Apresentamos aqui algumas ações desenvolvidas pelo PPGL, de acordo com as dimensões previstas na Ficha de Avaliação da área de Linguística e Literatura.
- ATIVIDADES DE PESQUISA
A consolidação de redes interinstitucionais e internacionais de pesquisa, considerando, neste esforço, a orientação da CAPES e da área sobre a realização de pesquisas e demais ações em conjunto, pode ser evidenciada nos projetos de pesquisa descritos no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no Programa.
A professora Ana Cláudia Munari Domingos integra o International Society for Intermedial Studies, sediada na Linnaeus University (Suécia), participando dos congressos bianuais e publicações, desde 2018. Desde 2023, as professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann integram a IAWIS/AIERTI, Associação Internacional de Estudos da Palavra e da Imagem, fundada em 1987, que busca fomentar o estudo das relações entre mídias sonoras e visuais, em um contexto cultural geral e, de forma mais específica, no âmbito dasartes em suas mais diversas manifestações. Em 2024, a professora Ana Cláudia Munari Domingos passou a integrar o Seminário Industria de la información digital, com sede na Universidad Nacional Autonóa de Mexico. Ao final de 2024, também passou a integrar o Observatório Social para a Inteligência Artificial, com sede na Universidade Nova de Lisboa - ICNOVA, iNova MediaLab, que objetiva monitorizar, avaliar e promover o uso ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) e da gestão de dados digitais.
No período da quadrienal (2021-2024), as ações de internacionalização realizadas pela professora Ângela C. T. Felippi estiveram, em grande parte, relacionadas a um convênio existente entre a UNISC e a Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC), Argentina. Por meio do convênio, foi desenvolvido o projeto Rurbanidades, TIC e Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade manifesta nos Vale do Rio Pardo e Vale do Caí/RS-Brasil, financiado pelo Edital FAPERGS 05/2019 – PQG. A ação consistiu numa investigação empreendida no Brasil com a participação de pesquisadores do Doctorado en Ciencias Sociales da UNRC, representada pelo professor Gustavo Ramón Cimadevilla. Em 2024, iniciou se a aproximação com a Università Degli Studi di Perugia, Itália, por meio do pesquisador Daniele Parbuono, com vistas à realização de atividades conjuntas formalizadas a partir de convênios de cooperação, com o interesse nos estudos de recuperação e exploração turística do patrimônio cultural da imigração italiana no Brasil. Como marco da visita, estão em vias de assinatura dois convênios de cooperação: Acordo Geral e Acordo Easmus.
O professor Rafael Guimarães tem desenvolvido atividades de cooperação acadêmica internacional com a Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba (ARG), as quais abarcam, além da participação como membro do grupo de pesquisa coordenado pelas professoras Liliana Tozzi (diretora) e Laura Fandiño (codiretora), a apresentação de trabalho na Universidad Nacional de Misiones (Posadas - ARG), no âmbito do XXII Congreso Nacional de las Literaturas de la Argentina, com publicação prevista para o ano de 2025, e a organização de dossiê em periódico acadêmico, em parceria com a professora Laura Fandiño, previsto para o ano de 2026, bem como a realização de duas aulas em disciplinas ministradas em turmas de graduação e pós-graduação na Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba.
A docente Rosane Maria Cardoso mantém pesquisas, publicações e organizações de dossiês com universidades latino-americanas, sendo que, no Quadriênio 2021-204, desenvolveu atividades com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), a Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (Peru), a Universidad Buenos Aires (Argentina), a Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e a Universidad Nacional de Tucumán (Argentina).
A professora Rosângela Gabriel mantém cooperação em pesquisa com a professora Laura Justice, da Ohio State University, USA; com os professores José Morais e Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles; com o professor Falk Hueting, do Max Planck Institute of Psycholinguistics, Nijmegen, Holanda; com a professora São Luis Castro, da Universidade do Porto, Portugal, conforme evidências apresentadas ao longo deste relatório.
