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Mestrado e Doutorado em Educação

Estrutura dos Cursos

CURSO DE MESTRADO: O Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação – tem a duração de dois anos, divididos em oito trimestres. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. O segundo ano destina-se à elaboração da dissertação.  

O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, três conjuntos de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Linguagem, Experiência Intercultural e Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.

 

CURSO DE DOUTORADO: O Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação – tem a duração limitada a quarenta e oito (48) meses. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. Do segundo ao quarto ano destina-se à elaboração da tese, devendo realizar a qualificação do projeto de pesquisa até o final do segundo ano letivo, tendo concluído todas as disciplinas previstas no currículo do Curso para esse período, com desempenho mínimo satisfatório.  

O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, um conjunto de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Linguagem, Experiência Intercultural e Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.

 

Disciplinas

- EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 

Ementa: Educação e Filosofia como experiência de linguagem e compreensão de mundo.  Fundamentos humanistas da educação moderna e crítica da metafísica. Princípios da complexidade e epistemologias do sul. Mudança paradigmática e implicações para as Ciências Humanas e para a pesquisa em educação.

 

- HISTÓRIA DAS IDEIAS E SABERES DA EDUCAÇÃO 

Ementa: Sistemas e formas educacionais na modernidade, considerando a revolução copernicana, a instituição do método científico e o processo de secularização da cosmovisão de mundo. A produção do discurso pedagógico na modernidade e os aspectos relacionados ao Estado-nação, à cidadania e ao poder. A educação na pós-modernidade frente à emergência da interculturalidade no mundo contemporâneo. 

 

- ESTADO, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO 

Ementa: Concepções de Estado, Educação e Políticas Educacionais. Estado, organismos internacionais, organizações privadas e suas relações com as políticas educacionais. Estado, políticas educacionais e suas relações com o capitalismo. Neoliberalismo, educação e cidadania. Escola, Políticas e justiça social. 

 

- PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO – OFERTA ESPECIAL PARA  MINTER FAP/UNISC

Ementa: Interlocuções teórico-metodológicas acerca de diferentes perspectivas epistemológicas na pesquisa em Educação.

 

- PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO – OFERTA ESPECIAL PARA PCI MESTRADO INTEGRA/UNISC

Ementa: A transição do mito à razão filosófica. As origens ocidentais do conhecimento e de sua teoria. Relações entre educação, teoria do conhecimento e epistemologia. Conhecimento científico, a problemática da neutralidade e as relações entre sujeito e objeto. A educação como área de conhecimento e objeto de pesquisa. As diferentes perspectivas epistemológicas na pesquisa em educação.

- EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS (2016-2023)

Ementa: As ciências humanas e a pesquisa em educação. O saber, o conhecimento e a ciência. Críticas epistemológicas e perspectivas para a pesquisa. Diferentes constituições do humano. 

- PESQUISA E EDUCAÇÃO

Ementa: A pesquisa em Educação no Brasil. A natureza do conhecimento científico, críticas epistemológicas e perspectivas de pesquisa. Dilemas da pesquisa educacional na atualidade. Desafios da escrita e da produção de teses na pesquisa educacional.

- PESQUISA E EDUCAÇÃO BÁSICA 

 Ementa: Tópicos específicos de pesquisa em educação. Formação continuada de professores. Relação universidade-comunidade-escola. Pesquisa e produção teórica e didática com agentes educacionais.

- PESQUISA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO (2016-2023)

Ementa: Abordagens de pesquisa com enfoque participativo e colaborativo. Pesquisa como diálogo e conversação na formação do pesquisador/a. O fenômeno da aprendizagem como linguagem e experiência intercultural do corpo no mundo.

 

- PESQUISA E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO  

Ementa: Abordagens de pesquisa com enfoque participativo e colaborativo. Pesquisa como diálogo e conversação na formação do pesquisador/a. O fenômeno da aprendizagem como linguagem e experiência intercultural do corpo no mundo.

 

- EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUJEITOS (2016-2022)

Ementa: Relações entre educação e os processos de produção de sujeitos na modernidade. O descentramento do sujeito na pós-modernidade e o papel da educação e da cultura na produção de subjetividades, identidades e diferenças.

 

- PERSPECTIVAS PÓS-ESTRUTURALISTAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Ementa: Pós-estruturalismo e produção de sujeitos. A contribuição do pensamento de Michel Foucault para a educação, a partir dos domínios do ser-saber, ser-poder e ser-consigo. Ferramentas conceituais foucaultianas e modos de investigação em Educação.

 

- PESQUISA EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO 

Ementa: Teoria e metodologia das pesquisas em trabalho, educação e emancipação. Problemas, conceitos, categorias fundamentais e abordagens metodológicas. Estado da arte das pesquisas em educação e trabalho no Brasil. A problemática da emancipação na pesquisa em educação.

