O atual panorama migratório no Brasil e no mundo e a questão dos direitos humanos nos países que recebem migrantes serão os temas abordados no 3º Encontro de Gênero, Migrações Internacionais e Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) – Mestrado e Doutorado, da Unisc. O evento ocorrerá no dia 27 de junho, às 14h, na sala 5328, bloco 53 do campus-sede.
Conforme os organizadores, o fluxo de pessoas vindas de países mais pobres é visto como um problema e muitos migrantes continuam sendo barrados nos processos migratórios. Além disso, também é um complicador no tema dos direitos humanos os deslocamentos de migrantes que integram minorias, como mulheres e LGBTQ+. Em razão disso, a atividade irá abordar a nova Lei de Migrações Brasileiras, o direito ao refúgio no Brasil e os principais fluxos migratórios para o país.
Na edição deste ano do encontro, como nas anteriores, os participantes ganharão certificado mediante a doação de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão destinados a um grupo de imigrantes haitianos que vivem em Arroio do Meio (RS). Também estará disponível um ponto de coleta na secretaria do PPGD, na sala 5326, bloco 53, de 12 de junho a 4 de julho.
O evento é aberto à comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de junho pelo e-mail oficinamigracoes@gmail.com, informando nome completo e instituição. A promoção é do Grupo de Pesquisas Direito, Cidadania & Políticas Públicas, coordenado pela professora Marli Moraes da Costa e ligado ao PPGD da Unisc.
Programação:
14h – Abertura oficial
14h15 – Mesa-redonda com a professora Giuliana Redin. Tema: Direito humano de migrar: desafios para a construção de uma política nacional para migrantes e refugiados.
15h15 – Mesa-redonda com a professora Cristiane Feldmann Dutra. Tema: Migrações internacionais: oportunidades e obstáculos.
- Mediadora: professora Marli Moraes da Costa
- Debatedora: doutoranda Simone Andrea Schwinn
17h – Encerramento e entrega dos certificados
*Publicado por Felipe Nopes