Parcerias da graduação e pós-graduação em Tecnologia Ambiental resultam em trabalhos premiados na Mostra de Extensão
A pesquisa realizada em Tecnologia Ambiental tem uma forte interação com a graduação, auxiliando na iniciação científica de alunos da Química, Engenharias e Biologia, por exemplo. A conquista das menções honrosas e prêmios destaques, não apenas destaca as habilidades individuais desses estudantes da graduação, mas também lança luz sobre a importância dos grupos de pesquisa aos quais estão vinculados, incluindo os alunos de pós-graduação, os quais estão sempre muito próximos da formação dos alunos de iniciação científica ou tecnológica.
Os destacados não estão apenas trilhando caminhos acadêmicos notáveis, mas também fazem parte de grupos de pesquisa na Unisc, particularmente aqueles inseridos em projetos relacionados à tecnologia ambiental. O que torna essa realização ainda mais notável é a presença ativa de alunos de mestrado e doutorado, que colaboram de forma sinérgica para alcançar avanços significativos nessas áreas cruciais, impulsionando a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas.
Parabenizamos os alunos de graduação premiados e expressamos nossa gratidão aos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc, onde a paixão pela descoberta e inovação floresce continuamente. Essa conquista não é apenas um marco no percurso acadêmico desses estudantes, mas também um testemunho da excelência que permeia os corredores da Unisc.
Alexandre, Andreas, Rosana, Liane, Lisianne, Adilson e os alunos de graduação e pós.
Trabalhos do PPPGTA premiados na Mostra de Extensão
INOVAÇÃO NA ANÁLISE DE SOLO: DETERMINAÇÃO DE AREIA, SILTE E ARGILA ATRAVÉS DE IMAGENS DIGITAIS OBTIDAS POR SMARTPHONES
José Guilherme Lenz Abich, Luiza Mueller Grunvald, Letiéri Da Rosa Freitas, Roberta Oliveira Santos, Jocelene Soares, Adilson Ben Da Costa
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE FICORREMEDIAÇÃO DE FÁRMACOS ATRAVÉS DA MICROALGA SCENEDESMUS SUBSPICATUS
Camila Rafaela Rathke, Fábio Rodrigo de Oliveira, Valéria Louzada Leal, Tiele Medianeira Rizzetti, Renato Zanella, Ênio Leandro Machado Rosana de Cassia de Souza Schneider
INOVAÇÃO NA ANÁLISE DE SOLO: DETERMINAÇÃO DE AREIA, SILTE E ARGILA ATRAVÉS DE IMAGENS DIGITAIS OBTIDAS POR SMARTPHONES
José Guilherme Lenz Abich, Luiza Mueller Grunvald, Letiéri Da Rosa Freitas, Roberta Oliveira Santos, Jocelene Soares, Adilson Ben Da Costa
Foto: Bruna Lovato
Mestre em Tecnologia Ambiental pela Unisc desenvolve projeto em parceria com Índia, China e África do Sul
Pesquisa sobre tratamento de esgoto concorreu com projetos de todo o mundo. Será desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc
O projeto denominado Sistema Integrado Descentralizado de Tratamento de Águas Residuárias para descarte seguro e reuso (Hybrid Non Sewered wastewater treatment system for safe discharge and reuse) foi selecionado para financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na 5ª Chamada BRICS-ST (Fifth BRICS Call for Proposals) para um período de 24 meses. O projeto será desenvolvido com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A equipe brasileira será coordenada pelo pesquisador Carlos Alexandre Lutterbeck, ex-aluno de mestrado do PPGTA. O coordenador já realizou três pós-doutorados e publicou mais de 25 artigos em parceria com o PPGTA da Unisc. O vice-coordenador do projeto será o professor do PPGTA, Ênio Leandro Machado, orientador de mestrado e co-orientador do doutorado de Carlos Alexandre. Completando a equipe, a professora Lucia Helena Ribeiro Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
A proposta objetiva o desenvolvimento de um sistema híbrido de tratamento de águas residuárias descentralizado, integrando wetlands construídos e processos oxidativos avançados, que possa ser economicamente e ambientalmente sustentável. Os sistemas deverão, além do tratamento dos efluentes visando a liberação segura de acordo com diretrizes nacionais e internacionais, permitir o reuso para diversas finalidades, a recuperação de nutrientes e a remoção de micropoluentes que possam exercer potenciais efeitos tóxicos sobre os organismos vivos.
O projeto será desenvolvido em parceria com outros três países: Índia, China e África do Sul e contemplando missões de estudo para cada um dos países integrantes do projeto. A equipe indiana será coordenada pelo professor Srikanth Mutnuri, enquanto que a chinesa pelo professor Zifu Li e a sul-africana pelo professor David Lokhat.
O coordenador da equipe brasileira, Carlos Alexandre Lutterbeck, descreve a alegria pela seleção do projeto em um edital tão concorrido. A aprovação irá viabilizar várias missões de trabalho internacionais, com construção conjunta de uma pesquisa que pode auxiliar as comunidades dos países envolvidos. “Tão logo soube da aprovação do projeto, escrevi para os professores Ênio e Lúcia para compartilhar a novidade. Foi um processo de seleção longo, que durou mais de um ano. Depois da pré-seleção, enviamos o nosso projeto. Ser um dos 23 projetos selecionados, entre os milhares que foram submetidos, é motivo de grande orgulho para nossa equipe. Mostra que estamos no caminho certo, em uma temática tão relevante como o tratamento de esgotos. Particularmente, também é motivo de grande alegria poder desenvolver o projeto em parceria com o PPGTA. Já são muitos anos de parceria e um carinho muito grande pela Unisc.”
O que é o Edital CNPq/BRICS?
É um edital lançado para apoiar projetos conjuntos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, no âmbito da cooperação entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o BRICS STI Framework Programme (Programa BRICS de Ciência, Tecnologia e Inovação), onde BRICS é o bloco de países composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
PPGTA oferece disciplina com pesquisadores estrangeiros
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) realizou neste semestre uma disciplina em formato internacional, com a participação de pesquisadores da Alemanha, do Canadá, do Chile, da Colômbia, do Equador, dos Estados Unidos e do Peru. A iniciativa foi organizada entre a Coordenação do Programa e a Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), pautada no atual cenário, em que as colaborações acadêmicas podem ser desenvolvidas virtualmente. A atividade ocorreu na disciplina de Tópicos Especiais, com a colaboração dos professores Rosana Schneider, Eduardo Lobo e Andreas Kohler (PPGTA - Unisc).
