Que habilidades precisamos para empreender e mudar a realidade que está ao nosso redor? Gestores, produtores e profissionais estão cada dia mais em busca desta resposta. O cursoInovação em Projetos 2.0 propõe um amplo diálogo teórico e prático sobre inovação a partir da inteligência sociocriativa, uma linguagem de padrões e princípios para pensar e praticar em empreendimentos pessoais e coletivos, projetos e organizações. A atividade ocorrerá de 29 de setembro a 1º de outubro, no Espaço Camarim, em Santa Cruz do Sul. A promoção é do Prêmio Empreendedor Cultural, realizado pela Cida Cultural e patrocinado pela AES Sul.
O curso será ministrado por André Martinez e propõe ajudar empreendedores e gestores a descobrirem e a desenvolverem habilidades para que possam inovar de uma forma mais viva e humana, transformando-se internamente para modificar a realidade exterior. Serão trabalhadas cinco habilidades para inovar de maneira sociocriativa: Observar e distinguir, Ouvir e compreender, Inspirar-se, inspirar, Criar sinergia e Manter-se bem vivo. Para se inscrever, basta acessar o site http://www.eventick.com.br/inovacao-em-projetos-20. Será cobrado um valor simbólico de R$ 60,00.
A inteligência sociocriativa busca um tipo de empreendedorismo mais harmônico e humano, apoiado em capacidade de escuta e de observação, atento aos princípios de organização dos projetos e com sensibilidade para os processos vivos cocriativos. É uma metodologia colaborativa em construção com e para artistas, pessoas criativas, realizadores culturais, organizações sociais, fundações e institutos empresariais, coletivos, pontos de cultura, startups, negócios criativos, entre outros agentes que trabalham na conexão cultura e inovação. Mais informações podem ser obtidas emhttp://empreendedorcultural.com.br/curso.
O curso conta com o apoio local da Unisc, por meio do Núcleo de Arte e Cultura; do Espaço Camarim; do Restaurante Comabem; da Casa de Chá e Padaria Pritsch; do Hotel Charrua; e da Vértice Assessoria Criativa.
Sobre o ministrante
André Martinez é pesquisador independente, consultor, curador, filmmaker, professor, conferencista e diretor da Aprax Inovação Viva. Atuando há mais de 20 anos na economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento de modelos de gestão para lidar com as transversalidades da cultura no contexto brasileiro. Consultor de empresas e fundações que estão entre as de maior influência no país, atualmente dedica-se, principalmente, ao estudo, ao design e à ativação de estratégias e arranjos que buscam inovação social de forma sustentável e a partir de fluxos e processos criativos. Coautor do Guia do Empreendedor Sociocultural e autor do livro Democracia Audiovisual, dirigiu a Fundação Cinema RS e foi coordenador de cultura do Sesc RS e membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.
Sobre o prêmio
O Prêmio Empreendedor Cultural busca estimular produtores que fazem a diferença em suas comunidades, oferecendo formação, recursos financeiros e acompanhamento técnico. Na terceira edição serão destinados R$ 200 mil para projetos culturais de quaisquer segmentos ou linguagens artísticas. Os finalistas participarão de uma Residência Sociocriativa, onde poderão intercambiar conhecimento para aperfeiçoar seus empreendimentos antes da escolha final dos premiados. Os projetos deverão ser realizados por produtores de qualquer um dos 118 municípios da área de abrangência da AES Sul. As inscrições serão feitas pelo site www.empreendedorcultural.com.br, até o dia 21 de outubro. Para participar é preciso ser produtor pessoa jurídica com fins lucrativos, habilitado no Sistema Pró-Cultura RS e estar sediado na área de abrangência do prêmio. O projeto não precisa estar inscrito na LIC RS.
*Na foto: André Martinez
*Publicado por Felipe Nopes