Atividade fez parte do “XII Fórum de Discussão sobre Drogas: Traçando Caminhos pela Educação em Saúde”
Após duas edições de forma online, por causa da pandemia de Covid-19, o “XII Fórum de Discussão sobre Drogas: Traçando Caminhos pela Educação em Saúde” retornou ao campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no dia 18 de novembro. O evento foi organizado pelo Grupo da Pesquisa sobre Álcool e Drogas (GRUPAD), em parceria com o Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) e o Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Psicologia (PPGPSI). O Fórum de discussão sobre drogas, que é uma ação conjunta entre os dois programas, teve as atividades articuladas aos eventos Interdisciplinaridade na Promoção da Saúde: IX Seminário Científico do PPGPS, III Encontro Interdisciplinar Internacional em Promoção da Saúde e Encontro de Saúde, Envelhecimento e Trabalho.
O Fórum é reconhecido como um momento de extensão da universidade para as comunidades, trazendo escolas da região para integrarem uma grande gincana sobre prevenção do abuso de drogas, educação em saúde e cidadania. Participaram desta 12ª edição cerca de 130 adolescentes e 20 professores de sete escolas públicas de três municípios da região, sendo eles Santa Cruz do Sul, Boqueirão do Leão e Gramado Xavier.
Durante todo o dia aconteceram, de modo simultâneo, oficinas de dança e palestras para os professores e comunidade escolar; já os estudantes integraram a gincana, que teve como objetivo multiplicar os conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), serviços de assistência social, direitos e deveres dos cidadão e sobre prevenção do abuso de drogas na adolescência.
A programação teve seu início às 7h30min, com credenciamento e café da manhã de abertura. Dentre as tarefas realizadas no turno da manhã para os adolescentes, foram articuladas atividades lúdicas que exploravam o campus da universidade, como o “Enigma” e o “Mapa da Rede”, em que os participantes saíram explorando os blocos da universidade buscando por pistas e informações para compor as tarefas.
Ainda, os adolescentes realizaram a confecção de um fanzine sobre o tema da drogadição e tiveram a oportunidade de jogar o “Caminhos do SUS”, uma tecnologia social criada pelo GRUPAD em 2020, com o intuito de promover o conhecimento das redes de saúde e amparo social do município. Dessa forma, foram atividades que suscitaram interação entre diferentes escolas, articulando o compartilhamento de saberes.
No período da tarde foi realizado um quiz com os alunos, o qual era composto por 10 questões que abordavam os assuntos discutidos durante as outras tarefas. Todas as atividades acumulavam pontos para as equipes de alunos. As atividades foram finalizadas por volta das 15h30min, com a premiação dos quatro primeiros lugares e distribuição de KITs e brinquedos para todos os participantes.
Ainda, durante o evento foram entregues 200 jogos “Caminhos do SUS” para o Programa Saúde na Escola, por meio da representante Denise Henriqson, e para a secretária municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul, Daniela Dumke. Os jogos foram desenvolvidos e produzidos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).
O evento foi coordenado pela professora Edna Linhares Garcia, em parceria com a professora Jane Dagmar Pollo Renner (coordenadora do PPGPS/UNISC) e com a professora Silvia Virgínia Coutinho Areosa (coordenadora do PPGPSI). Os principais patrocinadores foram a Xalingo, Afubra, Unisc e Sicredi, com a disponibilização de brindes e jogos. Como integrantes do GRUPAD e colaboradores: Letiane de Souza Machado (doutoranda PPGPS), Carolina da Silva Pedroso (mestranda PPGPS), Stéfanni Vargas Silveira (Psicóloga) e as acadêmicas de psicologia Maria Eduarda Rockenbach Dullius, Gabriela da Silva Oliveira, Laura Silva Geller, Gabriella Soares Hopp, Eduarda Gerlach Priebe, Kayla Niandra da Silva, Camyla Piel, Jodéli Fabiana Dreissig e Isabella Royer Perini.