Os objetivos foram incrementar a internacionalização do Programa e oportunizar aos mestrandos e doutorandos a formação com visão global sobre problemas enfrentados e soluções ambientais desenvolvidas no mundo. Os temas específicos nas aulas abordaram questões e realidades desses países, como a indústria do petróleo e seus efeitos ambientais e sociais, elementos sobre biomassa e bioprodutos, tratamento de efluentes, controle e destino de resíduos sólidos, poluição atmosférica, monitoramento e recuperação ambiental, avaliação de impacto ambiental, indicadores ambientais, bloom de algas em ambientes eutrofizados e presença de cianotoxinas em águas e na atmosfera, tecnologias de remediação química e biológica, espécies exóticas nas cidades, entre outros. "A aproximação com pesquisadores estrangeiros é algo que permite olhar além do nosso espaço físico local e demonstra para nossos pós-graduandos o nível tecnológico que nos encontramos, mostrando que nossas pesquisas estão alinhadas com problemas ambientais que ocorrem aqui ou em outras partes do mundo" disse a coordenadora do PPGTA e professora responsável pela disciplina, Rosana Schneider.
"Acredito que vivenciei uma das melhores disciplinas que cursei até hoje, apesar das limitações do idioma, ela também nos enriqueceu neste aspecto, exigindo mais atenção, mais concentração, principalmente para traduzir rapidamente a fala dos pesquisadores internacionais", salientou o doutorando em Tecnologia Ambiental, Ismael Fernando Christmann. “Essa participação demonstra a organização e a estrutura da Unisc para manter a qualidade mesmo nas atividades síncronas em meio ao momento em que vivemos", frisou o doutorando Daniel Brinckmann Teixeira. Já a mestranda Ana Paula Justen ressaltou que, com a atividade, alguns colegas, inclusive, vislumbraram as possibilidades da realização de doutorado-sanduíche e da interação em pesquisa, recomendando que se repita essa modalidade no futuro.
No último encontro, houve uma contribuição local do professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGDR), Markus Erwin Brose, que trouxe uma importante colaboração sobre o tema da mudança climática e seus impactos na sociedade. "Esperamos poder contribuir com ações similares em outros cursos e programas da Universidade, que auxiliem na formação de nossos estudantes conscientes da realidade local e além das nossas fronteiras, promovendo o verdadeiro sentido da internacionalização e fortalecendo os laços de cooperação da Unisc com as instituições estrangeiros conveniadas, como é o caso desse grupo de pesquisadores que convidamos e colaboraram nessa disciplina", ressaltou coordenadora da AAII, Cristiana Mueller.
Os pesquisadores estrangeiros que colaboraram na disciplina foram: Haywood Dail Laughinghouse IV (University of Florida - EUA); Enrique Javier Peña Salamanca (Universidad del Valle - Colômbia); Fernando Abilio Merino Rafael (Universidad Nacional Mayor de San Marcos - Peru); Hedda Sander (Ostfalia University of Applied Sciences - Alemanha); Henry Reyes Pineda (Universidad del Quindio - Colômbia); Irma Maria Garcia Giraldo (Universidad del Quindio - Colômbia); Mallerliny Quintero Rodriguez (Universidad del Quindio - Colômbia); Katty Verónica Coral Carrillo (Universidad Internacional SEK - Equador); Sergio Castro Morales (Universidad de Santiago de Chile); e Sudip Rakshit (Lakehead University - Canadá).
Banca de doutorado do PPGTA é resultado de interações na América Latina
As ações de internacionalização do Programa em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) vem ao longo dos anos se intensificando e, mesmo no período de Pandemia, tem como meta a aproximação com pesquisadores estrangeiros. No dia 25 de setembro, a doutoranda Núbia Weber Freitas defendeu sua tese intitulada Avaliação do estado ecológico de sistemas lóticos subtropicais e temperados brasileiros para determinação de sítios de referência na Bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, Município de Vera Cruz, RS, Brasil, sob a orientação do professor Eduardo Lobo Alcayaga. A sessão virtual contou com a participação de uma banca externa 100% internacional, integrada pelos professores Martha Lucia Palacios Peñaranda, da Universidade Autónoma del Occidente (Cali-Colômbia), e Pablo Castillejo, da Universidade De Las Américas (Quito-Equador), além dos professores do PPGTA, Tiele Medianeira Rizzetti e Rosana de Cassia de Souza Schneider.
Nas palavras da ex-aluna, agora doutora em Tecnologia Ambiental, Núbia Cristina Weber Freitas, a internacionalização vem ampliar e consolidar os objetivos do programa, integralizando a pesquisa de maneira fundamental para a Universidade em uma dimensão intercultural. “Ser contemplada com uma banca internacional proporcionou uma troca de conhecimentos e oportunidades com imensos ganhos pessoais e à pesquisa, conectando novas tecnologias de interesse ao desenvolvimento nacional e internacional. Enfatizo a satisfação de fazer parte do PPGTA, onde obtive a qualificação de Mestre e Doutora, orientada por um corpo docente capacitado, referência nacional e internacional em Tecnologias Ambientais”, salientou.
Como a Internacionalização é um processo que envolve o desenvolvimento institucional, científico e cultural por meio da ação cooperada, o professor Lobo destaca que uma das principais contribuições à internacionalização do PPGTA é a ampliação do compartilhamento de conhecimentos sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. “O caráter universal do conhecimento e da difusão do saber por meio do avanço de tecnologias, característico da internacionalização, demonstra o novo caminho do ensino superior sem fronteiras que tem como base de apoio a criação de ações cooperadas, como é o caso da constituição de bancas para dissertações e teses da Pós-graduação”, ressaltou.
“O PPGTA, ciente da importância e comprometimento com o desenvolvimento regional, coloca-se mais uma vez na vanguarda das ações que envolvem a gestão e manejo ambiental, no sentido de contribuir significativamente para a consolidação, expansão e internacionalização do conhecimento científico e tecnológico do Estado e do País, contribuição entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e a proteção do meio ambiente”, acrescentou o professor Lobo.
Professor de Portugal participa de banca de tese de doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) teve no dia 13 de novembro, por videoconferência, a defesa de tese de Doutorado de Ana Leticia Zappe, intitulada A produção agrícola de tabaco (nicotiana tabacum) brasileira através da perspectiva de avaliação de ciclo de vida, orientada pelo professor Diosnel Rodriguez Lopez. Na ocasião, participaram da banca os professores Enio Leandro Machado, Adriane Lawisch Rodriguez (PPGTA - Unisc), Silvio Arend (PPGDR - Unisc), Marçal Pires (PUC-RS) e Manuel Arlindo Amador de Matos (Universidade de Aveiro - Portugal).
