O acordo de cooperação foi firmado em 2021 e oportunizou cinco vagas para detentos da unidade prisional do município
Com uma nova oportunidade de ressocialização, um apenado do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul finalizou um curso de graduação, realizado na modalidade de educação a distância. Em cerimônia realizada na sexta-feira, 4, ele foi o primeiro a concluir o ensino superior com bolsa ofertada pelo governo do Estado, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O acordo de cooperação foi firmado em 2021 e oportunizou cinco vagas para detentos da unidade prisional do município.
Durante a formatura, o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, parabenizou o apenado pelo esforço e dedicação. “Nós, enquanto educadores, ouvimos dos alunos que eles saem da Universidade pessoas melhores. Então, se tu está melhor do que quando começou a estudar, nós educadores cumprimos o nosso papel. E eu tenho convicção, vendo nos teus olhos emocionados, que realmente tu estás melhor, tu é um exemplo! Temos que levar isso pro resto do Rio Grande do Sul, pois é nossa obrigação, enquanto sociedade, de olhar para todos.”
Já o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, André Kohl, enfatizou que o projeto é mais do que uma iniciativa educacional, é um marco na história da educação e da reintegração social. “Através da metodologia de educação a distância oferecemos a oportunidade para que apenados possam concluir seus estudos, ressignificando suas vidas e recuperando a sua dignidade. Este projeto é um ato de esperança e transformação. A Unisc é uma universidade comunitária e este conceito vai além da simples oferta da educação de qualidade, ela representa um compromisso profundo com a comunidade em que estamos inseridos. Este modelo de gestão permite que a universidade atue como um verdadeiro agente de transformação social, promovendo o desenvolvimento regional e oferecendo oportunidades a todos. Essa formatura hoje é um símbolo poderoso de resiliência e transformação.”
Presente na formatura, o secretário-adjunto de Sistemas Penal e Socioeducativo, Cesar Kurtz, destacou a importância de parcerias voltadas à educação no sistema prisional. “É, sem dúvida, um marco para nós da administração prisional, porque esse é o primeiro dos nossos estudantes que conclui o curso. Isso é motivo de orgulho para todos. Parabenizamos e agradecemos a Unisc, que foi uma instituição de ensino que abriu as portas e estendeu a mão, e o resultado estamos vendo aqui hoje. Desejo que sirva de exemplo e estímulo para que mais regiões busquem parcerias com instituições de ensino, fazendo com que se multipliquem experiências como a que tivemos aqui.”
A titular da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, Samantha Longo, salientou que o apoio interinstitucional ao longo desse período foi fundamental para o sucesso da ação. “Nós só conseguimos desempenhar esse projeto porque tivemos parceiros, como a universidade, os professores, os servidores que entendem que ofertar novas oportunidades para as pessoas privadas de liberdade não é só importante como é nosso papel. Além de termos tido ao nosso lado o Ministério Público e o Judiciário. Completamos o ciclo do sistema prisional, que vai desde a segurança até o final do tratamento penal. A partir desse momento, passamos a ter um projeto bem sucedido, que poderá ser usado em outras regiões.”
Planos para o futuro
Agora graduado em Gestão Comercial, Antônio* lembra que precisou passar por uma seleção dentro do sistema prisional. Produziu uma redação e ficou em segundo lugar, garantindo a bolsa. Escolheu Gestão Comercial por já ter trabalhado na área e é algo que gosta de fazer. Para o futuro, quando sair do sistema prisional no próximo ano, ele já tem planos de cursar uma pós-graduação. “Quero poder sempre aprimorar os meus conhecimentos. Estou muito feliz.”
*Nome fictício para preservar a identidade da pessoa privada de liberdade.
Saiba mais
As bolsas foram disponibilizadas para os cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O Presídio Regional de Santa Cruz do Sul possui uma sala de estudo equipada com computadores e acesso à internet, para que as pessoas privadas de liberdade, sob supervisão de servidores penitenciários, possam acompanhar as disciplinas dos cursos. A formalização desta parceria ocorreu por intermédio da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Polícia Penal.
Texto com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Formatura ocorreu na última sexta-feira - Fotos: Bruna Lovato/Unisc