Convênios e Parcerias com Universidades, Centros de Pesquisa e Empresas
Veja os principais convênios que o PPGSPI possui em nível Nacional
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM
Em 2015, foi firmado convênio entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM e a Universidade de Santa Cruz do Sul. O convênio tem como objeto o estabelecimento de um programa de ampla cooperação e intercâmbio científico e tecnológico, com o propósito de integrar à plataforma de língua eletrônica, desenvolvida pelo LMF, a capacidade de realizar análise multivariada de dados em smartphone. De forma resumida, as partes se comprometem com as seguintes responsabilidades: O Laboratório de Microfabricação (LMF) do CNPEM irá fornecer a plataforma portátil para desenvolvimento da tecnologia de língua eletrônica, incluindo o smartphone e potenciostato portátil e a UNISC será responsável pelo desenvolvimento e fornecimento de um aplicativo que permita a realização de análise multivariada de dados, incluindo a análise de componentes principais. O grupo de pesquisa já publicou artigos em vários eventos e revista qualificada como Electrochimica Acta.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT)
Em 2016 o PPGSPI aprovou dois convênios com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). Os projetos do Programa que receberão recursos são: Laboratório interativo de criatividade (Lic) desenvolvendo ambiente para inovação, sob a coordenação da professora Liane Mahlmann Kipper (docente do PPGSPI) e Ambiente computacional para promover a criatividade e a inovação nas organizações, sob a coordenação da professora Rejane Frozza (docente do PPGSPI).Os recursos são provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
O PPGSPI possui dois convênios, firmados entre a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM através do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. O primeiro convênio, iniciado em 2015, possui por objetivo efetuar trabalhos em conjunto com projetos da área de Robótica, Sistemas Embarcados e Sistemas Autônomos sob a coordenação do professor pesquisador Dr. Leonel Pablo Tedesco. Já o segundo convênio, iniciado em 2016, auxiliará no treinamento, capacitação e difusão, do projeto “Laboratório de ensaios de inversores de alta potência para suporte ao setor de energia fotovoltaica”, submetido e aprovado ao Edital 01/2016, pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, especificamente na difusão do conhecimento sobre energia solar fotovoltaica e ensaios de inversores fotovoltaicos conectados à rede, através de seminários para pessoas da comunidade em geral, alunos e professores da UFSM e UNISC. A UNISC participará com a contrapartida não financeira de 5% do valor do projeto, através da mão de obra especializada do professor pesquisador Dr. Elpidio Oscar Benitez Nara, durante os 24 meses de duração do projeto.
Esta parceria objetiva realizar intercâmbio de atividades, com aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão nas Instituições, bem como o aperfeiçoamento de seu corpo docente, técnicos de nível superior e de alunos de graduação e pós-graduação. Este intercâmbio visa a troca de informações e experiências, buscando constante aperfeiçoamento cultural, científico e, ainda, assessoramento por meio da realização de cursos, seminários e/ou outros eventos científicos. As duas instituições de ensino superior colaboram no aperfeiçoamento científico docente, mediante convite comum a professores visitantes, nacionais e estrangeiros, bem como se comprometem a buscar conjuntamente recursos externos para o desenvolvimento das atividades propostas.
A seguir, são listadas algumas relações formais, entre professores do PPGSPI e seus correspondentes em outras instituições.
Empresa Beintec
O professor Adilson Ben da Costa assinou uma parceria para assessoria à Empresa Beintec incubada no Parque Cientifico-Tecnológico Regional Tecno-UNISC, que objetiva a realização de colaboração para o licenciamento ambiental do processo de produção de óleo combustível a partir de resíduos sólidos urbanos.
Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul – PROCERGS
Os professores do Programa: João Carlos Furtado, Leonel Pablo Tedesco, Liane Mahlmann Kipper e Rejane Frozza atuaram como professores em Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Software, Ênfase em Soluções de Governo para alunos exclusivamente da Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul – PROCERGS. Este curso é resultado de parceria entre a universidade e a empresa estatal.