Ao todo, foram 469 trabalhos aprovados, sendo que 18 foram premiados
Na tarde dessa quinta-feira, 23, ocorreu a cerimônia de entrega do Prêmio Honra ao Mérito da III Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizada de 24 a 28 de outubro de 2022. O evento destaca os melhores trabalhos de estudantes de cursos de graduação da Unisc, participantes da III Mostra, sendo agraciados de forma proporcional ao número de concorrentes em cada categoria, cinco trabalhos de Ensino, cinco de Extensão, cinco de Pesquisa e três trabalhos de Inovação.
Na III Mostra foram 469 trabalhos aprovados, concorrendo ao Prêmio Honra ao Mérito. Destes, 18 trabalhos receberam o Prêmio Honra ao Mérito. A premiação busca valorizar a formação de indivíduos solidários, livres e capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com as necessidades da sua comunidade. Visa divulgar e estimular a produção acadêmica dos estudantes e incentivar a participação dos alunos da Unisc em atividades de ensino, de extensão, de inovação e de pesquisa, e, com isso, reconhecer por meio da premiação os melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da Unisc.
Estiveram presentes na solenidade o reitora da Unisc, Rafael Frederico Henn; a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim; o pró-reitor Acadêmico, Rolf Fredi Molz; a diretora de Ensino, Giana Diesel Sebastiany; o diretor de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa; o diretor de Inovação e Empreendedorismo, Rafael Kirst; além de professores de diversos cursos da Unisc.
Trabalhos premiados da dimensão Ensino
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho premiado foi: “CONHECIMENTO DAS MÃES EM RELAÇÃO A REALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO TESTE DA LINGUINHA”, das acadêmicas Jennifer Scapini Paludo, Martina Fiegenbum Wingert, com orientação da professora Beatriz Baldo Marques.
Fotos: Marcelo Corrêa/Mac Fotografias
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho “LEVANTAMENTO DE AVIFAUNA EM REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL, RS, BRASIL”, da acadêmica Daiana Elisa Meurer, com orientação do professor Andreas Kohler.
Da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA REINVENÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNISC, dos acadêmicos Juliany Silva Leão, Erick Bastos Moraes, Melissa Lara Koppe, Camile Mueller, Paloma Goelzer Ritzel, Guilherme Sezra Ramos, com orientação do professor Sergio Celio Klamt.
Da área de Ciências Humanas, o trabalho “IDOSOS FRAGILIZADOS E POLIMEDICADOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA” realizado pelos acadêmicos Andressa Piva Vicente, Ana Beatriz Richter Härter, Bruno Bachmann de Quadros, Giuliana de Pelegrin, Paloma Caroline Helfer, com orientação do professor Dennis Baroni Cruz.
Da área de Ciência Sociais Aplicadas o trabalho “CANCELANDO O CANCELAMENTO: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO NAS ESTRATÉGIAS DE IMAGEM DE KAROL CONKÁ APÓS O BBB 21”, realizado pelo acadêmico Wesley Garces de Oliveira da Silveira, orientado pelo professor Willian Fernandes Araújo.
Trabalhos premiados da dimensão Extensão
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho “AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE ATIVIDADE FÍSICA POR CRIANÇAS ATENDIDAS NO AMBULATÓRIO VIDA LEVE NOS MESES DE MARÇO E JUNHO DE 2022”, das acadêmicas Nathália Lubers, Tais Brutcher, Eduarda Lima Brum Magalhaes, orientadas pelas professoras Isabel Pommerehn Vitiello, Bianca Ines Etges, Fabiana Assmann Poll e Marilia Dornelles Bastos.
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho “FEIRAS DE SAÚDE: ATUAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO NA COMUNIDADE”, das acadêmicas Djennifer Raquel da Rosa, Andreia Port Machado dos Santos, com orientação da professora Patrícia Oliveira Roveda.
Da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho premiado é A MATEMÁTICA PARA O ENEM”, do acadêmico Matheus Mello da Silva, orientado pelos professores Marcia Adriana de Oliveira e Hélio Afonso Etges.
Da área de Ciências Humanas, o trabalho premiado é “CONSTRUIR A AUTONOMIA-APRENDIZADO E ESCUTA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO ESCOLA INCLUSIVA”, da acadêmica Jodéli Fabiana Dreissig, orientada pelas professoras Carla Lavinia Pacheco da Rosa e Cleidi Lovatto Pires.
Da área de Ciências Sociais Aplicadas, o trabalho “EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA NO PROJETO “ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER: DIREITOS E GARANTIAS LEGAIS DA MULHER AGREDIDA”, da acadêmica Bruna Mariel Markmann, orientado pela professora Maira Meira Pinto.
Trabalhos premiados da dimensão Pesquisa
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho “INTERAÇÕES LONGITUDINAIS ENTRE ADIPOSIDADE E CONSUMO DE OXIGÊNIO DE PICO NA SAÚDE CARDIOMETABÓLICA DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA: UMA ABORDAGEM LINEAR MULTINÍVEL”, dos alunos João Francisco de Castro Silveira, Ana Paula Sehn, Letícia Borfe, orientados pela professora Cézane Priscila Reuter.
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho “FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES, ESTILO DE VIDA E CONDIÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS EM TRABALHADORES RURAIS: QUAL A RELAÇÃO COM ESTADO NUTRICIONAL?”, dos alunos Maiara Helena Rusch, Patrik Nepomuceno, Elias Augusto Schaefer, Daniela Cardoso Batista, orientados pelas professoras Miriam Beatriz Reckziegel e Hildegard Hedwig Pohl.
Da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias o trabalho premiado é “TANQUE SÉPTICO / FILTRO ANAERÓBICO DE FLUXO ASCENDENTE COMBINADO COM WETLAND CONSTRUÍDO DE FLUXO VERTICAL SATURADO”, realizado pelos alunos Gabriela Caroline Kroth, Igor Ricardo Conrad, orientados pelo professor Ênio Leandro Machado.
Da área de Ciências Humanas chamamos o trabalho “PARTICIPAÇÃO: CATEGORIA CHAVE NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE VALE DO SOL”, realizado pelas alunas Águeta Pozzebon, Eduarda Baumann, Luiza Schroeder da Silva, com orientação dos professores Cheron Zanini Moretti e Everton Luiz Simon.
Da área de Ciências Sociais Aplicadas, o trabalho premiado é “A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS”, realizado pelo aluno Davi Michels Ilha, com orientação da professora Caroline Muller Bitencourt.
Trabalhos premiados da dimensão Inovação
Da área de Ciências Biológicas e da Saúde, o trabalho premiado é “INTEGRAÇÃO, INTERNACIONALIDADE E SAÚDE PRISIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA” dos acadêmicos Isabela Frighetto e Victor Göettems Vendrusculo, orientados pelos professores Camilo Darsie de Souza e Lia Gonçalves Possuelo.
Da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho premiado é “PROPOSIÇÃO DE REQUISITOS BASEADOS NA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PARA A FERRAMENTA IDEIAWARE”, realizado pelos acadêmicos Natália Silva Machado, Caroline Oliveira, Yan Pablo Reckziegel Rodrigues, com orientação dos professores Kurt Werner Molz, Rejane Frozza, Liane Mahlmann Kipper.
Da área de Ciências Humanas, o trabalho premiado é “DESQUALIFICAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE MENTAL: RASTROS DA COVID-19” realizado pelas acadêmicas Kayla Niandra da Silva, Camyla Piel, Blanka Pereira Finoketti, Letiane de Souza Machado, com orientação dos professores Edna Linhares Garcia e Silvia Coutinho Areosa.