AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental

Universidade Internacional SEK (UISEK) e Universidad de Las Américas – Equador

Devido à sua expertise na utilização de bioindicadores de poluição das águas em sistemas lóticos subtropicais, o professor Eduardo Lobo passou a integrar pesquisas na Universidade Internacional SEK (UISEK), Equador, tornando-se professor visitante no Mestrado em Gestão Ambiental da Facultad de Ciencias Naturales y Ambientales. Entre os destaques dessa colaboração, está a implementação do Laboratório de Limnologia, voltado ao uso de algas diatomáceas como organismos bioindicadores, em parceria com os professores Susana Chamorro Arias e Pablo Castillejo. A professora Susana Chamorro Arias, inclusive, realizou, em 2016, um estágio no Labora

 

tório de Limnologia da UNISC, sob orientação do professor Eduardo Lobo, com foco na taxonomia de diatomáceas. Posteriormente, foram realizadas missões de trabalho na UISEK, resultando em diversas produções científicas.

Em 2018, o Engenheiro Ambiental Lenin Bajaña também realizou um estágio de um mês no Laboratório de Limnologia da UNISC, sob orientação do professor Eduardo Lobo, onde trabalhou com ferramentas estatísticas univariadas e multivariadas aplicadas à análise de dados ambientais. Os resultados dessa colaboração foram publicados em 2021 (BAJAÑA et al., 2021). A partir de 2021, a parceria se expandiu com a incorporação do Dr. Pablo Castillejo, do Grupo de Investigación en Biodiversidad, Medio Ambiente y Salud (BIOMAS), da Facultad de Ingenierías y Ciencias Aplicadas da Universidad de Las Américas, Quito, Equador, e da Dra. Isabel Ballesteros, do Departamento de Genética, Fisiología y Microbiología, da Facultad de Ciencias Biológicas da Universidad Complutense de Madrid, Espanha.

Até o momento, essa colaboração resultou na publicação de quatro artigos científicos (VENEGAS et al., 2018; BALLESTEROS et al., 2020; CASTILLEJO et al., 2018; 2023) e um livro (CASTILLEJO et al., 2022), consolidando a relevância e continuidade da pesquisa no próximo quadriênio. Com a Universidad Internacional SEK e a Universidad de Las Américas foram assinados convênios.

 Visita Técnica do Prof. Lobo à UISEK, Equador. Reunião geral com a Reitoria e professores do convênio.

Visita Técnica do Prof. Lobo à UISEK, Equador. Reunião geral com a Reitoria e professores do convênio.


 

Grupo de alunos da disciplina “Avaliação do Impacto Ambiental” sob responsabilidade do prof. Lobo. Mestrado em Gestão Ambiental, Universidade Internacional UISEK, Quito, Equador.

Grupo de alunos da disciplina “Avaliação do Impacto Ambiental” sob responsabilidade do prof. Lobo. Mestrado em Gestão Ambiental, Universidade Internacional UISEK, Quito, Equador.

 

Universidad Maimónides - Argentina

Por meio da rede RENUWAL, CYTED (www.cyted.org/320RT0005.-%20Objetivos), iniciamos em 2024 uma parceria de pesquisa que resultou no envio de um projeto para um edital de cooperação entre Argentina e Brasil.

A cooperação ocorre em parceria com a Universidad Maimónides, especificamente com o Centro de Estudios Biomédicos Básicos, Aplicados y Desarrollo (CEBBAD) (https://www.maimonides.edu/centro-de-estudios-biomedicos-basicos-aplicados-y-desarrollo-cebbad/), sob a parceria com a Dra. Patricia Marconi. O foco dessa colaboração é o estudo dos efeitos bioestimulantes da biomassa da microalga Chlorella vulgaris em efluentes provenientes de uma empresa produtora de mel na Argentina.

O objetivo da parceria é avaliar um processo integrado que associe a biorremediação de resíduos orgânicos do efluente dessa indústria à implementação de um modelo de gestão sustentável e circular de resíduos.

A participação de pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos do PPGTA contribui com expertise na análise da biomassa de microalgas, ampliando o potencial de aplicação da pesquisa na Argentina e contribuindo para a formação de pós-graduandos no Brasil.

 Registro fotográfico de encontro em que iniciamos a parceria.

Registro fotográfico de encontro em que iniciamos a parceria.

Registro fotográfico de encontro em que iniciamos a parceria.

Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) - Portugal

As ações conjuntas com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), do Governo de Portugal, ocorreram até 2019 e foram retomadas em 2022. A parceria de pesquisa com a Dra. Luísa Gouveia se desenvolve tanto por meio de interação direta quanto pela participação na rede Renuwal/Cytec, voltada ao estudo de microalgas cultivadas em efluentes. Essa interação foi intensificada com a participação da Prof.ª Rosana Schneider na rede Iberoamericana Renuwal/Cytec, ampliando as oportunidades de colaboração e desenvolvimento de pesquisas em escala internacional.

Como resultado dessa parceria, em 2023, a doutoranda Valeria L. Butzke realizou um doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), conduzindo pesquisas sobre a produção de Euglena gracilis em efluente suíno. Atualmente, em Lisboa, segue investigando a produção de microalgas em diferentes meios efluentes.

Em 2024, a Dra. Luísa Gouveia esteve no Brasil para participar do evento da rede Renuwal, realizado em Natal/RN, onde se reuniu com a Prof.ª Rosana Schneider para fortalecer ainda mais a cooperação científica.

A Dra. Luísa Gouveia, especialista em bioprodutos e biocombustíveis, tem desempenhado um papel fundamental nessa parceria, que já resultou na publicação de dois artigos em revistas de alto impacto:

  • Butzke et al. Journal of Applied Phycology, v. n.i, p. 1-22, 2024;
  • Ferreira et al. Environmental Technology & Innovation, v. 36, p. 103797, 2024.

