Oficinas
Oficina 1
Título: Mediação de leitura: por uma infância sem estereótipos de gênero.
Proponente: Marluci Fontana Drum (Doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: Esta oficina visa capacitar cuidadores (pais, mães, familiares, educadores) a reconhecer e desconstruir os estereótipos de gênero internalizados desde a infância, instrumentalizando-os para uma mediação de leitura com crianças. Partindo da análise das biografias adaptadas de Nadia Fink (coleções Antiprincesas e Anti-Heróis), que apresentam trajetórias de vida de figuras que desafiam os padrões convencionais, a oficina explorará como essas narrativas podem se tornar um poderoso caminho para fomentar a igualdade de gênero no cotidiano familiar e escolar. A atividade central convidará os participantes a identificar momentos específicos nas biografias de Frida Kahlo, Clarice Lispector, Violeta Parra, Che Guevara e Eduardo Galeano que confrontam ou subvertem expectativas de gênero. Em grupos, irão analisar como esses momentos podem ser explorados durante a mediação de leitura para estimular a reflexão crítica das crianças sobre os papéis predefinidos, as limitações impostas pelos estereótipos e a beleza da diversidade de identidades e expressões. A oficina fornecerá estratégias práticas para conduzir conversas significativas com as crianças, incentivando-as a questionar o "sempre foi assim" e a construir uma visão de mundo mais justa e equitativa.
Palavras-chave: Igualdade de Gênero, Mediação de Leitura, Biografias para crianças, Infância.
Oficina 2
Título: Compreensão Leitora e envelhecimento: a importância da leitura para a manutenção da memória em idosos.
Proponente: André Luiz da Silva (Doutorando da UFPB).
Ementa: No processo de envelhecimento, uma das principais queixas dos idosos é a perda gradativa da capacidade de desempenho da memória, principalmente da memória de trabalho, o que acarreta diversas repercussões na vida deste grupo de pessoas. Neste sentido, propomos realizar uma oficina sobre o tema que tem como objetivo geral informar a importância da leitura para a manutenção da memória em idosos. Já os objetivos específicos são: descrever o processo de compreensão leitora, descrever o processo cognitivo da memória, descrever o que é envelhecimento e informar como a prática da leitura contribui para a manutenção e preservação da memória em idosos. O conteúdo da oficina é voltado para os seguintes temas: cognição, compreensão leitora, memória e envelhecimento. Como metodologia, será desenvolvida uma aula expositiva e dialogada, com o intuito de promover uma aprendizagem ativa e interativa entre os participantes. A forma de avaliação será por meio da aplicação de atividades gamificadas (jogos digitais - plataforma digital Wordwall) sobre o conteúdo da oficina.
Palavras-chave: Compreensão leitora, Leitura, Memória, Idosos.
Oficina 3
Título: Um elogio aos artesãos da palavra: possibilidades de mediação de leitura em sala de aula.
Proponentes: Cristiane Pereira (Doutoranda do PPGL/UNISC) e Letícia da Rosa Fregapani (Doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: Esta oficina constitui-se como um elogio e um convite. Um elogio aos artesãos da palavra, homens e mulheres, escritores(as) e professores(as) que, seja em sua atuação docente ou em seu fazer literário, costuram palavras que compõem textos que se entrelaçam a outros textos e às palavras orais com que os textos são mediados. Ao direcionar nosso olhar para a costura e/ou tessitura do texto, em especial o literário, intencionamos pensar na mediação de leitura na sala de aula da Educação Básica, com vistas inclusive ao orientado pela BNCC. Observaremos questões relativas à leitura que se demora sobre o texto, buscando fruí-lo e, também, observando suas camadas e intencionalidades; e, para além disso, falaremos sobre a curadoria de tais textos, contemplando nesse fazer a artesania que a constitui. A oficina iniciará com uma conversa sobre a ideia de “artesania” e sobre experiências das oficineiras e dos participantes quanto a ela, na sequência traremos alguns autores como Larrosa e Yolanda Reyes para dialogar com o grupo a respeito das questões já levantadas; por fim, teremos um momento de experimentação quanto à costura de palavras e textos.