Este foi o primeiro trabalho brasileiro a identificar os pontos críticos (hotspots) ambientais do cultivo de tabaco e a utilizar dados primários de plantio dos estados do sul do Brasil, visto que a 97% da produção brasileira se concentra nestes estados. Também já rendeu dois artigos em revistas internacionais muito bem qualificadas (Environmental Technology & Innovation e Environmental Pollution) e um terceiro está em preparação, o que corrobora a importância do mesmo.
O professor Manuel Arlindo Amador de Matos é um pesquisador reconhecido na área de tratamento e valorização de resíduos, bem como em modelação da gestão de resíduos. Também faz parte do grupo de pesquisadores da Universidade de Aveiro, com os quais a Unisc desenvolve projeto de Cooperação, com apoio da Capes e do Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).
PPGTA recebe certificado de participação em ação promovida na 2ª Semana Lixo Zero em SCS/RS.
O PPGTA e os Cursos de Química - Bacharelado e Licenciatura da UNISC promovem uma ação conjunta, apoiando a oferta da Capacitação sobre "Conteúdos científicos e soluções da American Chemical Society para alavancar sua pesquisa" promovida pela American Chemical Society.
É uma excelente oportunidade de aprendizado e todos estão convidados para participarem!
Quando: 23/11|10h
Para participar, inscreva-se através do link: https://american-chemical-
Página do evento: https://www.unisc.br/site/
RELATO DE PESQUISA DA DISSERTAÇÃO
Bactérias e fungos provocam inúmeras doenças e com isso cresce a necessidade por alternativas que busquem a desinfecção do ar em ambientes confinados, sobretudo em ambientes de saúde.
Em sua pesquisa de mestrado, a aluna Bruna Bauer confeccionou um reator para desinfecção de ar com utilização de Dióxido de Titânio e irradiação Ultravioleta.
O Dióxido de Titânio tem alta capacidade oxidativa e sua aplicação, juntamente com UV, danifica a parede celular e a membrana plasmática de microrganismos, causando a destruição dos mesmos.
É uma técnica de fotocatálise heterogênea, um método promissor para a desinfecção do ar.
RELATO DE PESQUISA DA TESE
O potencial de aplicação da impressão 3D é inegável e já não se limita apenas às indústrias de ponta ou laboratórios de Universidades. As máquinas domésticas de impressão por FDM (Fused Deposition Modeling) estão presentes nas casas de seus usuários, fomentando um mercado substancial de suprimentos de matéria prima, os filamentos. Seus principais materiais, ABS e PLA, são comercializados livremente no mercado. Esse crescente otimismo numa realidade já alcançada da impressão 3D encobre os poucos estudos sobre as desvantagens ambientais desses processos.
E é a partir disso que o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul, André Luiz Emmel Silva, sob orientação dos professores Jorge André Ribas Moraes e Lisianne Brittes Benitez, está desenvolvendo sua tese. A pesquisa busca mensurar as emissões de poluentes durante o processo de impressão e também investiga o potencial uso de um filamento produzido a partir de biocomposto para o processo de impressão 3D por FDM. Corpos de prova foram gerados e seu desempenho validado e comparado com filamentos comerciais através de ensaios específicos e caracterização morfológica. A pesquisa conta também com a participação de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Aluno da PPGTA conclui doutorado sanduíche em Portugal
O aluno do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc (PPGTA), Rafael Martins, concluiu o seu doutorado sanduíche fora do país. O destino escolhido por ele foi a Universidade de Aveiro, em Portugal. Em uma estadia que durou 12 meses, Martins desenvolveu sua pesquisa intitulada Degradação e remoção de poluentes persistentes através da utilização de catalisadores nanoestruturadas suportados em biochar.
Rafael agradeceu a acolhida do seu grupo de trabalho e do orientador de sua pesquisa, reforçando a teoria de que esse tempo como doutorando em um outro país foi bastante transformador. “Abre os horizontes e a mente, principalmente. A experiência profissional é sem dúvidas uma abertura de caminhos. Foi uma experiência enriquecedora que eu recomendo para quem tiver oportunidade”, destacou.
LANÇAMENTO DE EDITAL - TURMAS 2021
SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO
Título: AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DAS ETAPAS PRODUTIVAS AGRÍCOLAS PARA INVENTÁRIO DAS EMISSÕES ATMOSFÉRICAS DE ESTUFAS DE SECAGEM DE TABACO (NICOTIANA TABACUM)
Apresentadora: Ana Letícia Zappe
Resumo:
A avaliação de ciclo de vida (ACV) é uma abordagem utilizada para quantificar os impactos ambientais decorrentes de um sistema produtivo. No trabalho desenvolvido pelo grupo de estudos do programa de pós-graduação em tecnologia ambiental (doutorado), a abordagem da ACV é utilizada como premissa para mensurar os impactos ambientais potenciais da cadeia produtiva de tabaco, utilizando um “balanço de massa”, ou seja, contabilizando as entradas e saídas de cada etapa produtiva agrícola, no que tange o plantio de mudas, lavoura, secagem e beneficiamento. Ainda, a abordagem de ACV permite a elaboração de políticas públicas e o desenho de estratégias, atuando na proposta que os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável preconizam. Assim, é de suma importância que a universidade esteja atenta e atue de forma colaborativa com empresas e a comunidade. O tabaco é a commodity agrícola responsável por mover a economia do Vale do Taquari e Rio Pardo, exigindo consistência e dados robustos e consistentes para debates, logo, a ciência e a tecnologia desenvolvida na universidade auxiliam tais aspectos e promovem o desenvolvimento.
Equipe do PPGTA participa de simpósio em Minas Gerais
Divulgação
Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, participaram do 4º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos, realizado entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG). Durante o evento, os integrantes do PPGTA apresentaram trabalhos.
PPGTA promove ação alusiva ao Dia do Cooperativismo
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado (PPGTA) promoveu uma ação alusiva ao Dia do Cooperativismo. O encontro ocorreu em 6 de julho, na Praça da Matriz, em Rio Pardo, por meio do projeto de pesquisa Práticas de P+L e a utilização da ferramenta ACV para as organizações, coordenado pelo professor Jorge André Ribas Moraes e integrado por demais docentes e discentes do PPGTA. O evento consistiu em uma atividade de integração entre as cooperativas Coparroz, Sicredi, Cocamarp, Cotriba e Unimed.
PPGTA da Unisc convida escolas para ação ambiental
No contexto da educação ambiental, a atmosfera, muitas vezes, não é foco de atividades estratégicas, sendo a preocupação com o solo e com a água mais visada nas campanhas e nas ações de mitigação. Neste sentido, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc está participando das atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, por meio de uma mobilização da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate à poluição do ar.