Durante sua participação no doutorado sanduíche, a doutoranda Valeria Leal também realizou visitas técnicas, apresentações de trabalhos e produção científica, consolidando ainda mais a colaboração internacional e contribuindo significativamente para o avanço das pesquisas na área.

 Registro fotográfico das atividades do pós-doutoramento no LNEG.

Registro fotográfico das atividades do pós-doutoramento no LNEG.


 

Registro fotográfico de participação na rede Iberoamericana Renuwal/ Cyted.Registro fotográfico de participação na rede Iberoamericana Renuwal/ Cyted.

Registro fotográfico de participação na rede Iberoamericana Renuwal/ Cyted.


 Universidade de Aveiro - Portugal

A Dra. Adriane L. Rodriguez mantém uma colaboração ativa com o Dr. Luís António da Cruz Tarelho, da Universidade de Aveiro (UA), Portugal, promovendo pesquisas na área de valorização de biomassa e processos avançados para geração de energia sustentável. Essa parceria teve início por meio de um projeto apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT), envolvendo a Universidade de Aveiro (UA), representada pelo Dr. Luís Tarelho (Departamento de Meio Ambiente e Planejamento), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Dr. Carlos Pérez Bergmann (PPGE3M-UFRGS-LACER). Desde então, a colaboração tem fortalecido o intercâmbio acadêmico e científico, resultando na realização de missões de pesquisa, coorientações de doutorado e participação conjunta em eventos científicos internacionais.

Diversas ações foram concretizadas ao longo dessa parceria, incluindo missões de trabalho na Universidade de Aveiro, com a participação dos professores Adriane L. Rodriguez, Ênio Leandro Machado e Diosnel Antonio Rodriguez Lopez, além da realização de missões na UNISC/UFRGS, recebendo os professores Luís Tarelho e Isabel Capela. Destaca-se ainda a videoconferência ministrada pelo Dr. Tarelho durante a 2ª International Week da UNISC, intitulada "Valorização Energética de Biomassa", realizada no Laboratório Interativo de Criatividade do Prédio 19. Essa colaboração tem sido essencial para o desenvolvimento de tecnologias avançadas no reaproveitamento de biomassa, consolidando estratégias sustentáveis e de baixo impacto ambiental para a produção de energia renovável e bioprodutos.

Atualmente, a parceria está direcionada ao Projeto Agroner, aprovado no Edital FAPERGS 06/2021 do Programa de Redes Inovadoras de Tecnologias Estratégicas do Rio Grande do Sul (RITEs-RS), intitulado "Materiais nanoestruturados para otimização do processo de pirólise de biomassa para geração de energia e produtos para o agronegócio". Coordenado pelo Prof. Dr. Carlos Pérez Bergmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o projeto conta com a participação de diversas instituições, incluindo Universidade de Aveiro (UA), UNISC, UNIPAMPA, UFSM, UPF, FEEVALE e UCS. Essa pesquisa busca desenvolver soluções tecnológicas para otimizar os processos de pirólise de biomassa, promovendo inovação na geração de energia renovável e bioprodutos voltados ao agronegócio. A colaboração entre as instituições tem sido fundamental para o avanço das pesquisas e para a consolidação do intercâmbio científico entre Brasil e Portugal, fortalecendo o desenvolvimento de materiais nanoestruturados e soluções sustentáveis para a transição energética.

Alguns registros das interações com a Universidade de Aveiro

https://www.unisc.br/es/noticias/cooperacao-com-universidade-de-aveiro-abre-novos-caminhos-de-colaboracoes-para-tecnologia-ambiental-da-unisc

https://www.unisc.br/pt/noticias/intercambio-aveiro-e-unisc-desenvolvimento-de-nanotecnologia-e-processos-termicos

https://www.unisc.br/es/noticias/professor-de-portugal-ministra-videoconferencia-sobre-a-valorizacao-energetica-de-biomassa-na-unisc

https://unisc.br/pt/noticias/professor-de-portugal-participa-de-atividades-na-unisc

https://unisc.br/pt/noticias/engenharia-ambiental-estudo-de-novas-tecnologias-em-cooperacao-com-portugal

 Registro fotográfico de missão Internacional  na Universidade de Aveiro.

Registro fotográfico de missão Internacional  na Universidade de Aveiro.


 

Registro fotográfico da visita do Dr. Luís Tarello no Brasil.

Registro fotográfico da visita do Dr. Luís Tarello no Brasil.

 

University of Greenwich – Reino Unido

A parceria de pesquisa com a University of Greenwich, no Reino Unido, possibilitou o envio de um projeto internacional em conjunto, além da viabilização do doutorado sanduíche do doutorando Gleison Celente em 2021-2022 e da submissão de vários artigos científicos sobre a produção da microalga Dunaliella salina e seus bioprodutos, tratamento de efluentes e análise de ciclo de vida. O Dr. Yixing Sui, especialista no estudo de organismos halófitos, contribuiu significativamente para o avanço das pesquisas voltadas à produção de microalgas em efluentes, fortalecendo a cooperação internacional. A colaboração evoluiu com a organização da visita do pesquisador ao Brasil, que ocorreu no final de 2024. Em fevereiro do mesmo ano, o Prof. Eduardo Lobo realizou uma visita técnica ao Laboratório de Biotecnologia do Dr. Yixing Sui na University of Greenwich, na Inglaterra. No mesmo período, a doutoranda Vanessa Ribeiro também realizou uma missão de pesquisa na instituição britânica, enquanto o Dr. Yixing Sui visitou o Brasil, aprofundando a cooperação entre as instituições. Durante sua estadia, o Dr. Sui ministrou uma palestra no 4º Seminário Sul de Inovações em Tecnologias Ambientais, compartilhando seus conhecimentos com a comunidade acadêmica e científica – principal objetivo de sua vinda ao país. Além disso, visitou os laboratórios, participou de um encontro com os alunos do Programa, discutiu os resultados das pesquisas desenvolvidas em colaboração com a doutoranda Vanessa Ribeiro e integrou reuniões estratégicas, incluindo um encontro com a Universidade de Passo Fundo (UPF) para delinear um novo projeto internacional. O Dr. Yixing Sui permanecerá na UNISC até 2025, período em que também atuará como membro de bancas de defesa, fortalecendo ainda mais a cooperação entre as instituições e contribuindo para a qualificação da pesquisa em biotecnologia de microalgas.

