Ação contou com doação de sangue no Hemocentro de Venâncio Aires
Em uma demonstração de compromisso social, estudantes do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram do Trote Solidário promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). A ação, realizada no dia 24 de abril no Banco de Sangue de Venâncio Aires, marcou o semestre com uma importante doação coletiva.
O Trote Solidário, uma iniciativa semestral, surgiu como uma alternativa humanitária aos tradicionais trotes universitários. Segundo a estudante Larissa Piardi, integrante do Núcleo Acadêmico Simers, "o Trote Solidário nasceu para romper o ciclo de trotes violentos que vinham ocorrendo. Nesta ação, realizamos doação de sangue, arrecadação de tampinhas e de alimentos em mercados, sendo esta última agendada para o dia 17 de maio." A ação solidária engajou toda a comunidade acadêmica, não se limitando aos calouros, e promoveu impacto significativo na formação social dos futuros médicos.
O objetivo do Trote Solidário é fomentar a empatia e a responsabilidade social entre os acadêmicos de Medicina, incentivando a realização de ações que efetivamente contribuam para o bem-estar da comunidade. No lugar de brincadeiras muitas vezes desprovidas de propósito, a campanha prioriza a solidariedade e o cuidado com o próximo.
A corrente de solidariedade se estende além dos estudantes de Medicina. Outros cursos e membros da comunidade acadêmica são convidados a colaborar com a iniciativa através da arrecadação contínua de tampinhas plásticas e alimentos não perecíveis. A edição 2025/1 do Trote Solidário na Unisc foi organizada pelas acadêmicas Larissa Piardi, Manuela Longhi, Nina Carniel, Gabriela Porto, Beatriz Moresco, Luiza Konzen, Juliana Gaspary e Laura Camargo.
A iniciativa reforça o compromisso do curso de Medicina da Unisc em formar profissionais que não sejam apenas tecnicamente competentes, mas também seres humanos engajados com as demandas das comunidades. O Trote Solidário se consolida como um exemplo inspirador de como o ambiente acadêmico pode ser um motor para ações positivas e práticas transformadoras.
Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato