Simpósios

 

Simpósio 1

Título: A autoria feminina em leituras plurais: tendências teóricas e perspectivas de análise nos estudos feministas e de gênero.

Proponentes: Profa. Dra. Cristina Löff Knapp (Universidade de Caxias do Sul - UCS), Profa. Dra. Patrícia Pereira Porto (Universidade de Caxias do Sul - UCS) e Prof. Dr. Rafael Eisinger Guimarães (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC).

Ementa: Dados apresentados recentemente pelo relatório “Mapeando a Cena Literária do Rio Grande do Sul” (2025) apontam um equilíbrio entre os gêneros das pessoas entrevistadas, com 48,5% delas identificando-se como mulher cis e o mesmo percentual reconhecendo-se como homem cis. Tais números, atinentes ao contexto gaúcho, contrastam com os resultados do estudo coordenado por Regina Dalcastagnè (2005), que indicavam que, do total de romances publicados pelas editoras Companhia das Letras, Record e Rocco entre 1990 e 2004, em torno de apenas 30% eram de autoria feminina. Em larga medida, essa comparação sugere uma participação cada vez mais significativa de escritoras no mercado editorial, o que, por sua vez, se desdobra na ampliação dos estudos sobre as obras literárias produzidas por mulheres. Diante deste cenário, torna-se imprescindível uma constante reflexão teórica acerca da construção e revisão de categorias e aportes metodológicos capazes de operacionalizar leituras profundas e adequadas em relação às especificidades temáticas e de estilo dessas autoras. Assim, este Simpósio Temático acolherá trabalhos sobre textos literários escritos por mulheres brasileiras ou estrangeiras, com especial interesse por pesquisas desenvolvidas a partir de referenciais teóricos que contemplem a pluralidade que marca os estudos feministas e de gênero na contemporaneidade.

Palavras-chave: Autoria feminina, Crítica feminista, Estudos de gênero.




Simpósio 2

Título: Línguas de Sinais, Cognição e os Alunos Surdos.

Proponentes: Profa. Dra. Maria Mertzani (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e Prof. Dra. Ivani Rodrigues Silva (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).

Ementa: O simpósio temático convida à discussão crítica e interdisciplinar sobre o papel das línguas de sinais (LSs) no desenvolvimento cognitivo e acadêmico dos alunos surdos, com ênfase nos contextos multilíngues e nas práticas pedagógicas inclusivas. Pesquisas apontam que a exposição precoce a uma LSs é essencial para o desenvolvimento cognitivo típico de crianças surdas (Hall, Hall & Caselli, 2019; Hall, Levin & Anderson, 2017; Kubicek e Quandt, 2021; Umesh, Singaravelu, Kaplana et al., 2025). Os trabalhos reunidos abordarão temas como aquisição linguística, relações entre língua e pensamento, desenvolvimento da memória de trabalho visuo espacial, estratégias de alfabetização (por exemplo, bilíngue Libras–Português), o uso da tecnologia (por exemplo, jogos de IT, AI) e os impactos da ausência ou presença precoce de input linguístico visual no desempenho acadêmico dos alunos surdos. Também serão discutidas implicações para a formação docente, os currículos multilíngues e a avaliação de competências cognitivas em alunos surdos. Ao reunir pesquisadores, professores e profissionais da área da surdez, o simpósio visa fomentar o debate sobre políticas linguísticas, práticas pedagógicas acessíveis e investigações sobre cognição sob a perspectiva visual-linguística, contribuindo para uma educação de alunos surdos mais equitativa, culturalmente situada e cientificamente embasada.

Palavras-chave: Línguas de Sinais, Cognição, Aprendizagem Visual, Multilinguismo, Inclusão.




Simpósio 3

Título: Conexões entre tecnologias digitais, leitura e formação docente.

Proponentes: Profa. Dra. Ana Paula Teixeira Porto (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI) e Profa. Dra. Jacinta Lúcia Rizzi Marcom (Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC).