Uma equipe do PPGTA se dispõe a ir às escolas e realizar uma tarefa de sensibilização e de discussão sobre este problema ambiental, para que mais cidadãos tenham consciência de suas ações frente ao meio ambiente e revejam suas atitudes atuais e futuras perante a qualidade do ar que respiramos.
As escolas podem solicitar ao PPGTA a participação na ação, que compreende uma breve palestra e um momento de discussão sobre o tema, juntamente com a distribuição de mudas de árvores, para qualquer nível da educação básica. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de junho, pelo e-mail ppgta@unisc.br. As vagas são limitadas.
Grupo de pesquisa em Quimiometria da Unisc participa de workshop em Salvador (BA)
O Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc esteve presente na 10ª edição do Workshop de Quimiometria, realizado de 22 a 25 de abril, em Salvador, na Universidade Federal da Bahia. Os principais temas do evento trataram sobre Planejamento experimental, Análise multivariada, Calibração multivariada e Imagens digitais. Na oportunidade, o professor do Departamento de Biologia e Farmácia, Adilson Ben da Costa, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo junto ao Programas de Pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e em Tecnologia Ambiental (PPGTA). Também ministrou um minicurso sobre aquisição e modelagem de imagens digitais em química e uma palestra sobre Desenvolvimento de aplicativos gratuitos para análise de imagens para quimiometria.
Além disso, foi apresentado um trabalho sobre aplicações práticas do aplicativo PhotoMetrix em processos industriais, desenvolvidos em parceria com o Instituto de Química da Ufrgs, trabalho esse criado pela doutoranda Fernanda Böck (e colaboradores) do PPG em Química da Ufrgs e egressa do curso de Química e do PPGSPI da Unisc. “A participação e a colaboração em eventos desse tipo é fundamental para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Instituição, especialmente em momentos de escassez de investimentos em pesquisa, bem como para atualização e prospecção de novas parcerias na pesquisa”, salientou o professor Adilson.
Atualmente, o Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc é desenvolvedor do aplicativo PhotoMetrix (www.photmetrix.com.br), registrado pelos professores Gilson Augusto Helfer (Departamento de Computação) e Adilson Ben da Costa, que conta com usuários de diversos países.
15/04/2019 às 09h 32min
Divulgação
Neste semestre, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe um intercambista da Colômbia, que está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado. Duberly Mosquera Restrepo, 38 anos, chegou ao município neste mês e deve ficar até setembro.
Na Unisc, o estudante está desenvolvendo pesquisas ligadas ao Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciências Ambientais, do qual faz parte, composto pela Universidad del Valle, Universidad del Cauca e Universidad Tecnológica de Pereira, localizadas na Região Andina da Colômbia. Duberly conta com uma bolsa de pesquisa obtida junto ao Colciencias (instituto colombiano de apoio à pesquisa) e à Universidad del Cauca. A temática desenvolvida se enquadra na área ambiental e trata sobre Avaliação do risco ecológico associado ao uso de agrotóxicos sobre a qualidade da água na Bacia do Rio Dagua, Colômbia. Após a pesquisa no Brasil, Duberly deve voltar ao seu país de origem, onde entregará a tese em novembro.
O intercâmbio foi possível em virtude do Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre a Universidad del Valle e a Unisc, assinado em 2014, e que apresenta como um dos seus principais objetivos a promoção do intercâmbio de pesquisadores e estudantes de ambas as instituições, bem como a elaboração de projetos de pesquisa em conjunto, visando à obtenção de recursos financeiros internacionais.
Iniciando as aulas de português e ainda se adaptando ao novo país, o intercambista conta que foi bem recebido em Santa Cruz. “É uma cidade muito bonita, organizada, com muitas árvores. As pessoas são amáveis e, se preciso de ajuda, elas me auxiliam”, ressalta.
Estudos
Além de participar como discente nas disciplinas do PPGTA que estão acontecendo neste primeiro semestre, Duberly está trabalhando com taxonomia de macroinvertebrados bentônicos indicadores da qualidade da água, coletados no Rio Dagua, na Colômbia, e com amostras obtidas em rios locais. As atividades são realizadas no Laboratório de Zoologia da Unisc, sob orientação do professor do PPGTA, Andreas Köhler.
Concomitantemente, o estudante trabalha na análise estatística e multivariada dos dados da sua tese de doutorado, no Laboratório de Limnologia da universidade, orientado pelo professor Eduardo Lobo Alcayaga, também do PPGTA. Conforme o docente, um dos objetivos do intercâmbio de Duberly é publicar, pelo menos, dois artigos científicos sobre a pesquisa em revistas internacionais. Além disso, a atividade busca ampliar as relações internacionais da Unisc com as instituições colombianas.
A participação de Duberly no estágio acadêmico se constitui na primeira oportunidade concreta de intercâmbio de alunos de doutorado entre ambas as universidades, chancelando a importância da internacionalização como instrumento de desenvolvimento institucional, científico e cultural, ampliando o conhecimento sobre questões do meio ambiente entendido como tema global. Segundo o professor Alcayaga, “o caráter universal do conhecimento, por meio do avanço de tecnologias, demonstra o novo caminho do ensino superior sem fronteiras, que tem como base de apoio a criação de redes de cooperação interinstitucional e internacional, como é o caso da atuação da Universidad del Valle e a Unisc”, observa.
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
DEFESA DE DISSERTAÇÃO
DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019
DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019
Resultado Edital Nº 01/2019 - PROPPG/UNISC
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR - PDSE - 2018/2019
25/02/2019 às 15h 52min
DEFESAS DE DISSERTAÇÃO 2019
31/07/2018 às 15h 19min
Resultado Edital PNPD/CAPES - PPGTA/UNISC
Resultado processo seletivo de candidatos à bolsa de Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES, para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC:
Tiele Medianeira Rizzetti (selecionada)
Fábio dos Santos Grasel (1º suplente)
Guilherme Luiz Scheffler (2º suplente)
09/07/2018 às 14h 23min
EDITAL DE SELEÇÃO PNPD/CAPES - PPGTA/UNISC
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, divulga o EDITAL PNPD/CAPES para o processo de seleção de um bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES, conforme instituído pela Portaria da CAPES Nº 86, de 3 de julho de 2013.
O período de inscrição é de 09 a 27 de julho de 2018.
14/05/2018 às 15h 53min
PPGTA inscreve para aluno especial
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 25 de maio, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial.
Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Microbiologia Aplicada (quinta-feira/noite), Reciclagem e Tratamento de Resíduos Sólidos (sexta-feira/manhã) e Análise de Dados Ambientais (sexta-feira/tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Os interessados devem procurar a secretaria do PPGTA, na sala 5342, bloco 53, para preencher o requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar a página do programa em www.unisc.br. As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 21 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.
