O Núcleo de Apoio ao Professor (NAP) realizou no dia 31 de julho a primeira atividade do segundo semestre de 2017 do Programa Pedagogia Universitária. Ao todo, 57 professores participaram das atividades que iniciaram pela manhã com o tradicional encontro de ingressantes, quando os recém-contratados foram recepcionados pela equipe do NAP e da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e receberam informações e orientações. No turno da tarde, a atividade foi compartilhada com os demais professores. O painel Diversificadas metodologias de ensino-aprendizagem: relatos de experiência, foi coordenado pela professora Helga Haas e pela assessora Joice Lanzarini, tendo a participação de professores de quatro departamentos que aceitaram o convite para compartilhar suas práticas pedagógicas exitosas.
Em seus relatos, os professores Rudimar Serpa de Abreu, do Departamento de Educação, explicou como minimizou as críticas às aulas 100% EaD a partir do momento que adotou a sala virtual como uma extensão da sala presencial; Tânia Cristina Malezan Fleig e Lisiane Lisboa Carvalho, do Departamento de Educação Física e Saúde, falaram sobre a experiência de processo avaliativo nos Estágios de Saúde Coletiva através da Sala Virtual EaD Unisc; Glaucia Cabral Moraes, do Departamento de Matemática, apresentou o relato Matemática Fundamental: uma experiência com o Método 300, aplicado em uma de suas turmas; e Mirela Jeffman dos Santos, do Departamento de Ciências Administrativas, disse que modificou sua maneira de ministrar aulas e adotou uma proposta de metodologia ativa apoiada pela Sala Virtual EaD Unisc.
O NAP é em um espaço de acolhimento, orientação e formação de professores, composto por uma equipe multiprofissional, vinculado à coordenação pedagógica da Prograd, tendo como objetivo prestar assessoria pedagógica aos professores, aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e aos colegiados de cursos e de departamentos, além da formação de professores nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão e gestão.
*Publicado por Josemar Santos