Criada em 5 de maio de 2010, a Unisc Montenegro completa 10 anos de atividades, marcadas inicialmente por cursos de extensão e de pós-graduação. Os primeiros cursos de Graduação iniciaram em 2012, sendo Administração, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Em 2014, teve início o curso de Educação Física - Licenciatura, foi concluída a parte nova do prédio, com mais nove salas e um laboratório de informática, e o Centro de Convivência, que conta com uma lancheria e um serviço de reprografias.
No ano de 2017 foi implantado o curso Técnico de Enfermagem e, em 2018, iniciaram as primeiras turmas dos cursos de Psicologia e de Direito. Em 2019 começaram a ser ofertados 12 cursos EaD, bem como de Engenharia de Produção semipresencial.
A coordenadora Administrativa, Caroline Kothe, ressalta que a Unisc é bem atuante na comunidade, integrando os conselhos da Criança e Adolescente, Antidrogas, de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil, além do Comitê de Enfrentamento do Aedes Aegypti, Comitê Caí, Corede Vale do Caí, Núcleo das Mulheres Empreendedoras, Núcleo de Desenvolvimento Humano, Diretoria da ACI, entre outros. “A Unisc Montenegro representa a transformação e o desenvolvimento da região através do ensino, da pesquisa e da extensão. Comprometida com a qualidade do seu ensino, forma profissionais com competências para o futuro”, destacou.
Quanto à extensão, são desenvolvidos cursos de capacitação para a comunidade com a empresa Inova e os projetos: Extensão Produtiva e Inovação; O Uso e a apropriação de tecnologias de informação e comunicação pela agricultura familiar do Vale do Caí; Enfrentamento da violência doméstica e familiar: direitos e garantias legais da mulher agredida; Quem é meu Pai?; Tele Maria da Penha (durante a quarentena); e Programa Inserção Comunitária.
Em termos de futuro, o vice-reitor, Rafael Frederico Henn, ressalta que a Unisc continuará presente no município de Montenegro, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão. “Ao longo de sua história, a Instituição sempre procurou alicerçar suas bases na qualidade do ensino e na forte interação com a comunidade, onde atuamos e continuaremos focando nesses princípios institucionais”, ressaltou. Em Montenegro, a Unisc já formou 243 profissionais em nível de graduação, em várias áreas do conhecimento. “Esse dado muito nos orgulha e reforça o nosso compromisso com essa comunidade”, acrescentou.