- PRODUÇÃO INTELECTUAL
A Profa. Ana Cláudia Munari Domingos publicou em co-autoria com as colegas Camila Figueiredo (UFMF), Erika Vieira (UFVJM) e Miriam Vieira (UFSJ), o capítulo “Intermediality in Brasil”, no livro The Palgrave Handbook of Intermediality (2023), organizado por integrantes da International Society for Intermedial Studies. Na mesma obra, a professora também publicou, em parceria com aquelas colegas, o capítulo “Intermediality, Teaching, and Literacy”. A profa. Ana Cláudia Munari Domingos foi editora convidada do dossiê para o vol. 4 da Revista 2i: Estudos de identidade e intermedialidade, daquela universidade, em parceria com o líder da International Society for Intermedial Studies, Prof. Lars Elleström, e do Prof. Xaquín Nuñes Sabaris, da Uminho, resultando na publicação do texto “Faces e ângulos da intermedialidade: Terminologia e discurso intersemióticos.” (2022). O II International Meeting of researchers in Intermediality resultou na publicação de um volume, em 2024, da revista editada pela Profa. Agnes Petho, Acta Universitatis Sapientiae - Cinema and Media Studies. A Profa. Ana Cláudia Munari Domingos publicou, em coautoria com Miriam Vieira (UFSJ), o artigo “Opsanie Świata: a multimodal time-telling journey”, no volume 71 da Revista Towarzystwo Naukowe KUL, da The Learned Society of the John Paul II Catholic University of Lublin, na Polônia. Em coautoria com seu orientando de doutorado, Jaimeson Machado Garcia, a Profa. Ana Cláudia Munari Domingos publicou o artigo “From Cinema to Audiobook: Sharing Media Features”, no vol. 29 da Revista Ekphrasis, da Faculty of Theater and Television, Babeș-Bolyai University, em Cluj-Napoca, na Romênia.
A professora Ângela Felippi possui as seguintes publicações decorrentes de parcerias interinstitucionais: A Dinâmica de Apoio e de Financiamento do Jornalismo Independente nos Territórios Latino-Americanos. In: Rogério Leandro Lima da Silveira; Cidonea Machado Deponti; Marcel Thezá Manríquez; Daniella Gac Jiménez [Orgs.]. (Org.). Atores, territórios e dinâmicas regionais de desenvolvimento: diálogos Brasil - Chile. 1ª ed., São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 445-470; Democracia Digital e Participação Cidadã na Gestão Pública do Rio Grande do Sul ? Brasil: o caso do governo Tarso Genro. In: Marcel Théza Mariquéz; Rogério Leandro Lima da Silveira; H Civitareze. (Org.). Políticas Públicas,Procesos y Dinámicas del Desarrollo Territorial en el Cono Sur de América Latina. 1ed.Santigo: Editorial Universidad de Los Lagos, 2023, v. 1, p. 569-582; Os estudos culturais e a perspectiva orientada ao ator: aproximações teóricas para a pesquisa e intervenção em comunicação e desenvolvimento. In: Claudia Pilar García-Corredor; Mônica Franchi Carniello; Frederico Beltramelli. (Org.). Comunicación, Tecnología y Desarollo: aportes epistémico-teóricos y metodológicos en la investigación y las agendas de latinoamerica. 1ª ed.,Taubaté: EDUNITAU, 2022, v. 1, p. 175-186; O processo produtivo da marca territorial: o caso da marca da cidade de Porto Alegre, Brasil. In: João Figuera; Luis Mañas-Viniegra. (Org.). La gestión de intangibles en el espacio iberoamericano - Construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación. 1ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021, v. , p. 111-128. [edição impressa e digital. Também merece destaque a organização e publicação, em 2021, de dossiê sobre Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Regional para a revista Redes. O dossiê foi organizado pelos professores Ângela Cristina Trevisan Felippi, Gustavo Ramón Cimadevilla (Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina), Grazielle B. Brandt (UNISC) e Alex Pizzio da Silva (UFT). Em 2024, foi concluída a co-orientação da tese de doutorado de Cátia Melissa Silveira Rodrigues, no Doutorado em Ciências da Comunicação, do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal. A co-orientação resultou na publicação de uma tese depositada na Universidade portuguesa. O trabalho teve a orientação principal da professora Rita Joana Basílio de Simões. O título da tese é Media e a construção identitária: a representação da identidade Florianopolitana nos jornais regionais, disponível em https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/114507?locale=pt Por fim, em 2024, ocorreu a produção e-book Rurbanidade e Tecnologias da Comunicação - Experiências de pesquisa Brasil – Argentina (Editora Pedro & João), publicado em janeiro de 2025).
A professora Cristiane Lindemann coordenou, juntamente com o professor doutor Jorge Pedro Sousa, da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal), o dossiê temático Jornalismo: presente e futuro de uma atividade profissional em transformação, da Revista Rizoma (dezembro/2022) (https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/issue/view/740).
O professor Felipe Gustsack publicou os seguintes trabalhos, em coautoria com outros pesquisadores: Pensamiento Kuschiano y Apoyo Intercultural de Guarani para la Educación. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 17, p. e9484-e9496, 2022. Qualis (ISSN: 1809-0354) 2020: A3 DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9484; e Pensar em movimento: pensadores americanos para a sala de aula. 1. ed. São Carlos-SP: Editora de Castro, 2021. v. 2. 52p.
