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Mestrado e Doutorado em Educação

Estrutura dos Cursos

CURSO DE MESTRADO: O Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação – tem a duração de dois anos, divididos em oito trimestres. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. O segundo ano destina-se à elaboração da dissertação.  

O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, três conjuntos de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.

 

CURSO DE DOUTORADO: O Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação – tem a duração limitada a quarenta e oito (48) meses. O primeiro ano (quatro trimestres) destina-se ao cumprimento da carga horária total em disciplinas. Do segundo ao quarto ano destina-se à elaboração da tese, devendo realizar a qualificação do projeto de pesquisa até o final do segundo ano letivo, tendo concluído todas as disciplinas previstas no currículo do Curso para esse período, com desempenho mínimo satisfatório.  

O currículo do curso sustenta-se em um conjunto de disciplinas obrigatórias, que objetivam a formação de uma base epistemológica geral e o conhecimento dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em educação específicos de cada linha. Reforçam este currículo, um conjunto de disciplinas optativas que tratam das temáticas das Linhas de Pesquisa, articuladas em torno de problematizações sobre Aprendizagem, Tecnologias e Linguagem na Educação; Educação, Trabalho e Emancipação; Educação, Cultura e Produção de Sujeitos.

 

Número de Alunos

O curso de Mestrado oferece, anualmente, 20 vagas.

O curso de Doutorado oferece, anualmente, 10 vagas.

 

Disciplinas

- EDUCAÇÃO E FILOSOFIA 

EMENTA: Educação e Filosofia como experiência de linguagem e compreensão de mundo.  Fundamentos humanistas da educação moderna e crítica da metafísica. Princípios da complexidade e epistemologias do sul. Mudança paradigmática e implicações para as Ciências Humanas e para a pesquisa em educação.

 

- HISTÓRIA DAS IDEIAS E SABERES DA EDUCAÇÃO 

EMENTA: Sistemas e formas educacionais na modernidade, considerando a revolução copernicana, a instituição do método científico e o processo de secularização da cosmovisão de mundo. A produção do discurso pedagógico na modernidade e os aspectos relacionados ao Estado-nação, à cidadania e ao poder. A educação na pós-modernidade frente à emergência da interculturalidade no mundo contemporâneo.

 

- ESTADO, POLÍTICAS E EDUCAÇÃO 

EMENTA: Concepções de Estado, Educação e Políticas Educacionais. Estado, organismos internacionais, organizações privadas e suas relações com as políticas educacionais. Estado, políticas educacionais e suas relações com o capitalismo. Neoliberalismo, educação e cidadania. Escola, Políticas e justiça social.

 

- PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO – OFERTA ESPECIAL PARA  MINTER FAP/UNISC

EMENTA: Interlocuções teórico-metodológicas acerca de diferentes perspectivas epistemológicas na pesquisa em Educação.

 

- EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS HUMANAS 

EMENTA: As ciências humanas e a pesquisa em educação. O saber, o conhecimento e a ciência. Crise paradigmática, ética e suas ressonâncias na educação. Diferentes constituições do humano. A educação como prática educativa.

 

- PESQUISA E EDUCAÇÃO BÁSICA 

EMENTA: Tópicos específicos de pesquisa em educação. Formação continuada de professores. Relação universidade-comunidade-escola. Pesquisa e produção teórica e didática com agentes educacionais.

- PESQUISA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO 

EMENTA: Abordagens de pesquisa como invenção e aprendizagem. Repercussões do método e das políticas sobre o pensamento. Linguagem e suas dimensões. Articulações da pesquisa, artefatos e tecnologias na educação.

 

- EDUCAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUJEITOS

EMENTA: Relações entre educação e os processos de produção de sujeitos na modernidade. O descentramento do sujeito na pós-modernidade e o papel da educação e da cultura na produção de subjetividades, identidades e diferenças.

