Ao longo de 50 anos, o curso de Pedagogia passou por denominações como: Habilitação: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, sendo as habilitações em Supervisão Escolar e em Orientação Educacional, a partir de 1990, transformadas em curso de especialização lato sensu; Habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e da Pré-Escola e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e das Séries Iniciais, em 1991; Licenciatura Plena em Pedagogia – Habilitação: Magistério para Deficientes Mentais no 1º Grau; em 1996, reestruturação para Licenciatura Plena e, mais tarde, também para Séries Iniciais do 1º Grau e Educação Infantil, em substituição à Pré-Escola; em 2000, Habilitação Magistério em Educação Especial – Deficiência Mental; em 2001, reconhecimento da Habilitação Magistério da Educação Infantil e alteração de designação para: a) Curso de Pedagogia/Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e b) Curso de Pedagogia/Educação Infantil e Curso de Pedagogia/Educação Especial.
Das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, em 2006, decorreu a reestruturação dos três cursos vigentes para Pedagogia – Licenciatura, vigorando a partir do Processo Seletivo 2007/1. Esse único curso propõe a formação para docência de crianças de 0 a 10 anos, abrangendo a educação infantil (0 a 3 anos e 4 e 5 anos) e anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos). Houve renovação de reconhecimento do curso em 2010 e em 2012. Nessa trajetória, em 1990, ocorreu a criação da revista Reflexão e Ação, pelo Departamento de Educação e, atualmente, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado.
Atualmente, o curso conta com 343 licenciandos nos regimes regular e especial e já diplomou 3.040 professores. No regime de férias, nas décadas de 1980 e 1990, o curso ocorria nas férias de inverno e de verão, uma vez que os estudantes já eram docentes. Em situação semelhante, além do regime regular, há atualmente, em curso, duas turmas financiadas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/Capes/MEC). Em 2016/1, iniciou a 5ª turma de Pedagogia e, em dezembro de 2017, a quarta turma se formará. O curso ocorre às sextas-feiras (noite) e aos sábados (manhã e tarde), durante os semestres regulares da Universidade, com algumas disciplinas em regime intensivo nas férias de inverno e de verão. Essa política pública (Parfor), também chamada de Plataforma Freire, significa, muitas vezes, a possibilidade única de formação de docentes em exercício nas escolas dos municípios, no caso da Unisc, em sua maioria, da região do Vale do Rio Pardo.
As ações do curso de Pedagogia procuram integrar os acadêmicos do regime regular e do Parfor, por meio de atividades conjuntas, especialmente às sextas-feiras à noite, como confraternização, palestras, painéis e saídas a campo, essas especialmente aos sábados.
Nesse semestre, no subprojeto Pedagogia, 42 acadêmicos na condição de bolsistas participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), outra política pública que tem, desde 2010, como objetivo principal, incentivar a formação de docentes em nível superior, através da inserção de licenciandos, no cotidiano de escolas da rede pública de educação. As formas de atuação nos educandários são: monitoria/docência, oficina de aprendizagem e gestão, com carga horária semanal de 12 horas, incluída a formação na Universidade. Já participaram do Pibid 121 estudantes de Pedagogia.
Na continuidade da formação acadêmica, destaca-se o PPGEdu, que completa 10 anos em 2017 e titulou, de egressos da Pedagogia, 15 em nível de mestrado. Atualmente, três são mestrandos e dois, doutorandos.
A comemoração dos 50 anos do curso de Pedagogia inicia, oficialmente, com as atividades da Semana Mundial do Brincar: crianças, brincadeiras e natureza, de 26 de maio a 1º de junho, programadas em conjunto com o D.A. da Pedagogia, com lançamento de camiseta alusiva e convite aos egressos do curso.
Atualmente, o curso de Pedagogia é coordenado pela professora Ieda de Camargo, com subcoordenação do professor Moacir Fernando Viegas. O chefe e o subchefe do Departamento de Educação são, respectivamente, os professores Felipe Gustsack e Rudimar Serpa de Abreu. Já o coordenador do PPGEdu é o professor Claudio José de Oliveira e a coordenadora adjunta, professora Sandra Regina Simonis Richter.
