AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Na manhã desta sexta-feira, dia 25 de novembro, o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, visitou a obra do Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), em Rincão Del Rey, juntamente com o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff; o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Adolfo Menezes; o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Heitor Petry; o engenheiro agrônomo e coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dorneles; a engenheira civil e proprietária da empresa responsável pela obra, Loreci Koch; e a presidente de honra do Corede, Marisa Christoff.

O encontro teve como objetivo o acompanhamento e a vistoria da obra que está em andamento. Também foi realizada a prestação de contas dos recursos disponíveis. Além disso, o grupo discutiu sobre as atividades que serão implantadas no CVT. Por fim, foi comunicado que a licitação para a compra dos equipamentos que serão destinados ao Centro Vocacional ocorrerá ainda neste ano.

A construção do CVT está sendo feita em um terreno adquirido pela Prefeitura de Rio Pardo, dentro do Parque da Expoagro Afubra. A obra iniciou em junho de 2016 e, segundo a engenheira Loreci, o término está previsto para sete meses. Os recursos para a implantação do CVT são oriundos de um projeto encaminhado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Centro beneficiará toda a comunidade do Vale do Rio Pardo, visto que o intuito é focar em ações que contribuirão para a diversificação da agricultura familiar na região. Além disso, estimulará iniciativas de extensão tecnológica, pesquisa aplicada e transferência de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável.

O prefeito Schwanke falou sobre a importância da implantação do CVT para a região. “O projeto vai de encontro com o que foi discutido pela Conferência das Partes (COP 7) este ano, que é justamente a questão da diversificação para os produtores de tabaco. A nossa região teve o protagonismo de unir todas as entidades interessadas no assunto, como a Unisc, o Corede/VRP, a Afubra e a Amvarp, que, juntas, construíram o projeto que foi encaminhado ao MCTI e que está saindo do chão”, ressaltou.

“Hoje já enxergamos este prédio com as paredes levantadas, mostrando que ali vai ser o coração tecnológico da diversificação do Vale do Rio Pardo. Todos nós ficamos muito felizes em ver a construção em andamento e esperamos que no ano que vem ela possa ser inaugurada”, afirmou o prefeito.

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL