Adeptos das caminhadas de várias cidades do Estado são aguardados para o 1º Encontro Regional de Caminhantes na Natureza, dias 22 e 23 de novembro, em Sobradinho. O evento terá início na sexta-feira (22), com palestra a cargo de Izabel Zimmer, de Santa Cruz do Sul, que contará a sua experiência no mítico Caminho de Santiago de Compostela, Espanha.
No sábado (23), ocorrem as caminhadas. O ponto de partida e de chegada será o Balneário Curva do Rio, em Linha Carijinho. O primeiro circuito terá cinco quilômetros e saída às 09h30. O segundo, com 13 quilômetros, começa às 13h30. Os trajetos incluem estradas e trilhas em meio à natureza e contarão com pontos de apoio para descanso e reabastecimento de água. O público pode optar em fazer apenas um ou os dois trechos. No entardecer de sábado, os caminhantes poderão participar de um luau com música ao vivo, relatos de experiências de caminhadas e cerveja artesanal. O balneário oferece cabanas, área de camping e piscinas pagas separadamente. Haverá café da manhã, almoço e produtos da agricultura familiar disponíveis no local, por adesão.
Como participar
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.sobradinho.caminhadas.info. Os primeiros 100 inscritos presentes ganharão uma camiseta do evento. Como as inscrições são feitas numa plataforma nacional, são esperados participantes até de outros estados. A iniciativa é da Emater/Ascar-RS, em parceria com o grupo Caminhos do Campo e conta com o apoio da prefeitura de Sobradinho e patrocinadores. Para a palestra, não é necessário fazer inscrição, apenas levar um quilo de alimento não perecível. O mesmo é solicitado para a caminhada. Os produtos serão doados para projetos sociais. Outras informações podem ser pelos fones (51) 3742-1804 e 3742-1086.
Turismo Rural
O 1º encontro Regional de Caminhantes na Natureza de Sobradinho consolida uma iniciativa que une atividade física, cultura e turismo rural. Em pouco mais de um ano, já foram realizadas nove edições das caminhadas em Sobradinho, e agora o objetivo é difundir a ideia e envolver cada vez mais pessoas. De acordo com o gerente adjunto da Emater/Ascar-RS, Carlos Correa da Rosa, a intenção é valorizar o meio rural o turismo e a venda de produtos da agricultura familiar, por meio do café que é oferecido no final das caminhadas. Além disso, os caminhantes entram em contato com a natureza e conhecem um pouco da cultura das localidades visitadas. Em breve, o projeto será oferecido para municípios vizinhos.