Trata-se de um dos produtos técnicos do projeto Implementação da Classificação
Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF)
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde (GEPS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), publica o e-book “Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: conexões de saberes e práticas nos serviços de saúde”. Trata-se de um dos produtos técnicos do projeto Implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF): estudo em um Serviço Especializado em Reabilitação Física de Referência Regional do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. O projeto foi contemplado na Chamada Decit/SCTIE/MS-CNPq-08/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).
O e-book foi organizado pela professora e coordenadora do projeto, Suzane Beatriz Frantz Krug, e pela doutoranda e sub-coordenadora, Camila Dubow. O livro foi construído com a colaboração de professores, estudantes e profissionais que valorizam a prática do trabalho em equipe, voltado para um bem comum: a produção científica que problematiza e constrói cuidado integral e atenção em saúde de qualidade.
O e-book tem doze capítulos divididos em três seções temáticas que visam refletir sobre a abordagem à saúde da pessoa com deficiência, sob uma perspectiva biopsicossocial e o papel primordial da CIF para a mudança de modelo de atenção à saúde de Pessoas com Deficiência (PcDs). Ainda, discorre sobre o processo de implementação da CIF no Serviço de Reabilitação Física (SRFis) da Unisc, referência em reabilitação física pelo SUS para usuários de 25 municípios da região central do Rio Grande do Sul.
A primeira seção é constituída de três capítulos e busca fazer um resgate histórico sobre as políticas públicas de saúde voltadas às pessoas com deficiência, refletir sobre os conceitos de “normal” e “patológico” que permeiam as PcDs na sociedade. Ainda, apresentar a CIF e a importância da utilização no contexto da reabilitação de PcDs. Assim, visa contribuir para reflexões sobre a importância da adoção do modelo de atenção biopsicossocial preconizado pela CIF
Na segunda seção, por meio de três capítulos, são apresentadas experiências exitosas de serviços de saúde diversos que realizaram a implementação da CIF. Esta seção busca dar subsídios teóricos e mostrar a viabilidade de utilização de tal classificação em diferentes contextos no âmbito da saúde.
Por fim, na terceira seção, por meio de seis capítulos, é explanada a experiência de implementação da CIF no SRFis, sendo apresentado o esqueleto do projeto e todos os eixos que o compõe (entrevistas, oficinas de formação para a equipe, grupos focais, processo de criação de software com base nas demandas elencadas pela equipe do próprio serviço para personalizar e facilitar a utilização da CIF). Para finalizar, são feitas reflexões sobre o impacto dessa experiência para o serviço e para os acadêmicos de diversos cursos de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.
Como adquirir
O e-book, pode ser lido através do download pelo site: https://www.arcoeditores.com/_