Nós acreditamos que uma cultura de inovação e empreendedorismo é fundamental para a transformação da soeciedade. Na DIE - Direção de Inovação e Empreendedorismo, nós promovemos a interação de diversos segmentos da universidade com empresas, governo e sociedade civil organizada, de forma a tornar a Unisc uma referência em inovação no interior do estado do Rio Grande do Sul.
Confira abaixo as atividades que fazem parte da Direção de Inovação e Empreendedorismo.
- Criação e manutenção de parcerias com empresas.
- Captação de recursos para atividades de pesquisa e desenvolvimento.
- Gestão de projetos para transferência de tecnologia;
- Desenvolvimento de projetos inovadores com o poder público.
- Apoio a empreendimentos inovadores e de base tecnológica.
Conheça nossas frentes:
Vigência: 10 meses
Carga horária: 20 horas semanais
Remuneração: R$ 700,00 mensais
EDITAIS
EDITAL 08/2023 - PROGRAMA UNISC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PUIC IT
INDICAÇÃO
A indicação do bolsista é realizada pelo docente orientador através do Workflow.
SUBSTITUIÇÃO
O docente deverá acessar o Workflow e iniciar o processo de “Concessão e Gerenciamento das Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão para alunos da Graduação”, tipo de solicitação “Cancelar bolsista”.
Selecionar o nome do bolsista e informar o motivo do cancelamento.
Após análise da DIE, é aberto um novo fluxo de indicação.
O bolsista deverá entregar o relatório, independente de quantos meses atuou na bolsa.
ENTREGA DE RELATÓRIO
A vigência das bolsas é de 10 meses, tendo início em março e finalizando em dezembro
Após o término da bolsa (dezembro) o aluno tem 30 dias para fazer a entrega do relatório ao orientador, conforme roteiro abaixo.
O docente acessa o Workflow, processo de “Envio de relatórios de bolsistas”, seleciona o nome do aluno e anexa o relatório.
Após análise da DIE, o relatório é avaliado pelo Comitê Científico Unisc.
Finalizando a avaliação, o docente recebe o parecer do Comitê.
O atestado do aluno fica disponível no Portal do Estudante.
Vigência: 12 meses
Carga horária: 20 horas semanais
Remuneração: R$ 700,00 mensais (conforme tabela de valores CNPq)
A indicação do bolsista é realizada pelo docente orientador através do Workflow.
Após a aprovação da cota, o docente recebe uma tarefa “Indicar bolsista”.
Nesta atividade, o docente indica o aluno pelo número da matrícula e anexa os seguintes documentos:
- ficha de indicação do bolsista PIBIC - de preferência digitar os dados e imprimir apenas para as assinaturas;
- histórico escolar (do sistema acadêmico);
- comprovante de matrícula (do sistema acadêmico);
- cópia do RG e do CPF;
- termo de sigilo (em anexo);
- cópia do currículo Lattes.
OBS.: O aluno deve ter conta corrente no Banco do Brasil (não pode ser conta poupança e nem conta conjunta).
EDITAIS
APROVAÇÃO DE BOLSAS PELO ADITIVO 04 AO EDITAL 09/2023 DE BOLSAS IT EXTERNAS
ADITIVO 04 - EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
APROVAÇÃO DE BOLSAS PELO ADITIVO 03 AO EDITAL 09/2023 DE BOLSAS IT EXTERNAS
APROVAÇÃO DE BOLSAS PELO EDITAL DE BOLSAS IT EXTERNAS (Fapergs / CNPq) – 09/2023
ADITIVO 03 - EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
ADITIVO 02 - EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
INDICAÇÃO
SUBSTITUIÇÃO
O docente deverá acessar o Workflow e iniciar o processo de “Concessão e Gerenciamento das Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão para alunos da Graduação”, tipo de solicitação “Cancelar bolsista”.
Selecionar o nome do bolsista e informar o motivo do cancelamento. O docente deverá anexar o formulário de Substituição/cancelamento de bolsistas.
Após análise da DIE, é aberto um novo fluxo de indicação (ver documentos na aba Indicação do Bolsista)
O bolsista deverá entregar O relatório, independente de quantos meses atuou na bolsa.
ENTREGA DE RELATÓRIO
A vigência das bolsas é de 12 meses, tendo início em setembro do ano corrente e finalizando no mês de agosto do ano seguinte.
Após o término da bolsa (agosto) o aluno tem 30 dias para fazer a entrega do relatório ao orientador, conforme roteiro abaixo.
O docente acessa o Workflow, processo de “Envio de relatórios de bolsistas”, seleciona o nome do aluno e anexa o relatório.
Após análise da DIE, o relatório é avaliado pelo Comitê Científico Unisc.
Finalizando a avaliação, o docente recebe o parecer do Comitê.
O atestado do aluno fica disponível no Portal do Estudante.
Roteiro para elaboração de relatório PIBITI/CNPq
Vigência: 12 meses
Carga horária: 20 horas semanais
Remuneração: R$ 700,00 mensais (conforme tabela de valores Fapergs)
A indicação do bolsista é realizada pelo docente orientador através do Workflow.
Após a aprovação da cota, o docente recebe uma tarefa “Indicar bolsista”.
Nesta atividade, o docente indica o aluno pelo número da matrícula e anexa os seguintes documentos:
- Formulário de indicação do bolsista, com todos os campos preenchidos;
- Cópia do CPF e do RG do bolsista;
- Cópia do comprovante de matrícula atualizado;
- Termo de sigilo.