 

- PESQUISA EM EDUCAÇÃO, TRABALHO E EMANCIPAÇÃO 

EMENTA: Teoria e metodologia das pesquisas em trabalho, educação e emancipação. Problemas, conceitos, categorias fundamentais e abordagens metodológicas. Estado da arte das pesquisas em educação e trabalho no Brasil. A problemática da emancipação na pesquisa em educação.

 

O SENSÍVEL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 

EMENTA: Educação como ato ético-estético-afetivo. Pensamento simbólico e o sensível na pesquisa em educação.

 

EDUCAÇÃO E POÉTICA DA LINGUAGEM 

EMENTA: Educação como acontecimento “po(i)ético” de produção de linguagem. Imaginação como dimensão projetiva do agir do corpo em linguagem no mundo. Dimensão formativa da expressividade humana e a narrativa como existência inventiva.

 

EDUCAÇÃO: CORPO, VIVÊNCIA E ESPIRITUALIDADE

EMENTA: Estudos na educação, evidenciando corpo e vivência como elementos da aprendizagem. Espiritualidade vinculada aos modos de educação ética e estética.

 

EDUCAÇÃO E AUTOPOIESIS

EMENTA: O conceito de autopoiesis e suas implicações para a educação. Considerações sobre as novas tendências complexas da ciência como desdobramento do movimento cibernético. A bio-cibernética e a teoria da Biologia da Cognição e as questões de segunda ordem.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS, BIOPOLÍTICA E EDUCAÇÃO

EMENTA: A emergência do biopoder e da biopolítica no governo das populações. Biopolítica, vida nua e estado de exceção. Políticas públicas como estratégia de governo da vida. Políticas públicas e a pesquisa em educação.

 

PESQUISA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE

EMENTA: Estudo de produções de pesquisa na perspectiva dos estudos culturais em educação. A problemática do currículo e da formação docente na pesquisa em educação.

 

PESQUISA, EDUCAÇÃO E ESTUDOS CULTURAIS

Ementa:  A pesquisa na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Análise de artefatos culturais na pesquisa em Educação.

 

EDUCAÇÃO, MECANISMOS DISCIPLINARES E DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA: A ARTE DE GOVERNAR A PARTIR DA LIBERDADE

Ementa: Estudo do biopoder; características gerais dos mecanismos disciplinares e dispositivos de segurança; processos de normalização; o poder pastoral e a produção de formas específicas de individualização; análise dos modos de exercício do poder; governamentalidade.

 

TRABALHO DOCENTE, CLASSE E GÊNERO 

EMENTA: Dimensões de classe e de gênero na produção do trabalho docente. O problema do reconhecimento dos saberes da experiência dos trabalhadores da educação. Formas de enfrentamento à organização do trabalho e educação. Mundos hostis e relações bem ajustadas no trabalho docente.

 

CURRÍCULO REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO

Ementa: Contribuições teóricas críticas para as pesquisas sobre currículo e políticas educacionais. Implicações de políticas e práticas de regulação para a emancipação em currículos formais e não formais. Abordagens e perspectivas contemporâneas para análise de políticas públicas de currículo e de avaliação. 

 

EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E MEMÓRIA SOCIAL

Ementa: Emergência da memória como fenômeno social e enquanto objeto de estudo no campo da Educação e Ciências Humanas em geral.  Memória, pesquisa em Educação e diferentes abordagens teóricas e metodológicas. Memória e sociedade: a lembrança, o esquecimento e a rememoração. Documentos como representação da memória. Memória, instituições, relações de poder e emancipação.

 

ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS E (DES)COLONIALIDADE DO CONHECIMENTO

Ementa: A América Latina como um contínuo movimento de busca de alternativas ante as promessas não cumpridas da modernidade. A histórica colonialidade do conhecimento, do poder e do ser. As relações entre educação e emancipação, as experiências pedagógicas alternativas e suas respectivas epistemologias.

 

SEMINÁRIO AVANÇADO I (ATLE)

EMENTA: Tópicos de pesquisa em educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.

 

SEMINÁRIO AVANÇADO II (ECPS)

EMENTA: Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.

