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Mestrado e Doutorado em Letras

Apresentamos aqui algumas ações desenvolvidas pelo PPGL, de acordo com as  dimensões previstas na Ficha de Avaliação da área de Linguística e Literatura. 

  1. ATIVIDADES DE PESQUISA 

A consolidação de redes interinstitucionais e internacionais de pesquisa,  considerando, neste esforço, a orientação da CAPES e da área sobre a realização de  pesquisas e demais ações em conjunto, pode ser evidenciada nos projetos de  pesquisa descritos no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção  intelectual do corpo docente no Programa.  

A professora Ana Cláudia Munari Domingos integra o International Society for  Intermedial Studies, sediada na Linnaeus University (Suécia), participando dos  congressos bianuais e publicações, desde 2018. Desde 2023, as professoras Ana  Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann integram a IAWIS/AIERTI,  Associação Internacional de Estudos da Palavra e da Imagem, fundada em 1987, que  busca fomentar o estudo das relações entre mídias sonoras e visuais, em um contexto  cultural geral e, de forma mais específica, no âmbito dasartes em suas mais diversas  manifestações. Em 2024, a professora Ana Cláudia Munari Domingos passou a  integrar o Seminário Industria de la información digital, com sede na Universidad  Nacional Autonóa de Mexico. Ao final de 2024, também passou a integrar o  Observatório Social para a Inteligência Artificial, com sede na Universidade Nova de  Lisboa - ICNOVA, iNova MediaLab, que objetiva monitorizar, avaliar e promover o uso  ético e responsável da Inteligência Artificial (IA) e da gestão de dados digitais. 

No período da quadrienal (2021-2024), as ações de internacionalização realizadas  pela professora Ângela C. T. Felippi estiveram, em grande parte, relacionadas a um  convênio existente entre a UNISC e a Universidad Nacional de Río Cuarto (UNRC),  Argentina. Por meio do convênio, foi desenvolvido o projeto Rurbanidades, TIC e  Desenvolvimento Regional: estudo das práticas e dos sentidos da rurbanidade  manifesta nos Vale do Rio Pardo e Vale do Caí/RS-Brasil, financiado pelo Edital  FAPERGS 05/2019 – PQG. A ação consistiu numa investigação empreendida no  Brasil com a participação de pesquisadores do Doctorado en Ciencias Sociales da  UNRC, representada pelo professor Gustavo Ramón Cimadevilla. Em 2024, iniciou se a aproximação com a Università Degli Studi di Perugia, Itália, por meio do  pesquisador Daniele Parbuono, com vistas à realização de atividades conjuntas  formalizadas a partir de convênios de cooperação, com o interesse nos estudos de  recuperação e exploração turística do patrimônio cultural da imigração italiana no  Brasil. Como marco da visita, estão em vias de assinatura dois convênios de  cooperação: Acordo Geral e Acordo Easmus.  

O professor Rafael Guimarães tem desenvolvido atividades de cooperação  acadêmica internacional com a Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de  Córdoba (ARG), as quais abarcam, além da participação como membro do grupo de  pesquisa coordenado pelas professoras Liliana Tozzi (diretora) e Laura Fandiño  (codiretora), a apresentação de trabalho na Universidad Nacional de Misiones  (Posadas - ARG), no âmbito do XXII Congreso Nacional de las Literaturas de la  Argentina, com publicação prevista para o ano de 2025, e a organização de dossiê em periódico acadêmico, em parceria com a professora Laura Fandiño, previsto para  o ano de 2026, bem como a realização de duas aulas em disciplinas ministradas em  turmas de graduação e pós-graduação na Facultad de Lenguas da Universidad  Nacional de Córdoba.  

A docente Rosane Maria Cardoso mantém pesquisas, publicações e organizações de  dossiês com universidades latino-americanas, sendo que, no Quadriênio 2021-204,  desenvolveu atividades com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), a  Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco (Peru), a Universidad Buenos  Aires (Argentina), a Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e a Universidad  Nacional de Tucumán (Argentina).  

A professora Rosângela Gabriel mantém cooperação em pesquisa com a professora  Laura Justice, da Ohio State University, USA; com os professores José Morais e  Régine Kolinsky, da Université Libre de Bruxelles; com o professor Falk Hueting, do  Max Planck Institute of Psycholinguistics, Nijmegen, Holanda; com a professora São  Luis Castro, da Universidade do Porto, Portugal, conforme evidências apresentadas  ao longo deste relatório. 