O professor Rafael Guimarães teve o capítulo “La pampa de las Ocampo: la subversión del binômio civilización vs. barbarie en el ensayo ‘Quiromancia de la pampa’, de Victoria Ocampo, y en el cuento ‘El moro’, de Silvina Ocampo” publicado em 2024 no livro Mundos y vidas cosmopolíticamente: Relaciones entre las literaturas latinoamericanas, organizado pela professora Maya Aguiluz-Ibargüen e editado pela Universidad Nacional Autónoma de México - Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Ciencias.
A professora Rosângela Gabriel publicou o artigo A Literacia No Desenvolvimento Da Memória De Curto Prazo, em coautoria com os professores Régine Kolinsky e José Morais, no livro organizado pelo professor Marcus Maia, Psicolinguística: Diversidades, Interfaces e Aplicações. São Paulo: Contexto, 2022, v. 1, p. 55-69.
- CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS
A UNISC conta com uma Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AI), que desenvolve diversas ações em todos os níveis acadêmicos. O setor busca articular contato com instituições nacionais e internacionais, incentivando seus professores, pesquisadores e alunos a mobilizarem-se academicamente, através de intercâmbios com universidades conveniadas, proporcionando, dessa forma, a oportunidade de qualificarem seu conhecimento e de expandirem sua conscientização cultural. Além disso, a AAII assessora, coordena e administra atividades de cooperação internacional e interinstitucional, sempre incentivando o ensino e a pesquisa por meio de ações de cooperação. A UNISC possui vários convênios com Universidades e Institutos em 22 países. A AI organiza relatórios de mobilidade acadêmica IN (estrangeiros na UNISC) e OUT (saídas da UNISC para outros países). Esses relatórios, bem como outras iniciativas de intercâmbio acadêmico podem ser conferidas em https://www.unisc.br/pt/internacional/assessoria-para-assuntos-internacionais-e-interinstitucionais.
- MOBILIDADE
O Programa de Pós-Graduação em Letras dedica atenção especial ao processo de internacionalização. Anualmente são realizados os processos de seleção de projetos para o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE - Capes), a partir dos quais o PPG em Letras tem enviado, ao longo do Quadriênio 2021-2024. Uma vez que a proficiência em língua estrangeira é condição básica para ações de internacionalização, seja em termos de mobilidade seja em termos de publicação, a UNISC ainda conta com o Unisc Idiomas, no qual os discentes e docentes podem estudar línguas e realizar provas de proficiências. Os mestrandos devem comprovar proficiência em uma língua estrangeira ao passo que os doutorandos devem comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma o inglês. O nível de proficiência em leitura exigido dos mestrandos e doutorandos equivale ao B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, podendo ser comprovado também por meio de certificados internacionalmente reconhecidos, como IELTS, TOEFL, DELE, Goethe-Zertifikat, etc.
Em resposta ao Edital Capes 19/2020 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, foram selecionados dois doutorandos do PPGL. Rafael Tatsch Jacobsen, orientando da professora Rosângela Gabriel, completou o processo seletivo para realizar o estágio sanduíche na Universidade de Pittsburgh, sob a coorientação do professor Dr. Charles Perfetti, no período de setembro a dezembro de 2021.
Entretanto, devido à gravidez da esposa, que é diabética, e ao quadro de insegurança sanitária em virtude da pandemia de Covid 19, o doutorando optou por abrir mão da bolsa, dados os riscos envolvidos. Ainda para o Edital 19/2020, foi selecionada a doutoranda Viviane Da Silva Dutra, orientanda da professora Rosane Cardoso, para realizar o estágio sanduíche na Universitat de Barcelona, no período de 09/2021 a 02/2022 sob a coorientação do professor Dr. Àlex Josep Matas Pons.
Para o Edital Capes 10/2022 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, foi selecionada a doutoranda Kadine Saraiva de Carvalho, orientando da professora Rosângela Gabriel, para realizar o Doutorado Sanduíche no Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen, Netherlands, sob a orientação do professor Doutor Falk Huettig, no período de 11/2022 a 08/2023.
Em resposta ao Edital Capes 44/2022 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, foi selecionado o doutorando Alexandre Kirst de Souza, orientando do professor Rafael Eisinger Guimarães, para realizar o estágio sanduíche na University of California, Riverside, Estados Unidos, no período de setembro de 2023 a junho de 2024, sob a coorientação da professora Sherryl Vint.
Em resposta ao Edital Capes 30/2023 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, foi selecionado o doutorando Matheus da Costa Tatsch, orientando da professora Rosane Cardoso, para realizar o estágio sanduíche na Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, sob a coorientação do professor Dr. Marcel Vejmelka, no período de outubro 2024 a março 2025. Nesse mesmo período, a doutoranda Tamires Alice de Jesus Santana, também orientanda da professora Rosane Cardoso, estará realizando doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, sob a coorientação Dr. António Gomes Alves Ferreira, por ter sido selecionada no âmbito do Edital Capes 06/2024 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior.