Palavras-chave: Mediação de leitura, Tessitura textual, Curadoria de textos literários, Educação Básica.
Oficina 4
Título: Mediação de clubes de leitura.
Proponente: Samira Dall’Agnol (Profa. Dra. Da UCS).
Ementa: Proporcionar reflexões e diálogos a partir da ideia de mediação de clubes de leitura no intuito de introduzir em um grau inicial conceitos, habilidades e competências atinentes ao papel de mediador(a) de leitura literária. Faz-se esse convite para que os mediadores organizem seus clubes de leitura pensando que esse espaço pode ser uma importante estratégia para a garantia do acesso à literatura como um direito humano fundamental, bem como o clube se transforme em um ambiente para celebrar o prazer em ler e o prazer em compartilhar literatura, permitindo ao leitor participante abrir um lugar interno de reflexão e se perceber numa experiência de leitura individual e depois compartilhada por prazer, sem instrumentalizá-la. E, nesse sentido, olhar os clubes de leitura como um espaço fundamental de fruição e liberdade. A mediação é o eixo principal no funcionamento do clube de leitura e pressupõe uma preparação cuidadosa. Ela mostra como o planejamento deve estar a serviço de um espaço flexível e intuitivo, para que o diálogo e toda a dinâmica do clube fluam de forma aberta.
Palavras-chave: Mediação de clubes de leitura, leitura literária, curadoria, prazer em compartilhar leitura, direito à literatura.
Oficina 5
Título: Mediação de leitura-estudo na Educação Básica a partir da estratégia de compreensão leitora “Pergunte ao título”.
Proponente: Cristiane Seimetz-Rodrigues (Profa. Dra. UFSC).
Ementa: Esta oficina pretende ser uma amostra do trabalho desenvolvido com estudantes da Educação Básica em projeto de extensão desenvolvido no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, o qual se chama Laboratório Palê – Laboratório de Promoção e Assistência à Leitura-Estudo. O enfoque da atividade será demonstrar como é possível promover o ensino da leitura-estudo por meio da instrução de uma estratégia específica de leitura que consiste em utilizar o título do texto como matriz para: mobilizar conhecimentos prévios, levantar hipóteses, checá-las e registrar as informações principais do texto. Para tanto, a oficina abordará os seguintes temas: o que é a leitura-estudo; por que ensinar leitura-estudo; a difícil definição sobre o que é ideia principal do texto; distinção entre ideia principal do texto (intenção discursiva do autor) e ideia(s) relevante(s) ao leitor (o que quer o leitor com o texto); relação entre título do texto e ideia principal do texto; seleção do texto em função do público-alvo e objetivo de leitura; modelagem da estratégia de compreensão textual “pergunte ao título”; uso do sublinhado como ferramenta de registro do processo/produto da compreensão leitora em função da estratégia aplicada.
Palavras-chave: leitura-estudo, estratégias de leitura-estudo, mediação de leitura, modelagem de leitura, ensino de leitura.
Oficina 6
Título: E depois que me perdi…
Proponente: Marli Teresinha Silva da Silveira (Estágio Pós-Doutoral PUC/RS).
Ementa: Das grandes narrativas e paradigmas norteadores da história da humanidade à insurgência de um “eu” esfacelado, de que não temos propriamente uma natureza estável e determinada, coloca em jogo a possibilidade de mobilizarmos formativa e esteticamente o indivíduo humano a partir da perspectiva epistemológica aderente ao escopo racional-instrumental. Se o percurso existencial oferece outras categorias e marcadores capazes de reconfigurar nosso olhar sobre a condição humana, implica, por seu lado, compreender o modo de ser do indivíduo humano como um modo em processo, acontecendo. Neste sentido, ainda seria possível pensarmos em uma espécie de “resto” de singularidade e no alcance de uma intervenção ou experiência poética na condução da “alma” humana (psicagogia)? A proposta da oficina E depois que me perdi… é oferecer aos inscritos uma vivência estética por meio de um sarau poético, poesia e música, desdobrada pela escritura de pequenos textos. A oficina se oferece como uma tentativa de demora, de alargamento catártico na ocasião do encontro, mediado pelo sarau e visando à produção literária. A cantora Bruna Ave Cantareira é a artista convidada para compor o sarau.