  1. PRODUÇÃO INTELECTUAL 

A Profa. Ana Cláudia Munari Domingos publicou em co-autoria com as colegas  Camila Figueiredo (UFMF), Erika Vieira (UFVJM) e Miriam Vieira (UFSJ), o capítulo  “Intermediality in Brasil”, no livro The Palgrave Handbook of Intermediality (2023),  organizado por integrantes da International Society for Intermedial Studies. Na mesma  obra, a professora também publicou, em parceria com aquelas colegas, o capítulo  “Intermediality, Teaching, and Literacy”. A profa. Ana Cláudia Munari Domingos foi  editora convidada do dossiê para o vol. 4 da Revista 2i: Estudos de identidade e  intermedialidade, daquela universidade, em parceria com o líder da International Society for Intermedial Studies, Prof. Lars Elleström, e do Prof. Xaquín Nuñes Sabaris,  da Uminho, resultando na publicação do texto “Faces e ângulos da intermedialidade:  Terminologia e discurso intersemióticos.” (2022). O II International Meeting of  researchers in Intermediality resultou na publicação de um volume, em 2024, da  revista editada pela Profa. Agnes Petho, Acta Universitatis Sapientiae - Cinema and  Media Studies. A Profa. Ana Cláudia Munari Domingos publicou, em coautoria com  Miriam Vieira (UFSJ), o artigo “Opsanie Świata: a multimodal time-telling journey”, no  volume 71 da Revista Towarzystwo Naukowe KUL, da The Learned Society of the  John Paul II Catholic University of Lublin, na Polônia. Em coautoria com seu  orientando de doutorado, Jaimeson Machado Garcia, a Profa. Ana Cláudia Munari  Domingos publicou o artigo “From Cinema to Audiobook: Sharing Media Features”,  no vol. 29 da Revista Ekphrasis, da Faculty of Theater and Television, Babeș-Bolyai  University, em Cluj-Napoca, na Romênia. 

A professora Ângela Felippi possui as seguintes publicações decorrentes de parcerias  interinstitucionais: A Dinâmica de Apoio e de Financiamento do Jornalismo  Independente nos Territórios Latino-Americanos. In: Rogério Leandro Lima da  Silveira; Cidonea Machado Deponti; Marcel Thezá Manríquez; Daniella Gac Jiménez  [Orgs.]. (Org.). Atores, territórios e dinâmicas regionais de desenvolvimento: diálogos  Brasil - Chile. 1ª ed., São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, v. 1, p. 445-470;  Democracia Digital e Participação Cidadã na Gestão Pública do Rio Grande do Sul ?  Brasil: o caso do governo Tarso Genro. In: Marcel Théza Mariquéz; Rogério Leandro Lima da Silveira; H Civitareze. (Org.). Políticas Públicas,Procesos y Dinámicas del  Desarrollo Territorial en el Cono Sur de América Latina. 1ed.Santigo: Editorial  Universidad de Los Lagos, 2023, v. 1, p. 569-582; Os estudos culturais e a perspectiva  orientada ao ator: aproximações teóricas para a pesquisa e intervenção em  comunicação e desenvolvimento. In: Claudia Pilar García-Corredor; Mônica Franchi  Carniello; Frederico Beltramelli. (Org.). Comunicación, Tecnología y Desarollo:  aportes epistémico-teóricos y metodológicos en la investigación y las agendas de  latinoamerica. 1ª ed.,Taubaté: EDUNITAU, 2022, v. 1, p. 175-186; O processo  produtivo da marca territorial: o caso da marca da cidade de Porto Alegre, Brasil. In:  João Figuera; Luis Mañas-Viniegra. (Org.). La gestión de intangibles en el espacio  iberoamericano - Construcción de marcas responsables y sostenibles en la economía de la reputación. 1ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021, v. , p.  111-128. [edição impressa e digital. Também merece destaque a organização e  publicação, em 2021, de dossiê sobre Comunicação, Cultura e Desenvolvimento  Regional para a revista Redes. O dossiê foi organizado pelos professores Ângela  Cristina Trevisan Felippi, Gustavo Ramón Cimadevilla (Universidad Nacional de Río  Cuarto, Argentina), Grazielle B. Brandt (UNISC) e Alex Pizzio da Silva (UFT). Em  2024, foi concluída a co-orientação da tese de doutorado de Cátia Melissa Silveira  Rodrigues, no Doutorado em Ciências da Comunicação, do Departamento de  Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de  Coimbra, Portugal. A co-orientação resultou na publicação de uma tese depositada  na Universidade portuguesa. O trabalho teve a orientação principal da professora Rita  Joana Basílio de Simões. O título da tese é Media e a construção identitária: a  representação da identidade Florianopolitana nos jornais regionais, disponível em  https://estudogeral.uc.pt/handle/10316/114507?locale=pt Por fim, em 2024, ocorreu a  produção e-book Rurbanidade e Tecnologias da Comunicação - Experiências de  pesquisa Brasil – Argentina (Editora Pedro & João), publicado em janeiro de 2025). 

A professora Cristiane Lindemann coordenou, juntamente com o professor doutor  Jorge Pedro Sousa, da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal), o dossiê  temático Jornalismo: presente e futuro de uma atividade profissional em  transformação, da Revista Rizoma (dezembro/2022)  (https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/issue/view/740). 

O professor Felipe Gustsack publicou os seguintes trabalhos, em coautoria com  outros pesquisadores: Pensamiento Kuschiano y Apoyo Intercultural de Guarani para  la Educación. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 17, p. e9484-e9496, 2022.  Qualis (ISSN: 1809-0354) 2020: A3 DOI: https://dx.doi.org/10.7867/1809-03542022e9484; e Pensar em movimento: pensadores americanos para a sala  de aula. 1. ed. São Carlos-SP: Editora de Castro, 2021. v. 2. 52p. 

