AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Placa de divulgação do projeto de extensão foi colocada no local, no último dia 17

O Curso de Arquitetura de Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realiza, desde 2024, o diagnóstico de patologias do Solar do Almirante, em Rio Pardo, em parceria com a Associação dos Amigos do Solar do Almirante (AASA) e a Prefeitura Municipal. No último dia 17, foi colocada a placa de divulgação do projeto de extensão “Diagnóstico das Patologias do Solar do Almirante Alexandrino”.

Estavam presentes na colocação da placa a presidente e associadas da AASA, Patrícia Boeira da Fontoura, a arquiteta Vera Lúcia Schulze e Celina Barcellos Netto; os representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Renan Della Corte e Adriana dos Santos Moisés; e o professor Luiz Carlos Schneider e a acadêmica Mariana Kaufmann da Rosa, ambos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisc. A equipe técnica do projeto também conta com a participação do professor Marcus Friederich dos Santos, vinculado aos cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil. 

O projeto, iniciado em 2024, tem previsão de conclusão do trabalho no segundo semestre de 2025 quando será realizada a entrega de relatório técnico contendo o conjunto das patologias. Serão verificados diferentes tipos de patologias da edificação com indicação de substituição dos materiais.

Saiba mais

Situado à Rua Almirante Alexandrino, Centro de Rio Pardo/RS, o prédio conhecido como Solar do Almirante foi construído em 1790 por Mateus Simões Pires.

Hoje, trata-se do prédio mais antigo do Município, um dos poucos que se mantém em pé, preservando suas características originais. 

AASA Prefeitura UNISC

Placa

MENU PRINCIPAL