Palavras-chave: Singularidade, Performance, Estética.
Oficina 7
Título: Leitura Inferencial: Como Ensinar Alunos a Ler nas Entrelinhas.
Proponente: Brendom Lussani (Profe. Me.).
Ementa: Sabendo-se que a inferência é uma estratégia indispensável à compreensão leitora, esta oficina, voltada a professores da educação básica, propõe um espaço de debate e reflexão sobre os níveis de compreensão; com destaque para a compreensão literal e inferencial. A partir de uma fundamentação, os participantes serão convidados a conhecer e discutir estratégias didáticas que favorecem o desenvolvimento da inferência em sala de aula. Entre as propostas da oficina estão: a formulação de perguntas inferenciais, o uso de diferentes gêneros textuais e possibilidades de mensurar o desempenho inferencial dos alunos. Na parte prática da oficina, os participantes analisarão exemplos reais de atividades de leitura e produzirão, de forma colaborativa, questões inferenciais a partir de textos previamente selecionados. A proposta visa fortalecer a prática pedagógica, tornando a leitura mais significativa e crítica nas salas de aula.
Palavras-chave: Inferência, Compreensão leitora, Estratégias de leitura.
Oficina 8
Título: (Re)vivendo acalantos, parlendas, adivinhas e contação de histórias.
Proponentes: Cristiane Pereira (Doutoranda do PPGL/UNISC), Darliana Sidicléa França (Doutoranda do PPGL/UNISC) e Vanessa Weber Sebastiany (Doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: Como cidadãos, desde crianças, temos de cumprir tarefas do dia a dia que exigem atenção e tempo, porém, à medida que vamos crescendo e nos tornando adultos, essa demanda se intensifica e nos leva a realizar nossas atribuições de forma mais metódica e automatizada. Involuntariamente, acabamos levando essa atitude para outros âmbitos de nossas vidas e o encantamento das primeiras vezes, típico da infância cronológica, mas possível também para a infância atemporal, vai perdendo forças. O intuito desta oficina é reidratar o grão poético que reside em cada um e lembrar a importância do “criançar” para que a educação não perca de vista o encantamento. Para tanto, serão abordados os gêneros acalanto, parlenda e adivinha, mesclando teoria e prática.
Palavras-chave: Infância atemporal, Educação poética e lúdica, Revitalização de memórias afetivas.
Oficina 9
Título: Refugiar-se no sentir.
Proponentes: Giulio Daniel Mello (Doutorando do PPGL/UNISC), Darliana Sidicléa França (Doutoranda do PPGL/UNISC) e Vanessa Weber Sebastiany (Doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: Nas palavras de Nietzsche “a arte existe para que a realidade não nos destrua”; para Ferreira Gullar, sua existência se deve ao fato de que a vida não basta. Na área teórica das Letras, Antonio Candido ensaiou sobre o direito inviolável à literatura por afirmar o ser na sua humanidade. Como vereda da fantasia necessária para a manutenção da vida, a leitura literária nos leva a parar e contemplar, promove uma abertura que conduz à reflexão. E é com o intuito de proporcionar um momento de mobilização para o sensível, que leva não pura e simplesmente a adentrar em si, mas também a afinar a percepção para o processo de escrita e/ou leitura de mundo, que essa oficina foi pensada. O objetivo é promover vivências sensoriais e sinestésicas que agucem os sentidos e ampliem as possibilidades de atribuição de significados ao cotidiano.
Palavras-chave: Mobilização para o sensível, Direito à literatura, Arte e cotidiano.