O professor Rafael Guimarães teve o capítulo “La pampa de las Ocampo: la  subversión del binômio civilización vs. barbarie en el ensayo ‘Quiromancia de la  pampa’, de Victoria Ocampo, y en el cuento ‘El moro’, de Silvina Ocampo” publicado  em 2024 no livro Mundos y vidas cosmopolíticamente: Relaciones entre las literaturas  latinoamericanas, organizado pela professora Maya Aguiluz-Ibargüen e editado pela  Universidad Nacional Autónoma de México - Centro de Investigaciones  Interdisciplinarias en Ciencias.

A professora Rosângela Gabriel publicou o artigo A Literacia No Desenvolvimento Da  Memória De Curto Prazo, em coautoria com os professores Régine Kolinsky e José  Morais, no livro organizado pelo professor Marcus Maia, Psicolinguística:  Diversidades, Interfaces e Aplicações. São Paulo: Contexto, 2022, v. 1, p. 55-69. 

  1. CONDIÇÕES INSTITUCIONAIS 

A UNISC conta com uma Assessoria para Assuntos Internacionais e  Interinstitucionais (AI), que desenvolve diversas ações em todos os níveis  acadêmicos. O setor busca articular contato com instituições nacionais e  internacionais, incentivando seus professores, pesquisadores e alunos a  mobilizarem-se academicamente, através de intercâmbios com universidades  conveniadas, proporcionando, dessa forma, a oportunidade de qualificarem seu  conhecimento e de expandirem sua conscientização cultural. Além disso, a AAII  assessora, coordena e administra atividades de cooperação internacional e  interinstitucional, sempre incentivando o ensino e a pesquisa por meio de ações de  cooperação. A UNISC possui vários convênios com Universidades e Institutos em 22  países. A AI organiza relatórios de mobilidade acadêmica IN (estrangeiros na UNISC)  e OUT (saídas da UNISC para outros países). Esses relatórios, bem como outras  iniciativas de intercâmbio acadêmico podem ser conferidas em  https://www.unisc.br/pt/internacional/assessoria-para-assuntos-internacionais-e-interinstitucionais.  

  1. MOBILIDADE 

O Programa de Pós-Graduação em Letras dedica atenção especial ao processo de  internacionalização. Anualmente são realizados os processos de seleção de projetos  para o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE - Capes), a partir dos  quais o PPG em Letras tem enviado, ao longo do Quadriênio 2021-2024. Uma vez  que a proficiência em língua estrangeira é condição básica para ações de  internacionalização, seja em termos de mobilidade seja em termos de publicação, a  UNISC ainda conta com o Unisc Idiomas, no qual os discentes e docentes podem  estudar línguas e realizar provas de proficiências. Os mestrandos devem comprovar  proficiência em uma língua estrangeira ao passo que os doutorandos devem  comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras, sendo uma o inglês. O nível de  proficiência em leitura exigido dos mestrandos e doutorandos equivale ao B2 do  Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, podendo ser comprovado  também por meio de certificados internacionalmente reconhecidos, como IELTS,  TOEFL, DELE, Goethe-Zertifikat, etc.  

Em resposta ao Edital Capes 19/2020 - Programa de Doutorado Sanduíche no  Exterior, foram selecionados dois doutorandos do PPGL. Rafael Tatsch Jacobsen,  orientando da professora Rosângela Gabriel, completou o processo seletivo para  realizar o estágio sanduíche na Universidade de Pittsburgh, sob a coorientação do  professor Dr. Charles Perfetti, no período de setembro a dezembro de 2021. 

Entretanto, devido à gravidez da esposa, que é diabética, e ao quadro de insegurança  sanitária em virtude da pandemia de Covid 19, o doutorando optou por abrir mão da  bolsa, dados os riscos envolvidos. Ainda para o Edital 19/2020, foi selecionada a  doutoranda Viviane Da Silva Dutra, orientanda da professora Rosane Cardoso, para  realizar o estágio sanduíche na Universitat de Barcelona, no período de 09/2021 a  02/2022 sob a coorientação do professor Dr. Àlex Josep Matas Pons. 

Para o Edital Capes 10/2022 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, foi  selecionada a doutoranda Kadine Saraiva de Carvalho, orientando da professora  Rosângela Gabriel, para realizar o Doutorado Sanduíche no Max Planck Institute for  Psycholinguistics, em Nijmegen, Netherlands, sob a orientação do professor Doutor  Falk Huettig, no período de 11/2022 a 08/2023. 

Em resposta ao Edital Capes 44/2022 - Programa de Doutorado Sanduíche no  Exterior, foi selecionado o doutorando Alexandre Kirst de Souza, orientando do  professor Rafael Eisinger Guimarães, para realizar o estágio sanduíche na University  of California, Riverside, Estados Unidos, no período de setembro de 2023 a junho de  2024, sob a coorientação da professora Sherryl Vint. 

Em resposta ao Edital Capes 30/2023 - Programa de Doutorado Sanduíche no  Exterior, foi selecionado o doutorando Matheus da Costa Tatsch, orientando da  professora Rosane Cardoso, para realizar o estágio sanduíche na Universidade  Johannes Gutenberg de Mainz, sob a coorientação do professor Dr. Marcel Vejmelka,  no período de outubro 2024 a março 2025. Nesse mesmo período, a doutoranda  Tamires Alice de Jesus Santana, também orientanda da professora Rosane Cardoso,  estará realizando doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, sob a  coorientação Dr. António Gomes Alves Ferreira, por ter sido selecionada no âmbito  do Edital Capes 06/2024 - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. 

