No dia 29 de março, reitores do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) estiveram em Criciúma (SC), na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), para um encontro com o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, que palestrou na Instituição sobre as Perspectivas da Ciência e Tecnologia Brasileira no Brasil atual.
Durante a reunião com o Comung e com a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), foi apresentado ao ministro o sistema comunitário de Educação Superior, em especial, dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, as suas possibilidades e necessidades. Dentre os vários assuntos pautados constaram o Marco Regulatório, investimentos para pesquisa, parques tecnológicos e ambientes de inovação. “Sou defensor da educação e sei que é ela que transforma o que já existe e prepara para um futuro melhor. Quero aprender mais sobre seus pleitos, mesmo que muitos não sejam de responsabilidade do meu ministério, para que possa ajudar a empurrar e, em contato com outros ministérios, conquistar avanços”, salientou o ministro Marcos Pontes.
Já a presidente do Comung e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, disse que o encontro foi significativo, pois serviu para mostrar o potencial das para as universidades comunitárias e para estreitar os laços com a Acafe, uma vez que a causa da educação superior comunitária de qualidade nos aproxima.