Na próxima semana, dia 19 de novembro, a equipe do Projeto Vivências de Imersão Comunitária (Vicom) 2016 fará uma nova visita precursora à comunidade de Fortaleza, interior do município de Montenegro. Durante todo o dia, estudantes, professores e técnicos da Unisc buscarão mais informações e integração com a população residente na localidade. O objetivo, como em outros contatos e atividades diversas que estão ocorrendo semanalmente, é a preparação do grupo para a imersão de 10 dias seguidos, a partir de 12 de dezembro, totalizando 16 pessoas em campo.
Em sua segunda edição, o Vicom, projeto de extensão vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) da Unisc, oferece oportunidades de convívio e de colaborações em comunidades da área de abrangência dos campi da Unisc. Aberto a estudantes de todos os cursos de graduação, o foco das atividades é a população de regiões baseadas na economia rural, expandindo a ação extensionista da Universidade para além do meio urbano.
Inspirado em iniciativas como o Projeto Rondon, Universidade Solidária e Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), o Vicom é uma criação coletiva de alunos, docentes e técnicos da Unisc, sendo inédito entre as universidades comunitárias brasileiras. Integra o projeto a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), contando com o apoio de diversas entidades, como prefeituras municipais e a Emater/RS.
Mais detalhes sobre o Vicom podem ser obtidos junto ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), sala 2710, bloco 27 da Unisc de Santa Cruz do Sul; pelo telefone (51) 3771-7320; pelo e-mail nac@unisc.br; ou na página https://www.facebook.com/vicomunisc.
*Publicado por Felipe Nopes