- Cópia dos dados bancários (Cartão da conta bancária)
- Termo de outorga (após disponibilização pela FAPERGS)
EDITAIS
APROVAÇÃO DE BOLSAS PELO EDITAL DE BOLSAS IT EXTERNAS (Fapergs / CNPq) – 09/2023
ADITIVO 03 - EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
ADITIVO 02 - EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
EDITAL 09/2023 - PIBITI/CNPq e PROBITI/FAPERGS
INDICAÇÃO
Após a análise da DIE, a documentação é conferida e posteriormente encaminhada à Fapergs.
O aluno deverá criar um cadastro no SigFapergs (https://sig.fapergs.rs.gov.br/) e anexar os seguintes documentos:
- Cópia do CPF e do RG do bolsista
- Cópia do comprovante de matrícula atualizado
- Cópia dos dados bancários (Cartão da conta bancária). O aluno deve ter conta corrente no Banrisul (não pode ser conta poupança e nem conta conjunta).
A DIE repassa ao orientador o Termo de Outorga para preenchimento, através do fluxo de indicação no Workflow. Após o retorno do documento preenchido e conferência, o fluxo é concluído.
O envio dos documentos de indicação dos bolsistas à Fapergs é de responsabilidade da DIE.
Formulário de indicação Fapergs
SUBSTITUIÇÃO
O docente deverá acessar o Workflow e iniciar o processo de “Concessão e Gerenciamento das Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão para alunos da Graduação”, tipo de solicitação “Cancelar bolsista”.
Selecionar o nome do bolsista e informar o motivo do cancelamento. O docente deverá anexar o formulário de Substituição/cancelamento de bolsistas.
Após análise da DIE, é aberto um novo fluxo de indicação (ver documentos na aba Indicação do Bolsista)
O bolsista deverá entregar O relatório, independente de quantos meses atuou na bolsa.
Formulário de Substituição/Cancelamento de Bolsista (em anexo)
ENTREGA DE RELATÓRIO
A vigência das bolsas é de 12 meses, tendo início em setembro do ano corrente e finalizando no mês de agosto do ano seguinte.
Após o término da bolsa (agosto) o aluno tem 30 dias para fazer a entrega do relatório ao orientador, conforme roteiro abaixo.
O docente acessa o Workflow, processo de “Envio de relatórios de bolsistas”, seleciona o nome do aluno e anexa o relatório.
Após análise da DIE, o relatório é avaliado pelo Comitê Científico Unisc.
Finalizando a avaliação, o docente recebe o parecer do Comitê.
O atestado do aluno fica disponível no Portal do Estudante.
BOLSAS PUIC-IT
EDITAL 09/2022 - PUIC IT - ADITIVO
EDITAL 09/2021 PUIC IT - Aprovação de Pedido de Bolsas - Parecer DIE 06/2022
EDITAL 07/2020 PROGRAMA UNISC DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - PUIC IT
ADITIVO EDITAL 07/2020 - PUIC IT
RESULTADO FINAL EDITAL 07/2020 - PUIC IT
BOLSAS PIBITI/CNPq
EDITAL 10/2022 - PIBITI CNPq e PROBITI Fapergs
EDITAL 10/2022 - PIBITI CNPq e PROBITI Fapergs - ADITIVO
EDITAL 11/2021 - PIBITI CNPq - Aditivo 01
EDITAL 11/2021 - PIBITI CNPq - Resultado
BOLSAS PROBITI/FAPERGS
EDITAL 10/2021 PROBITI FAPERGS
EDITAL 10/2021 PROBITI FAPERGS - Aditivo 01
EDITAL 10/2021 PROBITI FAPERGS - Projetos Atendidos com Bolsas PROBITI 2022-2023
EDITAL 08/2020 PROBITI/FAPERGS
Aditivo Edital 08/2020 PROBITI/FAPERGS
Relação Final de Projetos PROBITI - Edital 08/2020
DIREÇÃO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Rafael Kirst
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Fone: 3717-7850
Patrícia Tais de Souza Rubert
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E-mail: ptais@unisc.br
Fone: 3717-7655
ESCRITÓRIO DE PROJETOS
Michele Braun
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E-mail: michele@unisc.br
Telefone: 3717-7316
Danúbia Maria de Oliveira
E-mail: danubiaoliveira@unisc.br
Telefone: 3717-7514
Elisa Weber Helfer
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E-mail: elisaweber@unisc.br
Telefone: 3717-7514
Roselene Leonhardt Agnes
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E-mail: roselele@unisc.br
Telefone: 3717-7515
Alan Felipe Cardoso
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E-mail: alanf2@unisc.br
Telefone: 3717-7515
PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Marcos Alexandre F de Lima e Silva
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Fone: 3717-7516
TECNOUNISC
Alexandre Dal Molin Wissmann
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E-mail: alexandred@unisc.br
Fone: 3717-7751
Jaqueline Maria Hubner
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E-mail: jaquelinemaria@unisc.br
Fone: 3717-1070
Matheus Schubert Costa
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E-mail: matheuscosta@unisc.br
Fone: 3717- 7470
Francielle Pasqualotti Meinhardt
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E-mail: fmeinhardt@unisc.br
Fone: 3717-7682
Direção de Inovação e Empreendedorismo
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