AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Cultura

João Antonio Borba

Chefe de Naipe das Cordas Agudas

 

João Antonio Borba, Iniciou os estudos musicais no piano com quatro anos de idade. Estudou sax-horn com o Maestro Rugard Schmitt dos oito aos dez anos e com onze anos iniciou no violino já entrando na escola de música da OSPA, atual conservatório Pablo Komlós, na classe de Mauro Rech, onde concluiu o curso básico e o avançado em violino.

Participou do 18° Encontro de Músicos/SP UNASP, e atuou na orquestra do festival. Participou do 1° Festival Internacional de Música de Gramado/RS - Gramado in Concert, onde fez aulas com o Prof. Bosísio e foi Spalla dos 2° violinos da Orquestra Sinfônica do Festival. Participou do 34° Oficina de Música de Curitiba/PR, onde fez aulas com o Prof. Dr.  Bosísio e participou da Orquestra Sinfônica do Festival.  Fez aulas de regência com Yara Campos/SP, Gerson Arrais/SP e Jetro de Oliveira/SP em festivais de música e também com aulas particulares com Gerson Salcedo, Márcio Buzatto e Leandro Schaefer. Nos II Gramado in Concert solou a primavera de Vivaldi com a orquestra de Câmara de Gramado na abertura do Festival, onde também atuou como 1° violino na orquestra e fez aulas com Prof. Paulo Bosísio. Participou do III Gramado In Concert como aluno de regência na classe do Maestro Dr. Linus Lerner, e spalla do quinteto residente do festival.

No Gramado In Concerto 2018, fez a classe de regência orquestral com Maestro Linus, e também atuou como spalla da Orquestra de cordas e assistente do Maestro Gustavo Fontes.

Atuou como violinista nas Orquestras Sinfônica da UCS, SASO (Southern Arizona Symphony Orchestra), Sinfônica de Santa Maria, de Câmara do Theatro São Pedro, de Câmara da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, entre outras.

Com o Duo de violino e piano, DuoBA, junto com Jonatas Asafe, piano, realizam um trabalho de música de câmara em espaços culturais e recitais didáticos em escolas, com repertório variado e pensado para cada concerto.

Como Diretor Musical e Regente de Orquestra atuou na Fundação Huberto Schmitt Muller.  Como Regente/Ensaiador convidado atuou na Orquestra de Câmara da UNISC, Orquestra de Câmara de Gramado e Sinfônica de Gramado.

Desde 2011 vem fazendo aperfeiçoamento em violino com o renomado Prof. Dr. Paulo Bosísio. É graduando em licenciatura Música-Piano na UERGS.

Como Violinista/Spalla e solista atua nas Orquestras, Sinfônica de Gramado, de Câmara de Gramado, e na de Câmara de UNISC.

Como Diretor artístico e Maestro, atua a frente da Orquestra de Câmara Paranhana.

Atualmente atua no naipe dos primeiros violinos da Orquestra Sinfônica da UCS.



 

Bruna Christ

Bruna Christ 2023

Bruna Christ é Bacharela em Música - Violino pela UFRGS. Durante a graduação foi Aluna da professora Hella Frank e também teve aulas com os professores Fredi Gerling e Camilo da Rosa Simões. Iniciou seus estudos de violino em 2010 no PIIS (Programa Integrado de Inclusão Social) em Esteio, sua cidade natal. Em 2012 entrou para o Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS. Foi Integrante da antiga Orquestra Jovem da UNISC, da OSPA Jovem e da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS. Durante a graduação lecionou no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da UFRGS.

Participou de diversos festivais como:

- Festival Internacional SESC de Música

- Festival Internacional de Inverno da UFSM

- I Festival CORDAS POA

- 7º Festival Internacional Música na Serra

- FIMUCA Festival Internacional de Música em Casa

- Encontro de Cordas Flausino Valle – Ensino coletivo de cordas

Cursou métodos de Ensino Coletivo com a Profª. Liu Man Ying e Professor José Márcio Galvão. Cursou Filosofia Suzuki com a Profª. Drª. Shinobu Saito e o Livro 1 do Método Suzuki para violino com o profº Fabio dos Santos.

Atualmente integra o naipe de Violinos I na Orquestra de Câmara da UNISC, é spalla na Orquestra Municipal de Esteio e leciona no projeto AACAMUS em Porto Alegre.

 

Jamille Padoin Baptista

Natural de Santa Maria, iniciou seus estudos musicais ao violão clássico e, posteriormente, ao violino. Participou de Master Classes de violino com os professores: Marcello Guerchfeld (BRA), Nicolas Favero (ARG), Elisa Fukuda (BRA), Katie Wolfe (EUA), Edmund Sprunger (EUA) e Juliano Buosi (violino barroco) (BRA). Além disso, participou de concertos com a Orquestra Jovem de Santa Maria, Orquestra do SESI/Santa Rosa e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

É Bacharel em violino pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e, atualmente, professora de violino no curso de Extensão em Música da UFSM, Spalla da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e violinista da Orquestra de Câmara da Unisc.

 

Rael Silva Gobatto

Iniciou seus estudos musicais em 1997 no Projeto Sinos Acorda da UNISINOS sob a orientação do maestro José Pedro Boéssio e dos professores Arthur Barbosa e João Campos Neto, desenvolvendo prática em orquestra e em grupos de câmara. Estudou violino com diversos professores nesta entidade e teoria e percepção com o professor Bontzye Schmidt Sandoval.

Participou de vários festivais, cursos e master-classes com professores brasileiros e estrangeiros dentre os quais se destacam Tadashi Maeda (Japão), Edson Queiros de Andrade, Marco Damm, Marena Salles, Jaroslav Sonsky (República Tcheca), João Titton, Marcello Guerchfeld, Nachum Erlich (Israel), Svetlana Tereshkova (Rússia), Evgenia-Mariya Popova (Bulgária) e Paulo Bosísio.

Atuou como músico convidado da Orquestra UNISINOS e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, e integrou as orquestras Sinos Acorda, Feevale-Canarinhos, OLPOA (Orquestra Livre de Porto Alegre), Cameratta Porto Alegre, PUCRS e Werdenfels Orchester (Alemanha).

Desenvolve ainda intensa participação na OJRS (Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul), lecionando violino, música de câmara e teoria e percepção e ainda reparos básicos em instrumentos de cordas. Também atua como músico da Orquestra Sinfônica de Gramado e Orquestra de Câmera da UNISC.

Estudou com o professor Iran Jorge da Silva de 2004 até 2009 com quem conheceu a técnica violinística desenvolvida na Europa central por Carl Flesch e Max Rostal, difundida no Brasil pelo mestre Paulo Bosísio (Rio de Janeiro).

Atualmente seu estudo é supervisionado pelo professor João Campos Neto, juntamente com Paulo Bosísio, que faz visitas regulares ao Rio Grande do Sul.

MENU PRINCIPAL