 

SEMINÁRIO AVANÇADO III (ETE)

Ementa: Tópicos específicos de educação de interesse investigativo da linha e do grupo de pesquisa, com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação.

 

SEMINARIO ESPECIAL: TEMAS DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN

Temas sobre investigación en educación. Temas y cuestiones actuales en educación. Enfoques en la investigación en educación. Epistemología, historia y sociología de la educación en la investigación.

 

SPECIAL SEMINAR – RESEARCH THEMES IN EDUCATION

Topics of research in Education. Current issues in Education and Post-Structuralism. Culture, Biopolitics and Spatialities in the Education field.

 

SEMINAIRE SPECIAL  THEMES DE RECHERCHE EN ÉDUCATION

Thèmes relatifs à la recherche en éducation. Sujets et problèmes actuels en matière d'éducation. Approches dans la recherche en éducation. Épistémologie, histoire, anthropologie et sociologie de l'éducation dans différentes recherches.

 

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO I (ATLE)

EMENTA: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos da aprendizagem, tecnologias e linguagem.

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO II

EMENTA: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em cultura e produção de sujeitos.

 

SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO III (ETE)

EMENTA: A pesquisa em educação com ênfase nos estudos em trabalho e emancipação.

- ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÃO

Orientações individuais. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa. Produção e defesa da dissertação de pesquisa em educação.

- ORIENTAÇÃO DE TESE

Orientações individuais. Elaboração e qualificação do projeto de pesquisa. Produção e defesa da tese de pesquisa em educação.

 

- PRODUÇÃO ACADÊMICA

Produção e publicação de artigo em periódico qualificado da área de educação. Elaboração e publicação de capítulo de livro ou trabalho completo em evento qualificado da área de educação.

 

 

DINÂMICA DO CURSO DE MESTRADO

Cada mestrando/a deverá cursar as três (3) disciplinas obrigatórias gerais e uma (1) disciplina obrigatória da linha de pesquisa de sua investigação, totalizando cento e oitenta (180) horas. As outras cento e oitenta (180) horas deverão ser cursadas em disciplinas optativas, conforme orientação, interesse e/ou necessidades de sua pesquisa. A carga horária mínima a ser cumprida nas disciplinas é de trezentos e sessenta (360) horas, sendo que cada mestrando/a cumprirá, também, noventa (90) horas em atividades de orientação, ao longo do curso, totalizando uma carga horária mínima de quatrocentas e cinquenta (450) horas. As disciplinas serão desenvolvidas nas sextas-feiras, nos turnos tarde e noite e, eventualmente, nas quintas-feiras à noite e sábados pela manhã.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Após ingresso no Mestrado, o aluno deverá demonstrar proficiência em uma das seguintes línguas: espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano – consistindo-se em pré-requisito para a defesa da dissertação.

 

DINÂMICA DO CURSO DE DOUTORADO 

Cada doutorando deverá cursar duas (2) disciplinas obrigatórias do doutorado e uma (1) disciplina obrigatória da linha de pesquisa de sua investigação, totalizando cento e trinta e cinco (135) horas. As outras cento e oitenta (180) horas deverão ser cursados em disciplinas optativas do PPGEdu/UNISC ou de outros Programas reconhecidos pela CAPES, conforme orientação ou necessidades de sua pesquisa; sendo que destas, quinze (45) horas poderão ser integralizados como produção acadêmica. A carga horária mínima a ser cumprida nas disciplinas é de trezentos e quinze (315) horas, sendo que cada doutorando cumprirá, também, cento e sessenta e cinco (165) horas em atividades de orientação, ao longo do curso, totalizando uma carga horária mínima de quatrocentos e oitenta (480) horas. As disciplinas serão desenvolvidas nas sextas-feiras, nos turnos tarde e noite e, eventualmente, nas quintas-feiras à noite e sábados pela manhã.

PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Os alunos do Doutorado devem prestar proficiência em duas línguas estrangeiras, uma comprovada no ato da seleção e a outra a ser obtida até o final do primeiro ano de curso, em ambos os casos, conforme Resolução específica da UNISC.
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