21/12/2017 às 09h 53min
Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção complementar 2018
O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, da UNISC, estará com as inscrições abertas para seleção complementar, no período de 26/12/2017 a 09/02/2018. Os novos alunos ingressarão na primeira quinzena de março de 2018.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Mais informações na Secretaria do PPGTA, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.
01/12/2017 às 20h 30min
Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Doutorado - Turma 2018, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS PPGTA TURMA 2018 - DOUTORADO
1. Ana Paula Bandeira de Oliveira |
2. Andre Luiz Emmel Silva – Bolsa mod. II |
3. Barbara Meier da Costa |
4. Elias Dresch |
5. Gustavo Stolzenberg Colares – Bolsa mod. I |
6. Marcondes Mafaciolli Pacheco – Bolsa mod. II |
7. Mauricio Henrique Lenz |
01/12/2017 às 20h 30min
Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Mestrado - Turma 2018, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS PPGTA TURMA 2018 - MESTRADO
1. Adriana Bee |
2. Alex Lima Zanotelli |
3. Aurélio de Oliveira Ramos |
4. Bruna Bauer de Vargas |
5. Bruno Deprá |
6. Evandro da Rosa Silveira |
7. Fabricio Weiss – bolsa mod II. |
8. Fagner Pereira da Silva – bolsa mod. I |
9. Felipe Marrero Nunes |
10. Fernanda Hardeminck |
11. Helena Gabriela Wilges – bolsa mod. II |
12. Leonardo Biscaglia |
13. Luana Bertolo Y Castro |
14. Maria Fernanda Royer |
15. Mateus da Silva Szarblewski – bolsa mod. II |
16. Maurício Eidt Labres |
17. Morgana Pereira da Costa |
18. Murilo Neumann |
19. Naira Dell Osbel – bolsa mod. I |
20. Patrik Gustavo Wiesel |
21. Raquel Figueiredo de Oliveira |
22. Robson Schneider – bolsa mod. II |
23. Rosecler Ribeiro |
24. Vitória Hartmann |
19/09/2017 às 14h 00min
PPGTA inscreve para aluno especial
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 2 de outubro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial.
Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Análise de Dados Ambientais (sexta-feira/manhã) e Controle da Poluição Atmosférica (sexta-feira/tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Os interessados devem procurar a secretaria do PPGTA, na sala 5342, bloco 53, para preencher o requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar a página do programa em www.unisc.br. As aulas do terceiro trimestre iniciam no dia 20 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.
*Publicado por Felipe Nopes
01/09/2017 às 09h 12min
Doutorado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção 2018
O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Doutorado, da UNISC, está com as inscrições abertas no período de 04/09/17 a 03/11/17.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Cronograma da seleção:
ETAPA |
PERÍODO |
LOCAL |
|
Inscrições* |
4/9 a 03/11/17 |
|
|
Apresentação do pré-projeto |
21 e 22/11/17 |
Manhã e tarde Local a definir |
|
Divulgação dos selecionados |
01/12/17 |
Secretaria do Programa
|
|
Matrícula – 1º chamada |
13 e 14/12/17 |
Pela internet ou na Central de Atendimento, bloco 5, sala 513 |
|
Início das aulas |
01/03/2018 |
Bloco 53 |
*Detalhes sobre inscrição estão em www.unisc.br/ppgta
Mais informações na Secretaria do Doutorado, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.
01/09/2017 às 09h 12min
Mestrado em Tecnologia Ambiental – inscrições abertas seleção 2018
O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado, da UNISC, está com as inscrições abertas no período de 04/09/17 a 03/11/17.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Cronograma da seleção:
ETAPA |
PERÍODO |
LOCAL |
|
Inscrições* |
4/9 a 03/11/17 |
|
|
Prova escrita, de caráter eliminatório. |
20/11/17 – segunda-feira |
18h30min às 21h Local a definir |
|
Entrevista |
20/11/17– manhã e tarde |
Horário a agendar na secretaria do programa |
|
Divulgação dos selecionados |
01/12/17 |
Secretaria do Programa
|
|
Matrícula – 1º chamada |
13 e 14/12/17 |
Pela internet ou na Central de Atendimento, bloco 5, sala 513 |
|
Início das aulas |
01/03/2018 |
Bloco 53 |
*Detalhes sobre inscrição estão em www.unisc.br/ppgta
Mais informações na Secretaria do Mestrado, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.
Mestrando e docente do PPGTA participam de simpósio
Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado esteve representado no 3º Simpósio Brasileiro sobre Wetlands Construídos pelo mestrando Gustavo Stolzenberg Colares e pelo professor Ênio Leandro Machado. A dupla foi selecionada e realizou, no evento, a apresentação de dois trabalhos: um na categoria oral e outro na categoria pôster. O simpósio, ocorrido de 23 a 26 de maio, na cidade de Campo Grande (MS), contou com presenças ilustres, como o professor Marcos von Sperling, referência mundial no tratamento e reuso de águas residuárias.
Também participaram do evento professores, profissionais e estudantes de todo o Brasil e do exterior, que compartilharam conhecimentos e experiências internacionais, com tecnologias aplicadas, por exemplo, na Dinamarca e na África do Sul. Além de apresentações em pôster e palestras, o simpósio proporcionou, ainda, mesas-redondas com interessantes discussões e questionamentos, visando, principalmente, mudanças no panorama do Saneamento Básico no Brasil, com foco nas tecnologias de tratamento descentralizado de efluentes sanitários, tais como os Wetlands construídos, tema da dissertação dos alunos do PPGTA, Gustavo Colares e Gleison de Souza Celente.
*Publicado por Felipe Nopes
Professor do PPGTA participa de evento científico na Europa
De 7 a 11 de maio, o pós-doutorando e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc (PPGTA), Carlos Alexandre Lutterbeck, participou de 27° encontro anual da Sociedade de Toxicologia Ambiental e Química (SETAC Europa), em Bruxelas (Bélgica). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1979, para fornecer um fórum para indivíduos e instituições envolvidos na avaliação de riscos ecológicos e do ciclo de vida, na fabricação e distribuição de produtos químicos, na gestão e regulação de recursos naturais, bem como no estudo, análise e solução de problemas ambientais.
O 27° congresso debateu sobre o tema A qualidade ambiental através da colaboração transdisciplinar. No evento, o pesquisador da Unisc teve a oportunidade de representar o PPGTA com a apresentação de quatro trabalhos.
