A Unisc, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), realizou nesta terça-feira, 12 de maio, um encontro virtual com os alunos da Instituição que estão no exterior. Segundo explicou a coordenadora da AAII, Cristiana Mueller, o objetivo foi conversar com os intercambistas para trocar impressões sobre como está sendo esse momento de Covid-19 para cada um que está em outro país desenvolvendo estudos e pesquisas. “Estamos em contato constante com todos eles por e-mail e por um grupo de whatsapp. O isolamento social ainda permanece em todos os países, mas a Europa já está começando a flexibilizar alguns serviços e atividades. Estamos dando todo a apoio e reiteramos a eles que estamos disponíveis para auxiliá-los no momento do retorno ao Brasil, em questões logísticas e de adaptação”, salientou.
Durante o encontro, os alunos relataram suas vivências no contexto dos países onde estão (Portugal, Colômbia e Peru), compartilharam ações de suas universidades e autoridades locais, como aulas, atividades e provas on-line, bem como falaram da dificuldade para realizar atividades práticas. Além disso, reforçaram a importância de contar com o apoio da AAII neste momento bastante difícil para todos. “Eu estou admirando muito a Unisc por ter mantido o trabalho e, apesar de toda essa incerteza, continuar dando um apoio gigantesco. Para mim está sendo essencial todo o apoio e preocupação, pois isso me dá forças para seguir em frente", ressaltou a estudante Sabrina Bencke, que está em Lima no Peru.
São nove alunos da Unisc que atualmente estão no exterior, sendo eles: Christian Lopes dos Santos (Ciências Biológicas - Universidade do Algarve Portugal); Geovana Machado (Ciências Biológicas - Universidade do Algarve Portugal); João Victor Kothe (PPGSPI - Mestrado - Universidad del Quindío Colômbia); Laura Helena Smidt (Direito - Universidade do Porto Portugal); Maria de Fátima de Lima das Chagas (PPGEdu - Doutorado sanduíche - Universidade do Minho Portugal); Michele Kremer Sott (PPGSPI - Mestrado - Universidad del Quindío Colômbia); Rafael Martins da Silva (PPGTA - Doutorado sanduíche - Universidade de Aveiro Portugal); Ricardo Henrique Kretzmann (Ciências Biológicas - Universidade do Algarve Portugal); e Sabrina Bencke (Letras Português/Espanhol - Universidad Nacional Mayor de San Marcos Peru).