- BACHELARD E JUNG: EDUCAÇÃO, PESQUISA E PENSAMENTO IMAGÉTICO

Ementa: Pensamento imagético na educação e racionalidade moderna. Devaneios e imaginação como processos articuladores de conhecimento. Pesquisa fenomenológica e produção de imagens com alma. Experiência de linguagem, sentidos sensíveis e sensatos.

 

-BIOPOLÍTICA, NECROPOLÍTICA E PRECARIEDADE

Ementa: Estudo dos conceitos de biopolítica, necropolítica e precariedade e suas implicações nas reflexões sobre a Educação na contemporaneidade.

 

- CURRÍCULO, REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Ementa: Fundamentos e contribuições teóricas críticas para as pesquisas sobre currículo e políticas educacionais. Implicações de políticas e práticas de regulação para o currículo escolar e para a Educação Integral. Abordagens e perspectivas contemporâneas para análise de políticas educacionais curriculares. 

 

- DOCÊNCIAS ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR

Ementa: Docências como artesania em articulação da educação básica com o ensino superior. Cotidiano escolar e campos de ação e reflexão de professores. Cooperação pedagógica e a alteridade das interações na docência.

 

- EDUCAÇÃO E BIOPOLÍTICA

Ementa: Estudo dos conceitos de poder, disciplina e biopoder na perspectiva dos estudos foucaultianos e suas implicações na pesquisa em educação.

 

- EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E LINGUAGEM 

Ementa: Estudos da educação e da aprendizagem numa perspectiva biocêntrica e da América profunda. Diversidade da experiência de linguagem na pesquisa e suas dimensões educativas. Articulações do sentir/pensar na pesquisa em educação.

 

- EDUCAÇÃO, TRABALHO E ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Ementa: Estudo do desenvolvimento do Ensino Médio no Brasil na intersecção da relação entre Trabalho, Estado e Sociedade. Políticas Educacionais e Ensino Médio. Ensino Médio e Educação Profissional na história do Brasil.

 

- EDUCAÇÃO, SAÚDE E TECNOLOGIAS DO HOJE

Ementa: A disciplina promove o estudo de temáticas que articulam os campos da educação e da saúde com base nas tecnologias atuais. Para tanto, são abordadas questões relacionadas às estratégias biopolíticas, aos estudos de gênero, às dinâmicas espaciais, entre outras, no sentido de tensionar os processos educativos que, associados aos discursos sanitários e às mídias digitais, produzem certos tipos de sujeitos.

 

- EDUCAÇÃO E POÉTICA DA LINGUAGEM 

Ementa: Educação como acontecimento “po(i)ético” de produção de linguagem. Imaginação como dimensão projetiva do agir do corpo em linguagem no mundo. Dimensão formativa da expressividade humana e a narrativa como existência inventiva.

 

- EDUCAÇÃO: CORPO, VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

Ementa: Estudos em educação, evidenciando corpo e vivência como elementos da aprendizagem. Espiritualidade vinculada aos modos de educação ética e estética.

 

- EDUCAÇÃO, BIOPOLÍTICA E NEOLIBERALISMO NA CONTEMPORANEIDADE

Ementa: Estudo do processo de construção da governamentalidade neoliberal, das diferenças entre neoliberalismo democrático e conservador e das implicações do ethos neoliberal na educação.

 

- POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO: ESPACIALIDADES E BIOPOLÍTICA

Ementa: A saúde, a educação e a produção de sujeitos. As políticas públicas e a condução de condutas. A produção do espaço e das espacialidades por meio das estratégias biopolíticas.

 

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO I (ATLE) 2016-2023

Ementa: Tópicos de pesquisa em educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO I (LEIE)

Ementa: Tópicos de pesquisa em educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos da linguagem, experiência intercultural e educação.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO I: EXPERIÊNCIA INTERCULTURAL E EDUCATIVA COM NARRATIVAS INDÍGENAS

Ementa: Estudos da dimensão educativa e intercultural da experiência cosmológica indígena. Educação e dimensão simbólica da experiência comunitária indígena de narrar o mundo e o nele vivido. Articulações da pesquisa, artes e narrativas indígenas na educação.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO II (ECPS)

Ementa: Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO II: POLÍTICAS DE ESCRITA E PESQUISA

Ementa: Implicações das escolhas teórico-metodológicas no cenário das perspectivas pós-estruturalistas, com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos. A escrita como política de pesquisa. Outros modos de pensar e pesquisar em Educação.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO III (ETE)

Ementa: Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO III: RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO, TRABALHO REPRODUTIVO E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMÉRICA LATINA

Ementa: Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação. Contexto concreto e contexto abstrato latino-americano. Sentidos e significados da escola rural e escola do campo, da educação rural e da educação do campo. Vínculos entre as relações sociais de gênero, trabalho reprodutivo e a educação do campo. Trabalho como princípio educativo e educação popular de matriz freireana como vertentes filosóficas na educação do/no campo. Teoria e metodologia na pesquisa em educação do campo.