Além da participação no congresso, o professor também aproveitou a passagem pela Europa para realizar visitas técnicas, visando estreitar laços e buscar atividades de cooperação internacional com instituições de pesquisa. Lutterbeck visitou o Institute of Sustainable and Environmental Chemistry da Universidade de Lüneburg, na Alemanha, que é coordenado pelo professor Klaus Kümmerer, referência mundial no tema Fármacos no meio ambiente. O pesquisador realizou, ainda, uma visita ao Departamento de Ecologia Aplicada da Faculdade de Ciências Ambientais da Universidade Checa de Ciências da Vida (Czech University of Life Sciences Prague -CULS), onde teve um encontro com o professor Jan Vymazal, referência mundial sobre o tema wetlands construídos.
*Publicado Josemar Santos
PPGTA inscreve para aluno especial
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGTA) inscreve para aluno especial no período de 15 à 29 de maio.
Há possibilidade de ingresso nas seguintes disciplinas: Projeto de Aterros (quinta-feira à noite); Biorremediação (sexta-feira à tarde); e Tecnologias limpas (sexta-feira pela manhã). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o link
As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 22 de junho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.
PPGTA recebe visitantes do Equador e México
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, professores Lourdes Kist e Jorge André Moraes, receberam nesta quinta-feira, dia 23 de março, a professora da Universidade Internacional SEK de Quito, no Equador (Uisek), Susana Chamorro, e o estudante de Mestrado em Ciências do Mar e Limnologia da Universidade Nacional Autonoma de México (UNAM), Victor Salinas Camarillo. A vinda da professora Susana teve como objetivo um estágio de curta duração no Laboratório de Limnologia da Unisc. Já o estudante Victor está cursando disciplina do Mestrado no PPGTA da Unisc, na qualidade de intercambista, ambos sob a orientação do professor Eduardo Lobo.
A coordenação do PPGTA reforçou a importância da vinda destes profissionais, no momento em que o PPGTA está buscando consolidar a internacionalização.
*Publicado por Josemar Santos.
Aula inaugural
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, recebeu no dia 23 de fevereiro de 2017 o doutor em Engenharia Ambiental, Fábio de Farias Neves, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e supervisor do Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas. O professor Fábio participou de uma banca de mestrado e palestrou na Aula Inaugural do PPGTA, com o tema Microalgas: Aspectos Ambientais e Biotecnológicos. O convidado destacou em sua fala aspectos práticos sobre a utilização de microalgas para a biorremediação de efluentes, para obtenção de bioprodutos de alto valor agregado. Além disso, também enfatizou empresas que produzem microalgas no Brasil e no exterior.
PPGTA abre inscrições para Aluno Especial
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc – Mestrado e Doutorado (PPGTA) está com inscrições abertas, até o dia 10 de fevereiro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade aluno especial
Há possibilidade de ingresso nas seguintes disciplinas: Avaliação de Impactos Ambientais (quinta-feira à noite); Fenômenos de Transporte Avançados (sexta-feira pela manhã); Gestão e Tecnologia Ambiental (sexta-feira à tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o linkhttp://www.unisc.br/portal/pt/cursos/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/aluno-especial.html
As aulas do primeiro trimestre iniciam no dia 23 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.
PPGTA realiza seleção complementar
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA), está com as inscrições abertas para seleção complementar para Mestrado e Doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de fevereiro pelo site www.unisc.br/ppgta, onde também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mail ppgta@unisc.br.
*Publicado por Josemar Santos
Vimos informar abaixo a lista dos selecionados no Processo Seletivo do Doutorado - Turma 2017, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS PPGTA TURMA 2017 - DOUTORADO
- Camila Crauss
- Daniela da Costa e Silva
- Eduarda Torres Amaral
- Elizandro Oliveira Silveira
- Fábio Franzosi
- Giovanni Lanzarini
- Luiz Henrique Rauber Rodrigues
- Maiara Priscilla de Souza
- Rafael Martins da Silva
- Rodrigo Augusto Klamt
SUPLENTES
Raul de Mello Peters
Luciana Rodrigues Nogueira
*Lista dos selecionados em ordem alfabética.
*Selecionados como bolsista estão sendo contatados.
Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016.
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado.
Vimos informar abaixo a lista dos selecionados da Seleção do Mestrado Turma 2017, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS PPGTA TURMA 2017 - MESTRADO
SELECIONADOS
1. Andreza Przygodzinski Cardoso
2. Cleberton Diego Bianchini
3. Daiane Cristina de Moura
4. Eliana Betina Werlang
5. Éverton Unfer Pezerico
6. Fernanda Beuren
7. Fernando Poli
8. Guilherme Goncalves Silva
9. Gustavo Ferrari
10. Jéssica Severo Ferreira
11. Leonardo Santos Ribeiro
12. Maurício Francisco Daltoé
13. Priscila Fernandes de Oliveira
14. Valeria Boettcher
15. Weslley Ribeiro Nardes
16. Yúri Giovane Kappenberg
SUPLENTES
1. Lucas Schmidt Goecks
2. Felipe Martins Matos Santos
3. Aline Willms
4. Camila Silva da Silva
*Lista em ordem alfabética.
*Selecionados como bolsista estão sendo contatados.
Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro de 2016.
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Douorado.
Professor Lobo participa de evento científico em Luxemburgo
O professor Eduardo Lobo Alcayaga, do Departamento de Biologia e Farmácia e do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental (Mestrado e Doutorado) da UNISC, participou de 08 a 21 de setembro de 2016 do 35º Colóquio da Associação de Diatomólogos de Língua Francesa (ADLaF - 2016), na cidade de Belvoux, Luxemburgo, e de uma visita técnica no LIST (Luxembourg Institute of Science and Technology) donde teve a oportunidade de discutir com seus pares resultados de estudos taxonômicos e ecológicos de amostras de diatomáceas coletadas em rios do sul do Brasil, bem como a preparação de artigos científicos para publicação em revistas especializadas.
No ADLaF 2016, o professor Lobo teve a oportunidade de apresentar dois trabalhos científicos, “Développement de l’Indice Trophique de Qualité de l’Eau (ITQE) pour les systèmes lotiques brésiliens tempérés subtropicaux”, dos autores Eduardo A. Lobo, Marilia Schuch, Carla Giselda Heinrich, Adilson Ben da Costa e Adriana Düpont, da UNISC, e dos pesquisadores Carlos Eduardo Wetzel e Luc Ector do LIST, e “Diatomées épilithiques tolérantes à la contamination fécale dans le Lac Guaíba, RS, une région subtropicale dans le sud du Brésil” dos autores Saionara Eliane Salomoni da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Lezilda C. Torgan do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, e Eduardo A. Lobo da UNISC.
