AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Divulgação Unisc

 

Em abril, o projeto Inova+Vales: desenvolvendo o ecossistema regional de inovação iniciou a construção de uma plataforma digital online, desenvolvida para conectar diferentes atores e segmentos na cadeia de plantas bioativas. A plataforma, que conta com o auxílio e apoio de parceiros estratégicos em todos os estágios do negócio, foi desenvolvida a partir da aplicação do Método Design Sprint, um processo de criação onde uma equipe especializada se reuniu em uma imersão de cinco dias para desenvolver a ideia, buscando soluções tecnológicas e aplicando testes diversos. A construção teve a facilitação do diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Kirst, que conduziu as etapas do trabalho utilizando ferramentas de design thinking e co-criação.

Segundo a Coordenadora do projeto Inova+Vales e coordenadora do curso de Farmácia e também de Estética e Cosmética da Unisc, Chana de Medeiros da Silva, a plataforma digital é uma ferramenta que, por meio de estratégia inteligente, busca conexões entre o campo e a indústria para fomentar negócios em cadeias existentes. “Prospecta a construção e o fortalecimento de novas cadeias adjacentes do segmento de Plantas Bioativas”. A criação e a implantação da plataforma digital serão realizadas durante o ano de 2022, com previsão de lançamento para 2023.

 

Objetivos da Plataforma:

- Fortalecer a cadeia de plantas bioativas;

- Conectar o campo com a indústria;

- Conectar os atores da cadeia de plantas bioativas para realizar novos negócios;

- Fomentar o mercado e o negócio das plantas bioativas.

 

Saiba mais 

O Inova+Vales é um projeto desenvolvido com representação da quádrupla hélice e apoio do Governo do Estado e que possui a Unisc como instituição proponente. A estratégia prevê ações de especialização em biotecnologia e automação nos setores agroalimentar, saúde e serviços e tem a intenção de abrir novas oportunidades para cadeias produtivas ligadas ao setor e buscar o desenvolvimento sustentável até 2030.

Para isso, busca implementar projetos estratégicos definidos a partir das discussões no chamado Ecossistema Regional de Inovação. A iniciativa foi contemplada com recursos dentro do programa INOVA RS, que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental. 

Divulgação Unisc

MENU PRINCIPAL