente associada à participação nas decisões, à descentralização, à transparência administrativa, à formação e ao exercício da cidadania, ao respeito às regras definidas coletivamente, ao respeito às posições divergentes, à capacidade de resolver conflitos através do diálogo, à gestão responsável e transparente, à busca do equilíbrio entre mérito, competência técnica e deliberação coletiva. Além disso, envolve o compromisso com os rumos mais gerais da sociedade, a relação respeitosa com as instâncias do Estado e com as organizações da sociedade civil, e a cooperação interinstitucional e internacional.
- Cidadania: Cidadania é um termo complementar à democracia, associado às noções de participação política, luta por direitos, vivência efetiva de direitos e deveres, construção de novas formas de vida em comum e de tomada de decisão. A consciência crítica é pressuposta para o exercício da cidadania. Na UNISC, cidadania e competência técnica têm igual relevância nas atividades educativas.
- Participação: Diretamente ligada ao ideal democrático e à cidadania, a participação envolve o direito de tomar parte nas decisões e acarreta as responsabilidades delas decorrentes. No nível individual, a participação depende da autoconfiança e do senso de eficácia, formados ao longo da vida. Entre os principais desafios assumidos pela UNISC está o estímulo à prática da participação cotidiana de todos os segmentos da comunidade acadêmica nas decisões da Instituição e a criação de diretrizes que tornem a educação desenvolvida na Universidade um processo que favoreça a criação de uma cultura de participação.
- Compromisso comunitário: Como Universidade comunitária, a UNISC mantém uma importante interação com a comunidade regional, nas diversas regiões em que está presente. O compromisso com a realidade regional expressa-se na participação ativa no processo de desenvolvimento social, cultural e econômico, traduzida em ações institucionais definidas a partir das demandas e necessidades comunitárias. O uso do termo comunitário, pela UNISC, envolve as noções de identidade regional, de responsabilidade coletiva com o desenvolvimento, de cooperação e de participação.
- Solidariedade e Cooperação: A solidariedade envolve o compromisso de lutar pela justiça social, de apoiar os necessitados, de enfrentar as desigualdades e de erradicar os mecanismos de exclusão social. Fortalecer a solidariedade exige criar uma cultura de cooperação, de colaboração, de participação e de inclusão social. A Universidade tem como importantes desafios estimular as práticas de solidariedade no cotidiano da vida acadêmica e apoiar o esforço de inclusão dos setores sociais excluídos através da educação, do acesso ao conhecimento e à tecnologia.
- Qualidade: Qualidade significa o desempenho das atividades de forma competente, buscando colocar-se à altura do “estado da arte” no âmbito em que se atua. Ela requer a promoção da melhoria constante de métodos, técnicas e procedimentos, através do estímulo à capacitação profissional permanente e da utilização de tecnologias adequadas. Para a UNISC, a qualidade não se reduz à competência técnica (o saber fazer) nem à dimensão racional, mas abarca também a dimensão ético-política (a finalidade do fazer, condizente com os objetivos institucionais) e psicoafetiva. A qualidade da educação é demonstrada pela formação de pessoas que sejam profissionais competentes e inovadores, cidadãos participativos e indivíduos equilibrados.
- Criatividade: A criatividade é a capacidade de descobrir novas formas e meios para equacionar soluções para os problemas, de dar expressão e sentido à existência, e de construir condições para a felicidade. Nas atividades acadêmicas, a criatividade está relacionada à capacidade de encontrar soluções inovadoras nos diversos campos do conhecimento. O fortalecimento da cultura da criatividade, expresso na pesquisa, no ensino, na extensão e na gestão, é requisito para a produção de soluções próprias, voltadas à nossa realidade e pertinentes às nossas potencialidades.
- Criticidade: A criticidade se manifesta na atitude crítica diante dos acontecimentos, ou seja, em uma postura de autonomia, constituída com base no julgamento rigoroso sobre o que é apresentado como verdade ou como fato. A consciência crítica é a que analisa e julga os acontecimentos a partir de critérios, de razões, levando a juízos ponderados. Para a UNISC, a criticidade é um dos elementos centrais da atividade educativa e do perfil dos seus colaboradores. É um dos pressupostos da inovação e de criatividade. Não a crítica pela crítica, mas a crítica para que as proposições usualmente aceitas sejam repensadas e as inovações tenham espaço para emergir.
- Autonomia: A Universidade define a sua lógica de ação de forma autônoma no ensino, na pesquisa e na extensão, com base na missão, na visão, nos objetivos e nos valores institucionais e de acordo com as prerrogativas que a legislação estabelece para as universidades. As parcerias com outras instituições, com órgãos públicos e entidades, são feitas sob o pressuposto de ser respeitada a autonomia da Universidade.
- Inovação: Consiste na introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características à produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. Para o PPGPS, a inovação é proporcionar que profissionais aprofundem conhecimentos e habilidades a partir de uma formação interdisciplinar complementar que os habilite a atuar profissionalmente como agentes de desenvolvimento, aprimorando habilidades para atuação na identificação de metodologias e recursos no sentido de apontar estratégias e soluções de problemas, atuando ativamente no desenvolvimento integrado e sustentável da sociedade.
- Valorização da ciência: valorização da ciência consiste em aproximar a comunidade da ciência de forma transparente. Para o PPGPS, a comunidade científica é fundamental para o desenvolvimento social ao contribuir com avanços na saúde, tecnologia e educação.
- Interdisciplinaridade: Para o PPGPS, a interdisciplinaridade é a transferência de experiências entre os profissionais de diferentes áreas, seja de conhecimentos e/ou vivência profissional, alcançando um trabalho de equipe integrado, que visa os aspectos biopsicossociais do indivíduo/comunidade.
- Sustentabilidade: Gerir recursos de forma social, econômica e ambientalmente responsável, visando a sustentabilidade institucional.