Em resposta ao Edital PDSE Capes 26/2024, foi selecionada a doutoranda Ana Paula  Regner, orientanda da professora Rosângela Gabriel, que desenvolverá o projeto “O  ensino de leitura baseado em evidências científicas: contribuições para os  professores alfabetizadores", na Universidade do Porto, Portugal, sob a coorientação  da professora São Luis Castro.  

Além dos Editais PDSE Capes, outros editais têm viabilizado a mobilidade  internacional. Em 2018, foi submetido ao Edital 06/2018 – Programa de  Internacionalização da Pós-Graduação no RS o projeto de cooperação estratégica  “INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A  FOCUS ON EARLY CHILDHOOD” (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas  educacionais: um foco na infância) com o objetivo geral de ampliar o intercâmbio do  PPGL UNISC. O projeto previu ações que foram postergadas em razão da pandemia  de Covid 19. Assim, a missão de trabalho 2, prevista para julho de 2020, ocorreu  apenas em 2022. As docentes Rosângela Gabriel e Sabrine Amaral Martins e duas  então discentes, Aline Elisabete Pereira e Kadine Saraiva de Carvalho, viajaram aos 

Estados Unidos. De 11 a 16/julho/2022, participaram do 29o. Encontro Anual da  Sociedade para o Estudo Científico da Leitura - SSSR 2022 - Society for the Scientific  Study of Reading (https://www.triplesr.org/important-dates-twenty-nineth-annual-meeting), em Newport Beach, Califórnia. No evento de 2022, três trabalhos do PPGL  Unisc foram selecionados para apresentação: Serial-order memory in adults with  different levels of reading: the influence of schooling and literacy - Kadine Saraiva de  Carvalho, Rosângela Gabriel, Diéssica Rocha de Carvalho, Marilane Gregory, Regine  Kolinsky e José Morais (resultante da colaboração em pesquisa Unisc-ULB);  Emergent literacy beliefs and practices of Brazilian early childhood teachers - Aline  Elisabete Pereira; Rosângela Gabriel; High complexity of health informative texts  challenges text comprehension of Brazilian low educated elderly population - Sabrine  Amaral Martins Townsend; Rosângela Gabriel. A cada congresso anual, a SSSR  oferece uma premiação para trabalhos selecionados Em 2020, a então doutoranda  Aline Elisabete Pereira foi premiada. Em 2021, a doutoranda Kadine Saraiva de  Carvalho foi premiada. Em 2022, a Dra. Sabrine Amaral Martins Townsend foi  premiada. A premiação consiste em um diploma e o valor de mil dólares americanos,  como detalhado em https://www.triplesr.org/2022-travel-awards. Os três prêmios  foram entregues em 2022, como ilustra a notícia disponível em  https://www.unisc.br/en/noticias/pesquisadoras-do-doutorado-em-letras-da-unisc-recebem-premio-em-conferencia-nos-eua, e divulgada em vários sites e jornais da  região.  

Graças ao apoio do Edital FAPERGS/SEBRAE 03/2022 Programa Doutor  Empreendedor, a Prof. Dra. Maria Mertzani, realizou estágio pós-doc no PPGL. De  origem grega, com Mestrado e Doutorado obtidos na Universidade de Bristol  (Inglaterra), a professora Maria Mertzani desenvolveu, junto ao PPGL Unisc, o projeto  "Repositório Digital Libras em primeiro: Conteúdo educacional digital de escola". 

A UNISC financia bolsas para alunos estrangeiros realizarem Mestrado e Doutorado  nos PPGSS, as quais encontram-se previstas nos editais de seleção. Assim, foram  selecionadas as seguintes pós-graduandas: 

Yureiny Ducuara Gonzalez: a aluna colombiana ingressou como doutoranda no PPGL  Unisc em 2021 e está desenvolvendo a tese “Narrativas juveniles del concurso  nacional del Cuento Colombia Cuenta RCN-MEN”, sob orientação da professora  Ângela Cogo Fronckowiak, com defesa prevista para 2025. 

Celina Patrícia Silva e Pires: a estudante, proveniente de Cabo Verde, ingressou no  curso de Mestrado do PPGL Unisc em 2022, tendo defendido sua dissertação,  intitulada “Ampliação do vocabulário e desenvolvimento da linguagem oral de crianças  na convivência familiar”, no ano de 2024. Após processo seletivo, Celina ingressou  como doutoranda na Turma 2025 do PPGL Unisc. 