Durante o Colóquio, um grupo de pesquisadores aproveitou a ocasião para registrar numa fotografia, abaixo, um momento importante para a ciência que estuda as diatomáceas, uma vez que o evento contou com a participação do Prof. Dr. Horst Lange-Bertalot, renomado cientista Alemão que iniciou seu trabalho com diatomáceas em 1974, no Instituto de Botânica da Universidade Goethe, Frankfurt, em distintas áreas como taxonomia, sistemática e ecologia, incluindo biogeografia e paleoecologia. Com centenas de artigos e livros publicados, com especial destaque para os quatro volumes da “Flora Diatomológica da Europa”, Dr. Lange-Bertalot tem sido, e continua sendo, referência internacional para o estudo das diatomáceas no Mundo.
PPGTA inscreve para aluno especial
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, está com inscrições abertas, até o dia 7 de outubro, para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade de aluno especial.
Há possibilidade de ingresso nas disciplinas Controle da Poluição Atmosférica (sexta-feira pela manhã) e Toxicologia Ambiental (sexta-feira à tarde). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo aproveitá-la em caso de ingresso regular no Programa. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Os interessados devem procurar a secretaria do Programa, na sala 5342, bloco 53, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial, ou acessar o link www.unisc.br/pt/cursos/todos-os-cursos/mestrado-doutorado/mestrado/mestrado-e-doutorado-em-tecnologia-ambiental/aluno-especial-ppgta.
As aulas do terceiro trimestre iniciam no dia 28 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7545.
*Publicado por Felipe Nopes
FAPERGS divulga escolhidos do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2016
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) divulgou nesta terça-feira (13) os destaques da pesquisa científica gaúcha. Criado para reconhecer o trabalho dos pesquisadores na área científica e tecnológica, o prêmio vai agraciar 10 cientistas com relevantes contribuições. A premiação também tem o objetivo de mostrar a importância da pesquisa como ferramenta para o desenvolvimento do Estado.
Nesta 6ª edição, serão contempladas seis áreas do conhecimento na modalidade Pesquisador Destaque: Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.
Além das categorias Jovem Inovador, Pesquisador na Empresa e Pesquisador na Indústria, o Prêmio tem uma categoria alusiva ao Ano Internacional do Entendimento Global, proclamado pela UNESCO para celebrar em 2016, a busca de soluções inovadoras para a sociedade conviver de forma mais sustentável.
Cerimônia
A solenidade de premiação será realizada no dia 6 de outubro de 2016, às 20 horas e 30 minutos, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).
Confira os escolhidos:
- Pesquisador Destaque:
Engenharia- Ademir José Zattera (UCS)
Física e Astronomia- Thaisa Storchi Bergmann (UFRGS)
Geociências- Farid Chemale Junior (UNISINOS)
Matemática, Estatística e Computação- Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS)
Interdisciplinar- João Batista Teixeira da Rocha (UFSM)
Química- Nilo Zanatta (UFSM)
- Pesquisador Jovem Inovador:
Bruna Coelho de Andrade (Empresa Quatro G P&D)
- Pesquisador na Empresa:
Gustavo Roth (Empresa Quatro G P&D)
- Pesquisador na Indústria:
José Luiz Bozzetto (Empresa BCM Engenharia LTDA)
- Destaque Especial ao Ano Internacional do Entendimento Global:
Jair Putzke (UNISC)
Fonte: Asscom/Fapergs
PPGTA desenvolverá pesquisa em parceria com universidade da Alemanha
No início do mês agosto deste ano, Carlos Alexandre Lutterbeck iniciou suas atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc. Quando o pesquisador, que possui graduação em Ciências Biológicas, realizou mestrado na Unisc, o mesmo foi orientado pelo professor Ênio Leandro Machado, e desenvolveu um estudo tendo como foco de pesquisas o tratamento e a detoxificação de efluentes hospitalares através de processos oxidativos avançados. O trabalho de mestrado resultou na publicação de um artigo científico em periódico de reconhecida excelência.
No ano de 2011, o então mestre Carlos Alexandre Lutterbeck foi contemplado com uma bolsa de estudos do CNPq para a realização do doutorado no exterior, junto ao Instituto de Química Ambiental e Sustentabilidade da Universidade de Lüneburg (Leuphana Universität Lüneburg), Alemanha, sob a orientação do professor Klaus Kümmerer. Em outubro de 2015, defendeu com êxito a sua tese denominada Environmental Fate of Selected Anticancer Drugs: Photodegradation, Biodegradation and Toxicity of Cyclophosphamide, 5-Fluorouracil, Methotrexate and Imatinib e obteve assim, o título de doutor em Ciências Naturais (Dr. rer. nat.).
O trabalho de doutorado foi desenvolvido em parceria com a Unisc, quando foram desenvolvidas atividades ao longo de um ano. As atividades foram supervisionadas pelo professor Ênio Leandro Machado, que também foi co-orientador da tese. Ao longo de pouco mais de três anos e meio, a parceria Leuphana/Unisc resultou na publicação de seis artigos científicos em peródicos de reconhecida excelência (Chemosphere, Science of the Total Environment e Environmental Pollution), bem como na publicação de um capítulo de livro.
Além disso, diversos pôsteres foram apresentados em eventos científicos internacionais de reconhecida grandeza, realizados nas cidades de Barcelona (Espanha), Vancouver (Canadá), Edimburgo (Escócia), Nashville (Estados Unidos), Atenas (Grécia) e Nimês (França).
*Publicado por Josemar Santos
Seleção Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental - Turma 2017
Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental tem inscrições abertas
O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, da UNISC, está com inscrições abertas. A seleção será feita em novembro de 2016 e os novos alunos ingressarão em fevereiro de 2017. O período de inscrições da seleção começa no dia 01 de setembro até 08 de novembro de 2016.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, bibliografia recomendada, documentação necessária para inscrição, valores, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Mais informações na Secretaria do Mestrado, pelo telefone (51) 3717-7545.
Projetos em andamento em nossa Instituição
É com orgulho que divulgamos o vídeo elaborado em parceria entre PMT/VRP, ITUNISC, TecnoUnisc, PROPPG e ASSCOM, sobre alguns dos projetos em andamento em nossa Instituição.
Resultado seleção complementar doutorado
Lista dos selecionados da Seleção Complementar do Doutorado 2016, realizada em junho de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS POR ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO
|
Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá no dia 29 de junho de 2016.
Atenciosamente,
Coordenação PPGTA
SELEÇÃO COMPLEMENTAR DOUTORADO
Doutorado em Tecnologia Ambiental – Seleção Complementar Doutorado 2016
O programa de pós-graduação em Tecnologia Ambiental – Doutorado, da UNISC, estará com as inscrições abertas no período de 01/06/16 a 15/06/16.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.unisc.br/ppgta. No site também constam informações específicas sobre o curso e suas linhas de pesquisa, além de dados sobre o processo de seleção, vagas, documentação necessária para inscrição, corpo docente, estrutura curricular, entre outras.