Registro fotográfico da missão de pesquisa da doutoranda Vanessa Ribeiro na Universidade de Greenwich.

Registro fotográfico da missão de pesquisa da doutoranda Vanessa Ribeiro na Universidade de Greenwich.


 Registro fotográfico do período PDSE de Gleison de S. Celente. 

Registro fotográfico do período PDSE de Gleison de S. Celente.


Registro fotográfico da apresentação de trabalho no Congresso BBB, no Havaí, realizado na University of Greenwich.

Registro fotográfico da apresentação de trabalho no Congresso BBB, no Havaí, realizado na University of Greenwich.

Registro fotográfico da apresentação de trabalho no Congresso BBB, no Havaí, realizado na University of Greenwich.


Registro fotográfico das atividades do Dr. Sui no Brasil.

Registro fotográfico das atividades do Dr. Sui no Brasil.

University of Florida - EUA

Com o objetivo de viabilizar missões de trabalho para os alunos, em 2021 foi lançado um edital interno para missões curtas, dentro do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do PPGTA (ProMAI). Como resultado, a aluna Shirley Tostes, orientada pelo Prof. Valeriano Corbellini, realizou uma missão de pesquisa em 2022 nos Estados Unidos, com financiamento do ProMAI-PPGTA, desenvolvendo parte de sua pesquisa na University of Florida. Durante sua estadia, trabalhou com metagenômica de cianobactérias presentes nas águas da Bacia do Rio Pardinho, sob a supervisão do Dr. H. Dail Laughinghouse IV, especialista em cianotoxinas, tecnologias de controle de cianobactérias e identificação biológica. A parceria incluiu o uso da infraestrutura do laboratório da University of Florida – Institute for Food and Agricultural Sciences - Agronomy Department, onde foram realizadas análises moleculares avançadas. Nos anos de 2023 e 2024, o Dr. Laughinghouse esteve no Brasil para acompanhar o desenvolvimento do projeto, contribuir com a interpretação dos resultados e participar da banca de defesa da aluna, reforçando a cooperação entre as instituições. Dessa colaboração, resultou a submissão de um artigo científico, consolidando a parceria e fortalecendo a pesquisa na área de monitoramento e controle de cianobactérias. Essa parceria faz parte do projeto "Identificação e Quantificação de Cianobactérias e Microcistinas por FTIR e Quimiometria Supervisionada por Métodos Microbiológicos, Moleculares, Imunológicos e Cromatográficos", aprovado no Edital Pesquisador Gaúcho/FAPERGS 2021.

Visita da equipe da Universidade da Flórida para discutir aspectos da pesquisa.

Visita da equipe da Universidade da Flórida para discutir aspectos da pesquisa.

 

 

Universidade TiHo Hanôver - Alemanha

A Tierärztliche Hochschule Hannover (TiHo) mantém um convênio de cooperação com a UNISC, abrangendo o intercâmbio acadêmico tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação.

O Prof. Andreas Köhler esteve em missão de trabalho nos anos 2021, 2022, 2023 e 2024, lecionando a disciplina "Biodiversidade Neotropical" no curso de Ciências Biológicas da TiHo. Em contrapartida, a UNISC recebeu o Prof. Karl Heinz Esser, da TiHo, em 2022 e 2023, fortalecendo ainda mais a parceria entre as instituições. Além do intercâmbio docente, a TiHo acolheu, em 2024, uma acadêmica da UNISC para a realização de seu estágio na Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Da mesma forma, a UNISC recebeu duas alunas da TiHo para atividades acadêmicas e de acompanhamento da pesquisa no primeiro semestre de 2022 e outra em 2023. Nos últimos anos, essa colaboração possibilitou o desenvolvimento de pesquisas voltadas ao monitoramento de ambientes aquáticos de água doce, promovendo treinamentos técnicos da equipe nos laboratórios alemães e brasileiros envolvidos no projeto. Como resultado, nos últimos três anos, o convênio gerou duas monografias com orientação binacional e uma apresentação em eventos científicos. Essa parceria tem se mostrado fundamental para o fortalecimento da pesquisa, o intercâmbio acadêmico e a capacitação técnica de estudantes e professores das duas instituições.

Registro fotográfico de missão de pesquisa de estudante Alemã Registro fotográfico de missão de pesquisa de estudante Alemã

Registro fotográfico de missão de pesquisa de estudante Alemã.


 

 Turma de alunos alemães em 2023.

Turma de alunos alemães em 2023.


Turma de alunos alemães em 2024.

 Turma de alunos alemães em 2024.


 

Westfälische Hochschule – Campus Recklinghausen - Alemanha

Em 2024, o Prof. Carlos Alexandre Lutterbeck realizou uma visita técnica ao campus de Recklinghausen da Westfälische Hochschule, na Alemanha. Durante a visita, estiveram presentes os professores Dr. Uwe Strotmann, Dr. Ingo Tausendfreund e Dr. Mark Steinmann, além do representante do Escritório de Assuntos Internacionais, Alexander Schiwy.

