AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Iniciativa nasceu na Unisc, financiado pelo Fundo Positivo, com apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia (PPGPsi)

Nesta quarta-feira, 14, ocorre a sessão de cinema com o filme Divinas Divas. A proposta é uma iniciativa do Projeto Orgulhovidade: Viver com Orgulho para Longevidade, um projeto que nasceu na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), financiado pelo Fundo Positivo, com apoio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Psicologia (PPGPsi). A exibição será às 18h30, no  Barbudas Bar, na Borges de Medeiros, 773. Após o filme, apresentação da DJ Hanna Harley e show da drag Anthrax.

O projeto foi pensado especialmente para pessoas LGBTQIAPN+ com mais de 40 anos, que muitas vezes são esquecidas até mesmo dentro da própria comunidade. A iniciativa busca promover não só saúde no sentido físico, mas também o bem-estar emocional que envolve ações sociais e culturais. “Falamos de afetos, pertencimento, convivência, trabalho e memória. Queremos valorizar quem resistiu até aqui — e garantir que sigam vivendo com dignidade. Quando falamos de longevidade na população LGBTQIAPN+, estamos falando também de resistência. Dados apontam que pessoas da comunidade enfrentam maior risco de vulnerabilidade social, exclusão familiar, dificuldades de acesso à saúde e ao mercado de trabalho. Isso impacta diretamente na expectativa de vida, que é, em média, significativamente menor do que a da população cis-heteronormativa”, falam os coordenadores do Projeto, professores Eduardo Saraiva e Silvia Virgínia Coutinho Areosa, e psicóloga, Suélen Ferreira.

Além disso, eles destacam que o envelhecimento LGBTQIAPN+ é marcado por desafios como solidão, estigmas e invisibilidade. “Muitos envelhecem sozinhos, sem rede de apoio, e com traumas acumulados por uma vida de preconceito e violências. Então o Projeto nasce justamente para questionar e olhar para esse ciclo, promovendo um espaço seguro, de acolhimento, escuta e protagonismo. A sessão de cinema vai ser uma noite para celebrar memórias, vivências e muita força coletiva! Esse é só o começo. Outros projetos estão em desenvolvimento, e em breve vamos compartilhar mais ações. O objetivo é construir uma rede de apoio, visibilidade e cuidado entre pessoas LGBTQIAPN+ mais velhas”, completam.

O filme

Divinas Divas é um filme brasileiro de 2016, do gênero documentário, dirigido por Leandra Leal. O filme mostra a trajetória artística de oito artistas lendárias e pioneiras travestis - Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios - desde a década de 1960. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.

 Esta ação faz parte da seguinte ODS:      

selo 10 

MENU PRINCIPAL