Em resposta ao Edital PDSE Capes 26/2024, foi selecionada a doutoranda Ana Paula Regner, orientanda da professora Rosângela Gabriel, que desenvolverá o projeto “O ensino de leitura baseado em evidências científicas: contribuições para os professores alfabetizadores", na Universidade do Porto, Portugal, sob a coorientação da professora São Luis Castro.
Além dos Editais PDSE Capes, outros editais têm viabilizado a mobilidade internacional. Em 2018, foi submetido ao Edital 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-Graduação no RS o projeto de cooperação estratégica “INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD” (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas educacionais: um foco na infância) com o objetivo geral de ampliar o intercâmbio do PPGL UNISC. O projeto previu ações que foram postergadas em razão da pandemia de Covid 19. Assim, a missão de trabalho 2, prevista para julho de 2020, ocorreu apenas em 2022. As docentes Rosângela Gabriel e Sabrine Amaral Martins e duas então discentes, Aline Elisabete Pereira e Kadine Saraiva de Carvalho, viajaram aos
Estados Unidos. De 11 a 16/julho/2022, participaram do 29o. Encontro Anual da Sociedade para o Estudo Científico da Leitura - SSSR 2022 - Society for the Scientific Study of Reading (https://www.triplesr.org/important-dates-twenty-nineth-annual-meeting), em Newport Beach, Califórnia. No evento de 2022, três trabalhos do PPGL Unisc foram selecionados para apresentação: Serial-order memory in adults with different levels of reading: the influence of schooling and literacy - Kadine Saraiva de Carvalho, Rosângela Gabriel, Diéssica Rocha de Carvalho, Marilane Gregory, Regine Kolinsky e José Morais (resultante da colaboração em pesquisa Unisc-ULB); Emergent literacy beliefs and practices of Brazilian early childhood teachers - Aline Elisabete Pereira; Rosângela Gabriel; High complexity of health informative texts challenges text comprehension of Brazilian low educated elderly population - Sabrine Amaral Martins Townsend; Rosângela Gabriel. A cada congresso anual, a SSSR oferece uma premiação para trabalhos selecionados Em 2020, a então doutoranda Aline Elisabete Pereira foi premiada. Em 2021, a doutoranda Kadine Saraiva de Carvalho foi premiada. Em 2022, a Dra. Sabrine Amaral Martins Townsend foi premiada. A premiação consiste em um diploma e o valor de mil dólares americanos, como detalhado em https://www.triplesr.org/2022-travel-awards. Os três prêmios foram entregues em 2022, como ilustra a notícia disponível em https://www.unisc.br/en/noticias/pesquisadoras-do-doutorado-em-letras-da-unisc-recebem-premio-em-conferencia-nos-eua, e divulgada em vários sites e jornais da região.
Graças ao apoio do Edital FAPERGS/SEBRAE 03/2022 Programa Doutor Empreendedor, a Prof. Dra. Maria Mertzani, realizou estágio pós-doc no PPGL. De origem grega, com Mestrado e Doutorado obtidos na Universidade de Bristol (Inglaterra), a professora Maria Mertzani desenvolveu, junto ao PPGL Unisc, o projeto "Repositório Digital Libras em primeiro: Conteúdo educacional digital de escola".
A UNISC financia bolsas para alunos estrangeiros realizarem Mestrado e Doutorado nos PPGSS, as quais encontram-se previstas nos editais de seleção. Assim, foram selecionadas as seguintes pós-graduandas:
Yureiny Ducuara Gonzalez: a aluna colombiana ingressou como doutoranda no PPGL Unisc em 2021 e está desenvolvendo a tese “Narrativas juveniles del concurso nacional del Cuento Colombia Cuenta RCN-MEN”, sob orientação da professora Ângela Cogo Fronckowiak, com defesa prevista para 2025.
Celina Patrícia Silva e Pires: a estudante, proveniente de Cabo Verde, ingressou no curso de Mestrado do PPGL Unisc em 2022, tendo defendido sua dissertação, intitulada “Ampliação do vocabulário e desenvolvimento da linguagem oral de crianças na convivência familiar”, no ano de 2024. Após processo seletivo, Celina ingressou como doutoranda na Turma 2025 do PPGL Unisc.
. Em 2022, a Profa. Ana Cláudia Munari Domingos participou do 6th International Society for Intermedial Studies Conference, em Dublin, na Irlanda, apresentando o trabalho “The Intermedial Reader Lars Elleström”. Em 2023, participou presencialmente do XVIII Congresso Internacional AsHisCom Comunicação, História e Memória, apresentando o trabalho “Agência Lupa: jornalismo e literacia midiática como ferramenta para informar, fortalecer a democracia e agir sobre a memória histórica”, em Lisboa, Portugal. O trabalho foi realizado em coautoria com a vice-líder do grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias (CNPq), Cristiane Lindemann, da Unisc. Neste evento, a Profa. Ana Cláudia firmou parceria com a Profa. Cristina Teresa Salvador Rebelo, da Universidade da Maia, parceria iniciada pela Profa. Cristiane em seu Doutorado-sanduíche, integrando formalmente a colega de Lisboa no GP. Em 2024, as três professoras mencionadas apresentaram o trabalho “Literacia midiática: uma habilidade indispensável na educação” no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, ocorrido em Balneário Camboriú.