O encontro teve como objetivo explorar a viabilidade de um acordo de cooperação entre as instituições, abordando temas estratégicos para pesquisas conjuntas, tais como:

  • Desenvolvimento de testes de degradação e toxicidade de compostos emergentes;
  • Concepção de novos polímeros com aplicações ambientais;
  • Desenvolvimento de métodos analíticos voltados à determinação de microplásticos, fármacos e pesticidas em amostras de águas e esgotos.

A concretização desse acordo de cooperação possibilitará o intercâmbio de professores, alunos e pesquisadores entre as instituições, promovendo um avanço significativo na pesquisa ambiental.

 Registro fotográfico da visita técnica a Universidade Alemã.Registro fotográfico da visita técnica a Universidade Alemã.

Registro fotográfico da visita técnica a Universidade Alemã.

Universidade de Talca, Chile

No segundo semestre de 2022, a disciplina obrigatória do PPGTA, intitulada "Gestão e Tecnologia Ambiental", ministrada pelos professores Eduardo Lobo Alcayaga e Ênio Machado, integrou-se ao Programa COIL (Collaborative Online International Learning), coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais da UNISC, em parceria com a Universidade de Talca, Chile. A colaboração ocorreu com o Mestrado em Química Ambiental dessa instituição, na disciplina "Química Ambiental", ministrada pela Prof.ª Dr.ª Zoraya Lopes Cabana. Além das aulas compartilhadas via Google Meet, a experiência envolveu uma série de atividades integradas, incluindo: Seminários temáticos sobre questões ambientais; Trabalho em grupos internacionais (formados por dois alunos chilenos e dois alunos brasileiros); Pesquisas sobre a situação ambiental nos dois países, abordando temas como esgoto doméstico, resíduos agropecuários, eutrofização de águas doces superficiais e efluentes industriais, sempre à luz das normas ambientais vigentes em cada nação; Visita técnica para análise de um problema ambiental local; Comparação de resultados e discussão de perspectivas futuras. Cada grupo realizou uma exposição oral dos seminários via Google Meet, seguida de um debate sobre os resultados apresentados. A avaliação das apresentações foi conduzida pelos alunos de ambas as instituições e pelos docentes da disciplina. Os resultados indicaram um alto nível de engajamento e qualidade acadêmica: a avaliação dos seminários foi realizada por meio de questionários com pontuação máxima de 400 pontos, distribuídos nas categorias "Insuficiente", "Suficiente", "Bom" e "Muito Bom". O resultado final demonstrou 100% de adesão à categoria "Muito Bom", evidenciando o impacto positivo da iniciativa e reforçando a importância de programas internacionais dessa natureza para o ensino e a pesquisa.

Registro fotográfico de encontros da disciplina no sistema COIL.Registro fotográfico de encontros da disciplina no sistema COIL.

Registro fotográfico de encontros da disciplina no sistema COIL.


Universidad de Santiago do Chile - Chile

Em 2009, foi assinado um Acordo de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural, denominado Programa MANTA (Programa de Gestão de Recursos Naturais e Tecnologia Ambiental), entre a UNISC, Brasil, por meio do PPGTA, sob a coordenação do Prof. Eduardo Lobo Alcayaga, e a Universidad de Santiago do Chile (USACH), por meio do Programa de Mestrado em Gestão Ambiental de Zonas Úmidas, atualmente coordenado pelo Prof. Sérgio Castro. Nesta colaboração já foram realizadas várias missões de ensino e pesquisa, bancas, reuniões para discutir pesquisas, eventos, entre outros. Os principais objetivos dessa parceria incluem:Promover o intercâmbio de pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições; Desenvolver projetos de pesquisa conjuntos, fortalecendo a cooperação científica; Subsidiar congressos, cursos, simpósios e eventos acadêmicos, fomentando a disseminação do conhecimento; Facilitar o intercâmbio de informações e publicações científicas, ampliando o impacto das pesquisas realizadas. No período 2021-2024, foram realizadas reuniões online para discutir a retomada das ações que haviam sido descontinuadas durante a pandemia da COVID-19. Além disso, essa colaboração resultou na publicação de um artigo científico (CASTRO et al., Ecological and evolutionary processes in Neotropical urban ecosystems. Frontiers in Ecology and Evolution. v, 10, 2022), consolidando a continuidade e relevância da parceria entre as instituições.

Workshop Internacional Brasil (UNISC) e Chile (USACH).

Brics – University of Science and Technology Beijing (Pequim, China); University Kwazulu Natal (Durban, África do Sul); e Birla Institute of Technology and Science (Pilani – Goa, Índia)

Um dos marcos da internacionalização do PPGTA é o projeto "Sistema Integrado Descentralizado de Tratamento de Águas Residuárias para Descarte Seguro e Reuso" (Hybrid Non-Sewered Wastewater Treatment System for Safe Discharge and Reuse), selecionado para financiamento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na 5ª Chamada BRICS-ST (Fifth BRICS Call for Proposals). O projeto tem um período de execução de 36 meses e é desenvolvido em parceria internacional com Índia, China e África do Sul. A equipe brasileira é coordenada pelo pesquisador Carlos Alexandre Lutterbeck, com a vice-coordenação do Prof. Ênio Leandro Machado, do PPGTA. Outra parceira essencial do projeto é a Prof.ª Lúcia Helena Ribeiro Rodrigues, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS.A proposta visa o desenvolvimento de um sistema híbrido descentralizado de tratamento de águas residuárias, integrando wetlands construídos e processos oxidativos avançados. O sistema deverá ser economicamente e ambientalmente sustentável, permitindo não apenas o tratamento seguro dos efluentes, conforme diretrizes nacionais e internacionais, mas também possibilitando: Reuso da água tratada para diversas finalidades; Recuperação de nutrientes presentes nos efluentes; e, Remoção de micropoluentes que possam representar riscos ambientais e toxicológicos. O projeto contempla missões de estudo para cada um dos países participantes, promovendo o intercâmbio de conhecimento e tecnologias. Entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2024, os professores do PPGTA, Carlos Alexandre Lutterbeck e Ênio Leandro Machado, participaram de uma missão de estudos em Sancoale, estado de Goa, Índia. Durante a estadia de seis dias, os pesquisadores tiveram a oportunidade de:

  • Apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo PPGTA/UNISC e pelo IPH/UFRGS no Instituto de Ciência e Tecnologia Birla (BITS Pilani), em Goa;
  • Acompanhar as apresentações das equipes da Índia, China e África do Sul, conhecendo os avanços nas pesquisas desenvolvidas em cada país parceiro;
  • Discutir estratégias conjuntas para o desenvolvimento do projeto, fortalecendo o intercâmbio científico e tecnológico entre as instituições envolvidas.

Entre os dias 17 e 27 de outubro de 2024, ocorreu a segunda missão internacional da equipe do projeto. O encontro foi realizado na Universidade de Ciência e Tecnologia de Pequim (USTB) e reuniu pesquisadores da China e da África do Sul, além da equipe brasileira. Durante a missão, os participantes tiveram a oportunidade de:

  • Conhecer a infraestrutura da USTB, incluindo seus laboratórios e instalações de pesquisa;
  • Trocar experiências e conhecimentos com os grupos de pesquisa chineses e sul-africanos;
  • Apresentar relatórios detalhados sobre a evolução das pesquisas desenvolvidas em cada instituição parceira;
  • Discutir os avanços e desafios do projeto, alinhando estratégias para as próximas etapas.

Dando continuidade ao intercâmbio de conhecimento e cooperação científica, a próxima missão de estudos está programada para ocorrer entre os dias 16 e 25 de julho de 2025, na cidade de Durban, África do Sul. Esse novo encontro permitirá o aprofundamento das discussões e o fortalecimento da parceria internacional, consolidando o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o tratamento e reuso de águas residuárias.

Essa colaboração fortalece a internacionalização do PPGTA, consolidando-o como um centro de referência em pesquisa ambiental e ampliando a participação brasileira em soluções inovadoras para a gestão sustentável de águas residuárias no ambito de países emergentes do bloco de países do BRICS.

A pesquisa é desenvolvida em colaboração com equipes de três países:

  • Índia – Coordenada pelo Prof. Dr. Srikanth Mutnuri;
  • China – Coordenada pelo Prof. Dr. Zifu Li;
  • África do Sul – Coordenada pelo Prof. Dr. David Lokhat.

Cabe ressaltar que essa missão internacional já resultou na publicação de um artigo científico.

 

 

Universidad de Almeria – Espanha

 

Em 2024, a Prof.ª Rosana Schneider iniciou uma colaboração com a Universidade de Almería (UAL) por meio de um ciclo de cursos internacionais organizados pelo Dr. Gabriel Acién, renomado pesquisador na área de microalgas, com reconhecimento internacional e participação na Associação Europeia de Produção de Biomassa de Microalgas. Os cursos abordaram a Produção Industrial de Microalgas e incluíram visitas técnicas a empresas e instalações industriais da UAL, na Espanha. Durante a capacitação, a professora aprimorou seus conhecimentos no desenvolvimento de sistemas de fotobiorreatores tubulares e raceway ponds, tecnologias fundamentais para a produção de microalgas em ambientes internos e externos. Além disso, aprofundou-se na aplicação desses organismos para a formulação de bioprodutos, como bioestimulantes para a germinação de sementes e no tratamento de águas residuárias. Como resultado dessa interação, foi firmado um acordo de cooperação e aprovado um projeto internacional junto ao CNPq, viabilizando o pós-doutorado do Prof. Enio Machado, além da concessão de bolsas para missões de estudo e uma bolsa de doutorado sanduíche. Essas iniciativas, programadas para 2025 e 2026, têm como objetivo capacitar pós-graduandos e pesquisadores em técnicas avançadas de cultivo de microalgas em águas naturais e residuárias, além de investigar a eficiência fotossintética, desenvolver bioprodutos e otimizar os métodos de cultivo dessa microalga em diferentes condições ambientais. Essa parceria fortalece a colaboração científica internacional e contribui para o avanço das pesquisas na área de biotecnologia de microalgas.

 

Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga - República Tcheca

A interação entre o PPGTA/UNISC e a Universidade Tcheca de Ciências da Vida de Praga (CZU - Czech University of Life Sciences Prague) já vinha sendo estabelecida ao longo dos últimos anos e, em 2024, foi fortalecida em um encontro com uma das maiores autoridades mundiais no tratamento de esgotos por Wetlands Construídos, o Prof. Jan Vymazal.

Durante a reunião, foram discutidos avanços científicos e pesquisas em andamento na área de tratamento de esgotos, com ênfase nessa ecotecnologia inovadora, que busca replicar processos naturais para garantir um tratamento eficiente e ambientalmente sustentável. O encontro proporcionou uma troca rica de experiências sobre o impacto dos Wetlands Construídos na remoção de contaminantes e recuperação da qualidade da água. Além disso, foram debatidas possibilidades de cooperação acadêmica entre o PPGTA/UNISC e o Faculdade de Meio Ambiente da CZU (@fzp_czu), visando:

  • Intercâmbio de estudantes e professores;
  • Continuidade das colaborações em publicações científicas;
  • Desenvolvimento de novos projetos de pesquisa conjuntos.

