O projeto de extensão atua na orientação sobre formas de prevenção à cárie dentária, relacionadas à dieta e higiene bucal
Na tarde do dia 24 de junho, a Liga Acadêmica de Cariologia do Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou a reunião semanal para pesquisa e organização das atividades, visando as ações do próximo semestre. Sob coordenação da professora Renita Baldo Moraes, o projeto de extensão atua na orientação sobre formas de prevenção à cárie dentária, relacionadas à dieta e higiene bucal.
Um dos objetivos do projeto é contribuir com a formação acadêmica voltada às necessidades da população, por meio de atividades que atendam aos princípios da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. As atividades acontecem regularmente na Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame), desde 2021 e já atenderam mais de 2 mil pessoas.
Segundo a coordenadora, atualmente, com a mudança no estilo de vida das pessoas, tem aumentado a prevalência de outras alterações dentárias, como desgastes dentários e envelhecimento precoce bucal. “Assim, também orientamos quanto aos comportamentos que podem comprometer a saúde bucal”. Os grupos atendidos são compostos em sua maioria por crianças e adolescentes, que participam de palestras e teatro de fantoches, entre outras programações. Atividades educativas com adultos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e feiras da saúde também já foram realizadas.
Para mais informações, o contato pode ser realizado via e-mail com a coordenação em renitabm@unisc.br, pelo telefone 51 3717-7377 e também pelo instagram @ligacariologiaunisc, no qual são disponibilizados conteúdos educativos.
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato
Apresentação de Teatro realizada pelos acadêmicos da Liga de Cariologia na sala de espera para pacientes de odontopediatria e seus acompanhantes