Em 2022, houve o intercâmbio docente com ida de Ângela C. T. Felippi à Universidad Nacional de Río Cuarto, Argentina, ministrando o Seminario de Investigación y Intervención Social Relacionada a las TIC em el Contexto del Desarrollo, e realizando visitas de campo. Em 2023, a professora realizou o curso internacional Estudos Críticos do Sul Global, ministrado pelo professor dinamarquês Thomas Tufte, ex consultor da UNESCO para assuntos de Comunicação e Desenvolvimento e atualmente professor e pesquisador da Loughborough University, em Londres. O curso ocorreu por meio do Programa Interinstitucional de Internacionalização da Capes (Print), com carga horária de 16h, realizado na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
No ano de 2024, o professor Rafael Eisinger Guimarães realizou estágio de pós doutoramento em Literatura Latino-americana na Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba (ARG), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa “Espacialidades (en)gendradas: espacio, cuerpos y afectos en las novelas Las malas, de Camila Sosa Villada, La ciudad invencible, de Fernanda Trías, y Vista chinesa, de Tatiana Salem Levy”, sob coordenação da professora Laura Fandiño. O professor ministrou duas aulas na Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba, como atividade paralela ao estágio de pós doutorado desenvolvido na instituição argentina. São elas: 1) a aula “Tres momentos de la escritura de mujeres negras en la literatura brasileña: Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo”, ministrada no encontro intercátedras que reuniu as turmas das disciplinas “Dinámica sociocultural latinoamericana del siglo XX”, “Teoría y crítica del discurso latinoamericano” e “Taller: producción de materiales de enseñanza”, que tem as professoras Laura Fandiño y Liliana Tozzi como docentes titulares; 2) a aula “Un vistazo hacia la Semana de Arte Moderno de Brasil (1922), desde sus antecedentes hasta hoy”, minstrada no âmbito do Programa Investigar e Innovar en Ciencias del Lenguaje da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba
Em 2021, dentro da programação do X Colóquio Internacional Leitura e cognição, promovido pelo PPGL-Unisc, aconteceu o I Encontro Internacional de Pesquisadores em Intermidialidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq), coordenado pela Profa. Thaïs Diniz, da UFMG, e pelo GT Intermidialidade: Literaturas, Artes e Mídias (Anpoll), então coordenado pela Profa. Ana Cláudia Munari Domingos, organizadora do encontro, em parceria com os Programas de Pós
Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal de São João Del Rey. Participantes de dezesseis países participaram de forma online: Brasil, Portugal, Canadá, Polônia, Irlanda, México, Itália,
Estônia, Alemanha, Suécia, Suíca, Argentina, Chile, Bélgica, Romênia e França. Entre os key-speakers estavam os mais destacados nomes da pesquisa em intermidialidade: Agnes Petho (Romênia), Beate Schirrmacher (Suécia), Irina Rajewski (Alemanha/França), Gabriel Rippl (Suíça) e Lars Elleström (Suécia). O evento foi compartilhado nos websites e páginas de universidades e associações estrangeiras. Dois anos depois, em 2023, a segunda edição do evento tomou lugar na The Sapientia Hungarian University of Transylvania, em Cluj-Napoca, na Romenia, sob organização da Profa. Agnes Petho. A mesa “Publishing on Intermediality”, no formato online, organizada em parceria com a Profa. Ana Cláudia Munari Domingos, ocorreu dentro da programação do Affective Intermediality Conference, evento presencial que reuniu pesquisadores do campo da intermidialidade de vários países.
A professora Cristiane Lindemann apresentou a comunicação “Mapeamento inicial das práticas de literacia midiática em escolas de Santa Cruz do Sul-RS-Brasil” no Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos – 6 edição, realizado no dia 14 de julho de 2023, na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (online). Em 2022, participou da 5ª edição deste mesmo evento, com apresentação das comunicações “O uso dos newsgames como ferramenta para desenvolvimento da literacia midiática digital” e “O estado da arte das pesquisas acerca do Tik Tok e do jornalismo no Brasil: novos desafios práticos e teóricos”. O evento foi realizado no dia 15 de julho, na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (online). Em 2023, participou do XIII Congresso Internacional da Associação IAWIS/AIERTI - Sedimentação: por uma arqueologia da palavra e da imagem, sediada na França, evento que, nesta edição, aconteceu na cidade de Belo Horizonte e contou com a presença de pesquisadores de vários países. Nele, as professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann, integrantes daquela associação, apresentaram o trabalho “A literacia midiática digital: projeto de pesquisa na Educação Básica em Santa Cruz do Sul, resultante de suas pesquisas no Grupo Leitura Comparada das Mídias (CNPq)”.