Em julho de 2024, o Prof. Carlos Alexandre Lutterbeck esteve em Praga, onde visitou o Prof. Vymazal e discutiu, entre outros assuntos, a oficialização de uma cooperação entre o PPGTA/UNISC e a Universidade Tcheca de Ciências da Vida. Desde a primeira visita do prof. Carlos Lutterbeck  à universidade Tcheca em 2017,  essa parceria já resultou em diversas publicações conjuntas, consolidando a importância da colaboração internacional no aprimoramento de pesquisas sobre tecnologias baseadas na natureza para o tratamento de efluentes. E, no dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada uma aula internacional com o Prof. Jan Vymazal. Inicialmente planejada para os alunos da disciplina de Tópicos Especiais, ministrada pelos professores Carlos Lutterbeck e Rosana Schneider, a palestra despertou grande interesse e foi aberta ao público, contando com a participação de mais de 50 pesquisadores de 15 Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Durante aproximadamente 1 hora e 15 minutos, o Prof. Vymazal compartilhou sua vasta experiência no tratamento de diferentes tipos de efluentes por meio da tecnologia dos Wetlands Construídos, abordando desafios, inovações e aplicações dessa ecotecnologia baseada na natureza. O engajamento expressivo dos participantes reforçou a relevância do tema e a admiração da comunidade científica pelo trabalho do professor Vymazal. Cabe destacar que essa parceria acadêmica e científica já resultou em publicações conjuntas em periódicos de reconhecida excelência em 2021, 2022 e 2023, consolidando a colaboração internacional e impulsionando avanços na pesquisa e aplicação de soluções sustentáveis para o tratamento de efluentes.

 Chamado para a palestra do prof. Vymazal da Republica Tcheca

Chamado para a palestra do prof. Vymazal da República Tcheca


Registro fotográfico da visita a Universidade Tcheca.

Registro fotográfico da visita a Universidade Tcheca.

Universidad Nacional Autónoma de México - México

A colaboração com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) teve início em 2016, com a visita do Prof. Eduardo Lobo, seguida da visita da Prof.ª Rosana Schneider, em 2017. No mesmo ano, o mestrando Victor Hugo Salinas Camarillo, do Programa de Maestría en Ciencias del Mar y Limnología da UNAM, participou como aluno especial no PPGTA, onde cursou a disciplina de Gestão e Tecnologia Ambiental e desenvolveu pesquisas sobre biomonitoramento com algas diatomáceas, sob a orientação do Prof. Eduardo Lobo, integrando o grupo de pesquisa em Limnologia. No Instituto de Biotecnologia da UNAM (Cuernavaca), as ações conjuntas resultaram na ida da mestranda Eliana Werlang, da UNISC, para realização de pesquisa em 2019, fortalecendo ainda mais a parceria entre as instituições. Nesse mesmo ano, foi firmado um acordo de cooperação para o uso de duas bactérias geneticamente modificadas, voltadas à produção de etanol e lactatos, com aplicações na produção de biocombustíveis e biopolímeros, respectivamente. As pesquisas conduzidas em 2017-2018 com o grupo do Dr. Alfredo Martínez foram ampliadas e resultaram na publicação de dois artigos científicos em 2020, fruto de uma dissertação de mestrado que utilizou as cepas desenvolvidas na UNAM para a conversão de biomassa de microalgas durante uma missão de trabalho no México. No quadriênio 2021-2024, a interação com o Dr. Alfredo Martínez foi mantida e, em 2023, a aluna Betina Barreto solicitou financiamento no Edital ProMAI – PPGTA ( Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional do PPGTA) para realizar parte de sua pesquisa em Cuernavaca. O projeto foi aprovado, e a viagem estava prevista para julho de 2024. No entanto, as inundações de maio de 2024 no Rio Grande do Sul impactaram significativamente a logística da missão, elevando os custos das passagens aéreas, o que inviabilizou a viagem no período planejado. O projeto foi delineado em várias reuniões com o Dr. Alfredo Martínez, e, diante do cenário adverso, optou-se por realizar em 2024 a parte da pesquisa no Brasil, deixando a etapa prevista para o México para ser executada no ano seguinte. Essa colaboração tem se mostrado altamente produtiva, consolidando a pesquisa conjunta entre a UNAM e a UNISC com produção científica (WERLANG,et al. Bioethanol from hydrolyzed Spirulina (Arthrospira platensis) biomass using ethanologenic bacteria. Bioresources and Bioprocessing, v. 7, p. 1-9, 2020; WERLANG, et al. d-LACTATE PRODUCTION FROM SPIRULINA (Arthrospira platensis) BIOMASS USING LACTOGENIC Escherichia coli. Bioresource Technology Reports, v. 12, p. 100598-100604, 2020) e promovendo avanços significativos na biotecnologia de microalgas e biocombustíveis.