 

- SEMINÁRIO AVANÇADO III: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA

Ementa: Consolidação de uma ideia-ação sobre América Latina. História e atualidade da educação popular. Biografia e bibliografia de Paulo Freire. Educação e pedagogias no exílio. Método e metodologia em Paulo Freire: cultura, participação e diálogo. Ética freireana e Pesquisa Participante. América Latina na perspectiva freireana.

 

- TRABALHO DOCENTE, CLASSE E GÊNERO (2018-2021)

Ementa: Dimensões de classe e de gênero na produção do trabalho docente. O problema do reconhecimento dos saberes da experiência dos trabalhadores da educação. Formas de enfrentamento à organização do trabalho e educação. Mundos hostis e relações bem ajustadas no trabalho docente.

 

- TRABALHO DOCENTE, CUIDADO E CLASSES SOCIAIS (2022-2023)

Ementa: Dimensões de classe e cuidado no trabalho docente. Histórico e atualidade da feminização do magistério. Economia política da produção do trabalho escolar. Produção de arranjos pelas mulheres professoras para o enfrentamento da sobrecarga e intensidade do trabalho. Qualificações e saberes dos trabalhadores docentes. Trabalho emocional na atividade docente.

 

- TRABALHO DOCENTE, CUIDADO E PLATAFORMAS DIGITAIS

Ementa: Dimensões de classe, cuidado e gênero no trabalho docente. Histórico e atualidade da feminização do magistério. Qualificações e saberes dos trabalhadores docentes. Processos de plataformização e dataficação do trabalho dos professores da educação básica. Economia política e luta de classes na produção do trabalho escolar.

- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO I (ATLE) 2016-2023

Ementa: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.

 

- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO I (LEIE)

Ementa: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos da linguagem, experiência intercultural e educação.

 

- SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO II (ECPS)

Ementa: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.

 

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO III (ETE)

Ementa: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação.

- ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

Orientações individuais. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa. Produção e defesa da dissertação de pesquisa em educação.

- ORIENTAÇÃO DE TESE

Orientações individuais. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa. Produção e defesa da tese de pesquisa em educação.

 

- PRODUÇÃO ACADÊMICA (2016-2023)

Produção e publicação de artigo em periódico qualificado da área de educação. Elaboração e publicação de capítulo de livro ou trabalho completo em evento qualificado da área de educação.

 

 

DINÂMICA DO CURSO DE MESTRADO

Cada mestrando/a deverá cursar as três (3) disciplinas obrigatórias gerais e uma (1) disciplina obrigatória da linha de pesquisa de sua investigação, totalizando cento e oitenta (180) horas. As outras cento e oitenta (180) horas deverão ser cursadas em disciplinas optativas, conforme orientação, interesse e/ou necessidades de sua pesquisa. A carga horária mínima a ser cumprida nas disciplinas é de trezentos e sessenta (360) horas, sendo que cada mestrando/a cumprirá, também, noventa (90) horas em atividades de orientação, ao longo do curso, totalizando uma carga horária mínima de quatrocentas e cinquenta (450) horas.As disciplinas do PPGEdu ocorrem nas quintas-feiras, no turno da noite e nas sextas-feiras, manhã e tarde, no campus da Universidade.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Após ingresso no Mestrado, o aluno deverá demonstrar proficiência em uma das seguintes línguas: espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano – consistindo-se em pré-requisito para a defesa da dissertação.

 

DINÂMICA DO CURSO DE DOUTORADO 

Cada doutorando deverá cursar duas (2) disciplinas obrigatórias do doutorado e uma (1) disciplina obrigatória da linha de pesquisa de sua investigação, totalizando cento e trinta e cinco (135) horas. As outras cento e oitenta (180) horas deverão ser cursados em disciplinas optativas do PPGEdu/UNISC ou de outros Programas reconhecidos pela CAPES, conforme orientação ou necessidades de sua pesquisa; sendo que destas, quinze (45) horas poderão ser integralizados como produção acadêmica. A carga horária mínima a ser cumprida nas disciplinas é de trezentos e quinze (315) horas, sendo que cada doutorando cumprirá, também, cento e sessenta e cinco (165) horas em atividades de orientação, ao longo do curso, totalizando uma carga horária mínima de quatrocentos e oitenta (480) horas.As disciplinas do PPGEdu ocorrem nas quintas-feiras, no turno da noite e nas sextas-feiras, manhã e tarde, no campus da Universidade.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Os alunos do Doutorado devem prestar proficiência em duas línguas estrangeiras, uma comprovada no ato da seleção e a outra a ser obtida até o final do primeiro ano de curso, em ambos os casos, conforme Resolução específica da UNISC.
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