Em 2022, a Profa. Ana Cláudia Munari Domingos participou do 6th International  Society for Intermedial Studies Conference, em Dublin, na Irlanda, apresentando o  trabalho “The Intermedial Reader Lars Elleström”. Em 2023, participou presencialmente do XVIII Congresso Internacional AsHisCom Comunicação, História  e Memória, apresentando o trabalho “Agência Lupa: jornalismo e literacia midiática  como ferramenta para informar, fortalecer a democracia e agir sobre a memória  histórica”, em Lisboa, Portugal. O trabalho foi realizado em coautoria com a vice-líder  do grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias (CNPq), Cristiane Lindemann,  da Unisc. Neste evento, a Profa. Ana Cláudia firmou parceria com a Profa. Cristina  Teresa Salvador Rebelo, da Universidade da Maia, parceria iniciada pela Profa.  Cristiane em seu Doutorado-sanduíche, integrando formalmente a colega de Lisboa  no GP. Em 2024, as três professoras mencionadas apresentaram o trabalho “Literacia  midiática: uma habilidade indispensável na educação” no 47º Congresso Brasileiro de  Ciências da Comunicação, ocorrido em Balneário Camboriú.  

Em 2022, houve o intercâmbio docente com ida de Ângela C. T. Felippi à Universidad  Nacional de Río Cuarto, Argentina, ministrando o Seminario de Investigación y  Intervención Social Relacionada a las TIC em el Contexto del Desarrollo, e realizando  visitas de campo. Em 2023, a professora realizou o curso internacional Estudos  Críticos do Sul Global, ministrado pelo professor dinamarquês Thomas Tufte, ex consultor da UNESCO para assuntos de Comunicação e Desenvolvimento e  atualmente professor e pesquisador da Loughborough University, em Londres. O  curso ocorreu por meio do Programa Interinstitucional de Internacionalização da  Capes (Print), com carga horária de 16h, realizado na Universidade Federal de Santa  Maria, UFSM. 

No ano de 2024, o professor Rafael Eisinger Guimarães realizou estágio de pós doutoramento em Literatura Latino-americana na Facultad de Lenguas da  Universidad Nacional de Córdoba (ARG), no qual desenvolveu o projeto de pesquisa  “Espacialidades (en)gendradas: espacio, cuerpos y afectos en las novelas Las malas,  de Camila Sosa Villada, La ciudad invencible, de Fernanda Trías, y Vista chinesa, de  Tatiana Salem Levy”, sob coordenação da professora Laura Fandiño. O professor  ministrou duas aulas na Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba,  como atividade paralela ao estágio de pós doutorado desenvolvido na instituição  argentina. São elas: 1) a aula “Tres momentos de la escritura de mujeres negras en  la literatura brasileña: Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Conceição  Evaristo”, ministrada no encontro intercátedras que reuniu as turmas das disciplinas  “Dinámica sociocultural latinoamericana del siglo XX”, “Teoría y crítica del discurso  latinoamericano” e “Taller: producción de materiales de enseñanza”, que tem as  professoras Laura Fandiño y Liliana Tozzi como docentes titulares; 2) a aula “Un  vistazo hacia la Semana de Arte Moderno de Brasil (1922), desde sus antecedentes  hasta hoy”, minstrada no âmbito do Programa Investigar e Innovar en Ciencias del  Lenguaje da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba  

Em 2021, dentro da programação do X Colóquio Internacional Leitura e cognição,  promovido pelo PPGL-Unisc, aconteceu o I Encontro Internacional de Pesquisadores  em Intermidialidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq),  coordenado pela Profa. Thaïs Diniz, da UFMG, e pelo GT Intermidialidade:  Literaturas, Artes e Mídias (Anpoll), então coordenado pela Profa. Ana Cláudia Munari  Domingos, organizadora do encontro, em parceria com os Programas de Pós 

Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da  Universidade Federal de São João Del Rey. Participantes de dezesseis países  participaram de forma online: Brasil, Portugal, Canadá, Polônia, Irlanda, México, Itália, 

Estônia, Alemanha, Suécia, Suíca, Argentina, Chile, Bélgica, Romênia e França.  Entre os key-speakers estavam os mais destacados nomes da pesquisa em  intermidialidade: Agnes Petho (Romênia), Beate Schirrmacher (Suécia), Irina  Rajewski (Alemanha/França), Gabriel Rippl (Suíça) e Lars Elleström (Suécia). O  evento foi compartilhado nos websites e páginas de universidades e associações  estrangeiras. Dois anos depois, em 2023, a segunda edição do evento tomou lugar  na The Sapientia Hungarian University of Transylvania, em Cluj-Napoca, na Romenia,  sob organização da Profa. Agnes Petho. A mesa “Publishing on Intermediality”, no  formato online, organizada em parceria com a Profa. Ana Cláudia Munari Domingos,  ocorreu dentro da programação do Affective Intermediality Conference, evento  presencial que reuniu pesquisadores do campo da intermidialidade de vários países.  

A professora Cristiane Lindemann apresentou a comunicação “Mapeamento inicial  das práticas de literacia midiática em escolas de Santa Cruz do Sul-RS-Brasil” no Dia  de Jornalismo e Estudos Mediáticos – 6 edição, realizado no dia 14 de julho de 2023,  na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (online). Em 2022, participou da  5ª edição deste mesmo evento, com apresentação das comunicações “O uso dos  newsgames como ferramenta para desenvolvimento da literacia midiática digital” e “O  estado da arte das pesquisas acerca do Tik Tok e do jornalismo no Brasil: novos  desafios práticos e teóricos”. O evento foi realizado no dia 15 de julho, na  Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal (online). Em 2023, participou do XIII  Congresso Internacional da Associação IAWIS/AIERTI - Sedimentação: por uma  arqueologia da palavra e da imagem, sediada na França, evento que, nesta edição,  aconteceu na cidade de Belo Horizonte e contou com a presença de pesquisadores  de vários países. Nele, as professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane  Lindemann, integrantes daquela associação, apresentaram o trabalho “A literacia  midiática digital: projeto de pesquisa na Educação Básica em Santa Cruz do Sul,  resultante de suas pesquisas no Grupo Leitura Comparada das Mídias (CNPq)”. 

