AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

As atividades mensais realizadas no educandário já estão no terceiro ano e buscam valorizar o patrimônio cultural material e imaterial 

No último sábado, 9, ocorreu a Mostra de Trabalhos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos, de Venâncio Aires. A atividade envolveu todos os alunos, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Entre os cerca de 10 projetos expostos estava o “Arqueologia na Narciso: Projeto CEPA-Unisc”, resultante de atividades realizadas na Escola, pelos professores Sergio Celio Klamt e Hélio Afonso Etges, por meio do projeto Organização e Extroversão do Patrimônio Arqueológico do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) da Unisc.

Segundo os docentes, ver o resultado de atividades oferecidas junto a alunos de 4º e 5º ano em exposição aberta à comunidade, que recebeu em torno de 300 visitantes, é muito gratificante. Isto porque este trabalho de extensão, desenvolvido desde 2023 no colégio, visa contribuir com a proposta pedagógica implementada pela Escola. Para os professores, a desenvoltura dos alunos na apresentação está relacionada com a forma de condução das oficinas tanto do projeto do CEPA quanto da escola desde a Educação Infantil. “O interesse dos visitantes em conhecer o que é desenvolvido no colégio reforçou ainda mais o rumo da proposta pedagógica aplicada no colégio”.

Eles lembram que as atividades mensais do CEPA na Narciso Mariante de Campos, que já estão no terceiro ano, buscam estimular professores, estudantes e comunidade em geral a identificar, significar e valorizar o patrimônio cultural material e imaterial no contexto em que estão inseridos. No corrente ano, até o momento, entre as oficinas realizadas estão cubos de história, escavação simulada e confecção de colar com réplica de petróglifo do Cerro do Baú demonstra a variedade de possibilidades utilizadas para construir conhecimentos com o uso de recursos pedagógicos diversos com os discentes.

A Mostra

Por sua vez, a diretora Julia Melz, frisou que o intuito da Mostra de Trabalhos foi o de aproximar família e comunidade da escola. “Com esse tipo de ação quis se mostrar o quanto a realidade escolar, o trabalho e a pesquisa se conectam com a realidade existente no mundo fora do ambiente do colégio.”

Segundo ela, o último sábado envolveu todos os alunos e docentes ao expor trabalhos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre. Entre eles estavam A magia da imaginação; Colmeia da alfabetização; Tudo o que eu sinto; Matemática é massa; O mundo mágico das galinhas; Raciocínio lógico: a magia nos jogos de carta!; Arqueologia na Narciso: projeto CEPA- Unisc; A evolução dos meios de transporte e comunicação; Bullying na escola: não cola!; Moedas Narciso: cooperativa do bem!

O evento oportunizou aos alunos mostrarem a seus familiares e pessoas da comunidade o que é realizado no colégio. Esta ação, diz Julia, torna os educandos protagonistas ao lado do desenvolvimento de habilidades mais complexas e importantes para suas vidas, junto com suas jornadas de descobertas, aprendizagens e experiências vividas na escola.

Professores Sergio e Hélio com estudantes da Escola Divulgação

Professores Sergio e Hélio com estudantes

Mostra EMEF Narciso Divulgação

MENU PRINCIPAL