Ementa: As conexões entre tecnologias digitais, leitura e formação docente impõem novas demandas às práticas educativas, da educação básica ao ensino superior. O advento das tecnologias digitais transformou hábitos, culturas e formas de ensinar, aprender e ler, exigindo professores capazes de mediar processos de leitura em diferentes linguagens e suportes, como hipertextos, vídeos, infográficos, podcasts e redes sociais. Nesse cenário, a leitura vai além da linearidade e demanda habilidades interpretativas ampliadas, como a navegação no ciberespaço e a seleção crítica de informações, o que implica letramento digital. Para isso, a formação docente deve incluir não apenas domínio técnico das ferramentas digitais, mas também reflexão crítica sobre seu uso pedagógico, para que contribuam efetivamente nos processos de ensino-aprendizagem. Com base nesse panorama, o simpósio propõe discutir teorias e práticas educativas que abordem as relações entre leitura, tecnologias digitais e formação docente, considerando os desafios educacionais e socioculturais atuais. São bem-vindos trabalhos que tratem de um ou mais dos seguintes enfoques: 1. Leitura no contexto digital; 2. Práticas educativas com tecnologias digitais; 3. Formação docente na cibercultura; 4. A BNCC e seus paradigmas de leitura e tecnologia; 5. Políticas educacionais voltadas ao letramento digital.

Palavras-chave: Tecnologias digitais, Leitura, Formação docente.




Simpósio 4

Título: Em torno da teoria da linguagem de Benveniste: perspectivas de trabalho com o texto em sala de aula.

Proponentes: Profa. Dra. Claudia Toldo (Universidade de Passo Fundo - UPF) e Profa. Dra. Andréa Reginatto (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM).

Ementa: No Brasil, o linguista Émile Benveniste tem sido objeto de atenção detalhada nos últimos tempos. São teses, dissertações, artigos, disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação, linhas de pesquisa, projetos de pesquisa que incluem seu nome e suas reflexões. Nessa perspectiva, vê-se aparecer, com maior ênfase, abordagens amplas de sua obra – tanto em relação às diferentes faces de sua teoria da linguagem quanto em diálogo com campos como a filosofia, a psicanálise, a história, a literatura e a antropologia, por exemplo. Tendo em vista essa realidade é que se propõe este simpósio cujo objetivo maior é discutir e ampliar perspectivas de estudos e reflexões em torno do trabalho com o texto em sala de aula, tomando a teoria da linguagem proposta por Benveniste. Soma-se a esse objetivo geral outro de natureza mais específica: divulgar experiências de práticas pedagógicas e de pesquisa em torno dos estudos linguísticos como os do texto, da leitura e da escrita, no intuito de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação, docentes e especialistas interessados em discutir o ensino da língua e da literatura na Educação Básica e suas implicações.

Palavras-chave: Texto, Leitura, Enunciação, Teoria da Linguagem.




Simpósio 5

Título: Leitura e Profundidade: Práticas, Suportes e Desafios na Era Digital.

Proponentes: Profa. Dra. Débora Ache Borsatti (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL, Câmpus Venâncio Aires) e Profa. Dra. Diane Blank Bencke (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Câmpus Rolante).

Ementa: Este simpósio propõe discutir as práticas de leitura em diferentes suportes – como livros impressos, e-books, audiobooks e mídias digitais – e os impactos dessas transformações na experiência leitora. A partir de abordagens interdisciplinares, o simpósio busca refletir sobre a importância da leitura profunda como exercício de atenção, interpretação crítica e construção de sentido, especialmente diante do cenário atual de hiperconectividade e fragmentação textual. Serão debatidos os efeitos cognitivos e sociais das novas formas de leitura, as contribuições da neurociência e da psicologia para a compreensão do ato de ler, bem como estratégias pedagógicas e culturais para fomentar a leitura atenta em contextos educacionais e sociais diversos. O simpósio convida pesquisadores, educadores e demais interessados a compartilhar investigações e práticas que promovam a valorização da leitura em suas múltiplas dimensões.

Palavras-chave: Leitura profunda, Suportes de leitura, Atenção e cognição, Cultura digital, Formação do leitor.




Simpósio 6

Título: Estudos culturais, narrativas e mídias.

Proponentes: Profa. Dra. Ângela Cristina Trevisan Felippi (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) e Profa. Dra. Fabiana Piccinin (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC).