Período de inscrição: 01/06 – 15/06
Seleção: 20/06
Divulgação selecionados: 22/06
Matrícula: 29/06
Vagas: 2 (1 com bolsa e 1 sem bolsa)
Mais informações na Secretaria do Programa, pelo telefone (51) 3717-7545 ou pelo e-mailppgta@unisc.br.
Inscrições Aluno Especial
INSCRIÇÕES ABERTAS:
ALUNO ESPECIAL – MESTRADO E DOUTORADO EM TECNOLOGIA AMBIENTAL
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental, da Universidade de Santa Cruz do Sul – PPGTA/UNISC abre na segunda-feira as inscrições para os interessados em cursar uma disciplina na modalidade ALUNO ESPECIAL. A inscrição podem ser feitas de 16 à 31 de maio de 2016.
Há possibilidade de ingresso nas disciplinas: Tratamento de Águas Residuárias (quinta-feira à noite); Recuperação de Áreas Degradadas (quinta-feira à tarde); Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos (sexta-feira à tarde) e Microbiologia Aplicada (sexta-feira pela manhã). Após a aprovação na disciplina, o aluno recebe um atestado de conclusão, podendo, também, aproveitá-la em caso de ingresso no Programa na próxima seleção. Podem se inscrever graduados em Química, Biologia, Geologia, Engenharias e áreas afins.
Para inscrição é necessário apresentar:
Mestrado
*Cópia do RG, CPF;
*Histórico escolar e diploma da graduação;
*Curriculum Lattes.
Doutorado
*Cópia do RG, CPF;
*Diploma Mestrado;
*Curriculum Lattes.
Os interessados devem procurar a Secretaria do Mestrado, na sala 5342, do Bloco 53, do campus da UNISC, para preencher um requerimento de solicitação como aluno especial ou acessar o site do Programa, www.unisc.br/ppgta, no link Aluno Especial. Após a aprovação do requerimento, a coordenação do PPGTA entrará em contato com o aluno para comunicar o parecer e a data da matrícula.
As aulas do segundo trimestre iniciam no dia 30 de junho de 2016. Mais informações pelo e-mail ppgta@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717 7545.
Painel debate tecnologia ambiental e qualidade de vida
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGTA) realizou nesta quinta-feira, dia 17 de março, o painel Tecnologia Ambiental e qualidade de vida: novos desafios. A atividade ocorreu na sala 5328, bloco 53 e foi ministrada pelo doutor em Engenharia Civil Hidráulica e Saneamento e coordenador da área Engenharias I da Capes, Eduardo Cleto Pires; e pela mestre em Ecologia e representante da Abes-RS, Rosele de Felippe Wittée Neetzow. O evento foi alusivo aos 10 anos do PPGTA e também integrou o cronograma de inauguração do curso de Doutorado em Tecnologia Ambiental. (Na foto da esquerda para a direita: a coordenadora do PPGTA, Rosana Schneider, e os palestrantes Eduardo Pires e Rosele Neetzow).
*Josemar Santos (Imprensa/Unisc).
Professor da Unisc é contemplado com bolsa do CNPq
O Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq) divulgou os resultados das Bolsas de Produtividade em Pesquisa 2016 (PQ) e, entre os contemplados, está o professor do Departamento de Biologia e Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado (PPGTA) da Unisc, Eduardo Lobo Alcayaga. O CNPq concede as bolsas PQ para interessados de todas as áreas do conhecimento, desde que atendam aos critérios dos Comitês de Assessoramento, com o objetivo de destacar o pesquisador e valorizar sua produção científica.
A bolsa, implementada em março de 2016, terá uma duração de 36 meses. O professor Lobo foi classificado na área das Ciências Ambientais, com o projeto Avaliação da eficiência da implantação de áreas de preservação de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Arroio Andréas, RS, Brasil, estabelecida através do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), utilizando programas de monitoramento ambiental: modelo de sustentabilidade socioeconômica e ambiental, vinculado ao PPGTA.
O PSA está sendo executado pela Unisc, decorrente de uma parceria estabelecida com a empresa Universal Leaf Tabacos e a Fundación Altadis (entidade sem fins lucrativos pertencente ao Grupo Imperial Tobacco), que assinaram, em 2011, convênio para a execução do projeto Protetor das Águas na sub-bacia do Arroio Andréas, a ser desenvolvido num período de seis anos (2011- 2016). O objetivo é proteger as nascentes e as áreas ripárias da referida Bacia, garantindo a preservação dos recursos hídricos mediante o pagamento aos agricultores de pequenas propriedades pelo fornecimento de serviços ambientais de proteção das nascentes que se situam em suas propriedades.
O Protetor das Águas conta ainda com o apoio do município de Vera Cruz, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (Comitê Pardo), do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). A partir de 2017, Vera Cruz assume na sua totalidade o PSA, por meio do Projeto de Lei Municipal nº 137/2015, que pretende instituir a Política Municipal de PSA com a criação do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais e do Fundo Municipal de PSA.
Neste contexto, a pesquisa atrelada à bolsa PQ visa avaliar a eficiência da implantação dessas áreas de preservação de recursos hídricos, estabelecidas através do PSA, utilizando programas de monitoramento ambiental (variáveis físicas, químicas e biológicas), no período 2016/2019. Segundo o professor Lobo, a proposta é inédita para o sul do Brasil.
“Cientes da importância e do comprometimento com o desenvolvimento regional, a Unisc, em parceria com o projeto Protetor das Águas, coloca-se na vanguarda das ações que envolvem o gerenciamento dos recursos hídricos e sua biodiversidade, no sentido de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico da região e do País. Essa contribuição é entendida como um processo contínuo de busca da melhoria da qualidade de vida da população e de proteção ao meio ambiente”, destaca o docente.
*Felipe Nopes (Imprensa/Unisc)
Convite do Painel comemorativo aos 10 anos do Mestrado e ao início das atividades do doutorado em Tecnologia Ambiental
Selecionados Mestrado - Seleção Complementar 2016
Santa Cruz do Sul, 17 de fevereiro de 2016.
Vimos informar abaixo a lista dos selecionados da Seleção Complementar do Mestrado 2016, realizada em fevereiro de 2016, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado:
SELECIONADOS
* Gustavo Colares
* Juliana Medeiros
* Ricardo Boettcher
Salientamos que a matrícula dos selecionados acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2016.
Atenciosamente,
Profª. Drª. Rosana de Cassia de Souza Schneider
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Douorado.