Em setembro de 2021, o professor Rafael Guimarães apresentou o trabalho “Do mesmo barro viemos: a terra e a ancestralidade em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e Torto arado, de Itamar Vieira Junior”, no III Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE), sediado na cidade de Praga (República Checa), porém realizado na modalidade online, em função da pandemia de COVID-19. No mês de outubro do mesmo ano, o professor Rafael participou do V Coloquio Internacional de Literatura Fantástica, sediado na cidade de Montevideo (Uruguai), realizado igualmente na modalidade online, no qual apresentou o trabalho “La narrativa distópica acerca de un país escindido: una lectura de Mugre rosa, de Fernanda Trías”.
No ano de 2023, o professor Rafael esteve presente no IV Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE), que ocorreu na cidade de Lisboa (Portugal), de forma presencial, no mês de setembro. No evento, o docente do PPGL apresentou o trabalho “A dicção rasurada de Carolina Maria de Jesus e Elza Soares”. Também em 2023, o professor apresentou o trabalho “Un diálogo raro: algunas aproximaciones entre El derrumbamiento, de Armonía Somers e Autobiografía de Irene, de Silvina Ocampo” durante o VI Coloquio Internacional de Literatura Fantástica, realizado em Montevideo no mês de outubro.
Em 2024, o professor Rafael Eisinger Guimarães participou presencialmente do XXII Congreso Nacional de las Literaturas de la Argentina, realizado na Universidad Nacional de Misiones (Posadas - ARG), apresentando o trabalho intitulado “Territorialidades travestis:
cartografias de la violencia de género en Soy uma tonta por quererte,” de Camila Sosa Villada, que consistiu na divulgação dos resultados parciais da pesquisa de pós doutorado realizada pelo docente no segundo semestre de 2024 na Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba (ARG), sob coordenação da professora Laura Fandiño.
Em novembro de 2022, a professora Rejane Frozza proferiu a palestra “Tendências em Inteligência Artificial’, de forma remota, para o Grupo de pesquisa Prometeo, da Universidad Pedagógica Nacional de Colombia, em evento organizado pelo professor Carlos Alberto Merchan, da Universidad Pedagógica Nacional (Bogotá – Colômbia).
3.3.2. A inserção local, regional e nacional
Todos os docentes do PPGL integram grupos de pesquisa e redes de cooperação, que foram detalhadas ao longo deste relatório. A fim de não tornar essa descrição repetitiva, destacamos nesta seção alguns exemplos da inserção local, regional e nacional dos docentes.
As professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann, participam do Grupo de Trabalho Intermidialidade: Literatura, artes e mídias, da Anpoll. Ambas têm, em conjunto, construído uma rede de pesquisadores a partir do Grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias (CNPq), que reúne colegas do Brasil, um de Portugal e outra da Espanha. Alguns deles também integram tanto o GT da Anpoll quanto o Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq), sediado na UFMG, e essa rede tem trabalhado em muitos projetos em comum, seja participando de eventos e publicando em coautoria, como em reuniões de discussão. A Profa. Ana Cláudia Munari participa do Projeto Nupelli - Núcleo de Pesquisa em Extensão em Literatura, Leitura e Intermidialidade, financiado e sediado na Uerj, e coordenado pela Profa. Maria Cristina Ribas.
A professora Ângela Cristina Trevisan Felippi manteve atividades com cinco escolas de formação técnica agropecuária da região principal de alcance da UNISC, o Vale do Rio Pardo/RS. As escolas foram visitadas em três momentos, em 2022, sendo realizadas reuniões com a direção ou supervisão escolar, e aplicados dois instrumentos de pesquisa junto aos jovens que cursavam no período o último ano de formação, totalizando 87 jovens inquiridos. Em termos de participação de redes de pesquisa que envolvam instituições regionais, a professora Ângela Felippi integra o Grupo Literatura e identidade na América Latina (CNPq/UNISC), que conta com participantes de outras três universidades do Rio Grande do Sul, além da própria Unisc.
A professora Ângela Fronckowiak integra o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da ANPOLL e o Grupo de Pesquisa RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio). Além disso, lidera, juntamente com a professora Sandra Richter (PPGEdu Unisc), o Grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (CNPq/UNISC).
O professor Diego Spader de Souza, docente colaborador, é membro da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (CNPq/Unisc).
