AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A docente apresentou o trabalho "Ações sobre saúde mental infantil em escolas: reflexões necessárias"

De 31 de julho a 3 de agosto ocorreu o 16ª Congresso Internacional da Rede Unida. Realizado em Santa Maria, com o tema central “As mil e uma saúdes dos territórios: cuidados, bem viver, liberdade e democracia como atributos éticos da educação e do trabalho no SUS”, teve entrega de menção honrosa à professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Leticia Lorenzoni Lasta. A docente apresentou o trabalho "Ações sobre saúde mental infantil em escolas: reflexões necessárias".   

O projeto de pesquisa, coordenado pela professora, tem como objetivo geral analisar as práticas e processos de cuidados com a saúde mental infantil em escolas da rede municipal de Santa Cruz do Sul e de Teresina, no Piauí, e propor ações coletivas de intervenção. O grupo de trabalho do projeto é composto pelas pesquisadoras Suzane Beatriz Frantz Krug, Edna Linhares Garcia e Euna Nayara Cordeiro da Costa e conta com a colaboração das bolsistas de Iniciação Científica Jaqueline Carvalho do Couto, Cecília Dellameia Betim dos Santos, Ana Paula dos Santos Rocha.  

O propósito do trabalho apresentado no evento é refletir sobre as ações desenvolvidas junto aos professores e gestores das escolas estudadas, de modo a reconhecer a educação em saúde como ferramenta de formação para promoção da saúde mental. Esta reflexão toma como pano de fundo dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas, sendo eles Saúde/Bem-Estar e Educação de Qualidade e ampara-se em autores/autoras pós-críticos. 

A Rede Unida, com o objetivo de incentivar a disseminação de conhecimentos e reconhecer a produção acadêmica de qualidade e práticas profissionais inovadoras, instituiu a Premiação do 16º Congresso Internacional da Rede Unida. O trabalho de Leticia, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS) e ao Mestrado Profissional em Psicologia da Unisc, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), recebeu o Prêmio David Capistrano - criado para premiar experiências e trabalhos sobre a gestão e cuidado no SUS. 

Saiba mais

A Associação Rede Unida é uma entidade internacional, sediada no Brasil, que se estrutura por uma Coordenação Internacional, Coordenações Regionais no Brasil, Núcleos Internacionais nos quais mantém relações de cooperação e Fóruns Temáticos, sendo o de Residências em Saúde; dos Direitos Humanos, da Diversidade e da Equidade de Raça e Gênero; Fazer-SUS; Internacional da Rede Unida; e Fórum Povos.

A Rede Unida articula projetos, instituições e pessoas interessadas na construção coletiva de sistemas de saúde públicos, de acordo com os princípios da universalização, equidade, participação social, respeito à diferença, preservação da natureza, e defesa da democracia. A atuação da Rede Unida, nesse sentido, parte do pressuposto de que essa construção passa, necessariamente, por novas formas de pensar e organizar a formação dos profissionais da saúde, experiências nas redes de cuidado, o protagonismo dos movimentos sociais e participação na defesa da vida sob todas as formas. 

 Grupo de pesquisa que realizou o projeto Divulgação

Grupo de Pesquisa que realizou o projeto

MENU PRINCIPAL