Universidad del Quindío e Universidade de Manizales - Colombia

Nossa interação com a Universidad del Quindío (Uniquindío) já ultrapassa 15 anos, envolvendo diversas missões de trabalho em colaboração com o PPGTA e o PPGSPI da UNISC. No quadriênio 2017-2020, essa cooperação contou com a participação do Prof. Adilson Ben da Costa e da Prof.ª Rosana Schneider, ambos do PPGTA. Em outubro de 2017, o Prof. Adilson Ben da Costa esteve na cidade de Armênia, Colômbia, onde participou da Semana Agroalimentar, promovida pela Faculdade de Ciências Agroindustriais da Uniquindío. Durante o evento, ministrou uma palestra destacando os principais estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa, com ênfase na otimização de métodos de análise de amostras ambientais. Além disso, participou de reuniões com estudantes e professores de diversos cursos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de fortalecer o intercâmbio acadêmico e promover o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições. Como parte dessa parceria, em 2019, a Prof.ª Rosana Schneider recebeu na UNISC o estudante Héctor Delgado, da Uniquindío, para uma missão de estudos de um ano. Durante esse período, ele trabalhou com células de combustível microbianas para tratamento de efluentes e produção de bioeletricidade, colaborando com a mestranda Vanessa Ribeiro e integrando atividades do projeto financiado pela FAPERGS, voltado para essa temática. Em 2021, a parceria foi reativada e fortalecida por meio da colaboração com o Grupo de Investigación en Ciencias Ambientales da Universidad del Quindío, sob a coordenação do Dr. Henry Reyes Pineda. Nesse contexto, a doutoranda em Ciências Irma María García Giraldo realizou um estágio científico de um mês junto ao PPGTA, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Lobo Alcayaga, complementando sua pesquisa de doutorado intitulada "Remoção de cromo hexavalente em águas residuais de curtumes do Departamento de Quindío, usando foto-Fenton e voltametria cíclica". Esse estágio resultou na publicação de um artigo científico (GIRALDO et al., 2022).

Mais recentemente, em março de 2024, recebemos uma Visita Técnica de pesquisadores colombianos, coordenada pelo Dr. Jhon Alexandre Rodriguez Espinosa, diretor do Curso de Química da Faculdade de Ciências Básicas e Tecnológicas da Universidad del Quindío. O objetivo da visita foi verificar as instalações do Sistema Automático de Desfluoretação em águas de abastecimento, instalado na Vila Piquiri, Cachoeira do Sul, RS, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Limnologia sob a coordenação dos professores Dr. Adilson Ben da Costa e Dr. Eduardo Lobo Alcayaga, em cooperação com a CORSAN - Companhia de Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Obras Públicas do Estado. Essa parceria, formalizada por meio de um convênio renovado, tem se mostrado essencial para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores das duas instituições, ampliando oportunidades para estudantes e consolidando a pesquisa em áreas estratégicas.

Com relação à Universidad de Manizales, localizada em Caldas, Colômbia, a parceria também ocorre por meio do Prof. Henry Pineda. Nesse contexto, o Prof. Adilson Ben da Costa foi convidado para atuar como coorientador da doutoranda Kelly Johana Melendez Segura (2023-2028) em sua tese intitulada “Incremento de la eficiencia en la determinación de la calidad del agua en lagos piscícolas del municipio de Garzón, Huila”, fortalecendo a cooperação acadêmica e científica entre as instituições.

 Registro fotográfico da visita de pesquisadores da Uniquindio ao projeto de desfluoretação.

Registro fotográfico da visita de pesquisadores da Uniquindio ao projeto de desfluoretação.

Universidad Nacional del Altiplano e Instituto do Mar do Perú, Área de Pesquisa de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores - Peru

No período de 2021 a 2024, o estudante peruano Victor Stive Flores Gómez cursou doutorado no PPGTA, com bolsa da UNISC vinculada ao Programa UNISC de Internacionalização. Sua tese, intitulada “Eficiência da utilização da comunidade do fitoplâncton e parâmetros ambientais na avaliação da qualidade da água em setores ambientalmente críticos do Lago Titicaca, Peru”, foi desenvolvida sob a orientação do Prof. Eduardo Lobo Alcayaga e coorientação do Prof. Adilson Ben da Costa. A defesa ocorreu em 21 de fevereiro de 2025, sendo a tese aprovada com êxito. Dentre as principais contribuições da pesquisa, destaca-se que os objetivos foram plenamente atingidos. O primeiro artigo trouxe uma revisão bibliográfica detalhada sobre o tema em estudo. Em seguida, foi desenvolvida uma ferramenta inovadora para avaliação da qualidade da água do Lago Titicaca, o WQI-T, que permitirá monitorar as mudanças na qualidade da água ao longo do tempo, tanto no Lago Titicaca quanto em outros lagos da região andina da América do Sul.

Além disso, pela primeira vez, foi realizada uma análise do estado ecológico do Lago Titicaca, utilizando o Índice Q, baseado na estrutura dos grupos funcionais da comunidade fitoplanctônica. Essa abordagem inovadora, combinada com o WQI-T, proporcionará uma avaliação mais precisa sobre a conservação dos lagos andinos.

A pesquisa resultou na publicação de dois artigos científicos (FLORES-GÓMEZ et al., 2024a,b), além de um terceiro manuscrito já submetido. Durante o doutorado, Victor Flores Gómez também participou ativamente de diversas atividades em seu país de origem, incluindo:

  • Colaboração e publicação de artigos científicos com colegas do Peru;
  • Docência universitária;
  • Participação e organização de eventos acadêmicos.

Em 2024, ele foi aprovado em concurso público e assumiu o cargo de Coordenador de Pesquisa em Águas Interiores do Peru, no Instituto del Mar del Peru (IMARPE). Esses resultados demonstram a relevância da internacionalização para a transferência de tecnologia e fortalecimento da pesquisa científica.

Em agosto de 2024, o biólogo peruano Dennys Alfredo Arpasi Ordoño, estudante do Mestrado em Ecologia e Gestão Ambiental da Universidade Nacional del Altiplano, Puno, Peru, pleiteou uma bolsa sanduíche pelo Programa Move La América da CAPES (Edital nº 07/2024), para ser implementada no PPGTA/UNISC sob a coordenação do Prof. Eduardo Lobo Alcayaga em 2025.

