AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos teóricos da canção e da perspectiva queer, associados às análises dos álbuns de estreia das três cancionistas

Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Elementos da estética queer na canção brasileira contemporânea” elaborado pela doutora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) pela Unisc, Ana Luiza Martins, com orientação do professor Rafael Eisinger Guimarães. “A ideia da pesquisa que desenvolvi na tese de doutorado surgiu quando, através de um amigo, conheci o livro Vozes Transcendentes, do jornalista, Lucas Ibumi Moreira, que reúne entrevistas com diversas cancionistas contemporâneas/os transgênero. Já conhecia artistas entrevistados, mas ainda não tinha percebido essa manifestação como um movimento musical, então decidi estudá-lo.”

A canção brasileira foi objeto de estudo de Ana Luiza, desde a graduação, em projetos de Iniciação Científica, e no estudo monográfico, quando enfocou canções de Rita Lee, Ângela Ro Ro e Fátima Guedes. “Na pesquisa que resultou em minha dissertação de mestrado abordei o cancioneiro de Adriana Calcanhotto. No doutorado, considerando o campo de estudos ao qual se dedica meu orientador, professor Rafael Guimarães, me debrucei sobre os estudos de gênero, mais especificamente à teoria queer, e enfoquei a obras das cancionistas Liniker, Majur e Linn da Quebrada”, diz Ana Luiza. Queer é o termo usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Para ela, pesquisar o assunto é importante por tratar também em âmbito acadêmico as manifestações artísticas que contestam a matriz cultural hegemônica eurocêntrica; pelo que representa a canção popular urbana na cultura brasileira e pela qualidade do que cantam essas vozes transcendentes. “A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudos teóricos da canção e da perspectiva queer, associados às análises dos álbuns de estreia das três cancionistas. Essas análises consideraram as canções como performances, o que significa dizer que foram abordados elementos linguísticos e musicais envolvidos na produção de sentidos.” 

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Letras. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

anasite

Ana Luiza Martins

 

MENU PRINCIPAL