Em setembro de 2021, o professor Rafael Guimarães apresentou o trabalho “Do  mesmo barro viemos: a terra e a ancestralidade em Ponciá Vicêncio, de Conceição  Evaristo, e Torto arado, de Itamar Vieira Junior”, no III Congresso da Associação de  Brasilianistas na Europa (ABRE), sediado na cidade de Praga (República Checa),  porém realizado na modalidade online, em função da pandemia de COVID-19. No  mês de outubro do mesmo ano, o professor Rafael participou do V Coloquio  Internacional de Literatura Fantástica, sediado na cidade de Montevideo (Uruguai),  realizado igualmente na modalidade online, no qual apresentou o trabalho “La  narrativa distópica acerca de un país escindido: una lectura de Mugre rosa, de  Fernanda Trías”. 

No ano de 2023, o professor Rafael esteve presente no IV Congresso da Associação de Brasilianistas  na Europa (ABRE), que ocorreu na cidade de Lisboa (Portugal), de forma presencial, no mês de  setembro. No evento, o docente do PPGL apresentou o trabalho “A dicção rasurada de Carolina Maria  de Jesus e Elza Soares”. Também em 2023, o professor apresentou o trabalho “Un diálogo raro:  algunas aproximaciones entre El derrumbamiento, de Armonía Somers e Autobiografía de Irene, de  Silvina Ocampo” durante o VI Coloquio Internacional de Literatura Fantástica, realizado em  Montevideo no mês de outubro. 

Em 2024, o professor Rafael Eisinger Guimarães participou presencialmente do XXII  Congreso Nacional de las Literaturas de la Argentina, realizado na Universidad Nacional de  Misiones (Posadas - ARG), apresentando o trabalho intitulado “Territorialidades travestis: 

cartografias de la violencia de género en Soy uma tonta por quererte,” de Camila Sosa  Villada, que consistiu na divulgação dos resultados parciais da pesquisa de pós  doutorado realizada pelo docente no segundo semestre de 2024 na Facultad de  Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba (ARG), sob coordenação da professora  Laura Fandiño. 

Em novembro de 2022, a professora Rejane Frozza proferiu a palestra “Tendências em Inteligência  Artificial’, de forma remota, para o Grupo de pesquisa Prometeo, da Universidad Pedagógica Nacional  de Colombia, em evento organizado pelo professor Carlos Alberto Merchan, da Universidad  Pedagógica Nacional (Bogotá – Colômbia). 

3.3.2. A inserção local, regional e nacional 

Todos os docentes do PPGL integram grupos de pesquisa e redes de cooperação,  que foram detalhadas ao longo deste relatório. A fim de não tornar essa descrição  repetitiva, destacamos nesta seção alguns exemplos da inserção local, regional e  nacional dos docentes. 

As professoras Ana Cláudia Munari Domingos e Cristiane Lindemann, participam do  Grupo de Trabalho Intermidialidade: Literatura, artes e mídias, da Anpoll. Ambas têm,  em conjunto, construído uma rede de pesquisadores a partir do Grupo de Pesquisa  Leitura Comparada das Mídias (CNPq), que reúne colegas do Brasil, um de Portugal  e outra da Espanha. Alguns deles também integram tanto o GT da Anpoll quanto o  Grupo de Pesquisa Intermídia (CNPq), sediado na UFMG, e essa rede tem trabalhado  em muitos projetos em comum, seja participando de eventos e publicando em  coautoria, como em reuniões de discussão. A Profa. Ana Cláudia Munari participa do  Projeto Nupelli - Núcleo de Pesquisa em Extensão em Literatura, Leitura e  Intermidialidade, financiado e sediado na Uerj, e coordenado pela Profa. Maria  Cristina Ribas. 

A professora Ângela Cristina Trevisan Felippi manteve atividades com cinco escolas  de formação técnica agropecuária da região principal de alcance da UNISC, o Vale  do Rio Pardo/RS. As escolas foram visitadas em três momentos, em 2022, sendo  realizadas reuniões com a direção ou supervisão escolar, e aplicados dois  instrumentos de pesquisa junto aos jovens que cursavam no período o último ano de  formação, totalizando 87 jovens inquiridos. Em termos de participação de redes de  pesquisa que envolvam instituições regionais, a professora Ângela Felippi integra o  Grupo Literatura e identidade na América Latina (CNPq/UNISC), que conta com  participantes de outras três universidades do Rio Grande do Sul, além da própria  Unisc. 

A professora Ângela Fronckowiak integra o GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil  da ANPOLL e o Grupo de Pesquisa RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em  Leitura (PUC - Rio). Além disso, lidera, juntamente com a professora Sandra Richter  (PPGEdu Unisc), o Grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem  (CNPq/UNISC).

