Um projeto inovador, vinculado ao TecnoUnisc, foi aprovado no Programa TechFuturo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A proposta foi enviada pela startup SUL-MIP Agentes Biológicos, que está incubada na Unisc. O projeto, intitulado Implantação de uma unidade piloto destinada à produção de um novo bioinsumo para a agroindústria, tem como objetivo fortalecer uma vespa parasitoide para desenvolver o controle biológico de insetos pragas em agroindústrias de grãos e produtos armazenados.
O foco principal da iniciativa é atuar em empresas fumageiras do Rio Grande do Sul, que carecem de produtos biológicos no mercado e perdem um grande valor financeiro por causa das pragas na pós-colheita. Com a parceria firmada entre SUL-MIP, Unisc e as empresas fumageiras JTI e CTA, através da iniciativa, será possível promover novas tecnologias sustentáveis de manejo das pragas do tabaco.
O edital da Fapergs busca identificar oportunidades de projetos de inovação e contemplar tecnologias portadoras de futuro para conectar academia, empresas e startups. O projeto em questão vai ser desenvolvido na Unisc, em parceria com o Laboratório de Entomologia e terá duração total de 18 meses.