Ementa: O Simpósio Temático Estudos Culturais, Narrativas e Mídias propõe reunir estudos que impliquem o foco nas narrativas presentes nas mídias. Aceitam-se estudos que observem as narrativas midiáticas em diferentes suportes técnicos, contemplando estudos sobre construção, texto, circulação e leitura das narrativas, assim como reflexões situadas nos aspectos teórico e metodológicos do tema. Na mesma direção, o ST aceita trabalhos que considerem a abordagem dos Estudos Culturais. Ainda, reflexões que se dediquem à questão da tecnologia e mídia são relevantes para este ST. O ST situa-se na intersecção entre as Letras e da Comunicação Social, mobiliza duas teorias - dos Estudos Culturais e das Narrativas -, acionadas para compreender os tradicionais e os recentes movimentos das linguagens, tecnologias, formatos, gêneros e suportes da comunicação midiática. Lembrando Motta (2013, p. 17), “vivemos as nossas relações conosco mesmos e com os outros narrando”, o que, no espaço-tempo de “ubiquidade invasiva da mídia” (SILVERSTONE et al, 2005, 191), requer permanente reflexão científica. Ainda, porque “Cuando hablamos de comunicación, no nos referimos únicamente a los medios, aunque reconocemos que éstos son aparatos culturales y no sólo tecnológicos, muy importantes y que se articulan a la conformación e intercambio de culturas, a la organización económico social y a la construcción de consensos y disensos políticos em una sociedad. (ALFARO, 1993, p.1).

Palavras-chave: Narrativas, Estudos Culturais, Comunicação, Mídia, Tecnologia.




Simpósio 7

Título: Pelas mãos de Clio e Calíope: a construção do texto literário e o devir da História.

Proponentes: Profa. Dra. Daniela de Campos (Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Campus Farroupilha), Profa. Dra. Gabriela Silva (Universidade de Rio Grande – FURG) e Profa. Dra. Maria Claudia Moraes Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS).

Ementa: A História e a Literatura desde há muito tempo caminham juntas. A Literatura se apropria da História e dos seus elementos para construir a tecitura narrativas e poemas. Nos estudos de Literatura Comparada, História e Literatura ou ainda História Literária os conceitos de ambos os campos do saber se alinham e revelam olhares e análises que estimulam a percepção de que arte e conhecimento são interseccionais e intercambiantes. Carlos Reis aponta-nos que a Literatura se constrói a partir de três dimensões: a estética, a histórica e a sociocultural. A estética domina a arte em si mesma, com seus elementos próprios; a histórica permite-nos entender o tempo a que uma obra usa como substância da escrita e acentua a sua capacidade de testemunhar o devir da História, localizando o leitor em determinado momento da História do mundo; e por fim, a dimensão sociocultural que decorre da importância da Literatura que abrange a consciência coletiva a respeito de uma obra literária. Levando-se em conta essas dimensões podemos estabelecer diferentes relações entre a História e a Literatura, seja no campo de construção dos textos ou na sua recepção. A partir de teóricos como Walter Benjamin, Jeanne Marie Gagnebin entre outros pensadores e críticos, este simpósio compõe-se de trabalhos que promovam a construção de análises histórico-literárias, construindo leituras que tomem o substrato histórico como elemento primordial de determinadas obras literárias.

Palavras-chave: História, Literatura, Dimensão histórica.




Simpósio 8

Título: Linguística cognitiva: interfaces lexicais, terminológicas e discursivas.

Proponentes: Prof. Dr. Diego Spader de Souza (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC), Profa. Dra. Aline Nardes dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) e Profa. Dra. Rove Luiza de Oliveira Chishman (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC).