O professor Diego Spader de Souza, docente colaborador, é membro da Associação  Brasileira de Linguística (Abralin) e do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição  (CNPq/Unisc). 

O professor Felipe Gustsack é líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e  Educação - LinCE (CNPq UNISC). Além disso, integra a Associação Brasileira de  Alfabetização (ABALF). 

O professor Rafael Eisinger Guimarães é coordenador do Grupo de pesquisa CNPq  Literatura e identidade na América Latina, sediado na Universidade de Santa Cruz do  Sul (UNISC). Além disso, o professor também participa como pesquisador no Grupo  CNPq Literatura e gênero, sediado na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e  coordenado pela professora Cristina Löff Knapp, e também no Grupo CNPq Grupo  Estudos de Poéticas do Presente: Literatura Comparada na América Latina, sediado  na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela  professora Rita Lenira de Freitas Bittencourt. Também integra o Grupo de Trabalho  de Literatura Comparada da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em  Letras e Linguística (ANPOLL). Além disso, forma, juntamente com os professores  Gérson Luís Werlang, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Roniere  Silva Menezes, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET  MG), uma rede de pesquisa que estuda, a partir de distintas perspectivas  metodológicas, as interfaces entre literatura, música e canção.  

A professora Rosane Maria Cardoso, além de ser vice-líder do Grupo Literatura e  identidade na América Latina (CNPq UNISC), integra os grupos Literatura, Imaginário  e Poéticas da Contemporaneidade (CNPq/FURG) e Práticas do Ensino em Letras  (CNPq/UNIPAMPA). No que tange à participação de redes de pesquisa de  abrangência nacional, a pesquisadora integra o GT de Leitura e Literatura infantil e  juvenil da Anpoll. 

A professora Rove Luiza de Oliveira Chishman participa do GT Linguística e Cognição  da ANPOLL, além de integrar os Grupos de Pesquisa Linguagem e cognição  (CNPq/UNISC) e FrameNet Brasil (CNPq/UFJF). 

Quanto à proposição de Projeto de Cooperação entre Instituições, o PPGL submeteu  projeto de cooperação, proposta 105/2024, junto a Faculdade M-Educar (FAMED)  localizada em Croatá, Ceará. A proposta foi avaliada pela Comissão de Avaliação,  que não recomendou a aprovação do MINTER devido a uma série de problemas  apontados com relação à instituição receptora. O Colegiado do PPGL avaliou o  parecer e considerou a avaliação pertinente, optando pela não submissão de nova  proposta no quadriênio 2021-2024. 

3.3.3. Visibilidade do programa 

O PPGL mantém diversas ações coordenadas de visibilidade em mídias, relacionadas  ao planejamento geral de comunicação da UNISC. A primeira a destacar-se é o portal  institucional da Unisc, em constante aprimoramento, com o intuito de oferecer, com as melhores condições de navegabilidade, todas as informações relevantes à  comunidade acadêmica, disponibilizando também esse conteúdo em língua  espanhola e inglesa. Dentro do portal da instituição, o PPGL UNISC possui uma  página que pode ser acessada através do endereço www.unisc.br/ppgl. Ao acessar,  o internauta é direcionado à página de Apresentação, na qual tem acesso às  informações mais atuais e relevantes aos interessados no Programa e à comunidade  em geral, como informações sobre os processos vigentes para seleção de alunos de  Mestrado e Doutorado. Para facilitar ao máximo o acesso dos internautas  estrangeiros, o website do PPGL dispõe, no canto superior direito da sua página de  Apresentação, links para as versões em espanhol (“ESPAÑOL”) e inglês (“ENGLISH”)  do site, que remetem, respectivamente para os endereços  https://www.unisc.br/es/estudios/todos-los-cursos/maestria-y-doctorado/maestria-y-doctorado/maestria-en-letras e https://www.unisc.br/en/studies/masters-and-doctorate-programs/masters-and-doctorate-programs/masters-degree-in-language-studies-and-literature 

