“A Falta que Me Traz” tem como diretores Laura Zimmer Helfer e Luís Alexandre

O 52º Festival de Cinema de Gramado encerra com boas notícias para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O curta-metragem “A Falta que Me Traz” foi o vencedor na VII Mostra de Filmes Universitários. A obra foi produzida por um grupo de estudantes do Curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade.

A trama conta a história de um casal que acaba se afastando enquanto busca maneiras de superar a perda de um filho, mas a distância acaba trazendo à tona uma obsessão que deveria ficar enterrada. O curta foi desenvolvido como projeto experimental do Curso pelos estudantes Laura Zimmer Helfer e Luís Alexandre, os diretores; Duda Zarp, direção de arte; Fernanda Zimmer, direção de som; e Arthur Chaves, assistente de direção.

“Passamos a graduação inteira sabendo que chegaria o momento de produção de um curta. Já tínhamos algumas ideias engatilhadas que poderiam virar um filme. E, principalmente, eu e o Luís, que dirigimos o filme, começamos a trabalhar nessa história a partir de uma ideia que o Luís teve. Eu desenvolvi o argumento e, em cima do meu argumento, o Luís desenvolveu o roteiro junto com toda a equipe. Foi uma ideia conjunta em que todos colocaram um pouquinho de si”, explica Laura.

Segundo ela, a produção do filme só foi possível por causa de financiamento coletivo. Agradece as pessoas que ajudaram no momento em que ele estava para ser produzido, e agora também, com o prêmio recebido em Gramado por meio do Júri Popular. “Só foi possível produzir o curta, porque as pessoas acreditaram em nós e ajudaram doando qualquer tipo de valor no financiamento coletivo. Nós não tínhamos uma verba para fazer, então foi muito esforço coletivo.”

Receber o prêmio, para ela e a equipe, mostra que estão indo para o lado certo. “Ficamos muito felizes em estarmos nesse festival que é tão renomado e as pessoas terem votado em nós, mostra que muitos gostaram do nosso trabalho, confiam em nós e estão nos apoiando. Queremos agradecer a toda equipe e a todas as pessoas que nos apoiaram desde o início”, completa.

WhatsApp Image 2024 08 19 at 09.21.30

Gui Mallman recebe o prêmio de melhor curta universitário, entregue por Sofia Ferreira, diretora do IECINE - Foto oficial: Edison Vara/Agência Pressphoto/Divulgação

WhatsApp Image 2024 08 19 at 09.21.49

Laura Zimmer Helfer e Luís Alexandre - Foto: Divulgação