Ementa: A Linguística Cognitiva não se trata de uma teoria unificada, mas de um empreendimento coletivo. Emergente das insatisfações de um grupo de estudiosos com o formalismo dos modelos dominantes à época e impulsionada pelos avanços nas Ciências Cognitivas, consolida-se como um campo voltado a desvendar as continuidades entre mente, linguagem e experiência humana. Partindo de princípios epistemológicos que desafiam as fronteiras tradicionais do que se considerava “linguística”, o movimento capitaneado por Lakoff, Fauconnier, Talmy, entre outros, encontra na Filosofia e na Psicologia Cognitiva as bases para uma escola de pensamento intrinsecamente interdisciplinar. Ao colocar o uso da linguagem no centro de sua abordagem, a Linguística Cognitiva compreende a linguagem como expressão da cognição e da prática social. Essa centralidade impulsionou o diálogo com campos pouco explorados pelas linguísticas formais, como o léxico, as terminologias e o discurso. Assim, o presente Simpósio Temático propõe reunir investigações que explorem essas interfaces, discutindo a estruturação lexical, a constituição de conceitos especializados e as operações sociocognitivas envolvidas na produção e recepção de discursos. São igualmente bem-vindos trabalhos de outras vertentes teóricas que dialoguem com a Linguística Cognitiva, com vistas a analisar a complexidade dos fenômenos linguísticos em diferentes contextos de uso.

Palavras-chave: Linguística Cognitiva, Sociocognição, Léxico, Terminologia, Discurso.




Simpósio 9

Título: Mediação da leitura de literatura infantil e juvenil: experiências de sentir.

Proponentes: Dra. Ângela Cogo Fronckowiak (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) e Dra. Marília Forgearini Nunes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS).

Ementa: Ler não se resume a operar com a linguagem verbal. Essa é uma afirmação indiscutível, pois os textos multissemióticos estão presentes no nosso cotidiano, nas diferentes situações de interação social e lidar com eles é direito e condição de humanidade. Para além da multiplicidade de modos de expressão e possibilidades de interação que os textos promovem, contemporaneamente reivindicamos atenção à diversidade cultural e linguística das culturas que os produzem. Tal postura, em relação à experiência da leitura da literatura infantil e juvenil, exige de mediadores intencionalidade e vigor. A mediação da leitura implica receptividade às pessoas, aos seus discursos, não só em sua materialidade linguística, mas também às suas dimensões sensíveis, visuais, sonoras, táteis, proprioceptivas e imagéticas nem sempre tangíveis e que se materializam enquanto experiência de sentir um mundo, que tanto nos pode acariciar, ferir ou condicionar ao torpor e à indiferença. Neste simpósio, queremos acolher trabalhos que nos exijam escuta e silêncio, capacitando-nos a qualificar nosso olhar não só para o que se pode dizer sobre leituras com crianças e jovens, mas também para aquilo que, dispostos a escutar, talvez consigamos compor se ousarmos construir sentidos juntos.

Palavras-chave: Mediação de leitura, Literatura infantil e juvenil, Leitura e experiência, Multissemiose.




Simpósio 10

Título: Dimensões de linguagem e relações dialógicas: mediação em leitura e aprendizagem em diferentes contextos.

Proponentes: Profa. Dra. Luana Teixeira Porto (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI) e Prof. Dr. Felipe Gustsack (Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC).

Ementa: Propomos, neste simpósio temático, refletir sobre diferentes dimensões da linguagem e relações dialógicas que se estabelecem nos processos de mediação em leitura e aprendizagem em contextos diversos e diferentes níveis de ensino e da vida em comunidades. Com base em abordagens teóricas interativas, tematizamos práticas mediadoras e relações dialógicas que produzem conhecimentos críticos, culturais e interdisciplinares com leitores/as em ambientes formais, tecnológicos e informais de ensino, evidenciando metodologias de mediação em leitura. As contribuições podem explorar interseções entre práticas pedagógicas, teorias da linguagem e da mediação, construção de sentidos, objetos mediadores, influência de contextos socioculturais e possibilidades de dialogicidade em diferentes narrativas. No mesmo sentido, aceitam-se trabalhos que problematizem como metodologias de ensino e relações dialógicas podem articular e valorizar experiências leitoras e as funções de educadoras/es enquanto mediadoras/es de criação/poetização de mundos, explorando implicações dessas práticas na formação de sujeitos com cultura reflexiva científica. A expectativa é que contribuições de pessoas com diferentes níveis de formação e perspectivas acadêmicas venham adensar os debates e promover diálogos de saberes teórico-práticos, visando uma compreensão criteriosa e poética da contemporaneidade e da potencialidade da mediação em leitura para a formação humana e o desenvolvimento social.