O professor Felipe Gustsack é líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Educação - LinCE (CNPq UNISC). Além disso, integra a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).
O professor Rafael Eisinger Guimarães é coordenador do Grupo de pesquisa CNPq Literatura e identidade na América Latina, sediado na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Além disso, o professor também participa como pesquisador no Grupo CNPq Literatura e gênero, sediado na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e coordenado pela professora Cristina Löff Knapp, e também no Grupo CNPq Grupo Estudos de Poéticas do Presente: Literatura Comparada na América Latina, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela professora Rita Lenira de Freitas Bittencourt. Também integra o Grupo de Trabalho de Literatura Comparada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Além disso, forma, juntamente com os professores Gérson Luís Werlang, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Roniere Silva Menezes, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG), uma rede de pesquisa que estuda, a partir de distintas perspectivas metodológicas, as interfaces entre literatura, música e canção.
A professora Rosane Maria Cardoso, além de ser vice-líder do Grupo Literatura e identidade na América Latina (CNPq UNISC), integra os grupos Literatura, Imaginário e Poéticas da Contemporaneidade (CNPq/FURG) e Práticas do Ensino em Letras (CNPq/UNIPAMPA). No que tange à participação de redes de pesquisa de abrangência nacional, a pesquisadora integra o GT de Leitura e Literatura infantil e juvenil da Anpoll.
A professora Rove Luiza de Oliveira Chishman participa do GT Linguística e Cognição da ANPOLL, além de integrar os Grupos de Pesquisa Linguagem e cognição (CNPq/UNISC) e FrameNet Brasil (CNPq/UFJF).
Quanto à proposição de Projeto de Cooperação entre Instituições, o PPGL submeteu projeto de cooperação, proposta 105/2024, junto a Faculdade M-Educar (FAMED) localizada em Croatá, Ceará. A proposta foi avaliada pela Comissão de Avaliação, que não recomendou a aprovação do MINTER devido a uma série de problemas apontados com relação à instituição receptora. O Colegiado do PPGL avaliou o parecer e considerou a avaliação pertinente, optando pela não submissão de nova proposta no quadriênio 2021-2024.
3.3.3. Visibilidade do programa
O PPGL mantém diversas ações coordenadas de visibilidade em mídias, relacionadas ao planejamento geral de comunicação da UNISC. A primeira a destacar-se é o portal institucional da Unisc, em constante aprimoramento, com o intuito de oferecer, com as melhores condições de navegabilidade, todas as informações relevantes à comunidade acadêmica, disponibilizando também esse conteúdo em língua espanhola e inglesa. Dentro do portal da instituição, o PPGL UNISC possui uma página que pode ser acessada através do endereço www.unisc.br/ppgl. Ao acessar, o internauta é direcionado à página de Apresentação, na qual tem acesso às informações mais atuais e relevantes aos interessados no Programa e à comunidade em geral, como informações sobre os processos vigentes para seleção de alunos de Mestrado e Doutorado. Para facilitar ao máximo o acesso dos internautas estrangeiros, o website do PPGL dispõe, no canto superior direito da sua página de Apresentação, links para as versões em espanhol (“ESPAÑOL”) e inglês (“ENGLISH”) do site, que remetem, respectivamente para os endereços https://www.unisc.br/es/estudios/todos-los-cursos/maestria-y-doctorado/maestria-y-doctorado/maestria-en-letras e https://www.unisc.br/en/studies/masters-and-doctorate-programs/masters-and-doctorate-programs/masters-degree-in-language-studies-and-literature
No menu lateral, à esquerda, encontram-se diversos links que remetem às outras áreas do website. Um deles direciona à descrição do Programa, com a apresentação da área de concentração e das linhas de pesquisa, as informações sobre a coordenação, a descrição da proposta, do histórico e dos objetivos do Programa, os detalhamentos sobre a estrutura do curso, apresentando a matriz curricular dos curso de Mestrado e Doutorado e o cronograma das disciplinas oferecidas no ano, as informações sobre perfil do egresso e áreas de atuação e a descrição dos projetos de pesquisa dos docentes do PPG, dentre outras informações. O menu lateral também dá acesso a informações detalhadas sobre as modalidades de ingresso no PPGL, a partir dos links “Processo Seletivo” e “Bolsas e Financiamentos para Mestrado e Doutorado”. Na aba “Processo Seletivo”, o internauta recebe orientações referentes a datas, documentos, bibliografia e critérios avaliativos dos processos seletivos para ingresso no Mestrado e Doutorado. Já no link “Bolsas e Financiamentos para Mestrado e Doutorado”, são fornecidas informações sobre as possibilidades de bolsa e linhas de financiamento, tanto as disponibilizadas por órgãos de fomento, quanto às ofertadas pela própria Unisc ou por instituições financeiras parceiras da Universidade. Na aba “Eventos PPGL”, o internauta tem