No menu lateral, à esquerda, encontram-se diversos links que remetem às outras  áreas do website. Um deles direciona à descrição do Programa, com a apresentação  da área de concentração e das linhas de pesquisa, as informações sobre a  coordenação, a descrição da proposta, do histórico e dos objetivos do Programa, os  detalhamentos sobre a estrutura do curso, apresentando a matriz curricular dos curso  de Mestrado e Doutorado e o cronograma das disciplinas oferecidas no ano, as  informações sobre perfil do egresso e áreas de atuação e a descrição dos projetos de  pesquisa dos docentes do PPG, dentre outras informações. O menu lateral também  dá acesso a informações detalhadas sobre as modalidades de ingresso no PPGL, a  partir dos links “Processo Seletivo” e “Bolsas e Financiamentos para Mestrado e  Doutorado”. Na aba “Processo Seletivo”, o internauta recebe orientações referentes  a datas, documentos, bibliografia e critérios avaliativos dos processos seletivos para  ingresso no Mestrado e Doutorado. Já no link “Bolsas e Financiamentos para  Mestrado e Doutorado”, são fornecidas informações sobre as possibilidades de bolsa  e linhas de financiamento, tanto as disponibilizadas por órgãos de fomento, quanto às  ofertadas pela própria Unisc ou por instituições financeiras parceiras da Universidade.  Na aba “Eventos PPGL”, o internauta tem acesso às informações completas sobre  todos os eventos organizados e sediados pelo Programa, com especial destaque às  páginas das nove edições do Colóquio Leitura e Cognição, com link para o Caderno  de Resumo e demais publicações, a programação completa, além de outras  informações. Na mesma aba do site é possível acessar a página do projeto “A poesia  encontra a UNISC e a Educação Básica”, com imagens e informações referentes a  todos os encontros promovidos desde 2017. Maiores detalhes sobre essa ação  podem ser conferidos no item 3.2 deste relatório. Na aba “Corpo Discente”, alunos e  egressos estão identificados conforme o ano de ingresso no PPGL. O link de cada  currículo Lattes foi acrescentado, oportunizando mais informações sobre o discente,  bem como o acompanhamento da sua trajetória durante o Mestrado e o Doutorado e  após a titulação. Em “Corpo Docente”, constam informações relevantes como áreas  de pesquisa e atuação, projetos e link do currículo Lattes. Em 2019, foram  incorporados os números de registro do pesquisador nas plataformas ORCID e  ResearcherID. Para fins de organização, as informações sobre o corpo docente estão  agrupadas segundo os Quadriênios de avaliação da Capes. Dessa forma, é possível  ter acesso ao histórico do corpo docente, com informações sobre os pesquisadores  que ajudaram a construir o Programa, mas que já não compõem mais nosso quadro 

de professores. As dissertações e teses defendidas pelos alunos podem ser  consultadas no site da Biblioteca Central da Universidade. No site do PPGL, na aba  Dissertações Defendidas, há um link para o Repositório Institucional UNISC  (http://repositorio.unisc.br/jspui/). Através da divulgação desses trabalhos, é possível  mensurar o envolvimento dos projetos com as pessoas participantes das pesquisas,  bem como a evolução dos estudos na área de Letras e afins. Outro aspecto que  merece destaque é o link “Documentos Legais”. Direcionado mais especificamente  ao corpo discente, essa aba remete o internauta a textos e formulários de extrema  importância para sua atuação junto ao Programa, tais como o Regimento interno do  PPGL e os Modelos de Relatório de Desempenho de Bolsista – Mestrado e  Doutorado. Por fim, cumpre ainda ressaltar a possibilidade de, a partir do menu lateral,  acessar a “Produção Intelectual”, com informações sobre artigos, capítulos e livros  publicados pelos docentes do PPGL, bem como as “Revistas”, link que dá acesso às  páginas das revistas Signo e Rizoma, periódicos acadêmicos vinculados ao  Programa. 

Para além do site, o PPGL utiliza outras mídias para manter-se em contato com seus  docentes e discentes, bem como com a comunidade acadêmica e a sociedade. O  Programa mantém em atualização constante seus perfis nas redes sociais Instagram  (@ppglunisc) e Facebook  (https://www.facebook.com/mestradoedoutoradoemletras/), divulgando os eventos  que realiza, os editais de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado,  dentre outras informações relevantes. Além desses perfis, o PPGL também conta com  um canal no YouTube (https://www.youtube.com/@ppglunisc7589/playlists), no qual  podem ser acessados e assistidos diversos registros em vídeo de eventos como o  ciclo de palestras “Conversas sobre Leituras”, conferências das edições mais  recentes do Colóquio Leitura e cognição, dentre outros materiais. Soma-se a isso o  grupo de WhatsApp “PPGL-Unisc-divulgação”, que é aberto a qualquer pessoa da  comunidade acadêmica e que visa divulgar eventos, chamadas para publicação,  lançamentos de obras, oportunidades de atuação na docência e outras informações  relevantes. 

O envolvimento do corpo docente na organização e na participação de diversos  eventos de cunho cultural e de divulgação científica também configuram ações que  trazem visibilidade ao PPGL UNISC. Nessa linha, cabe ressaltar aqui o Pint of Science  Santa Cruz do Sul, realizado no ano de 2023 (https://pintofscience.com.br/), as  diversas ações realizadas durante as edições da Semana Nacional de Ciência e  Tecnologia ao longo do Quadriênio 2021-2024, os Encontros com a Poesia, dentre  outras ações já detalhadas neste relatório. 

Em paralelo às ações de divulgação e visibilidade promovidas pelo PPGL, cumpre  mencionar as estratégias de comunicação desenvolvidas de forma específica por  alguns docentes do Programa.O Grupo de Pesquisa Leitura Comparada das Mídias  (CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc, tem, desde  2024, um website que começou a divulgar projetos e produções dos seus  participantes - https://lendomidias.com.br/. É destaque neste website o LendoMídias,  projeto de extensão coordenado pela Profa. Ana Cláudia Munari Domingos, do qual  participam as Professoras Cristiane Lindemann e Ângela Fronckowiak e o Prof. Arlei  Cardoso, além de estudantes de Mestrado e Doutorado da Unisc, do Curso de Letras,  egressos, colegas de outros cursos e instituições e egressos. Neste site há a página que apresenta as ações comunitárias do projeto em escolas da região, integradas aos  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

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