Palavras-chave: Linguagem, Relações dialógicas, Mediação em leituras, Poética, Aprendizagem.




Simpósio 11

Título: Leitura e cognição ao longo da vida.

Proponentes: Profa. Dra. Lilian C. Hubner (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS) e Profa. Dra. Rosângela Gabriel (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC).

Ementa: Este simpósio propõe uma discussão interdisciplinar sobre os processos cognitivos da leitura ao longo da vida, desde a aprendizagem na infância, ou na maturidade, até a manutenção da habilidade no envelhecimento. A leitura, tanto digital quanto em meio impresso, enquanto prática cognitiva, social e cultural, envolve funções como memória, atenção e linguagem, que se desenvolvem e se transformam com o tempo. Serão abordadas questões como os mecanismos de aquisição da leitura, o papel da escolarização e dos hábitos culturais, bem como os efeitos do envelhecimento sobre a compreensão textual. Além disso, discute-se como fatores sociodemográficos, culturais e cognitivos impactam o desempenho leitor em diferentes fases da vida. O simpósio pretende reunir pesquisadores de áreas como psicologia, neurociência, linguística e educação, com o objetivo de integrar conhecimentos e promover reflexões sobre práticas e políticas que discutam desde a literacia infantil até a estimulação da competência leitora de forma contínua.

Palavras-chave: Leitura, Literacia, Envelhecimento, Fatores socioculturais, Cognição.




Simpósio 12

Título: Literacia midiática e os desafios da leitura crítica na cultura digital.

Proponentes: Profa. Dra. Camila Hartmann (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC), Prof. Dr. Celestino Joanguete (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM), Profa. Dra. Cristiane Lindemann (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) e Profa. Dra. Patrícia Schuster (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC).

Ementa: Este simpósio temático propõe discutir os modos de leitura mediados por dispositivos digitais e plataformas de mídia, com ênfase na literacia midiática como competência essencial para a cognição crítica na contemporaneidade. Compreendendo a leitura como prática social e cultural, busca-se refletir sobre os impactos da circulação de informações, das fake news, da hipertextualidade e da cultura algorítmica nos processos de construção de sentido, interpretação e agenciamento dos sujeitos. A proposta dialoga com pesquisas interdisciplinares no campo da Linguística Aplicada, dos Estudos do Discurso, da Semiótica e da Educação, ancorando-se em abordagens teóricas que consideram a leitura para além da decodificação, como prática situada e atravessada por múltiplas linguagens e suportes. O simpósio visa reunir trabalhos que abordem temas como práticas de leitura e escrita em ambientes digitais, estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da literacia crítica, o papel das mídias nos processos cognitivos de leitura e as implicações sociocognitivas da mediação tecnológica na produção de sentidos.

Palavras-chave: Leitura crítica, Literacia midiática, Cultura digital, Linguagem, Mídia.




Simpósio 13

Título: A leitura compartilhada de livros e o desenvolvimento linguístico.

Proponentes: Profa. Dra. Aline E. Pereira (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC) e Profa. Dra. Márcia Maria P. E. da Mota (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ).

Ementa: A leitura compartilhada de livros é uma atividade interativa entre o leitor adulto (pais e/ou professores) e as crianças e jovens que dela participam. Tal prática pode ser realizada desde o nascimento e ao longo da Educação Básica, tanto no ambiente familiar como escolar, contribuindo para o desenvolvimento linguístico e cognitivo. Durante a infância, a frequência e qualidade da leitura compartilhada podem apoiar o desenvolvimento da literacia emergente, um conjunto de conhecimentos e habilidades que são considerados preditores da aprendizagem da leitura (vocabulário, conhecimento das formas e funções da escrita, consciência fonológica, conhecimento alfabético e ortográfico, conhecimento de mundo, entre outros). Nos anos escolares posteriores, a leitura compartilhada pode contribuir para a ampliação e consolidação de competências cognitivas complexas como monitoramento da compreensão, inferências, previsão, raciocínio verbal, etc. Inúmeros estudos evidenciam os benefícios da prática da leitura compartilhada, especialmente no desenvolvimento linguístico da língua materna (O'Farrelly et al., 2018; Noble et al., 2019; Noble et al., 2020), em uma língua adicional (Justice; Weber; Ezell, 2017; Aarts et al. 2020; Pico; Woods, 2023) e em crianças com TEA (Boyle; McNaughton; Chapin, 2019; Laçin, 2024). Este Simpósio Temático irá receber trabalhos que abordem os efeitos da leitura compartilhada de livros no desenvolvimento linguístico de crianças e jovens, tanto em língua materna, como na segunda língua; também serão acolhidos pesquisas envolvendo a prática da leitura compartilhada com crianças do espectro autista, realizadas no ambiente escolar e/ou familiar.