Destaca-se que o Dr. Victor Stive Flores Gómez, recém-graduado pelo PPGTA em 2025, foi responsável por indicar o estudante para concorrer à bolsa, reforçando o impacto da cooperação científica estabelecida entre os países. A solicitação foi aprovada pela CAPES em fevereiro de 2025 (Processo nº 881.997093/2024-01).

Assim, entre março e junho de 2025, o biólogo Arpasi Ordoño desenvolverá a pesquisa intitulada “Avaliação da qualidade da água de áreas de preservação de recursos hídricos na Bacia do Arroio Urubé, RS, utilizando o Índice Trófico da Qualidade da Água (ITQA), com base na comunidade de diatomáceas epilíticas”, sob a orientação do Prof. Eduardo Lobo Alcayaga.

O objetivo dessa bolsa sanduíche é capacitar o estudante na área de bioindicação utilizando comunidades de diatomáceas, visando a transferência dessa tecnologia para o Peru. Essa capacitação permitirá a implementação de um Programa de Monitoramento na Foz dos Quatro Principais Rios que desembocam no Lago Titicaca, por meio de coletas mensais de amostras de água e diatomáceas, possibilitando o cálculo do WQI-T e do ITQA.

Esse programa de monitoramento, com duração de quatro anos, tem como objetivo avaliar com maior precisão a qualidade da água dos principais rios tributários do Lago Titicaca, bem como sua contribuição para os problemas ambientais detectados na região.

Além disso, essa iniciativa possibilitará a oferta de uma bolsa de doutorado, contando com a parceria do Dr. Victor Stive Flores Gómez, do IMARPE, e com a supervisão do PPGTA/UNISC, fortalecendo ainda mais a cooperação científica entre as instituições e promovendo ações concretas de pesquisa e preservação ambiental na América do Sul.

 Registro fotográfico da defesa do aluno internacional do Peru.

Registro fotográfico da defesa do aluno internacional do Peru.


Pontos de coleta no lago Tititcaca, Peru.

Pontos de coleta no lago Tititcaca, Peru.


 

Registro fotográfico de coletas junto ao Lago Titicaca, Peru.

Governo da Angola

Desde 2022, ações de cooperação entre o PPGTA/UNISC e o Governo de Angola vêm sendo planejadas, com a compilação de materiais e experiências obtidas em missões anteriores ao país. Visitas Técnicas e Estabelecimento de Parcerias. Entre 14 de setembro e 11 de outubro de 2024, o doutorando Silmo Schüler realizou uma Visita Técnica a Angola para fortalecer a aproximação com autoridades comunais, municipais, provinciais e ministeriais envolvidas em planos sociais, econômicos e ambientais. O objetivo foi o desenvolvimento de um Plano Piloto de Assentamento de Camponeses e Agroaquicultura no Lago Dilolo, município de Luacano, província do Moxico. O plano propõe a implementação de tanques-rede para a piscicultura, utilizando vegetais nativos produzidos localmente para alimentação de carpas, em substituição à ração importada atualmente empregada. Essa abordagem visa reduzir custos, promover a segurança alimentar e impulsionar a sustentabilidade na produção aquícola da região. Além disso, foi visitado o Instituto Técnico Agrário do Luau, com o objetivo de estabelecer uma parceria para a formação de alunos em piscicultura, fortalecendo a capacitação técnica na região.

Entre 29 de outubro e 8 de dezembro de 2024, foi realizada a segunda Visita Técnica ao Lago Dilolo, consolidando o engajamento das autoridades locais. A missão contou com a presença de quatro ministros, um governador, além dos administradores municipal e comunal, ampliando a articulação interinstitucional. Durante a visita, foi realizada uma apresentação na cidade do Luau sobre o livro "Alimentos do Ambiente Rural de Angola: produção e preparo" (Schüler, Melo e Lobo, 2022), com distribuição de exemplares autografados para as autoridades presentes. O conjunto de ações buscou fortalecer a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Integrado Sustentável, promovendo a cooperação entre governo, pesquisadores e comunidades locais, com foco em agricultura sustentável, piscicultura e segurança alimentar.

Em dezembro de 2024, o doutorando Silmo Schüler, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Lobo Alcayaga, defendeu sua qualificação intitulada “Eficiência na utilização de plantas alimentícias subutilizadas, em substituição aos alimentos importados, para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável em Angola, África”, sendo aprovado. No período de 2022 a 2024, sua pesquisa resultou na publicação de dois artigos científicos (SCHÜLER et al., 2023, 2024), dois livros (SCHÜLER et al., 2022; SCHÜLER e LOBO, 2024) e dois capítulos de livros (SCHÜLER et al., 2024; MELO et al., 2024). Essa cooperação representa um passo importante na transferência de conhecimento e tecnologia, contribuindo para soluções inovadoras e adaptadas à realidade angolana, consolidando a internacionalização do PPGTA/UNISC e seu impacto no desenvolvimento sustentável global e contribui para um olhar diferenciado sobre a agricultura neste país.

 Figura 1. Estrutura de apoio para trabalhos externos.

Estrutura de apoio para trabalhos externos.


Figura 2. Administração comunal de Lago Dilolo.

Administração comunal de Lago Dilolo.


Figura 3. Vila do município de Luacano, Moxico.

Vila do município de Luacano, Moxico.


Figura 4. Maboqueiro (Strychnos spinosa Lam.). Lunhameje, Lucusse, Moxico.

Maboqueiro (Strychnos spinosa Lam.). Lunhameje, Lucusse, Moxico.


Figura 5. Instituto Técnico Agrário do Luau, Moxico.

Instituto Técnico Agrário do Luau, Moxico.


Figura 6. Lago Dilolo.

Lago Dilolo.

 

 

 

MENU PRINCIPAL