As larvas são altamente eficientes na bioconversão produzindo biomassa rica em nutrientes e que pode ser utilizada como ração animal ou como fertilizante orgânico

Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Valorização de resíduos agroindustriais: Desenvolvimento larval e eficiência no processo de tratamento com a espécie Hermetia illucens (L.) (Diptera: Stratiomydae)” elaborado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental (PPGTA) pela Unisc, Daniela da Costa e Silva, com orientação dos professores Andreas Köhler e Diego Prado de Vargas. “A ideia surgiu da necessidade de reaproveitar resíduos que estavam sendo descartados, aliada à crescente visibilidade da espécie alvo do estudo em outros países. Essa combinação despertou o interesse em explorar como essa espécie poderia ser utilizada de forma eficiente na gestão de resíduos, contribuindo para soluções sustentáveis e inovadoras.” Hermetia illucens (L.) (Diptera: Stratiomydae) é mais conhecida como mosca soldado-negro.

Segundo ela, o maior motivo em pesquisar o assunto foi porque mais da metade (65%) dos resíduos sólidos gerados no Brasil é composta por resíduos orgânicos, totalizando cerca de 800 milhões de toneladas por ano, mas apenas 2% desse volume é tratado de maneira adequada. “O acúmulo de resíduos orgânicos nos aterros resulta na emissão de gases de efeito estufa e na formação de chorume tóxico, que contamina o solo, a água e a atmosfera. Muitas vezes, esses resíduos são desperdiçados nessa forma de descarte, pois ainda possuem um alto valor energético que poderia ser reaproveitado como matéria-prima em novos processos. Portanto, o que precisamos são tecnologias eficientes e viáveis para reutilizar todo esse grande volume de resíduos descartados.”

A pesquisa teve início em 2021, quando Daniela recebeu uma bolsa de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para ingressar no Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental. O projeto foi realizado no Laboratório de Entomologia da Unisc, sob a coordenação do professor Andreas Köhler. “As larvas possuem a capacidade de se alimentar rapidamente de matéria orgânica, oferecendo uma solução ambiental promissora. O estudo examinou o ciclo de vida da espécie, monitorando a taxa de crescimento das larvas, a viabilidade da espécie quando alimentada com diferentes tipos de resíduos e a eficiência na conversão desses resíduos em biomassa larval e composto orgânico. Os resultados mostraram que as larvas são altamente eficientes na bioconversão de diversos tipos de resíduos agroindustriais, reduzindo significativamente o volume desses resíduos e produzindo biomassa rica em nutrientes. Essa biomassa pode ser utilizada como ração animal de alta qualidade, devido ao seu elevado teor proteico, ou como fertilizante orgânico, melhorando a fertilidade do solo.”

Para Daniela, o projeto alcançou ótimos resultados em apenas quatro anos de pesquisa. “Conseguimos comprovar que a tecnologia proposta é eficiente na gestão de resíduos orgânicos, representando uma ótima alternativa para a economia circular. Obtivemos achados excelentes, com publicações significativas para a comunidade científica.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental.  Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Daniela Divulgação

Daniela da Costa e Silva