Palavras-chave: Leitura compartilhada de livros, Desenvolvimento linguístico, Língua materna, Língua adicional, TEA transtorno do espectro autista.




Simpósio 14

Título: Processamento da Leitura e Escrita em Bilíngues (A)Típicos: Teorias, Evidências e Intervenções.

Proponentes: Profa. Dra. Aline Fay de Azevedo (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS/INSCER) e Profa. Dra. Ingrid Finger (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS).

Ementa: A aprendizagem e o processamento da leitura e escrita em falantes bilíngues têm despertado crescente interesse na literatura. Considerando que essas habilidades são fundamentais para o êxito acadêmico e profissional, compreender como elas se instanciam e se desenvolvem em indivíduos bilíngues típicos e atípicos, é essencial para subsidiar a formulação de políticas educacionais inclusivas e baseadas em evidências. O simpósio temático "Processamento da Leitura e Escrita em Bilíngues (A)Típicos: Teorias, Evidências e Intervenções" tem como objetivo discutir teorias contemporâneas e resultados de pesquisas recentes na área da Psicolinguística, com ênfase no desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças, adolescentes e adultos bilíngues. Serão abordados temas como habilidades metafonológicas, estratégias de leitura e escrita, compreensão textual, biliteracia, coativação e transferência linguística, bem como o papel de mecanismos cognitivos na leitura, tais como a memória de trabalho e as funções executivas. Além disso, o simpósio discutirá estratégias de intervenção fundamentadas em evidências científicas, voltadas ao apoio educacional de aprendizes bilíngues em diferentes contextos.

Palavras-chave: Bilinguismo, Processamento, Leitura, Escrita, Intervenção educacional.




Apresentador de Comunicação em Simpósio Temático

A apresentação de comunicação em Simpósios Temáticos destina-se a doutores e a mestres, a especialistas e a alunos de pós-graduação (stricto sensu). A pessoa que deseja submeter trabalho nesta categoria deve escolher um Simpósio Temático para inscrever seu trabalho (veja no menu a opção Simpósios). Posteriormente, deverá enviar o resumo do trabalho o endereço de e-mail coloquio_leituracognicao2025@unisc.br até o dia 10 de junho.
O resumo deverá conter entre 200 e 300 palavras em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e parágrafo justificado, indicando entre 3 e 5 palavras-chave. A submissão também deverá indicar o nome completo do(s) autor(es) ou da(s) autora(s), sua titulação e o vínculo institucional.
IMPORTANTE: no assunto do e-mail deve ser indicado que o trabalho submetido trata-se de Apresentação de Comunicação.

 

Apresentador de Pôster

A apresentação de pôster em Simpósios Temáticos destina-se a alunos de graduação e graduados. A pessoa que deseja submeter trabalho nesta categoria deve escolher um Simpósio Temático para inscrever seu trabalho (veja no menu a opção Simpósios). Posteriormente, deverá enviar o resumo do trabalho o endereço de e-mail coloquio_leituracognicao2025@unisc.br até o dia 10 de junho.
O resumo deverá conter entre 200 e 300 palavras em Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples e parágrafo justificado, indicando entre 3 e 5 palavras-chave. A submissão também deverá indicar o nome completo do(s) autor(es) ou da(s) autora(s), sua titulação e o vínculo institucional.
IMPORTANTE: no assunto do e-mail deve ser indicado que o trabalho submetido trata-se de Apresentação de Pôster.