“No curso de Pedagogia - Licenciatura, a formação para atuação com crianças de 0 a 10 anos se constitui, ainda, em grande desafio para a Universidade, considerando-se que a concepção de educação infantil (0 a 5 anos) é relativamente recente na história da educação brasileira. Significa, também, grande responsabilidade em relação à sociedade, visto que, em nível institucional, na educação da infância lidamos com o que chamamos de "começos" na vida de cada criança. As diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil (2009) orientam que esse processo ocorra através dos eixos de interações e brincadeiras. Não menos desafiante é a formação para os anos iniciais, à medida que trata da escolarização propriamente dita do sujeito aluno, envolvendo o processo de alfabetização e as áreas do conhecimento, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Com a Constituição Federal, de 1988, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, a criança passa a ser sujeito de direitos e a educação infantil – primeira etapa da educação básica – exige da Pedagogia sua democratização no sentido de acolher, respeitar e garantir o direito das crianças à infância.” (Professora Ieda de Camargo, coordenadora do curso de Pedagogia)
“Comemorar os 50 anos do curso de Pedagogia da Unisc é motivo de muito orgulho e alegria. Nesse sentido, destaco a participação de todos professores, funcionários e acadêmicos que dele fizeram e fazem parte. Desde que cheguei aqui, em meados de 1998, tenho aprendido muito com todas essas pessoas, pois somos um grupo que pensa, trabalha e sabe ser feliz e produzir em equipe. Esse espirito de cooperação e coletividade faz parte de nossa tradição democrática, participativa e comunitária, que muito contribui para o pensamento pedagógico. É a ele, segundo penso, que devemos nossos melhores sucessos, como a formação de educadores para atuarem com crianças e jovens nas redes de Educação Básica dos mais diferentes municípios desta região e a criação e a manutenção do Núcleo de Educação Básica (NEB), da revista Reflexão e Ação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado. Neste último, os professores do Departamento de Educação – vinculados ao curso de Pedagogia – também formam, hoje, pesquisadores que produzem reflexões aprofundadas para a área da Educação, não apenas desta região, mas do país e do exterior, através de convênios e das políticas de internacionalização. Por estas, entre outras razões, estou orgulhoso e agradecido aos colegas de outros departamentos, cursos e setores da Unisc por sua participação direta e indireta na vida desse curso. Parabéns ao nosso curso de Pedagogia pela formação pedagógica de alta qualidade! Parabéns a todas as pessoas parceiras na construção desses nossos 50 anos de história!” (Professor Felipe Gustsack, chefe do Departamento de Educação)
“O curso de Pedagogia da Unisc, na minha vida, foi sinônimo de transformação. Um transformar da compreensão do significado de ser professora, que foi se constituindo no transcorrer de todo o curso. Isto porque o imaginário romantizado do ser professora foi sendo substituído pela compreensão crítica e comprometida da atuação no magistério, independentemente da idade dos estudantes que estejamos trabalhando. Tenho certeza que a minha formação em Pedagogia esteve muito associada às possibilidades de reflexão que o viver cotidianamente do curso me proporcionou, tanto através dos debates inerentes às disciplinas como na atuação junto à iniciação científica e à extensão. A associação do ensino, da pesquisa e da extensão foi fundamental na minha formação como pedagoga, pois permitiu a articulação entre a teoria e a prática, assim como possibilitou a experiência de perceber diferentes realidades e me desafiar a compreendê-las por meio da interação e da partilha das descobertas, bem como das dificuldades encontradas no transcorrer do processo de ensino e aprendizagem contextualizado. Foi nas vivências diárias do contato com diferentes mulheres, tanto colegas como professoras, que fui me constituindo enquanto mulher, percebendo as diferentes lutas, desafios e vitórias presentes nas diversas histórias que se aproximavam na busca pela formação superior em Pedagogia, a fim de, através do magistério, contribuir para um mundo melhor.” (Cristina Luisa Bencke Vergutz, ex-aluna de Pedagogia e doutoranda em Educação pela Unisc)
*Publicado por Felipe Nopes