acesso às informações completas sobre todos os eventos organizados e sediados pelo Programa, com especial destaque às páginas das nove edições do Colóquio Leitura e Cognição, com link para o Caderno de Resumo e demais publicações, a programação completa, além de outras informações. Na mesma aba do site é possível acessar a página do projeto “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica”, com imagens e informações referentes a todos os encontros promovidos desde 2017. Maiores detalhes sobre essa ação podem ser conferidos no item 3.2 deste relatório. Na aba “Corpo Discente”, alunos e egressos estão identificados conforme o ano de ingresso no PPGL. O link de cada currículo Lattes foi acrescentado, oportunizando mais informações sobre o discente, bem como o acompanhamento da sua trajetória durante o Mestrado e o Doutorado e após a titulação. Em “Corpo Docente”, constam informações relevantes como áreas de pesquisa e atuação, projetos e link do currículo Lattes. Em 2019, foram incorporados os números de registro do pesquisador nas plataformas ORCID e ResearcherID. Para fins de organização, as informações sobre o corpo docente estão agrupadas segundo os Quadriênios de avaliação da Capes. Dessa forma, é possível ter acesso ao histórico do corpo docente, com informações sobre os pesquisadores que ajudaram a construir o Programa, mas que já não compõem mais nosso quadro
de professores. As dissertações e teses defendidas pelos alunos podem ser consultadas no site da Biblioteca Central da Universidade. No site do PPGL, na aba Dissertações Defendidas, há um link para o Repositório Institucional UNISC (http://repositorio.unisc.br/jspui/). Através da divulgação desses trabalhos, é possível mensurar o envolvimento dos projetos com as pessoas participantes das pesquisas, bem como a evolução dos estudos na área de Letras e afins. Outro aspecto que merece destaque é o link “Documentos Legais”. Direcionado mais especificamente ao corpo discente, essa aba remete o internauta a textos e formulários de extrema importância para sua atuação junto ao Programa, tais como o Regimento interno do PPGL e os Modelos de Relatório de Desempenho de Bolsista – Mestrado e Doutorado. Por fim, cumpre ainda ressaltar a possibilidade de, a partir do menu lateral, acessar a “Produção Intelectual”, com informações sobre artigos, capítulos e livros publicados pelos docentes do PPGL, bem como as “Revistas”, link que dá acesso às páginas das revistas Signo e Rizoma, periódicos acadêmicos vinculados ao Programa.
Para além do site, o PPGL utiliza outras mídias para manter-se em contato com seus docentes e discentes, bem como com a comunidade acadêmica e a sociedade. O Programa mantém em atualização constante seus perfis nas redes sociais Instagram (@ppglunisc) e Facebook (https://www.facebook.com/mestradoedoutoradoemletras/), divulgando os eventos que realiza, os editais de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado, dentre outras informações relevantes. Além desses perfis, o PPGL também conta com um canal no YouTube (https://www.youtube.com/@ppglunisc7589/playlists), no qual podem ser acessados e assistidos diversos registros em vídeo de eventos como o ciclo de palestras “Conversas sobre Leituras”, conferências das edições mais recentes do Colóquio Leitura e cognição, dentre outros materiais. Soma-se a isso o grupo de WhatsApp “PPGL-Unisc-divulgação”, que é aberto a qualquer pessoa da comunidade acadêmica e que visa divulgar eventos, chamadas para publicação, lançamentos de obras, oportunidades de atuação na docência e outras informações relevantes.
O envolvimento do corpo docente na organização e na participação de diversos eventos de cunho cultural e de divulgação científica também configuram ações que trazem visibilidade ao PPGL UNISC. Nessa linha, cabe ressaltar aqui o Pint of Science Santa Cruz do Sul, realizado no ano de 2023 (https://pintofscience.com.br/), as diversas ações realizadas durante as edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ao longo do Quadriênio 2021-2024, os Encontros com a Poesia, dentre outras ações já detalhadas neste relatório.
Em paralelo às ações de divulgação e visibilidade promovidas pelo PPGL, cumpre mencionar as estratégias de comunicação desenvolvidas de forma específica por alguns docentes do Programa.O Grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias (CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, tem, desde 2024, um website que começou a divulgar projetos e produções dos seus participantes - https://lendomidias.com.br/. É destaque neste website o LendoMídias, projeto de extensão coordenado pela Profa. Ana Cláudia Munari Domingos, do qual participam as Professoras Cristiane Lindemann e Ângela Fronckowiak e o Prof. Arlei Cardoso, além de estudantes de Mestrado e Doutorado da Unisc, do Curso de Letras, egressos, colegas de outros cursos e instituições e egressos. Neste site há a página que apresenta as ações comunitárias do projeto em escolas da região, integradas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).