No dia 28 de outubro, a coordenação do curso de Educação Física da Unisc, representada pelas professoras Miriam Beatris Reckziegel e Sâmara Bittencourt Berger, participaram do Lançamento do Manifesto de promoção da atividade física pós Covid-19: urgência de uma chamada para a ação!. Na ocasião, foi realizado um webinar com mais de 620 profissionais de mais de 260 instituições de diferentes estados do Brasil, da América Latina e de outras regiões do mundo, como Europa, Ásia e Oriente Médio.
No evento, os membros do Comitê Editorial apresentaram o documento elaborado com a colaboração de representantes de importantes instituições internacionais, como a OMS, PAHO, ACSM, ISPAH, ICSSPE e de várias lideranças Latino Americanas, assim como de diversas partes do mundo. Instituições governamentais, não governamentais, Iniciativa privada e demais instituições da sociedade civil organizada já subscreveram o Manifesto, com ênfase para a chamada urgente para a ação que descreve as 12 ações propostas para os diferentes setores da sociedade.
O objetivo é sensibilizar e mobilizar pessoas, grupos sociais e governos para a promoção de uma vida mais ativa, considerando seus benefícios sociais e para a saúde em geral. O documento, baseado em evidências científicas, destaca a educação, valoriza a cultura local/regional e propõe a redução de desigualdades de acesso aos bens públicos, como um caminho para uma vida mais ativa e saudável em comunidades mais solidárias, destacando-se a importância da atividade física em relação à Covid-19.
O documento se propõe a ser uma grande convocação a todos os cidadãos, como um amplo movimento em favor de uma vida mais ativa e saudável, para que se possa estar melhor preparado para a atual e futuras pandemias com características similares, ampliando-se os limites da solidariedade.