A ideia da pesquisa surgiu devido a carência de informações e infraestrutura que existe na zona rural
Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.
Um dos estudos escolhidos tem como título “Educação em saúde: realidade, reflexões e intervenções em escolas da zona rural em municípios do Rio Grande do Sul (RS)” elaborado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) pela Unisc, Morgana Pappen, com orientação dos professores Hildegard Hedwig Pohl e Suzane Beatriz Frantz Krug. “A ideia da pesquisa surgiu devido a carência de informações e infraestrutura que existe na zona rural. Eu queria realizar um projeto que tivesse contato direto com a população rural, que tivesse ações voltadas para o processo saúde-doença dessa população e que tivesse viés na promoção da saúde conforme a realidade local.”
Segundo ela, o maior motivo em pesquisar população rural é por ser natural da zona rural (Vila Serafim Schmidt, interior de Boqueirão do Leão) e ter familiares que residem nesse meio e que estão expostos a aspectos que podem agravar a saúde, principalmente, durante as atividades laborais da agricultura. “Para ter maior contato com a população rural surgiu a ideia de abordarmos educação em saúde nas escolas rurais, pois é um local de aprendizagem e de envolvimento que a população e também serviços de saúde possuem.”
O estudo é o projeto de tese de doutorado, em andamento, vinculado também ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS). O estudo é do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e está sendo desenvolvido em três escolas de três municípios rurais (Boqueirão do Leão, Gramado Xavier e Barros Cassal), com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; pais/responsáveis; professores; profissionais da saúde; secretário municipal de Saúde e secretário municipal da Educação, totalizando 144 participantes. A coleta de dados ocorre em duas fases, a primeira por meio de questionários com todos os participantes e a segunda fase com entrevistas com participantes escolhidos de forma aleatória. Os dados quantitativos estão sendo analisados por análise descritiva e os qualitativos por meio da Análise de Conteúdo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unisc.
Os resultados apontam que as ações e estratégias de educação em saúde são infrequentes, pontuais e ocasionais, porém, são consideradas importantes e, quando realizadas, necessitam de linguagem simples, clara e de fácil entendimento. “Considera-se que as ações possuem relação com o Programa Saúde na Escola (PSE) e dependem do trabalho conjunto entre profissionais da saúde, professores e gestores para mobilizar o coletivo escolar. Também existem práticas de cuidado à saúde por meio de disciplinas curriculares, no entanto, verificou-se que os professores abordam temáticas da saúde em outros espaços sem as reconhecerem como tais. A abordagem de educação em saúde influencia nas condutas de cuidado dos alunos e suas famílias, sendo o discente um multiplicador de saberes. Além disso, essas ações estimulam o discente no seu autocuidado e no exercício da sua cidadania.”
A partir dos resultados, foram desenvolvidos, até então, produtos técnicos como ações de educação em saúde em forma de dinâmicas interativas, com temas de prevenção ao uso de drogas e alimentação saudável, e elaborado um flyer com orientações sobre hábitos de vida e atividades ocupacionais. “As escolas rurais são espaços importantes para abordar educação em saúde, com informações disseminadas para toda a comunidade a partir do envolvimento do discente. Considera-se também a importância do conhecimento das realidades rurais para a efetividade das ações de educação em saúde.”
Inscrições abertas
Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.
Morgana Pappen