Oficina 10
Título: Territórios narrados.
Proponente: Yureiny Ducuara González (Doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: Cada encontro com a leitura se converte em um pacto de amor entre o leitor e o escritor. Por sua vez, a escrita presente em cada sociedade ganha vida nas vozes daqueles que mediam a leitura, denotando um trabalho importante para que o encontro com a leitura seja algo mais do que recíproco, mas sim poético. Nesse encontro, veremos como a figura da espiral, cuja metáfora é a da continuidade, se faz presente nas narrativas da coleção literária Territórios Narrados do Plano Nacional de Leitura e Escrita da Colômbia. Essas histórias destacam a importância de recuperar uma identidade que insere no campo da teoria decolonial e que, ao mesmo tempo, busque fazer parte dos cânones literários da sala de aula. Assim, ao incluir essa coleção literária nas aulas, esperamos fortalecer os encontros com a leitura, com obras literárias totalmente díspares (com uma abordagem subalterna), diferentes das leituras convencionais, para resgatar, por sua vez, as vozes dos outros (nativos, líderes de comunidades indígenas ou afrodescendentes), através das quais é possível encontrar a cultura, a arte, a natureza, o misticismo, a identidade do eu e dos outros, vozes presentes nessa coleção.
Palavras-chave: Território narrado, Colômbia, Mediação, Descolonialidade, Subalternidade, Identidade.
Oficina 11
Título: Como o uso de estratégias de leitura pode auxiliar na compreensão textual?
Proponentes: Profa. Dra. Aline Elisabete Pereira (pesquisadora de Pós-Doutorado Estratégico CAPES/UNISC) e Ana Paula Regner (doutoranda do PPGL/UNISC).
Ementa: A proficiência leitora é uma habilidade altamente importante para a vida, especialmente, para a participação efetiva em uma sociedade letrada. As habilidades que são requeridas no processo de compreensão de um texto podem ser aprimoradas através do seu uso consciente e direcionado. Nesta oficina, pretendemos desenvolver atividades práticas enfatizando o uso de estratégias de leitura, com base em Solé (1998), que podem ser acionadas antes, durante e depois da leitura. Para isso, faremos a proposição e reflexão de atividades que contemplem a ativação e a ampliação do conhecimento prévio e vocabulário, utilizando o gênero textual artigo de opinião.
Palavras-chave: Leitura proficiente, conhecimento prévio, vocabulário, artigo de opinião.
Oficina 12
Título: Metodologias e recursos tecnológicos para o estudo do significado: perspectivas sociocognitivas.
Proponentes: Prof. Dr. Diego Spader de Souza (Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC), Profa. Dra. Ana Luiza Treichel Vianna (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS) e Profa. Dra. Aline Nardes dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande - FURG).
Ementa: No âmbito dos estudos sociocognitivos, que metodologias podemos empregar e articular para análise do significado? Que recursos tecnológicos viabilizam análises linguísticas nesse campo? Essas perguntas guiam o presente minicurso, organizado a partir dos resultados das pesquisas finalizadas e em andamento no contexto do Grupo SemanTec (Semântica e Tecnologia). Além de abordar alguns pressupostos teóricos que orientam o estudo do significado em perspectiva sociocognitiva, enfatizando, em especial, os postulados da Semântica de Frames e da Linguística de Corpus, o minicurso examinará diferentes metodologias de pesquisa que podem ser empregadas para fins lexicográficos, tradutórios e discursivos nesse campo de conhecimento. Serão ainda apresentadas ferramentas de tratamento e análise de corpora, incluindo recursos de compilação e processamento, como o Sketch Engine, e modelos de linguagem como o ChatGPT. São bem vindos/as estudantes e pesquisadores/as de quaisquer áreas do conhecimento que se interessem em conhecer e explorar diferentes interfaces teórico-metodológicas no campo dos estudos da linguagem.
Palavras-chave: Sociocognição, Metodologias, Léxico, Terminologia, Discurso.