Somente em 2022, o Serviço realizou 2.228 atendimentos à população
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou solenidade de repasse de recurso para o Serviço de Reabilitação Física (Srfis) da Unisc no último dia 27. O valor é de R$ 1,53 milhão, destinado pelo deputado federal Dionilso Marcon.
A atividade ocorreu na Clínica de Fisioterapia da Unisc. Teve a presença do deputado Marcon; do diretor-geral do Hospital Santa Cruz (HSC), Vilmar Thomé; do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst; da coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unisc, Angela Cristina Ferreira da Silva; além de outros convidados.
Fotos: Luciano de Pellegrini Maynart Pereira/Imprensa HSC
Saiba mais
O Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário da Unisc é mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Consiste em referência do Sistema Único de Saúde (SUS) para concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMs) da Região / Coordenadorias de Saúde dos Vales Rio Pardo e Jacuí, abrangendo uma população de aproximadamente 550 mil pessoas oriundas de 25 municípios.
É conveniado com o Ministério da Saúde para o processo de reabilitação física e com a Secretaria Estadual da Saúde para dispensação de órteses, próteses e materiais especiais, para pessoas com deficiências, mobilidade e funcionalidade reduzida. Realiza, ainda, serviços de triagem, atendimentos clínicos e tratamento de feridas.
Atua em dois eixos principais: assistência à saúde de pessoas com deficiência física, mobilidade e funcionalidade reduzidas e seus respectivos familiares/cuidadores; e a formação de estudantes dos cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia, serviço social da Unisc e aos que demandarem necessidade ou interesse de atuarem junto a equipe constituída.
No ano de 2022 realizou 2.228 atendimentos à população.